Olá Bernardina,
A situação pela qual está a passar é muito semelhante à minha, a diferença é que a minha menina já foi operada.
Os meus pais também têm uma cadelinha de 9 anos, caninche, que foi submetida no dia 4 de Maio a uma esterilização e mastectomia (retirou totalmente a cadeia mamária esquerda). Infelizmente também só foi esterilizada agora. A cadelinha foi mãe no de um cachorrinho no dia 11 de Fevereiro e nessa altura decidi definitivamente que seria esterilizada. Na consulta de preparação para a esterilização, a veterinária descobriu uns nódulos estranhos nas maminhas e verificou que algumas delas estavam com uma secreção castanha escura muito estranha. Decidimos em conjunto que a melhor solução seria retirar a cadeia mamária o quanto antes para evitar males maiores. E assim foi, fizemos as duas coisas ao mesmo tempo (eterilização e mastectomia). Entretanto foi enviado para analise o tecido infectado que foi retirado. Felizmente o resultado da analise foi exelente e o problema foi completamente controlado, fazendo até com que deixasse de ser necessário retirar a outra cadeia mamária. Logicamente, a partir de agora vai andar a ser vigiada pela vet. e a ter consultas de rotina, não vá o diabo fazer das suas.
A recuperação foi optima, em duas semanas a menina recuperou totalmente e voltou ao que era antes. Veio da veterinária com uma camisolinha para proteger a zona que foi aberta e para que ficasse o mais confortavel possivel. O que me foi recomendado é que a mantivesse num local aconchegado de forma a que pudesse estar quentinha e tranquila. Tinha sempre água fresquinha e comida à disposição, e carradas de miminhos e atenção redobrada

! A única medicação que tomou foi antibiotico durante 6 dias. Correu tudo muito bem, felizmente, logo no segundo dia ela já se levantava para vir fazer as necessidades

!
Suponho que deve saber, mas não se esqueça de pedir ao seu veterinário para que façam à sua menina analises ao sangue para confirmar se está tudo bem com o rins, figado, etc., assim fazem tudo de uma forma mais segura.
Também andei um pouco aflita com esta situação, mas fui encontrando várias pessoas que também já tinham passado pelo mesmo e que me ajudaram. Dos casos que conheço a taxa de sucesso é exelente. É claro que existem riscos, mas tomadas as devidas precauções tudo hade correr bem, vai ver.
Espero que corra tudo bem com menina e não se esqueça de ir dando noticias!
Um beijinho