Cadela boxer medrosa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

damegon
Membro Júnior
Registado: terça jan 16, 2007 5:04 pm

domingo mai 20, 2007 9:51 pm

Olá Maraisa!

Enquanto lia a sua questão lembrei-me do 1º mês do nosso cão cá em casa. Não denunciava propriamente medo, mas estava sempre muito apreensivo, não brincava muito, não era muito vivaço...enfim, julgo que também um cão tem de se habituar a um novo espaço, a novas pessoas, a novos ritmos, rotinas, sinais de comunicação, etc.

E como só está consigo há cerca de 3 semanas, julgo que pode ser natural.

Pelo menos, no nosso caso, com o passar do tempo, o nosso cão foi-se habituando a interpretar os sinais dos nossos movimentos nas rotinas diárias, começou a responder a brincadeiras, começou a fazer grandes festas cada vez que alguém vinha cá a casa, etc.

Hoje em dia, está completamente descontraído. Das pessoas que cá vêm ele parece identificar algumas. Brinca imenso, gosta de rotinas e antecipa-as com os nossos comportamentos (ir à rua, hora de dormir, brincar, hora de pôr a ração).

Aos poucos, imagino que a sua cadela também se deverá revelar! :wink:
Maraisa
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 12:26 pm

segunda mai 21, 2007 12:49 pm

Olá :D

Pois eu realmente tb julgo ser isso, ela ainda se deve estar a habituar ao novo ambiente. Para ela tudo é novidade.
Ela brincar brinca e muito, mas só com os donos e com outros cães. Eu dá-me a sensação que ela está a melhorar o seu comportamento, assim devagarinho mas está.

Obrigado pela sua atenção, é sempre bom ouvir casos reais semelhantes para podermos aprender e ficarmos mais descansados.

Cumprimentos, Marisa
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mai 21, 2007 12:57 pm

Falta de sociabilização. Só lá vai com o tempo e com a insistencia no convivio com outras pessoas.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Maraisa
Membro

segunda mai 21, 2007 2:05 pm

fang Escreveu:Falta de sociabilização. Só lá vai com o tempo e com a insistencia no convivio com outras pessoas.
Obrigado Sr. Franscisco. Assim já gosto mais de si. :D (atenção que não estou ser irónica).

Pois tb acredito que seja por ai, ela com o tempo vai lá. Eu tenho-a levado todos os dias para junto das pessoas, vou p a esplanada com ela, passea-la, etc e aos poucos ela vai se habituando.
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

segunda mai 21, 2007 2:20 pm

comece aos poucos a levar a sua cadela para perto dos seus amigos, mas sem eles lhe darem grande atenção. a curiosidade da cadelita aliada ao facto de perceber que as pessoas não são uma ameaça para ela irá dar lhe confiança para se aproximar.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda mai 21, 2007 4:05 pm

omega2 Escreveu:comece aos poucos a levar a sua cadela para perto dos seus amigos, mas sem eles lhe darem grande atenção. a curiosidade da cadelita aliada ao facto de perceber que as pessoas não são uma ameaça para ela irá dar lhe confiança para se aproximar.
Esta foi, na minha opinião, a dica mais acertada que lhe deram. A sociabilização de um cão medroso tem que ser ainda mais gradual do que a de um cão normal. Talvez fosse bom que alguns dos seus amigos tivessem no bolso umas guloseimas que lje dessem se ela conseguisse interagir com eles.

Também é correcto não acarinhar o cão quando manifeste medo a algum estímulo. Neste caso o melhor é manter indiferença e não insistir com o animal, desviando-lhe a atenção. Acarinhá-lo será, como lhe disseram, recompensar um comportamento indesejado.

No entanto, e como disse, não deve castigar ocomportamento indesejado. Simplesmente agir como se não se tivesse apercebido de nada afastando-a calmamente da causa da reacção de medo.

O comportamento da sua cadela pode ter causa genética (convinha saber como reagem os pais a este tipo de estímulos) ou adquirida. No primeiro caso a correcção é mais difícil, mas pode sempre conseguir alguns progressos, desde que estabeleça uma estratégia de pequenos passos, por forma a que a cadela vá ficando, aos poucos, com mais confiança.

Paciência e coerência, é o que vai ser preciso.

Boa sorte

José Carlos
Maraisa
Membro

segunda mai 21, 2007 4:23 pm

Olá José Carlos. :)

Os pais dela medrosos não são, até pelo contrário. A mãe dela foi campeã em 2005 e o pai é espanhol, tb ele campeão. Por isso não creio que tenha herdado dos pais, que são bastante sociaveis. Eu quero acreditar que seja pela não convivência com humanos até agora. Afinal, só convivia com os criadores, que concerteza só lhe deviam dar comida. Pois têm muitos cães e cachorros, e não acredito que deem muita atenção a todos... Agora creio qué isso mesmo, ter paciência e esperar que ela se vá habituando.

Obrigado pela ajuda. :D

Cumprimentos

Marisa
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda mai 21, 2007 10:48 pm

Sim e va com calma..

Que com o tempo ela vai-se habituando, deixe-a cheirar a vontade as pessoas estranhas e leve-a a socializar com pessoas e os seus caes, pois ela ao ver que a pessoas nao faz mal ao seu cao e que o cao gosta da dona vao despertar a sua atençao, e tudo se resolve.. :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 22, 2007 1:01 pm

Eventualmente poderá nunca ser muito sociavel e também não vejo necessidade do cão manifestar vontade de estar com tudo e todos. Também se deve respeitar isso.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”