Duvida sobre acasalamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RicAmorim
Registado: segunda mai 07, 2007 11:16 pm

quinta mai 10, 2007 1:34 pm

Boas
Tenho uma cadela preta da raça Labrador, gostava de saber se a juntar a um labrador chocolate se tenho possibilidades de nascerem ninhadas chocolate e creme, ou se vao nascer todos pretos.

Obrigado
backie
Membro
Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm

quinta mai 10, 2007 1:40 pm

realmente nao lhe sei dizer bem, porque acho que nascem mistos, desde que sejam labradores puros ambos podem nascer mistos, mas nao tire palavras da minha boca porque nao sou propriamente perita.. xD :D
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta mai 10, 2007 2:26 pm

RicAmorim Escreveu:Boas
Tenho uma cadela preta da raça Labrador, gostava de saber se a juntar a um labrador chocolate se tenho possibilidades de nascerem ninhadas chocolate e creme, ou se vao nascer todos pretos.

Obrigado
Para saber o que vai nascer desse cruzamento deve, primeiro de tudo, procurar saber qual o genótipo de ambos.

Abraço
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta mai 10, 2007 2:46 pm

VitorN Escreveu:

Obrigado
Para saber o que vai nascer desse cruzamento deve, primeiro de tudo, procurar saber qual o genótipo de ambos.

Abraço
Lá vens tu com questões complicadas 8)
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta mai 10, 2007 3:02 pm

Bullie Escreveu:
VitorN Escreveu:

Obrigado

Abraço
Será que fui demasiado técnico? E pá, só queria ajudar... Imagem
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta mai 10, 2007 3:23 pm

VitorN Escreveu:
Bullie Escreveu:
VitorN Escreveu:

Obrigado

Abraço
Será que fui demasiado técnico? E pá, só queria ajudar... Imagem

Quem é que tem essas informações técnicas, tipo a papinha toda feita? ImagemImagem
<p>susana</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 10, 2007 4:05 pm

Hmmm, RicAmorim, vai-me desculpar mas pegando no seu outro tópico em que perguntou qual a importância do LOP, fica-se com a impressão que estamos perante mais um projecto de criador á lá gardere...

Susana, a papinha toda feita está no fórum do labrador, mais própriamente no tópico sobre a genética das cores do lab.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta mai 10, 2007 4:14 pm

dinodane Escreveu:Hmmm, RicAmorim, vai-me desculpar mas pegando no seu outro tópico em que perguntou qual a importância do LOP, fica-se com a impressão que estamos perante mais um projecto de criador á lá gardere...

Susana, a papinha toda feita está no fórum do labrador, mais própriamente no tópico sobre a genética das cores do lab. (Eu sei :P )

Eu não digo que parece uma epidemia... :o

Mas por exemplo o Lop agora podia ajudar para saber o que pode esperar desse cruzamento. :)
<p>susana</p>
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

quinta mai 10, 2007 6:32 pm

Mas no LOP estão só informações fenotípicas das gerações anteriores, certo? Não há análise genotípica (exames com extracção de DNA a partir de sangue periférico), pois não? É que isso parece-me muito sofisticado para quem cria cães...
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta mai 10, 2007 6:40 pm

Artemysa Escreveu:Mas no LOP estão só informações fenotípicas das gerações anteriores, certo? Não há análise genotípica (exames com extracção de DNA a partir de sangue periférico), pois não? É que isso parece-me muito sofisticado para quem cria cães...
Para alguns, será...
Artemysa
Membro Veterano

quinta mai 10, 2007 6:44 pm

A sério? Fazem exames de DNA aos cães todos? Estou impressionada, a sério!
MDogster
Membro Veterano

quinta mai 10, 2007 7:01 pm

Artemysa Escreveu:A sério? Fazem exames de DNA aos cães todos? Estou impressionada, a sério!
Onde é que leu isso? :?
Artemysa
Membro Veterano

quinta mai 10, 2007 7:05 pm

Quando disse "para alguns será" achei que queria dizer que alguns criadores fazem exames de DNA aos cães... daí a minha surpresa.
MDogster
Membro Veterano

quinta mai 10, 2007 7:09 pm

Não, quis dizer que, para alguns, será "muito sofisticado"... Para outros não, independentemente de os fazerem ou não.
Artemysa
Membro Veterano

quinta mai 10, 2007 7:13 pm

Uma análise de DNA não é muito complicada em termos laboratoriais, mas requer equipamento dispendioso e isso encarece a análise para o público em geral. Daí que não visse os criadores de cães a fazê-la (não quer dizer que alguns não o façam, não sei mesmo nada sobre o assunto).

Mas sem os ditos exames, a informação que então existe no LOP é fenotípica e não genotípica. A única forma de ter informação genotípica será se houver manifestação de caracteres recessivos, que obrigatoriamente precisam de 2 alelos para serem visíveis.
Última edição por Artemysa em quinta mai 10, 2007 7:20 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”