preciso da vossa ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

majona
Membro Júnior
Registado: sábado abr 28, 2007 10:49 pm

terça mai 01, 2007 8:11 am

olá eu estou decidida adoptar um pitt bull(4meses) qd o vi fiquei apaixonada mas queria a vossa ajuda numa questao...
eu tenho duas filhas de 23meses e outra de 9meses será que é prigoso ter este cao com crianças tao pequenas eles têm ciumes????

esta ráça tem mt má mafa mas eu nao ligo a isso porque as pessoas so falam do que les intressam porque qd é um rafeiro que morde a alguem parece que as pessoas nao ficam tao chocadas!!!

quem me poder ajudar agradeço!!! :D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mai 01, 2007 11:43 am

Bom dia,

Se essa fôr uma aquisição bem pensada e consciente penso que não tem razões para não a fazer, independentemente da raça do cão. :wink:

Lembre-se é que terá em casa 2 crianças e outra "criança" nos primeiros tempos e como tal todos terão de ser vigiados e educados, sempre!

É importante ir acompanhando as suas filhas e mostrar-lhes que o animal não é um brinquedo e como tal terão de haver limites e por outro lado, outras regras deverão ser impostas desde cedo ao cachorro para uma sã convivência convosco. Educação e obediência básica são imprescindíveis bem como a sociabilização fora de casa (com outras pessoas e outros animais).

Se sentem que aí em casa há neste momento vontade e disponibilidade para essas 3 prioridades então avancem! :wink:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
zazika
Membro Júnior
Registado: quinta abr 05, 2007 5:07 pm

terça mai 01, 2007 11:53 am

Desde já aviso que sou leiga na matéria.

Mas na minha opinião se está decidida a adoptar novos membros para a sua família, adopte.

Mas nunca se esqueça que antes de o fazer convém informar-se o melhor possível acerca da raça que escolhe, e de que um cão é o espelho do dono, se os animais forem educados com carinho e sentido de responsabilidade dificilmente causarão problemas (comportamentais).

Em relação aos "ciumes", isso pode eventualmente acontecer, principalmente se os donos forem negligentes. Mas é mais provável acontecer na situação oposta à sua... ou seja, quando um companheiro canino que já é membro da família à algum tempo, vê o seu lugar comprometido pela chegada de um novo inquilino lá a casa (seja ele um novo filho ou até um novo animal de estimação). Mas se o animal "sente" o seu lugar na família ameaçado é pq os donos lhe dão motivos para isso... Principalmente se o novo membro for um bebé humano... Os pais passam a ser só pais e esquecem-se de ser donos, negligenciam o animal em cuidados e carinhos, quando devia de ser precisamente ao contrário...

Os recém-papás, tem que ter alguns cuidados simples mas eficazes. Eu lembro-me destes:

- Fazer uma correcta apresentação do bebé ao cão.
- Não "esconder" o bebé do cão.
- Continuar a dar a mesma atenção (ou mais) ao animal.
- Não deixar crianças pequenas e animais sozinhos sem supervisão de um adulto.
- Ensinar às crianças que os animais de estimação não são peluches.

Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

terça mai 01, 2007 11:57 am

Num momento em que se fala tanto (e mal) do Pit Bull, eu não sou uma entendida da raça, como tal, limito-me a emitir a minha opinião...O Pit Bull é realmente um cão muito bonito (são uns cachorros irresistiveis...), e o seu porte, mais do que intimidação, transmite respeito e admiração. É um cão que atinje a maturidade tarde, é muito brincalhão e, apesar de não ser a minha raça de eleição, é um cão muito interessante para quem saiba ser dono de um Pit Bull...Não é por acaso que existem acidentes com Pit's, e nem sempre acontece porque os donos são marginais ou os colocam em lutas...mas a regra é sempre a mesma, maus cães são "construídos" por maus donos (entenda-se que neste caso, mau pode simplesmente significar ignorância).
Ao adquirir um Pit, o dono tem que ter um carácter muito forte e seguro, estar muito bem informado sobre a raça e não ter dúvidas realmente à sua educação...penso que não é o seu caso ( e não o entenda de forma depreciativa) e penso que não será uma boa opção. Penso que devemos escolher um cão que se adapte à nossa personalidade, ao nosso dia-a-dia e ao que pretendemos dele...O Pit Bull é um cão com um belissimo porte e é dificil resistir à ternura de um cachorro desta raça, mas o meu conselho é que, antes de adquirir um cão, tenha em conta todos os factores que enumerei, e estar certa que faz uma escolha que se enquadra na sua realidade familiar...(claro que a educação do cão, de qualquer raça, é soberana para evitar problemas futuros, que nem sempre passam pela agressividade). Dou-lhe o conselho que sempre dei a quem mo pediu: Valorize o carácter do cão e escolha um que se adapte ao seu, principalmente informe-se, informe-se muito.
majona
Membro Júnior

terça mai 01, 2007 12:15 pm

olá !
obrigado a todos pelas vossas respostas realmente ajudaram-me muito,sim em prencipio vou avançar com a ideia de adoptar porque vou aproveitar este ano que estou em casa para o educar porque quando sao cachorros fazem muitas traquinices como uma criança!!

estive a falar com o meu marido e assim que adequirirmos o cao vamos por ele numa escola assim é mais facil para nós e para ele!!

obrigado por tudo darei novidades em breve :D
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 01, 2007 12:34 pm

majona Escreveu:olá !
obrigado a todos pelas vossas respostas realmente ajudaram-me muito,sim em prencipio vou avançar com a ideia de adoptar porque vou aproveitar este ano que estou em casa para o educar porque quando sao cachorros fazem muitas traquinices como uma criança!!

estive a falar com o meu marido e assim que adequirirmos o cao vamos por ele numa escola assim é mais facil para nós e para ele!!

obrigado por tudo darei novidades em breve :D
Isso sim já é algo extremamente importante, não só para o cão, como para os donos! Aliás, considero as escolas de treino bem mais importantes para os donos.
É importante que entendamos desde cedo a linguagem dos animais e fazê-los entender sem brusquidão, sem palmadas e sem ralhetes contínuos o que pretendemos deles.
Quando esta boa convivência começa desde o início e o animal sabe o seu devido lugar na "matilha" humana, tudo corre da melhor forma! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Saramigo
Registado: quinta mar 15, 2007 5:31 pm

terça mai 01, 2007 3:49 pm

Estive a ler o seu pedido de ajuda, assim como a sábia resposta do Jcachorro.
Sendo bióloga, posso adiantar mais uma ou duas palavras:
os cães são aquilo que fazemos deles. É claro que existem animais mais dóceis que outros e, tal como nas pessoas, existem "ovelhas negras" em todas as raças.
o Pitbull é um "Terrier". Isto confere-lhe à partida uma personalidade forte, mas não necessariamente agressiva. Os "terriers" são animais muito vivos e determinados e poderão constituir um desafio em termos de edução para pessoas menos experientes.
Mas havendo um "clic" de paixão entre si e o pitbull dos seus sonhos, tudo fica mais fácil.
Seja meiga e compreensiva, mas não lhe deixe dúvidas sobre quem é que vai mandar lá na "toca".
Os seus filhos humanos serão os companheiros de brincadeiras perfeitos para que o seu novo cachorro possa crescer equilibrado e feliz
Felicidades!

Saramigo
majona
Membro Júnior

terça mai 01, 2007 11:57 pm

olá mais uma vez obrigado!!

Ja tenho o cao comigo é um american staff e é muito meigo tem 5meses e meio pelo que a dona me descreveu ele era muito desobediente mas comigo por enquanto é um amor muito sossegado e com as minhas meninas lá lhe dá uma lambidela mas nao é bruto nao salta para cima nem nada!!!
espero que assim o continue já lhe mostrei quem manda ca em casa sou eu sou a chfe da matilha!!... :D
tem que ser para o bem dele e para o nosso de começo é que tem que ser!!

mas queria lhes pedir ajuda a ex-dona nunca lhe ensinou a fazer as necessidades na rua como é que lhe devo dizer que nao é correcto o que ele fez?????
mais uma vez agraeço!!!
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 02, 2007 1:41 am

majona Escreveu:olá mais uma vez obrigado!!

Ja tenho o cao comigo é um american staff e é muito meigo tem 5meses e meio pelo que a dona me descreveu ele era muito desobediente mas comigo por enquanto é um amor muito sossegado e com as minhas meninas lá lhe dá uma lambidela mas nao é bruto nao salta para cima nem nada!!!
espero que assim o continue já lhe mostrei quem manda ca em casa sou eu sou a chfe da matilha!!... :D
tem que ser para o bem dele e para o nosso de começo é que tem que ser!!

mas queria lhes pedir ajuda a ex-dona nunca lhe ensinou a fazer as necessidades na rua como é que lhe devo dizer que nao é correcto o que ele fez?????
mais uma vez agraeço!!!
Olá novamente,

Pelo que percebi essa adopção tratava-se mesmo de um caso urgente de um cachorro em "más mãos", mas pelos vistos mudou a tempo, felizmente! ;)

Uma vez que com 5 meses o cachorro ainda está "em bruto", é preciso ganhar a sua confiança e com doçura e paciência ir impondo os tais limites e as tais regras.
Nada de se enervarem com ele para já perante as primeiras asneiras em vossa casa! Tentem dar a volta à situação de forma a que o cão vá aprendendo o que pretendem dele com base em estimulos positivos e nunca demasido forçado.
Relativamente à questão prática que colocou por causa das necessidades, penso que é de evitar a fase do jornal uma vez que o cachorro já pode ir à rua sem problemas (presumo que tenha as vacinas em dia).
O ideal será levarem-no à rua imediatamente a seguir às refeições (que nesta idade ainda deverão ser repartidas em 2/3 vezes ao dia). Assim que o animal já estiver na rua e fizer um xixi ou defecar deve ser imediatamente elogiado e "premiado" pelo bom comportamento com bastantes festas ou até mesmo com um pequeno "biscoito" (numa primeira fase) para reforçar o vosso contentamento. Nas vezes em que ele fizer em casa (e só se o apanharem em flagrante), deve ser repreendido. Não é preciso pegarem nele, nem esfregarem o focinho e devem evitar chamá-lo quando pretendem repreendê-lo! Basta apontarem para a asneira e com um tom de voz mais "ríspido" (sem gritarem), dizerem "FEIO", e olhando para ele ao mesmo tempo. Nos minutos seguintes, o cachorro deve ser totalmente ignorado por todos aí em casa. É importante perceber que fez algo mal e como tal, quando assim é, não tem a atenção de ninguém.
Durante todo este processo de educação (e ao longo de toda a vida do cão), é importante saber dar valor às entoações de voz. Quando estamos satisfeitos com eles chamamo-los com entusiasmo, por outro lado quando estamos zangados devemos ser mais "secos".
Boa sorte e Parabéns! :wink:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
majona
Membro Júnior

quarta mai 02, 2007 4:41 pm

pois é a coisa está a ir bem até parece mentira!!!
o meu menino o riscas como o trata a minha filha (23meses) ele é super meigo e muito obdiente claro que faz traquinices mas isso é fruto da idade!!!
sei que estou apaixonada por ele e ele nao magoa as minhas meninas hoje foi só rir a minha filha deitada no chao e ele só a lambia e punha-se de pernas para o ar...um maximo!!

quanto ás necessidades é um espetaculo tem feito tudo na rua ele só de noite é que fez um presente e um xixi mas é normal agora durante o dia nada !
deixamos-o sozinho e portou-se lindamente espero que seja sempre assim!!!
agora ando há procura de uma escola!!!

bem bjs e obrigado por tudo vou dando noticias! :D :D

p.s-a ex-dona nao era má apenas nao tinha tempo para ele porque trabalha mts horas e tem mais dois caes (os pais do meu) e é normal que nao tenha educado!!!!
katgirl
Membro Júnior
Registado: terça mai 11, 2004 4:29 pm

quarta mai 02, 2007 5:11 pm

Boas :)

Foi pena não ter visto a entrevista passada na RTP N (Cães perigosos), creio eu na sexta feira, com o Treinador de cães Celso Alves, que com toda a certeza ficava a saber mais sobre estes maravilhosos seres.
Os cães são o que os donos fazem deles. Isto é, mau dono, mau cão, Bom dono, bom cão... :wink:
Li há pouco tempo "A Paixão de César", e aprendi muito, pode ser que lhe seja útil também, pelo menos ficamos a conhecer mais sobre o melhor amigo do homem.

Um abraço :lol:
majona
Membro Júnior

quarta mai 02, 2007 6:22 pm

eu tambem vi essa entrevista foi apartir daí que tomei a coragem necessaria para ir buscar o staff mas conhecido por riscas (o que a minha linda lhe chama )

o livro nunca o vi mas obrigado pela sugestao!!

comprimentos
marta
RosaNegra
Membro Veterano
Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm

quinta mai 03, 2007 2:01 pm

Majona,
antes de mais parabens pelo novo membro da familia.
Tal como disse a Katgirl, tambem eu lhe aconselho nao so a leitura do livro de César Millan "A paixão de César", como tambem tentar arranjar a serie que ele tem no National Geographic Channel, chamada The Dog Whisperer, e ver como ele trabalha com os cães.
Se quer ter uma ideia do que ele faz, pesquise no youtube que existem por lá uns clips e dão para se ter uma ideia.
Boa sorte com o seu novo menino.
Rosário
grijo
Membro Júnior
Registado: quarta out 18, 2006 11:28 am

quinta mai 03, 2007 5:25 pm

majona Escreveu:olá eu estou decidida adoptar um pitt bull(4meses) qd o vi fiquei apaixonada mas queria a vossa ajuda numa questao...
eu tenho duas filhas de 23meses e outra de 9meses será que é prigoso ter este cao com crianças tao pequenas eles têm ciumes????

esta ráça tem mt má mafa mas eu nao ligo a isso porque as pessoas so falam do que les intressam porque qd é um rafeiro que morde a alguem parece que as pessoas nao ficam tao chocadas!!!

quem me poder ajudar agradeço!!! :D

Li o seu artigo e em poucas palavras venho responder-lhe . Não existem cães maus, existem sim MAUS DONOS. O animal é o espelho do seu dono . Todo o animal gosta de receber CARINHO e quando este EXISTE não é preciso dizer mais.......
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta mai 04, 2007 1:22 pm

Boas,

E como está a correr esta adaptação?
Responder

Voltar para “Cães”