Critéios de abate em canis de associações

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta mar 21, 2003 12:40 pm

Olá!
Eu não queria começar um tópico novo porque em parte isto já tinha sido debatido, mas como no tópico de abate de ninhadas não obtive as respostas que preciso resolvi fazer um novo tópico. Sabem-me dizer num canil de uma associação de protecção aos animais quais costumam ser o critérios de abate? Quem decide que animais se abatem e quando? Sei que há associações que nunca abatem animais, mas nas que abatem qual costuma ser o critério:
- a idade (todos os animais com mais x anos são abatidos?);
- custo de tratamento (no caso de terem problemas de saúde caros de tratar?);
- deficiências que impeçam ou dificultam a adopção;
- comportamento antisocial?
E quem costuma tomar a decisão, um vet, o vet e a direcção da associação, os sócios?
Penso que à partida, animais com doenças terminais em sofrimento devem ser abatidos, nisso não vejo grande polémica, eu própria nessa situação queria ser eutanasiada. Mas em relação à gestão de recursos e espaço de canil limitados, qual o tipo de critério que se usa para decidir quais vivem e quais morrem?
Não quero gerar polémicas, só gostava que quem tivesse prática de situações como esta me informasse para eu ter uma noção de como estas coisas costumam funcionar.
Agradeço toda a informação que me puderem prestar.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta mar 21, 2003 12:46 pm

Não faço ideia...mas é uma rica pergunta....vou ficar atenta ao tópico para tentar saber.... :o

Cat
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta mar 21, 2003 8:50 pm

Isso vai depender da associação. A politica em Portugal acaba por ser a do coração mole..ou seja, ajuda-se por tempo infinitos animais apanhados, eutanasia-se quase nunca mesmo com animais sem qualidade de vida. E os canis estão permanentemente cheios e a ser a causa da ruína financeira das associações pois quantas pessoas vão lá deixar os animais e depois nem sequer ajudam nos custos de manutenção dos mesmos...

Noutros países, a idade, temperamento,capacidade ou não de recuperação de situações e doenças decorrentes ou relacionadas com o abandono são factores essenciais para o abate de cães não recuperáveis.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado mar 22, 2003 9:40 am

nos canis, pelo menos os que sei...os cães passam lá duas semanas à espera que o dono apareça, após esse tempo são abatidos. É triste, pois nesse pouco tempo poucos donos encontram os animais...é um espaço de tempo muito curto... :cry: :roll: :cry:
Responder

Voltar para “Cães”