Digam o que disserem há e vai haver sempre raças ditas agressivas!
Antes demais á que definir "agressividade". O que é agressividade ? Desejo de dominar ? Desejo de atacar ?
O que se pode dizer e bem é que há raças mais dominantes que outras. Com caracter mais forte que outras, mas nao nos esqueçamos que este caracter mais forte, também significa maior estabilidade psiquica !
Se querem chamar raças agressivas, primeiro digam-me o que é "agressividade" , e depois falamos !
Se acontecer as mesmas coisas mas neste caso tratar-se de um cão de raça (das tais ditos agressivos) o cão é logo considerado um bom exemplar, bom cão de guarda, protector do seu dono e um exemplar ideal para reprodução
Quem lhe disse isso ? Leu onde ? No quiosque da esquina ? Na revista FOCUS ??
Caso nao saiba, os criadores (entenda-se por criador a pessoa que tem como objectivo manter a raça fiel ás suas origens) nao querem produzir maquinas de matar. Independentemente da raça, seja um caniche, um labrador, um Serra da Estrela, um rottweiler, ele só será um bom exemplar da raça, um bom protector do seu dono, um bom cao de guarda e um exemplar ideal para reprodução se e só se estiver dentro do estalao ( do ponto de vista psicologico e morfologico), e que eu saiba nao conheço nenhum estalão que diga que o temperamento do cão é instavel. Conhece algum ?
Nenhum cão instavel, de caracter duvidoso ( medroso, dificil de controlar) é um bom cão, muito menos fiavel na proteção do dono e como guarda !!!
Não tenham dúvidas disso, as pessoas vão ao vet para abaterem o seu rafeiro porque mordeu no miudo que queria brincar enquanto o cão comia, é um cão mau e é abatido
Ai está um exemplo tipico de irresponsabilidade por parte do dono ( seja dono de uma raça considerada perigosa ou se um rafeiro)
É desta forma que as características se vão mantendo nos animais e até são apreciadas.
Vão-se mantendo as caracteristicas tipicas de cada raça ! E como referi em cima em nenhum estalão se lê "maquina assassina" nem " psicologicamente insatvel" nem nenhum estalao tem uma bolinha vermelha no canto superior !!
Não digo que um cão por ser desta ou de outra raça seja agressivo mas tem essa tendência e qualquer situação pode despertar essa agressividade escondida por uma educação que cada vez mais tem de ser rigorosa.
Sem duvida que há raças "mais dificeis" que outras! Certas que precisam de um pulso mais firme que outras, mas daí a serem instaveis e agressivas .......
Será que são as raças consideradas perigosas pelo publico que mais mordem no miudo ??
Olhe para as estatisticas fiaveis (nao sei se existem em Portugal) e depois diga alguma coisa !!
Não é para ofender ninguém mas é verdade e quem negar é porque não está a par dos factos todos.
Não é para a ofender, mas, é dona da verdade ?
Se eu a contradizer com factos nao estou a par dos factos ?? Não será ao contrario ?
- Já agora, compara com os rafeiros. Mas não haverá rafeiros que cabem na sua descrição de cão agressivo ???
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!