Ajuda - vou comprar um cão com Displasia E!
Moderador: mcerqueira
Caros amigos, preciso da vossa ajuda e da vossa opinião. Vou resumir a história para não me alongar: tive conhecimento de um cão de caça que está num canil de renome em Portugal, filho de reprodutores de renome também, que supostamente estava num apartamento a viver e o dono deixou-o no canil do criador porque foi para Londres. O cão tem 3 anos e, como é óbvio, habituado a viver em apartamento está numa situação ingrata. Eu e o meu namorado trouxemo-lo para casa para ver se ele se adaptava aos nossos outros animais. Adaptação perfeita! Houve um senão: ao vê-lo correr na praia achei estranho os «coelhos» que ele mandava para trás e uns ligeiros ganidos quando parava para apanhar objectos que lhe atirávamos. Falei com o criador que me disse «Nunca notei nada!». Falei com o meu Veterinário, marquei o despiste da displasia, e o veredicto foi Grau E. O cão nunca vai poder voltar a caçar, terá que ter uma vida regrada, tomar medicamentação diária para o resto da vida (não muito barata por sinal) e a operação virá a acontecer assim que as dores aumentarem. Para já, e como ele só tem 12 kg, não é necessário a intervenção cirurgica. Estamos totalmente afeiçoados ao animal e queremos ficar com ele, mesmo assim. Liguei ao criador que me disse: «Esse cão é filho do reprodutor x, está treinado para caçar e caça muito bem, tem LOP, por isso se o quiserem têm que pagar no mínimo 1000 EUR!». Tentei chamar o sr. à razão explicado que esse valor vou eu gastar com um cão destes em 3 tempos, que será um cao de companhia e não de caça, mas do outro lado a resposta foi inflexível: «Ou pagam ou devolvem o cão». Ora bem, sinto-me aqui como se estivesse numa situação de resgaste, porque devolvê-lo não devolvo, e resta-me pagar. Já disse que não quero o LOP do cão, apenas o boletim de vacinas. O cão está chipado em nome do anterior proprietário que nem sei onde se encontra. Combinei fazer o pagamento na proxima semana, mas tenho pessoas ligadas ao meio que me dizem para não o fazer, porque nao tenho que pagar por este cão. Não quero, de forma nenhuma, dar o calote ao criador, e pagarei até ao último centavo se tiver que o fazer, mas de facto sinto-me coagida a pagar por um cão porque me afeiçoei a ele, porque não percebo até que ponto o valor dele se mantém (como defende o criador), tendo ele uma displasia Grau E. Quem puder que me esclareça porque sinto-me desorientada. A última coisa que quero que aconteça é que me «tirem» o cão, por isso não me importo de pagar para evitar que isso aconteça. Mas gostava de perceber em que termos posso recusar-me a pagar este animal sem ser penalizada por isso ou ficar sem ele. Obrigada a todos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Bem, primeiro que tudo não está a lidar com um Criador mas sim com um criadeiro...Eu, no seu lugar, não devolvia o cão e não o pagava
mas isso sou eu.

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Ja tentou denunciar ao CPC?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
E quando vocês o levaram para casa a ver se havia adaptação, o dito não colocou logo os pingos nos "is", ou seja, não vos disse que caso houvesse sucesso, teriam que pagar esse valor?Eu e o meu namorado trouxemo-lo para casa para ver se ele se adaptava aos nossos outros animais
Quando o trouxemos ficou no ar que teríamos que o pagar, mas o criador mostrou-se receptivo a negociar um valor simpático tendo em conta a idade do cão e o facto de estar lá no canil sem destino. Ele foi sempre muito descontraído até lhe dizermos que queríamos ficar com ele, depois de sabermos da displasia. Fez aquela conversa «levem-no sem compromisso a ver se ele se adapta e depois falamos...». Nunca paguei por um cão na vida, porque sempre fiquei com SRD abandonados. A minha ligação com criadores é mínima, por isso não encarei isto desde o início como uma transação comercial pura e dura, mas como uma tentativa de tirar um cão de um canil que esteve 3 anos a viver num apartamento. Mas claro que estaria disposta a pagá-lo e a negociar esse valor se ele se adaptasse, porque nunca o conseguiria devolver depois de ele passar alegremente um fim de semana de «sofá» em minha casa
A questão é que este dado novo, a displasia E, deveria mudar a postura do criador, mas não mudou. Pelo contrário, houve alguma agressevidade da parte dele «Ou pagam ou devolvem o cão». Mas mesmo que tivesse ficado acordado um valor, a minha questão é: a displasia não é um factor de ponderação de bom senso para o criador não cobrar pelo cão, ou vendê-lo por um preço simbólico? Ainda por cima um cão adulto com 3 anos e com a displasia tão avançada? Como indiquei pago o que tiver que pagar para ficar com ele, mas sinto que estou a ser encostada contra a parede de uma forma um tanto ao quanto desonesta.

-
- Membro Veterano
Não chame a esse fulano criador... por isso ele não é de certeza.ismota Escreveu:Quando o trouxemos ficou no ar que teríamos que o pagar, mas o criador mostrou-se receptivo a negociar um valor simpático tendo em conta a idade do cão e o facto de estar lá no canil sem destino. Ele foi sempre muito descontraído até lhe dizermos que queríamos ficar com ele, depois de sabermos da displasia. Fez aquela conversa «levem-no sem compromisso a ver se ele se adapta e depois falamos...». Nunca paguei por um cão na vida, porque sempre fiquei com SRD abandonados. A minha ligação com criadores é mínima, por isso não encarei isto desde o início como uma transação comercial pura e dura, mas como uma tentativa de tirar um cão de um canil que esteve 3 anos a viver num apartamento. Mas claro que estaria disposta a pagá-lo e a negociar esse valor se ele se adaptasse, porque nunca o conseguiria devolver depois de ele passar alegremente um fim de semana de «sofá» em minha casaA questão é que este dado novo, a displasia E, deveria mudar a postura do criador, mas não mudou. Pelo contrário, houve alguma agressevidade da parte dele «Ou pagam ou devolvem o cão». Mas mesmo que tivesse ficado acordado um valor, a minha questão é: a displasia não é um factor de ponderação de bom senso para o criador não cobrar pelo cão, ou vendê-lo por um preço simbólico? Ainda por cima um cão adulto com 3 anos e com a displasia tão avançada? Como indiquei pago o que tiver que pagar para ficar com ele, mas sinto que estou a ser encostada contra a parede de uma forma um tanto ao quanto desonesta.
Sinceramente não gostaria de estar na sua pele

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
AcTiOnGiRl: a denuncia ao CPC será feita, mas neste momento tenho uma decisão a tomar segunda-feira: ou pago o cão, ou não pago e não o devolvo, assumindo eventuais consequências disso, que não sei quais são. Entregá-lo não o entrego. Mas gostava de ser orientada neste sentido: paga-o porque o criador é soberano e se o vende por esse preço tens que pagar e mais nada; ou Não o pagues nem o devolvas porque ele está a agir de má fé ao vender um cão adulto com displasia E alegando LOPs e afins para o valorizar. Não sei o que fazer... a verdade é que tenho em minha posse um cão chipado que não é meu. Será que para ficar com ele a única alternativa é pagar o que o criador pede e ponto final? Mas claro que não me vou calar e vou falar em nomes quando este processo terminar. Para já quero salvaguardar o bem estar no cão, sem comprometer a minha intenção definitiva de querer ficar com ele.
-
- Membro Veterano
Visto que está apertada em questões de tempo, e apesar de achar incorrecto, porque não pagar em prestações mensais? valores pequenos claro, mediante um recibo??? até lá ia mexendo os cordelinhos..!ismota Escreveu:AcTiOnGiRl: a denuncia ao CPC será feita, mas neste momento tenho uma decisão a tomar segunda-feira: ou pago o cão, ou não pago e não o devolvo, assumindo eventuais consequências disso, que não sei quais são. Entregá-lo não o entrego. Mas gostava de ser orientada neste sentido: paga-o porque o criador é soberano e se o vende por esse preço tens que pagar e mais nada; ou Não o pagues nem o devolvas porque ele está a agir de má fé ao vender um cão adulto com displasia E alegando LOPs e afins para o valorizar. Não sei o que fazer... a verdade é que tenho em minha posse um cão chipado que não é meu. Será que para ficar com ele a única alternativa é pagar o que o criador pede e ponto final? Mas claro que não me vou calar e vou falar em nomes quando este processo terminar. Para já quero salvaguardar o bem estar no cão, sem comprometer a minha intenção definitiva de querer ficar com ele.
Esta situação em nada me parece razoavel, visto que este criadeiro devia ser severamente punido

Estou com ele há 5 dias Vitor. Mas nao imagina a felicidade dele a ressonar no sofá, a lamber a minha cadela, a brincar conosco e a «agradecer» à maneira dele por estar aqui. Sou incapaz de o devolver
Ah, essa é outra, recibos nem vê-los. Não passa...

Ah, essa é outra, recibos nem vê-los. Não passa...
Tenho em minha posse o raio-x e o relatório do Vet. Aquele novo relatório oficial com o nr do chip não tenho porque era mais caro e demorava mais tempo. Mas o meu vet diz-me que o faz a qualquer momento, apesar do cão ter que voltar a ser sedado e fazer novo Raio-X. Mas o que tenho em minha posse é claríssimo. Eu, sem perceber nada de raio-x, olho para este e vejo as cabeças do femur em forma de cogumelo autentico, com mais de 80% fora do encaixe da anca.
Esta história é revoltante.
Em primeiro lugar, se fosse comigo, não teria trazido o cão sem acertar o detalhe do preço... mas qualquer pessoa podia ter ido na conversa dele, pois o lógico seria um preço simbólico pois pelo que entendi o cão foi devolvido ao criador... esperem lá, que me veio uma ideia diferente à cabeça... será que os primeiros donos detectaram a displasia do cão e exigiram responsabilidades a esse "criador"? Será que esse ... foi apertado pelos primeiros proprietários do cão e agora está a chantagear-vos psicológicamente porque sabe que estão a ele afeiçoados para ver se recupera algum?
Se fosse comigo eu não devolvia o cão nem lhe dava um tostão furado. Tentaria arranjar o máximo de provas e relatórios médicos para provar que o cão se trata de "mercadoria danificada" caso o criador intente uma acção em tribunal, tentaria arranjar testemunhas do contacto inicial e também da exigência de 1000 euros. Tentaria também saber qual o preço habitual por um cachorro vendido pelo mesmo. Tentaria saber junto do CPC o nome e contacto do primeiro proprietário e tentaria falar com ele. Entretanto trataria o cão da displasia guardando toda o comprovativo de despesas efectuadas com ele.
Não sei qual seria o desfecho numa acção destas, eu reconvencionaria uma acção contra mim por furto do cão para uma acção contra ele por tentativa de burla e logo se veria o resultado.
Cumprimentos a todos.
Em primeiro lugar, se fosse comigo, não teria trazido o cão sem acertar o detalhe do preço... mas qualquer pessoa podia ter ido na conversa dele, pois o lógico seria um preço simbólico pois pelo que entendi o cão foi devolvido ao criador... esperem lá, que me veio uma ideia diferente à cabeça... será que os primeiros donos detectaram a displasia do cão e exigiram responsabilidades a esse "criador"? Será que esse ... foi apertado pelos primeiros proprietários do cão e agora está a chantagear-vos psicológicamente porque sabe que estão a ele afeiçoados para ver se recupera algum?
Se fosse comigo eu não devolvia o cão nem lhe dava um tostão furado. Tentaria arranjar o máximo de provas e relatórios médicos para provar que o cão se trata de "mercadoria danificada" caso o criador intente uma acção em tribunal, tentaria arranjar testemunhas do contacto inicial e também da exigência de 1000 euros. Tentaria também saber qual o preço habitual por um cachorro vendido pelo mesmo. Tentaria saber junto do CPC o nome e contacto do primeiro proprietário e tentaria falar com ele. Entretanto trataria o cão da displasia guardando toda o comprovativo de despesas efectuadas com ele.
Não sei qual seria o desfecho numa acção destas, eu reconvencionaria uma acção contra mim por furto do cão para uma acção contra ele por tentativa de burla e logo se veria o resultado.
Cumprimentos a todos.