Criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

domingo mai 20, 2007 5:29 pm

Normalmente vejo aqui no fórum pessoal a perguntar por um cão e saber quais os criadores dessa ou outra raça.

Praticamente todos os foristas remetem para ver na cpc. A questão q coloco é se os criadores que não estão registados na cpc não prestam.

Vejo mt falar deste ou outro criador, por ter ganho prémios.

Eu sou a favor de se comprar o cão ao amigo, conhecido, não é por estes não terem uma grande quinta ou canil q os cães são piores para mim até pelo contrario.

Os cães dos amigos por vezes são os melhores q de mt criadores, porque estes vêm a rua andam no meio de pessoas têm outra experiência e isto tb passa para os filhotes.

Vejo é muitos criadores que só têm é nome.
E os seus cães não saem do canil, e alguns deles só para participarem em exposições.

E fazem criações na base deste ou daquele "LOP" e o que conta é que este ganhou prémios aqui e ali, mas não e por ganhar prémios aqui e ali que são bons reprodutores para todo o tipo de cadelas...

Por vezes nem estão para ver se este ou aquele carácter e o melhor para a cadela mas sim o “LOP”.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

domingo mai 20, 2007 5:37 pm

book Escreveu:A questão q coloco é se os criadores que não estão registados na cpc não prestam.
Engano seu. Na dita lista, não aparecem somente os que estão registados ou que sejam sócios. Na lista fornecida pelo CPC, aparecem todos os criadores que deram entrada com registos, ou seja, se o seu amigo teve uma ninhada e deu entrada com os registos, ele certamente aparecerá nesta, compreendeu? :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 20, 2007 5:42 pm

É a sua opinião. Não concordo com ela.

O Clube Português de Canicultura é a entidade que SUPERVISIONA a criação de cães de raça pura no nosso país. Obviamente que o mero facto de um criador registar as suas ninhadas no LOP não faz dele um bom criador nem faz dos cães que cria bons exemplares, mas entre recomendar uma pesquisa nos criadores registados no CPC (ou num clube de uma raça em particular) e recomendar os anúncios do Ocasião ou Correio da Manhã dos curiosos que decidem cruzar a cadela com o cão do amigo... bem, digamos que as pessoas que frequentam este fórum pretendem dar um bom conselho a quem pergunta.
Também nunca vi ninguém recomendar um criador em particular.

No que diz respeito ao LOP, bem, o facto dos pais terem um bom pedigree com antepassados premiados não é garantia de que os cachorros sejam excelentes exemplares, mas também significa que pelo menos estarão dentro do estalão da raça, e isso é o que uma pessoa procura quando quer um cachorro de raça pura, ou não?

Finalmente:
Quem se diz criador e vende cachorros como puros não estando registados no LOP, não é criador, é reprodutor de cães.

Cumprimentos a todos.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

domingo mai 20, 2007 6:00 pm

dinodane Escreveu:
No que diz respeito ao LOP, bem, o facto dos pais terem um bom pedigree com antepassados premiados não é garantia de que os cachorros sejam excelentes exemplares, mas também significa que pelo menos estarão dentro do estalão da raça...
Nem sempre... :wink:
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

domingo mai 20, 2007 6:06 pm

Acrescentava ainda que, dizer para as pessoas pedirem uma lista ao CPC, é o melhor conselho que se pode dar.
Há pouco tempo, perguntaram por criadores e houve alguém que sugeriu alguns.
Agora diga-me uma coisa, com que base é que essa pessoa pode dizer que o criador A é bom e o criador B não é tão bom e o que eu aconselho é o C? Acha que esta postura é isenta? Quem me diz a mim que essa pessoa não é amiguinha do C e que quer tramar o A e o B? Isto é apenas um exemplo, uma especulação minha e atenção, não quero com isto dizer que a intenção de quem citou criadores fosse esta!
Uma pessoa ao ter a lista, pode e deve, efectuar contactos, visitas (muitas), trocar informações (e aqui aprende-se muito), tirar dúvidas, e decidir por ela própria qual o melhor para si e nessa base, jamais poderá dizer: Você sugeriu-me um criador, fui na sua "cantiga" e dei-me mal!
Isto para não dizer que é totalmente descabido alguém aceitar um conselho ou uma recomendação de um anónimo na internet.

Abraços
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 20, 2007 7:10 pm

book Escreveu: Praticamente todos os foristas remetem para ver na cpc. A questão q coloco é se os criadores que não estão registados na cpc não prestam.

Os cães dos amigos por vezes são os melhores q de mt criadores, porque estes vêm a rua andam no meio de pessoas têm outra experiência e isto tb passa para os filhotes.
Desculpe mas o segundo parágrafo é a gozar ? Só pode. Os cães dos criadores também andam na rua sabia ? Aora diga-me uma coisa, qual a experiência do seu amigo que faz uma cruza do seu "Rotevailer" ou "Lavrador" e a capacidade face a quem tem mais de 30 anos a lidar com cães como eu ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
dinodane
Membro Veterano

domingo mai 20, 2007 10:23 pm

JoanaElectra Escreveu:
dinodane Escreveu:
No que diz respeito ao LOP, bem, o facto dos pais terem um bom pedigree com antepassados premiados não é garantia de que os cachorros sejam excelentes exemplares, mas também significa que pelo menos estarão dentro do estalão da raça...
Atenção Joana que o que eu disse não foi que todos os cães com LOP estão dentro do estalão, o que eu disse foi que é natural que um cachorro filho de exemplares premiados esteja dentro do padrão da raça.

Ok? :D
dinodane
Membro Veterano

domingo mai 20, 2007 10:24 pm

CasadeAnaval Escreveu:
book Escreveu:
Desculpe mas o segundo parágrafo é a gozar ? Só pode. Os cães dos criadores também andam na rua sabia ? Aora diga-me uma coisa, qual a experiência do seu amigo que faz uma cruza do seu "Rotevailer" ou "Lavrador" e a capacidade face a quem tem mais de 30 anos a lidar com cães como eu ?
Isso nem merece comentário de tão descabido que é. :roll:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo mai 20, 2007 10:30 pm

É só anedotas...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

domingo mai 20, 2007 11:59 pm

dinodane Escreveu:
JoanaElectra Escreveu:
dinodane Escreveu:
Atenção Joana que o que eu disse não foi que todos os cães com LOP estão dentro do estalão, o que eu disse foi que é natural que um cachorro filho de exemplares premiados esteja dentro do padrão da raça.

Ok? :D
Hum...ok. :)
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

segunda mai 21, 2007 12:24 am

bem, isto hoje é uma autentica arca... de comentários sem jeito nenhum!

ora bem, um criador que não esteja registado no CPC ou que não registe ninhadas não é um criador. È um byb, um criadeiro!

é a favor de comprar o cão ao seu amigo? muito bem, cada um sabe de si. mas o seu amigo dá lhe algum tipo de garantia em relação ao cão? como por exemplo, despiste de displasia da anca, vacinas, etc... amigos amigos, negócios á parte!

"Os cães dos amigos por vezes são os melhores q de mt criadores, porque estes vêm a rua andam no meio de pessoas têm outra experiência e isto tb passa para os filhotes. " (esta foi pra rir, só pode...)

um bom criador não só se preocupa com a saúde e bem estar dos seus cães, como tb se preocupa com a sua correcta sociabilização (após estar completo o programa de vacinas, claro!)

sabe porque é que fazem criações com base neste ou naquele LOP? para garantir que os cachorros tenham as caracteristicas dos pais, não só a nivel fisico (estalão) mas também a nivel psicológico. se ambos os progenitores forem animais equilibrados há uma boa probabilidade de os cachorros serem igualmente equilibrados.

(ah, mas voce prefere comprar um cachorro ao seu amigo, já me tinha esquecido!)

concluo aqui muitas coisas e a primeira de todas é que você não percebe muito de cães. está a tempo de aprender! faça pesquisa, leia muita coisa sobre cães e informe-se melhor sobre os LOP e essas coisas que parecem não ter assim grande importancia para si...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 21, 2007 6:08 pm

book Escreveu:Praticamente todos os foristas remetem para ver na cpc. A questão q coloco é se os criadores que não estão registados na cpc não prestam.
Há uma coisa que não percebo, então que quer que as pessoas respondam? Qualquer coisa do género, já consultou o jornal ocasião? Já visitou os amigos de familia para ver se têm alguma ninhada disponivel? Ou, algures existe um tópico em que um forista não lembro qual, disse que tinha ninhadas? Ou já consultou os classificados para ver se encontra? Leve o dicionário porque entre tanto K a coisa não se percebe bem... Que queria que as pessoas dissessem?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 21, 2007 7:18 pm

Claro, Lumaria, não se vê que é isso :)
bublu
Membro
Registado: sábado nov 06, 2004 11:06 pm

terça mai 22, 2007 1:16 pm

CasadeAnaval Escreveu:
book Escreveu: Praticamente todos os foristas remetem para ver na cpc. A questão q coloco é se os criadores que não estão registados na cpc não prestam.

E desde quando é que, na criação, a antiguidade é um posto? :o
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça mai 22, 2007 1:37 pm

não é a antiguidade, mas sim os anos de conhecimento e experiencia que se tem com uma determinada raça!!
Responder

Voltar para “Cães”