Ajuda - vou comprar um cão com Displasia E!
Moderador: mcerqueira
Boa tarde a todos,
Apesar de ter decidido não voltar a participar neste tópico, e de ter respondido em mensagem privada a todos os que, efectivamente, se preocuparam em saber o desfecho desta história, aqui fica o veredito final para evitar que se escrevam aqui mais 50 mensagens a «telenovelar» sobre o facto de eu ter desaparecido misteriosamente, ter roubado o cão, ter pago ao vet para falsificar o raio-x e afins. Ponto 1: o criador não só me entregou o cão para «test drive» como nunca mais me voltou a ligar por causa do animal. Fui que lhe liguei, fui eu que o procurei e fui eu que o confrontei com esta história toda. Como vos disse, a posição dele foi sempre a mesma (ou paga ou devolve) mas paradoxalmente nunca andou atrás de mim para me pressionar a decidir. Acabei por não resolver o assunto na data que me tinha proposto, fiquei com o cão mais uma semana e ele NUNCA me ligou ou tentou saber em que data eu iria pagar o cão ou fazer a devolução. Ou seja, definitivamente este cão não lhe interessa, e o que ele merecia era mesmo que eu me tivesse passado e lhe tivesse ficado com o cão sem lhe prestar mais cavaco de nada. Mas não o fiz. A certa altura ele deixou de estar disponível, pôs o caseiro a falar comigo e com o meu namorado como intermediário, e foi negociado um valor pelo cão (abaixo do que ele tinha pedido, mas muito a cima daquilo que este cão vale!). Vou entender esta história como um resgate: ou devolvo o cão e ponto final, ou pago para poder ficar com ele. A opção de criar problemas a este senhor foi posta de parte na óptica de ficar com o cão comprando uma guerra, porque o chip está em nome do anterior proprietário que é amigo do criador. Entretanto, ainda não efectivei a «compra» porque estou a aguardar que o dito senhor nos diga quando é que tem toda a documentação do cão pronta no que concerne à transmissão de propriedade e chip. A factura e o recibo da compra foi exigido por nós, e o IGAE está alerta porque parece que para aqueles lados a transação não declarada impera!
Legalmente, esclareceram-me o seguinte: quando compro um cachorro a um criador e o pago, ao detectar uma «deficiência no material» posso devolvê-lo (sendo o criador obrigado a aceitar), trocar por um cachorro novo ou ficar com o que comprei mas podendo exigir o meu dinheiro de volta. A decisão de ficar com o cão é minha, e não do criador. Neste meu caso, detectei a «deficiência no material» antes da compra, motivo pelo qual o criador tem mais legitimidade para «não vender» e exigir a devolução do cão. Se ele me tivesse dito. «Então não o vendo, devolva-mo por favor», está no seu pleno direito de abortar a transacção. Mas como o cão não é um produto e os sentimentos de afeição se criaram, ele colocou-me a questão pelo lado do negócio: «Devolva-mo, ou pague se quiser ficar com ele». Caso não o tivesse devolvido, só o anterior proprietário me poderia criar problemas, tendo 6 meses para reclamar o «roubo» do cão. E mesmo assim, um processo judicial poderia ser aberto neste caso, ficando o cão à guarda das autoridades (independentemente do proprietário o reclamar) até quem de direito decidir de que lado está a razão, e de que lado esteve a má fé. Optei por não avançar com isto nestes termos, porque quem sofria era o animal, mas estão a ser tomadas medidas no sentido deste sr. ainda vir a ter dores de cabeça pela sua má postura no mercado. E olhem que foi bem mais simples do que o que eu pensei... Obrigada, mais uma vez, a todos os que ajudaram e deram conselhos válidos. Que este fórum seja preservado como um espaço de debate e de entre-ajuda, e não como um palco de circo ou uma cadeira de tribunal. As 2 partes nunca são ouvidas aqui porque é nos Tribunais que se têm que ouvir 2 versões das partes envolvidas. Num fórum, resta aos que têm inteligência e bom senso presumirem a verdade nas palavras de quem se dá ao trabalho de as proferir num espaço destes, e aconselharem o que ALEGADAMENTE entendem como verdadeiro.
Apesar de ter decidido não voltar a participar neste tópico, e de ter respondido em mensagem privada a todos os que, efectivamente, se preocuparam em saber o desfecho desta história, aqui fica o veredito final para evitar que se escrevam aqui mais 50 mensagens a «telenovelar» sobre o facto de eu ter desaparecido misteriosamente, ter roubado o cão, ter pago ao vet para falsificar o raio-x e afins. Ponto 1: o criador não só me entregou o cão para «test drive» como nunca mais me voltou a ligar por causa do animal. Fui que lhe liguei, fui eu que o procurei e fui eu que o confrontei com esta história toda. Como vos disse, a posição dele foi sempre a mesma (ou paga ou devolve) mas paradoxalmente nunca andou atrás de mim para me pressionar a decidir. Acabei por não resolver o assunto na data que me tinha proposto, fiquei com o cão mais uma semana e ele NUNCA me ligou ou tentou saber em que data eu iria pagar o cão ou fazer a devolução. Ou seja, definitivamente este cão não lhe interessa, e o que ele merecia era mesmo que eu me tivesse passado e lhe tivesse ficado com o cão sem lhe prestar mais cavaco de nada. Mas não o fiz. A certa altura ele deixou de estar disponível, pôs o caseiro a falar comigo e com o meu namorado como intermediário, e foi negociado um valor pelo cão (abaixo do que ele tinha pedido, mas muito a cima daquilo que este cão vale!). Vou entender esta história como um resgate: ou devolvo o cão e ponto final, ou pago para poder ficar com ele. A opção de criar problemas a este senhor foi posta de parte na óptica de ficar com o cão comprando uma guerra, porque o chip está em nome do anterior proprietário que é amigo do criador. Entretanto, ainda não efectivei a «compra» porque estou a aguardar que o dito senhor nos diga quando é que tem toda a documentação do cão pronta no que concerne à transmissão de propriedade e chip. A factura e o recibo da compra foi exigido por nós, e o IGAE está alerta porque parece que para aqueles lados a transação não declarada impera!
Legalmente, esclareceram-me o seguinte: quando compro um cachorro a um criador e o pago, ao detectar uma «deficiência no material» posso devolvê-lo (sendo o criador obrigado a aceitar), trocar por um cachorro novo ou ficar com o que comprei mas podendo exigir o meu dinheiro de volta. A decisão de ficar com o cão é minha, e não do criador. Neste meu caso, detectei a «deficiência no material» antes da compra, motivo pelo qual o criador tem mais legitimidade para «não vender» e exigir a devolução do cão. Se ele me tivesse dito. «Então não o vendo, devolva-mo por favor», está no seu pleno direito de abortar a transacção. Mas como o cão não é um produto e os sentimentos de afeição se criaram, ele colocou-me a questão pelo lado do negócio: «Devolva-mo, ou pague se quiser ficar com ele». Caso não o tivesse devolvido, só o anterior proprietário me poderia criar problemas, tendo 6 meses para reclamar o «roubo» do cão. E mesmo assim, um processo judicial poderia ser aberto neste caso, ficando o cão à guarda das autoridades (independentemente do proprietário o reclamar) até quem de direito decidir de que lado está a razão, e de que lado esteve a má fé. Optei por não avançar com isto nestes termos, porque quem sofria era o animal, mas estão a ser tomadas medidas no sentido deste sr. ainda vir a ter dores de cabeça pela sua má postura no mercado. E olhem que foi bem mais simples do que o que eu pensei... Obrigada, mais uma vez, a todos os que ajudaram e deram conselhos válidos. Que este fórum seja preservado como um espaço de debate e de entre-ajuda, e não como um palco de circo ou uma cadeira de tribunal. As 2 partes nunca são ouvidas aqui porque é nos Tribunais que se têm que ouvir 2 versões das partes envolvidas. Num fórum, resta aos que têm inteligência e bom senso presumirem a verdade nas palavras de quem se dá ao trabalho de as proferir num espaço destes, e aconselharem o que ALEGADAMENTE entendem como verdadeiro.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Já agora, por uma questão de mera curiosidade, alguém me sabe dizer como se procede à alteração dos dados que o chip contém? Mais, é possível os dados que estão no CPC, que dizem respeito ao proprietário, diferirem dos que estão no chip?? Obrigada!
Joana
Joana
Última edição por JoanaElectra em segunda abr 16, 2007 2:27 pm, editado 1 vez no total.
J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Como assim? Onde é que isso vem escrito?ismota Escreveu: Legalmente, esclareceram-me o seguinte: quando compro um cachorro a um criador e o pago, ao detectar uma «deficiência no material» posso devolvê-lo (sendo o criador obrigado a aceitar), trocar por um cachorro novo ou ficar com o que comprei mas podendo exigir o meu dinheiro de volta. A decisão de ficar com o cão é minha, e não do criador
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
JoanaElectra Escreveu:Já agora, por uma questão de mera curiosidade, alguém me sabe dizer como se procede à alteração dos dados que o chip contém? Mais, é possível os dados que estão no CPC, que dizem respeito ao proprietário, diferirem dos que estão no chip?? Obrigada!
Joana
É necessário um documento de transferência de propriedade, que pode ser elaborado entre as partes.
Deverá constar no mesmo a identificação do antigo e do novo proprietário, bem como o nº do microchip.
De seguida, um veterinário, em posse do documento, elabora um novo impresso de comunicação ao SIRA.
Obviamente se o cão tiver LOP, basta uma cópia do mesmo em nome do novo proprietário.
Eu recomendo que se elabore sempre o documento de transferência.
<p>Cumprimentos, </p>
-
- Registado: segunda abr 09, 2007 11:40 am
Se eu estivesse no seu lugar não devolvia o cão, o suposto criador não passa de uma pessoa sem escrupulos. Tente contactar o antigo dono através do CPC e exponha-lhes a situação, com certeza que o suposto criador também não gostaria nada que o seu nome fosse divulgado como vigarista, assim futuramente aposto que o seu negócio com os pobres animais não ía durar muito!
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
olá,JoanaElectra Escreveu:Já agora, por uma questão de mera curiosidade, alguém me sabe dizer como se procede à alteração dos dados que o chip contém? Mais, é possível os dados que estão no CPC, que dizem respeito ao proprietário, diferirem dos que estão no chip?? Obrigada!
Joana
O chip não contém nenhum dado acerca do dono ou sequer sobre o cão. De facto contém apenas um número que identifica o cão numa base de dados. Por isso onde os dados têm de ser alterados é nessa base de dados e não no chip em si mesmo. Ter um chip ou simplsmente um número tatuado na orelha, para o caso seria exactamente o mesmo

-
- Membro Veterano
- Contacto:
E os dados que constam nessa base de dados são os do proprietário que também tem registo no CPC?...Ou seja, coincidem sempre ou nem por isso?
J.A.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
Não é obrigatório.JoanaElectra Escreveu:E os dados que constam nessa base de dados são os do proprietário que também tem registo no CPC?...Ou seja, coincidem sempre ou nem por isso?
Vamos supor, tu! Tens o chip no Bóris, para o caso de o perderes, por exemplo. Quem o encontrar pode, através do chip, localizar-te

No caso do CPC, eles apenas querem ter a certeza que o LOP pertence aquele cão, através do chip. Penso que é mais ou menos assim

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ok, obrigada. 

J.A.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Se for efectuada a transferência de propriedade, o CPC também fica a saber quem é o novo proprietário, uma vez que ao emitir o novo LOP fica em posse dos dados.VitorN Escreveu:Não é obrigatório.JoanaElectra Escreveu:E os dados que constam nessa base de dados são os do proprietário que também tem registo no CPC?...Ou seja, coincidem sempre ou nem por isso?
Vamos supor, tu! Tens o chip no Bóris, para o caso de o perderes, por exemplo. Quem o encontrar pode, através do chip, localizar-te![]()
No caso do CPC, eles apenas querem ter a certeza que o LOP pertence aquele cão, através do chip. Penso que é mais ou menos assim
Aliás, esse é um problema que os criadores que colocam o microchip nos cães enfrentam, ou seja, se os LOP entregues ao dono (que já são definitivos) não mudarem de propriedade, pois há donos que não fazem a transferência da mesma, vêm-se proprietários de n cães que já não estão na sua criação.
<p>Cumprimentos, </p>
Agora tá na moda desenterrar tópicos???drilldown Escreveu:Alguém sabe qual foi o desfecho? A forista Ismota, sempre ficou com o cão sem o pagar?

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
O que é que tem contra? Sempre vi desenterrarem tópicos...não é uma questão de agora nem de modas.TheOne Escreveu:Agora tá na moda desenterrar tópicos???drilldown Escreveu:Alguém sabe qual foi o desfecho? A forista Ismota, sempre ficou com o cão sem o pagar?
E acha que alguém lhe vai responder ao fim de 3 anos???drilldown Escreveu:O que é que tem contra? Sempre vi desenterrarem tópicos...não é uma questão de agora nem de modas.TheOne Escreveu:Agora tá na moda desenterrar tópicos???drilldown Escreveu:Alguém sabe qual foi o desfecho? A forista Ismota, sempre ficou com o cão sem o pagar?

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido