Cadela grávida?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mewinha
Registado: quinta mar 22, 2007 11:20 am

segunda mai 07, 2007 11:11 am

Bom dia,

Gostava de saber quais os sinais que posso detectar para saber se uma cadela está grávida.
Será que me podem ajudar?

Obrigada!
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

segunda mai 07, 2007 12:17 pm

Bem, elas costumam mudar de comportamento, começam a procurar sítio para fazer ninho (estão constantemente escondidas), podem adoptar um brinquedo, como se fosse um cachorro e as mamas ficam inchadas e ganham leite.

Só que estes sintomas também podem ser gravidezes psicológicas, comuns em algumas raças. Isto porque o corpo amarelo (formado após a libertação do óvulo) dura mais tempo na cadela que no ser humano, e, logo, liberta hormonas durante mais tempo.

Por isso se quer ter a certeza, acho que tem de ir ao vet... a não ser que a cadela esteja quase a dar à luz, aí regra geral nota-se o aumento da barriga (infelizmente isto não acontece sempre, por isso o melhor mesmo é ir ao vet)
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda mai 07, 2007 12:24 pm

Eu não sei ver os sinais numa fase muito precoce, mas já uma altura mexi na barriga de uma cadela e senti algo dentro, eram fetos.
E sei que passado pouco tempo ganhou peso.

Quando surgem essas desconfianças deve-se ir ao veterinário para ele averiguar.
<p>susana</p>
Licinia78
Membro Júnior
Registado: quinta mar 08, 2007 3:20 pm

quarta mai 09, 2007 6:12 pm

Olá boa tarde,
pelo pouco que sei e que pedi informação, no vet também apenas podem dar certezas após os 40 dias, que é quando podem fazer a ecografia, até os sintomas podem não ser muito vísiveis.
Não sei se estarei da dar informação correcta mas o período de gestação é +/- 62 dias.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 09, 2007 6:52 pm

Licinia78 Escreveu:Olá boa tarde,
pelo pouco que sei e que pedi informação, no vet também apenas podem dar certezas após os 40 dias, que é quando podem fazer a ecografia, até os sintomas podem não ser muito vísiveis.
Não sei se estarei da dar informação correcta mas o período de gestação é +/- 62 dias.

Eu penso que sejam visíveis muito antes...embora não perceba nada de cadelas e assuntos relacionados à gestação, mas tenho ideia de já ter lido algures, que às 45 dias se faz um raiox para contar o número de fetos, para assim estarem preparados para eventuais problemas.
Agora eu penso que se faça uma eco às 30 dias, já se vê bem se tem ou não fetos ou não.

Nas 45 dias, é em casos pontuais.

Eu até penso que uma pessoa experiente, ao apalpar o ventre da cadela consiga saber se ela está prenha. Mas claro, não será qualquer pessoa.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”