Ajuda para convencer uma amiga - Husky com problemas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça mai 01, 2007 7:10 pm

A situação está a tornar-se desesperante para mim, não consigo ficar quieta nem conversar com ela sem discutirmos :?

Uma grande amiga minha tem um Husky para aí com um ano. Começou a sua vida num apartamento, mas mudaram-se para uma moradia há pouco tempo, ele fica no quintal preso porque passava por entre as grades. Já aí não era muito passeado porque era indisciplinado (primeiro cachorro :roll: ) mas eu passeei-o uma vez e ele mais para o fim já se portava bem. Um dia conseguiu soltar-se da corda e fugiu. Maluco e brincalhão como é foi ter com uma senhora que passeava o seu lulu. Ao ver o bixo ela agarrou no cãozinho ao colo e o Husky, para o cheirar e na brincadeira saltou e mordeu a senhora (ele tem a mania de morder na brincadeira :roll: ) Esta fez queixa, o cão ficou de quarentena em casa sem poder sair, etc...

Agora a minha amiga ficou com medo que o cão repita a façanha e não o tira do quintal :o Ela diz que de vez em quando o solta (já taparam as grades, mas não confia nele para ficar solto) mas diz que sair à rua nunca mais :(
Já a avisei que vai ser pior, que vai arranjar imensos problemas com o cão e que quando ele conseguir fugir vai ser muito pior mas ela é teimosa e não me quer ouvir :( Daqui a uns tempos ele vai à vacinação nos bombeiros e estou mesmo a imaginar a confusão que vai ser, o que só vai resultar na prisão do cão por mais um ano até à próxima vacinação :?

Não duvido que ela adore o cão, mas está a prejudicá-lo muito, ainda para mais sendo um Husky, que necessita de exercício até dizer chega :o Já me ofereci para ir passear o cão, mas ela não quer que ele saia... :roll:

O cão é meigo, um pouco doido mas falta-lhe exercício o que lhe vai causar problemas comportamentais, disso não tenho dúvidas nenhumas...

O que eu quero é que dêm argumentos convincentes (podem ser mesmo dos de fazer chorar as pedras da calçada ou fazer arrepiar a espinha), sites, livros, fotos tudo para eu lhe mostrar o mal que está a fazer ao cão... Não consigo ficar parada... bem sei o que sofri quando não pude ir passear o meu, ficou louco saltava e quando foi passear puxava que se fartava... não quero que ela passe por isso e quero que ela passe pela boa experiência que é ter um cão...

help... :(
magsimpson
Membro Veterano
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

terça mai 01, 2007 7:28 pm

na minha opinião este cão precisa de ir para uma escola de treino para aprender a ser mais disciplinado.

a parte do morder é que é preocupante a sua amiga já o devia ter repreendido quando ele fez isso pela primeira vez.

a atitude da sua amiga em relação ao cão não está correcta, não vai ser a isolar para sempre o cão que vai conseguir não ter problemas!
ela devia tentar em casa dar-lhe mais atenção e mais disciplina.

mas continuo a achar que a escola era uma boa opção...
zazika
Membro Júnior
Registado: quinta abr 05, 2007 5:07 pm

terça mai 01, 2007 8:02 pm

Aqui:

http://animais2.clix.pt/race.php?id=33[/url]

vai achar muitos argumentos para expor à sua amiga.

Pergunte-lhe se ela acha correcto manter um animal activo como um husky, aprisionado durante cerca de 15 anos...

Tente mostrar-lhe que o melhor caminho é ela recorrer a uma escola de obediência, onde, com a ajuda de profissionais competentes ainda vai a tempo de reabilitar o animalzito...
Se ela tem o animal em casa é pq tem alguma simpatia por ele... portanto certamente quererá o melhor para o pobrezinho... E o melhor é sem duvida, ela tentar reparar o erro que cometeu, qd não educou o animal convenientemente...
É certo que uns são mais díficeis que outros, mas quando ela viu que não estava a dar conta do recado devia ter recorrido a profissionais...

Depois, o facto de ele estar sempre preso ainda o faz ficar mais ansioso... ele precisa correr e gastar a energia que tem...

A sua amiga tem que decidir se quer ter um animal de estimação... ou um recluso com sentença de prisão perpetua em casa...

Se ela não tem tempo nem paciência... tivesse pensado nisso "antes", agora tem que se responsabilizar, pelos erros que cometeu... ou então entregue o animal para adopção a alguém com disponibilidade e paciência para o treinar convenientemente, de forma a que ele possa ser feliz...

Porque é que você mesma não procura uma escola de obediência e leva lá a sua amiga para ela falar (sem compromisso) com um treinador? Ela que exponha a situação, e de certeza que ele vai ter uma boa forma de lhe fazer ver as coisas!

sportinguista
Membro Veterano

quarta mai 02, 2007 12:07 am

Não dava para o repreender porque ele fugiu, logo andava sozinho na rua quando mordeu a senhora :? Em casa morde na brincadeira, a mim já não tanto que me imponho a ele mas a minha amiga não consegue :?

Esqueci-me de referir que ela ponderou a hipótese de escola e chegoua visitar uma, mas eram muito arrogantes ela não gostou do ambiente e disseram-lhe que, por ser Husky e já com um ano seria quase impossível reabilitar o cão, o que eu não concordo absolutamente nada e disse-lho. Dei-lhe contactos de várias escolas recomendadas aqui mas ela disse depois que não tinha paciência para isso e preferia pagar mais para um treinador ir lá educar o cão... mais uma vez disse-lhe que isso não seria o correcto, porque os donos são eles e têm de participar na educação do cão mas mais uma vez disse-me que não tem paciência para o cão :roll:

Sinceramente não vejo muita esperança nisto tudo, porque ela é muito soft mas não vou desistir... E sim, ofereci-me para ir com ela às escolas assim como para ir passear o cão, mas nada feito... Vou reunir mais informação sobre a raça para lhe mostrar
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta mai 02, 2007 1:51 am

Oi Sport, ;)

Basicamente a tua amiga não gosta realmente do cão! Ou seja, gosta muito mas assumir responsabilidades não é com ela.... poissss:roll: :?

Perante isto as alternativas não são muitas:

Ou insistes com ela e tentas tu fazer algo do cão (com ela a participar também), ou então desligas-te do caso e assumes aquela velha máxima de que "até para se ser cão é preciso ter sorte"....

Na minha humilde opinião, a tua amiga e a família não deviam sequer ter adquirido cão nenhum. :? Essa é que é essa....
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

quarta mai 02, 2007 3:56 am

E porque é que não convence antes a sua amiga a dar o cão para adopção?
Assim ela deixava de ter com que se preocupar e o cão poderia encontrar uma casa onde fosse feliz.
Porque sejamos realistas, se a sua amiga gostasse realmente de ter esse cão não teria essa atitude!
Cumps,
Teresa e &Oacute;scar :-P
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 02, 2007 8:43 am

Eu já tive uma situação semelhante, o uso do açaimo foi a única solução para que a dona, fosse passear com o cão
<p>susana</p>
Airna
Membro
Registado: segunda out 24, 2005 2:06 pm

quarta mai 02, 2007 9:10 am

O cão preso dessa maneira não admira nada que quando se veja solto reaja assim.

Eu, por ter acabado de ler agora o livro recomendo a Paixão de César, Cesar Millan, pode também procurar por Cesar Millan na Net que encontra vários videos que talvez a possam fazer acordar, se bem que pelo que contou duvido muito...

Acho estranho ela ter alguém que se disponibilize a passear e a levar o cão a uma escola de treino e não aceitar ...
Imagem
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

quarta mai 02, 2007 12:10 pm

Boas...

Só queria dizer, que independentemente da raça, precisa de 3 componentes que são fundamentais para a vida do cão ser equilibrada, que são:

- Afecto (carinho, ect.);
- Disciplina;
- Exercício.

Isso é o mal de esse e de muitos.... Estes 3 factos são defendidos pelo "Cesar Millan" e que para mim tem toda a lógica, melhor era impossível...

Espero a ter ajudado!!

Um abraço
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta mai 02, 2007 12:48 pm

Conheço uma grande parte de pessoas que até dizem gostar de cães , mas quando toca a tratar deles, é só asneiras...

Um Husky que vai à rua uma vez por dia e passa a vida entre a cozinha e uma varanda.. outra que práticamente não sai de casa porque ir à rua é uma chatice e então que faça lá por casa...

E podia continuar por aqui, porque os exemplos são muitos!!!E todos esles gostam muito de cães!!

Portanto este caso não me surpreende, porque embora as pessoas digam que gostam deles, não acredito!!

Qualquer pessoa minimimamente informada sabe as necessidades que têm, muitas vezes temos que dispender muito do nosso tempo para os ensinar, e isso dá trabalho! Quando se desiste de um cão, de melhorar o seu comportamento, é não gostar dele! E quanto a isso nada a fazer!

Infelizmente é por tudo isto que tantos cães são abandonados e muitos vivem infelizes toda a vida porque tiveram o azar de terem donos egoistas, comodistas e sem o minimo perfil para terem animais!!!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
zazika
Membro Júnior
Registado: quinta abr 05, 2007 5:07 pm

quarta mai 02, 2007 2:06 pm

sportinguista Escreveu:ponderou a hipótese de escola e chegoua visitar uma, mas eram muito arrogantes ela não gostou do ambiente e disseram-lhe que, por ser Husky e já com um ano seria quase impossível reabilitar o cão,
Esse pobrezinho está mesmo com azar... Até o pessoal da escola de obediência é incompetente!!!

cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

quarta mai 02, 2007 3:25 pm

Olá!
De onde é a sua amiga?
Eu sou dona babada de um cão, um Husky siberiano, que esteve comigo cerca de um ano e dois meses, dentro de um apartamento. Comecei por levá-lo à rua à noite, mas com o crescimento dele, passei a acordar às 6,30 da manhã para o levar à rua, por cerca de 30 a 45 minutos, e ao final do dia, outra caminhada de 30 a 45 minutos. No final desse tempo mudei-me para uma moradia, que estava nessa data em construção, e confesso que nos primeiros dias foi um alivio poder dormir até mais tarde um pouco, pois ele tinha espaço exterior e eu não precisava de vir com ele. No entanto, comecei a constatar que apesar dele ter espaço exterior, os muros de vedação eram para ele como as paredes do apartamento onde estava. E então comecei a trazê-lo cá fora, ao final do dia. Ele salta de contentamento quando vê a coleira dele, pois na ideia dele, vai à rua, e este é momento mais importante do dia dele, pois vem sentir o cheiro dos outros animais, da terra, das plantas, enfim, um novo mundo todos os dias.Por incrivel que pareça, hoje comecei a trazê-lo de manhã à rua. Acho que também me habituei a olhar para ele quando explora o mundo exterior e a gostar do contacto com o nascer do sol. É uma sensação diferente, ver o dia nascer na companhia de um animal que é natureza,. não só faz parte como ele próprio é natureza, Se aprisionassemos uma arvore dentro de uma redoma de vidro, quanto tempo aguentaria ela? E nós? Gostávamos dela para quê? Para a podermos ver todos os dias?
Ups... Já me estou a alongar. O que eu queria dizer é que apesar de por vezes terem espaço exterior, os animais, e principlamente quando não têm outros animais que lhes façam companhia, precisam da NOSSA companhia, pois para eles nós somos tudo o que eles têm e conhecem. O meu cachorro, que já tem ano e meio, por vezes na brincadeira mordisca, para chamar a atenção, mas basta eu dizer não mordas com um tom de voz mais duro, que ele pára. E nestes dias nem lhes conto como me senti mal porque tive que dar dois puxões, valentes, na trela, para o obrigar a sentar, pois ele quase que me levava arrastada, mas é para bem dele, ou seja, eu passo a explicar: Quando me custa por exemplo puxar-lhe a trela, pesno logo de seguida que é para o bem estar dele, para que aprenda e que eu mantenha o gosto de o trazer cá fora, pois os Huskys fincam as patas de trás e é vê-los puxarrrrrrrrr.
Quando gostámos dos animais, e eu acredito que a sua amiga goste, temos que muitas vezes que nos colocar do lado deles e tentar perceber o que vai na mente deles. Bom, se quiser pôr a sua amiga a trocar ideias comigo, escreva. Mais um pormenor, as dentadas do cão da sua amiga são assim tão inofensivas? É que é estranho alguém ter animais e por ter sido mordida na "brincadeira" fazer queixa de um animal.
Tudo de bom para o cachorro.
sportinguista
Membro Veterano

quarta mai 02, 2007 5:42 pm

Obrigada pelas respostas :wink:

Estou a reunir informação sobre Huskies (practicamente diz tudo o mesmo: precisam de muito exercício e contacto humano/canino) e amanhã ou sexta falo com ela (é quando temos aulas juntas, pois não moramos perto) ou falo com ela na net, quando tiver tudo pronto. Encontrei um site e um blog de huskies muito interessantes para lhe mostrar também, vou adicionar mais contactos de escolas da zona.

Quanto a dar o cão, não me tinha ocorrido mas não me parece que seja uma ideia aceite por eles, porque o problema é que têm medo que o cão se meta em problemas... E a dentada que ele deu à senhora pode ter sido na brincadeira ou na brutidão de chegar ao cão dela, mas não foi inofensiva :? Ela podia não ter feito queixa, mas pronto :roll: compreende-se. Ele em casa morde na brincadeira e às vezes magoa, não magoa mais porque não deixamos. Tentei fazê-lo parar com isso, mas abordei mal o bixo... mais para a frente ele já estava muito mais calmo ao pé de mim, aos donos raramente faz isso.

Não vou desistir do cão, isso não... pelo menos sem luta... Posso sempre usar o argumento de que posso fazer queixa dela por maus-tratos ao cão, mas isso seria em último caso mesmo.
O açaime não me parece má ideia de todo... posso experimentar. Um halti também pode ajudar bastante, ajudou com o meu.

Soluções não faltam, convencê-la é que é pior :?
Responder

Voltar para “Cães”