parsn Escreveu:Se um cão meu mordesse ao meu filho não era a paulada que ia simplesmente deixava de respirar
Depende... se a culpa é do cão ou do filho...
Cá por casa sempre foi ponto assente: Se algum cão alguma vez afiambrasse um dos donos (qualquer um que fosse), o destino seria Eutanásia.
O facto é que me tenho esforçado um pouquinho (pequenininho...) e até agora, entre os meus 10 cães (e mais de outro tanto que cá ficaram até ao porte de adulto), apenas 1 (UM) rosnou 1 (UMA) vez a minha filha.
Nunca qualquer das minhas filhas foi mordida (nem eu) e nunca foi preciso estar no dilema do que tinha assumido por princípio.
Porque será?? Do guaraná??
Não.
Paulada, ainda só foi necessário uma vez, mas vardasca de marmeleiro, já deu resultados algumas vezes,
Mãos, também já necessitei delas algumas vezes ( e curioso, que tratando-se de cães de grande porte, nem foi preciso luvas de couro...) e nunca fiquei sequer com um arranhão...
Agora VOZ e GESTOS é todos os dias.
Que tal quando temos um cão, percebermos o que é, de que espécie se trata, compreendermos o seu comportamento enquanto espécie e tentarmos fazernos compreender também??
Não é só com atitudes violentas (mas também) que se coloca um cão no seu lugar.
É a dependencia, sobretudo! Um cão tem que estar forçosamente dependente de nós. Em tudo!!
É assim que funciona uma alcateia de lobos em relação ao alpha. O alpha não tem que ser o mais agressivo, mas é sem dúvida aquele de que o resto da alcateia está dependente. Quando isso deixar de acontecer, é destronado e perde a sua capacidade de liderança.
Um cão ainda é um lobo (embora com todas as modificações morfológicas e comportamentais seleccionadas ao longo de milénios) e é da mesma forma que teremos que agir para sermos "Alphas" e consequentemente líderes.
Já muita informação foi aqui referenciada, muita dela válida, outra anedótica.
Quem se interessa em ter um cão, creio que deve ter 2 dedos de testa e, se não conseguir dar conta do recado, recorrer a quem saiba (mesmo que isso custe uns cobres).