majona Escreveu:olá mais uma vez obrigado!!
Ja tenho o cao comigo é um american staff e é muito meigo tem 5meses e meio pelo que a dona me descreveu ele era muito desobediente mas comigo por enquanto é um amor muito sossegado e com as minhas meninas lá lhe dá uma lambidela mas nao é bruto nao salta para cima nem nada!!!
espero que assim o continue já lhe mostrei quem manda ca em casa sou eu sou a chfe da matilha!!...
tem que ser para o bem dele e para o nosso de começo é que tem que ser!!
mas queria lhes pedir ajuda a ex-dona nunca lhe ensinou a fazer as necessidades na rua como é que lhe devo dizer que nao é correcto o que ele fez?????
mais uma vez agraeço!!!
Olá novamente,
Pelo que percebi essa adopção tratava-se mesmo de um caso urgente de um cachorro em "más mãos", mas pelos vistos mudou a tempo, felizmente!
Uma vez que com 5 meses o cachorro ainda está "em bruto", é preciso ganhar a sua confiança e com doçura e paciência ir impondo os tais limites e as tais regras.
Nada de se enervarem com ele para já perante as primeiras asneiras em vossa casa! Tentem dar a volta à situação de forma a que o cão vá aprendendo o que pretendem dele com base em estimulos positivos e nunca demasido forçado.
Relativamente à questão prática que colocou por causa das necessidades, penso que é de evitar a fase do jornal uma vez que o cachorro já pode ir à rua sem problemas (presumo que tenha as vacinas em dia).
O ideal será levarem-no à rua imediatamente a seguir às refeições (que nesta idade ainda deverão ser repartidas em 2/3 vezes ao dia). Assim que o animal já estiver na rua e fizer um xixi ou defecar deve ser imediatamente elogiado e "premiado" pelo bom comportamento com bastantes festas ou até mesmo com um pequeno "biscoito" (numa primeira fase) para reforçar o vosso contentamento. Nas vezes em que ele fizer em casa (e só se o apanharem em flagrante), deve ser repreendido. Não é preciso pegarem nele, nem esfregarem o focinho e devem evitar chamá-lo quando pretendem repreendê-lo! Basta apontarem para a asneira e com um tom de voz mais "ríspido" (sem gritarem), dizerem "FEIO", e olhando para ele ao mesmo tempo. Nos minutos seguintes, o cachorro deve ser totalmente ignorado por todos aí em casa. É importante perceber que fez algo mal e como tal, quando assim é, não tem a atenção de ninguém.
Durante todo este processo de educação (e ao longo de toda a vida do cão), é importante saber dar valor às entoações de voz. Quando estamos satisfeitos com eles chamamo-los com entusiasmo, por outro lado quando estamos zangados devemos ser mais "secos".
Boa sorte e Parabéns!