estamos feitos!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

segunda mai 06, 2002 7:12 pm

mais um ataque relatado de um rott a uma criança. está a ser noticiado no canal 1, neste momento( mas ainda não foi dada a reportagem) vamos lá ver o q dizem...
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

segunda mai 06, 2002 8:41 pm

Ola!
Eu tambem vi a noticia!
Será que os factos foram mesmo assim acontecidos?
O que levou ao cão atacar a criança??
Realmente e muito estranho!
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

segunda mai 06, 2002 9:28 pm

Olá

Percebi logo o a história toda quando soube que o cão andava solto, sem trela.
Está tudo explicado, mas mais uma vez quiseram culpar o cão.

Cumprimentos
luisa_seabra
Membro

segunda mai 06, 2002 9:49 pm

pois é... o cão é q vai pagar...e sabe-se lá q tipo de treino é q o cão tinha , e tratamento também!
Crisantos
Membro Júnior
Registado: sexta abr 26, 2002 5:39 pm

terça mai 07, 2002 1:26 pm

Olá!

Digam o que disserem há e vai haver sempre raças ditas agressivas!
E uma prova disso é que não se pode educar um cão de uma raça denominada agressiva da mesma forma com que se educa um rafeiro, isto ninguém pode contestar. Tanto que muitas vezes dizem "Ele não é agressivo, não faz mal a ninguém" mas depois mais tarde vem-se a saber que o cão teve uma educação rigurosa para "dar a volta" ao seu comportamento natural. Vocês podem dizer que tem um e ele é muito manso, não duvido mas vai da educação que teve. O que é certo é que se se pode ter um certo "desleixe" na educação de um rafeiro, há que ter punho num cão de uma raça denominada agressiva.
Se reperarem faço sempre a comparação com rafeiros e tem razão de ser. Os animais tem várias característica e a agressividade é uma das que é eliminada em rafeiros e são as pessoas que o fazem. Se o rafeiro atacou alguém ou só se pode saír com ele há noite porque morde nas pessoas é mandado para um canil, se no canil faz mal aos outros animais ou aos tratadores é o primeiro a ser abatido. Não tenham dúvidas disso, as pessoas vão ao vet para abaterem o seu rafeiro porque mordeu no miudo que queria brincar enquanto o cão comia, é um cão mau e é abatido. Se acontecer as mesmas coisas mas neste caso tratar-se de um cão de raça (das tais ditos agressivos) o cão é logo considerado um bom exemplar, bom cão de guarda, protector do seu dono e um exemplar ideal para reprodução. É desta forma que as características se vão mantendo nos animais e até são apreciadas. Não digo que um cão por ser desta ou de outra raça seja agressivo mas tem essa tendência e qualquer situação pode despertar essa agressividade escondida por uma educação que cada vez mais tem de ser rigorosa.

Não é para ofender ninguém mas é verdade e quem negar é porque não está a par dos factos todos.

Xau
Crisantos
Membro Júnior

terça mai 07, 2002 1:28 pm

Olá!

E uma prova disso é que não se pode educar um cão de uma raça denominada agressiva da mesma forma com que se educa um rafeiro, isto ninguém pode contestar. Tanto que muitas vezes dizem "Ele não é agressivo, não faz mal a ninguém" mas depois mais tarde vem-se a saber que o cão teve uma educação rigurosa para "dar a volta" ao seu comportamento natural. Vocês podem dizer que tem um e ele é muito manso, não duvido mas vai da educação que teve. O que é certo é que se se pode ter um certo "desleixe" na educação de um rafeiro, há que ter punho num cão de uma raça denominada agressiva.
Se reperarem faço sempre a comparação com rafeiros e tem razão de ser. Os animais tem várias característica e a agressividade é uma das que é eliminada em rafeiros e são as pessoas que o fazem. Se o rafeiro atacou alguém ou só se pode saír com ele há noite porque morde nas pessoas é mandado para um canil, se no canil faz mal aos outros animais ou aos tratadores é o primeiro a ser abatido. Não tenham dúvidas disso, as pessoas vão ao vet para abaterem o seu rafeiro porque mordeu no miudo que queria brincar enquanto o cão comia, é um cão mau e é abatido. Se acontecer as mesmas coisas mas neste caso tratar-se de um cão de raça (das tais ditos agressivos) o cão é logo considerado um bom exemplar, bom cão de guarda, protector do seu dono e um exemplar ideal para reprodução. É desta forma que as características se vão mantendo nos animais e até são apreciadas. Não digo que um cão por ser desta ou de outra raça seja agressivo mas tem essa tendência e qualquer situação pode despertar essa agressividade escondida por uma educação que cada vez mais tem de ser rigorosa.

Não é para ofender ninguém mas é verdade e quem negar é porque não está a par dos factos todos.

Xau
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 07, 2002 1:38 pm

É facil copiar nao é ?

Mas qual a validade ? Uma resposta para dois posts. Ou será apenas para manchar a reputaçao de certas raças ?

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=930

Olá!

Xau

Crisantos Publicada: Ter Mai 07, 2002 14:26 Assunto: Cães agressivos

--------------------------------------------------------------------------------

Olá!

Xau
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Crisantos
Membro Júnior

terça mai 07, 2002 3:09 pm

Não dá para perceber que foi um erro? a mensagem deu erro e mandei-a para outro tema mais relacionado mas pelo que parece deu erro mas sempre enviou. Acontece!
luisa_seabra
Membro

terça mai 07, 2002 5:32 pm

não há cães agressivos, há sim cães q têm grande facilidade em aprender a defender e a atacar, assim como têm mais tributos para tal(como a força). há também a questão da possessividade territorial, e a capacidade natural de defesa daquilo q é seu-chamem-lhe desconfiança, se quiserem. mas isso também eu sou desconfiada, e posso não andar a morder por aí quem não conheço, mas se alguém estranho me aborda e eu desconfio, podem crer q rosno. os cães ainda não destinguem as intenções de acções, como nós, e se, no meu caso , alguém se dirigir a mim com más intenções eu rosno. se agirem, aí eu bato, luto, mordo...enfim, defendo-me...e áqueles q me forem queridos.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 08, 2002 12:53 am

Olá
Respondi a CRISANTOS no outro tópico onde colocou uma cópia desta mesma mensagem.... espero naõ encontrar mais cópias por aí!

Apenas queria colocar aqui algo mais sobre esta frase:

Código: Selecionar todos

Não tenham dúvidas disso, as pessoas vão ao vet para abaterem o seu rafeiro porque mordeu no miudo que queria brincar enquanto o cão comia, é um cão mau e é abatido. Se acontecer as mesmas coisas mas neste caso tratar-se de um cão de raça (das tais ditos agressivos) o cão é logo considerado um bom exemplar, bom cão de guarda, protector do seu dono e um exemplar ideal para reprodução.
ISTO É SIMPLESMENTE UM ABSURDO! Quem perceber minimamente sobre criação de cães e sobre selecção de exemplares, vai de certeza aperceber-se da ignorância que revela esta afirmação.
Só alguém que pretenda 'criar' cães para finalidades ilegais, tais como lutas ou outras coisas ligadas à marginalidade, ou alguém muito ignorante, poderá considerar um exemplar agressivo um 'bom exemplar'!!
Perante isto, nada mais tenho a acrescentar!
Última edição por PauloC em quarta mai 08, 2002 2:11 am, editado 1 vez no total.
bebya
Membro Júnior
Registado: quarta mar 27, 2002 11:05 pm

quarta mai 08, 2002 1:07 am

é assim: há dias estive na feira do livro no fórum de Almada e vi um livro girissimo "Como escolher o meu cão". Abri na página dos Malamutes porque tenho um e achei piada porque numa escala de 0 a 10 ele estava no grau 7 em agressividade com outros cães e no grau 7 também no domíno sobre o dono. Para mim ele á um pacholas, não faz mala uma mosca, mas sabem como é que ele me tenta dominar. Recusa-se a comer ração. Andei desde Agosto até Março a tetar dar-lhe ração e como ele passava 3 a 4 dias sem comer, acabava sempre por lhe fazer papinha. Agora entendi que ele não pode continuar a dominar-me. Podem crer que ele estevce 5 dias sem comer NADA e ao 6º dia comeu a ração toda. Não a come todos os dias, porque nós sempre lhe damos umas goluseimas, ou eu compro-lhe um osso daqueles que ele adora, ou uns biscoitos para cão e quando isso acontece é o suficiente para ele deixar de comer a ração. Sei que ele está magro, mas ninguém o manda ser teimoso. às vezes quando estamos todos na sala, ponho-lhe a malga dele com ração e ele depois de olhar muito tristemente para nós, às vezes come a ração, mas assim que nos ouve falar dele, pára logo.
Isto para dizer que o meu cão passivamente consegue dominar-me, se eu deixar, claro.É sonso. Outros animais são mais nervosos e têm outro tipo de reacções; são mais nervosos e mais impulsivos, mas talcomo as crianças têm que ser educadas a controlar as suas emoções e a não serem malcriadas, com os animais passa-se mais ou menos o mesmo.
Tenho um amigo que tem uma Rottweiller. Graças a ela eu perdi o medo que tinha destes cães. Posso-lhes garantir que é um animal espectacular. No entanto, e porque tem um temperamento nervoso, caracteristico desta raça, eu, mesmo sendo sua conhecida, não posso virar a esquina e pular para ela, com mesmo à vontade que qualquer pessoa faz com o meu cão. Ela, por ser mais nervosa, pode ter uma reacção mais explosiva. tAL COMO NEM TODAS AS PESSOAS SÃO CALMAS E PACHORRENTAS, OS ANIMAIS TAMBÉM NÃO SÃO.
Se calhar os cérebros inteligentes que publicam esse tipo de informação, ainda nunca tentaram por-se do lado do cão. Se o fizessem, se calhar poderiam ver que é urgente ensinar as crianças a respeitar os animais.
A nós que entendemos os animais cabe-nos o papel de tentar educar essas crianças. Pelo menos a Associação que represento tem feito por isso nas campanhas que faz às escolas.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 08, 2002 2:04 am

Olá,
Lamento dizer que, apesar de ter gostado de uma parte da sua mensagem, esta afirmação está Errada!!!
No entanto, e porque tem um temperamento nervoso, caracteristico desta raça...
Um cão desta raça com temperamento nervoso, deve ser eliminado do processo de selecção para criação. Um Rottweiler não deve ser nervoso! Quem quer um cão para guarda que seja descontrolado e imprevisível?! Eu não!!!!
De acordo com o estalão (Standard) da Raça, este é o comportamento que um Rottweiler deve ter:
Comportamento
É um cão amável, aprazível e amante das crianças; é muito afectuoso, obediente e com grande disponibilidade para a brincadeira e para o trabalho. A sua aparência denota a sua ancestralidade, o seu comportamento é seguro de si mesmo, não é nervoso e é valente. Reage com muita atenção a tudo o que se passa à sua volta. Perante um estímulo desagradável é duro. Nervos firmes e destemido, os seus sentidos são altamente desenvolvidos. Quando surge uma ameaça, acciona o instinto de defesa, devido ao seu espirito de luta e protecção. Às experiências dolorosas ele resiste sem medo e sem hesitação, porém passada a ameaça, o instinto de luta extingue-se rapidamente, transformando-se numa atitude pacífica. Entre muitas virtudes constam: é apegado à casa e quintal, possui instinto de guarda altamente desenvolvido, possuí uma boa rastreabilidade, é muito perserverante, gosta de àgua e ama as crianças, possui olhar tranquilo e revela bom humor. Não possui uma paixão expressiva pela caça. É bom por natureza, não é nervoso, agressivo ou vingativo.
Pode por isso dizer-se que um Rottweiler nervoso está FORA DO STANDARD DA RAÇA.
Mas...... as ideias pré-concebidas podem sempre mais que um pouco de pesquisa e informação... infelizmente! :(
SeaLords
Membro Veterano

quarta mai 08, 2002 11:11 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 4:49 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 08, 2002 12:31 pm

Olá Sealords,
A mim teria-me bastado que 'desse para perceber' que 'ser nervoso' não é uma característica do raça Rottweiler mas.... se a sua curiosidade assim o determina, devo dizer-lhe que parte destas 'qualidades humanizadas' foram retiradas de uma 'tradução' que vi num site brasileiro ( tal como tão brilhantemente deduziu pelo 'rastreamento'). No entanto, se quer saber o que diz à letra o site do ADRK, aqui vai a respectiva tradução em espanhol que está no respectivo site ( http://www.adrk.de/rotti/1479601S.htm )

Comportamiento general:
Su estado de ánimo es amable, apacible y amante de los niños; es muy afectivo, obediente y con gran disponibilidad para el entrenamiento y para el trabajo. Su apariencia denota su ancestralidad, su comportamiento es seguro en si mismo, no nervioso y valiente. Reacciona con mucha atención respecto a su entorno.

Pronto.... já não tem tantas qualidades 'ridiculamente' humanizadas!

Espero que a sua curiosidade tenha sido satisfeita, mas só espero também que a finalidade com que coloquei aqui o texto anterior não tenha sido prejudicasa por este 'esclarecimento'.
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mai 08, 2002 1:17 pm

Olá,

Paulo, quase que colocavamos ao mesmo tempo o texto da tradução do estalão do Rottweiler que está no site da ADRK ;) !

Quanto à CRISANTOS, se diz que apenas escreve o que ouviu ou o que leu sobre certas raças de cães ditas "agressivas", não acha que em vez de afirmações devia colocar questões?? É que quem ler as afirmações que fez, imediatamente assume que concorda com elas.

Se acha que os rafeiros são imunes à "agressividade" lamento dizer-lhe que está enganada, pois se assim fosse eles não conseguiam sobreviver nas ruas como acontece, pois a vida na rua é difícil e só os mais fortes sobrevivem.

Quanto ao termo "agressividade" penso que está a ser confundido com outros instintos como já aqui foi dito. Um cão dominante não é um cão agressivo. E muitas vezes aquilo a que chamam agressividade não passa de uma defesa. Simplesmente é mais fácil dizer que um cão atacou do que dizer que o cão se estava a defender, e as únicas maneiras que um cão tem de se defender são fugir ou na impossibilidade de o fazer, atacar com as únicas armas que tem - os dentes.

Também é importante não esquecer que a maioria dos problemas que surgem com certas raças de cães, está relacionado com a falta de informação dos proprietários sobre a funcionalidade e características das mesmas. Assim compram um cão de uma raça de guarda (logo um cão com um instinto de dominância elevado, desconfiado com estranhos, protector do lar e dos elementos da sua familia, entre outras das características dos cães de guarda) e querem fazer dele um cão de companhia. Depois queixam-se que o cão é desconfiado com os amigos que vão lá a casa, etc. Ora, a função dele é mesmo ser desconfiado e protector!! De que servia um cão de guarda se ele fosse a correr cumprimentar toda a gente que lhe aparece pela frente com a cauda a abanar????

Nas provas de trabalho para cães de guarda (IPO, SchH, etc) qualquer sinal de timidez ou agressividade é eliminatório. Infelizmente em Portugal isto ainda não acontece, mas em certos países, entre os quais a Alemanha, para os cães destas raças (cães de guarda) poderem cruzar têm que obrigatóriamente superar as provas de trabalho, precisamente para eliminar da criação os indivíduios com problemas de caractér.

Não querendo ilibar os cães de todos os casos que acontecem , pois há efectivamente cães com problemas comportamentais e de carácter, apenas queria referir que este tipo de problemas pode surgir em qualquer raça (nos rafeiros também) e não é um problema característico de uma raça concreta.
Responder

Voltar para “Cães”