Pedido de ajuda ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
adlucem
Registado: quinta dez 27, 2001 8:10 pm
Contacto:

quinta mar 27, 2003 12:52 am

O Leo é um pequenote que nasceu debaixo das escadas da m/ casa e q encontrei ao chegar de férias. Depois de arranjar um lar para cada um dos ermãos e para a a doce mamã (decerto, tb abandonada) o Leo - que fará 3 anos em Julho - ficou a fazer parte da familia.
Hoje deu-me o primeiro grande susto. Foi fazer o chichi dele como de costume e desapareceu! Após 4 longas, chuvosas e angustiantes horas, encontrei-o a cerca de 3 km de casa!
Trouxe-o para casa (nem lhe ralhei tal era a minha alegria), observei-o cuidadosamente, lavei-o e fiquei o resto do dia junto dele. Contudo está temeroso e rosna sem motivo aparente. Está estranho!
Não tem feridas nem aparenta dificuldades motoras no entanto ...
Bom, é a primeira vez que aqui apareço, pelo que conselhos ou sugestões são bem vindos. Não sei o que fazer ...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 27, 2003 2:20 am

pode estar, apenas, muito assustado e confuso. mas porque não o leva ao vet?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 27, 2003 9:13 am

Olá

Bem-vinda ao fórum.

Fiquei um pouco confuso com a narração. O cão já tem três anos, não é?
E este foi o seu primeiro susto? Mas que felizarda!

Pela tão sumária descrição é muito difícil avaliar o que poderá ter acontecido que justifique a diferença de comportamento do cão. Por outro lado, não se percebe muito bem como são os hábitos do cão. Segundo depreendi o cão sai sozinho de casa, solto, assim um pouco ao Deus dará, faz as suas necessidades e depois volta. Mas desta vez foi e não voltou. É isso?

Se foi assim, há aqui alguns aspectos que não me parecem muito correctos. Mas não quero adiantar mais porque em face da sua descrição tão sumária, entro forçosamente na especulação.
O cão embora não apresente danos físicos pode muito bem ter levado a trombada de um carro, pode muito bem ter levado a paulada de alguèm que o viu a fazer o cócó à sua porta, pode ter sido uma série de coisas a que um cão fica sujeito quando anda assim um pouco sujeito à sua sorte, não é?
O conselho da Anjazul não é de todo descabido. O veterninário poderá melhor do que ninguém determinar a causa da modificação de comportamento do cão. Mas eu no seu lugar revia a forma de o deixar ir à rua.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quinta mar 27, 2003 9:59 am

Olá Adlucem ,
O nel tem toda a razão quando diz que podem ter acontecido imensas coisa, desde carros , a pessoas mal intencionadas, a um cão maior que ele, a diversas situações que o tenham assustado.
Siga o conselho deles e leve-o ao vet, explique a situação do que aconteceu ao vet , e que não faz a menor ideia do que se terá passado no tempo em que ele esteve desaparecido. Ele assim faz-lhe um cheq-up e quem sabe até pode ter alguma lesão que não se veja à 1ª e ele rosne de dores quendo lhe toca.
É claro que isto são tudo hipoteses e sugestões, mas faça isso vá ao vet e depois de-nos novidades.
Vai ver que é só medo e depois passa.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 27, 2003 10:05 am

Se fosse comigo, pensaria que o cão apanhou um susto valente !
Se calhar ia sendo atropelado, se calhar alguém lhe bateu, se calhar apareceu outro cão agressivo, se calhar teve medo de ser abandonado.
Sei lá !

Se fôr o que penso, o tempo e a segurança junto dos donos curam.

Francamente, não vejo vantagem em ir ao vet, para já.
Que pode ele fazer ?
A meu ver só lhe pode dar conselhos e opiniões sobre o que fazer (isto pode dar pelo telefone).

Se fosse comigo durante uns tempos tinha mais atenção ao cão e tentava perceber porque é que ele se comporta assim (em que circunstâncias) e também era 'mais dona', mais exigente com ele - parece tolice, mas eles sentem isso como uma segurança (a obidiência é um serviço que agrada ao dono e faz dele um membro da família).
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta mar 27, 2003 10:35 am

Olá ,
Seja Bem vinda ao fórum ;)

Por aquilo que refere, parece que o Leo está traumatizado :|
Algo se passou para ele ter essas reacções.
O que foi, não se sabe, nem vale a pena estar a tentar adivinhar.

Dê-lhe muita atenção e deve aconselhar-se junto do seu veterinário, pois melhor do que ninguém, ele poderá ajudá-la a superar esta situação com o seu menino.

Boa Sorte e vá dando notícias ;) :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 27, 2003 7:40 pm

Bem vinda ao forum.

Realmente, pela sua descrição, pode ser de tudo um pouco, tal como outros foristas já o disseram, mas faço das palavras do Nel, minhas!!!

Já agora aproveito para lhe contar o que aconteceu, não há muito tempo, com um cão de uma pessoa que foi ao vet 2 dias após uma situação i dêntica à sua.

Foi que depois do cão regressar a casa, teve o msm comportamento que o seu mas a dona pensou ser pelo susto do animal se ter perdido...e afinal foi bastante mais grave. O animal levou uma trancada de um carro ( a dona não sabia ) aparentemente estava bem mas 2 dias depois começou com problemas respiratórios e a largar sangue pela boca.
Pois...é que ele fez uma hemorragia interna...

Não a quero assustar mas tem que ponderar que tudo se possa ter passado...percebe? Não vá o diabo tecê-las...
Se gosta tanto do seu animal, mais vale prevenir do que remediar!!!

Leonilde Carvalho
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mar 27, 2003 10:05 pm

Olá

se me permite uma sugestão, leve-o sempre à rua e de trela. Ele ir sozinho é um enorme risco
adlucem
Contacto:

sexta mar 28, 2003 12:17 am

Em primeiro lugar um reconhecido "obrigado" pela opiniões e sugestões aqui expressas por todos.
O Leo está um pouco melhor contudo continua "diferente" pelo que amanhã vai à vet. dele, com quem já falei pelo telf.
Parece-me óbvio que esta experiência foi traumatizante para ele, (de que forma e com que consequências é o que está por saber).
Já agora uma nota que gostaria de esclarecer por que me pareceu ser um pensamento relativamente generalizado. E porque a angústia que senti naquelas horas, e o facto de "saber" que ele não está bem, já são castigo qb para uma distracção.

"...Segundo depreendi o cão sai sozinho de casa, solto, assim um pouco ao Deus dará, faz as suas necessidades e depois volta. Mas desta vez foi e não voltou. É isso?"
"... em face da sua descrição tão sumária, entro forçosamente na especulação."
"... coisas a que um cão fica sujeito quando anda assim um pouco sujeito à sua sorte, não é?"

Não propriamente! A especulação tem destas coisas. Ou se acerta ou não! Eu vivo numa zona residencial muito sossegada, com transito muito reduzido (fundamentalmente dos moradores) rodeada de pinhal pelo que o Leo está - desde o inicio - habituado a andar sem trela quando estamos no jardim de casa e nomeadamente para fazer as suas necessidades.
Contudo eu estava tb cá fora, - como de outras vezes - a conversar ao telem e portanto distraido. Quando dei por falta dele aínda não devia estar longe mas devo ter começado a procurá-lo pelo sitio errado.

Amanhã já se saberá algo mais mas não será for falta de carinho e compreensão (o facto de ele me rosnar sem motivo aparente, deixa-me doido), que ele não vai recuperar e renovar o meu estatuto de "Felizardo" por o ter adoptado!

Carlos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 28, 2003 1:41 am

quando me roubaram a joana, ela também teve um comportamento muito estranho durante uns dias. para já, quem é que a conseguia apanhar? foram precisos 2 dias. depois, fugia dos outros gatos e não se queria aproximar de mim. já tinha 10 anos. no caso dela, felizmente, foi apenas susto. quase que jurava, que a tiveram presa para não fugir. depois de todo o alarido que fiz, decidiram atirá-la para um descampado, o que a deixou ainda mais confusa e amedrontada :o :o :o
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta mar 28, 2003 10:30 am

[quote=DoraSeixas]
Olá Adlucem ,
Vai ver que é só medo e depois passa.
[/quote]

Como já tinha dito , tenha calma vai vr que ele não perde a confiança, nem a gratidão que tem por si, só tem é de lhe dar tempo para ele recuperar.
Calma !!!!
PJOC
Membro
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm

sexta mar 28, 2003 10:45 am

Para além de tudo o que foi dito gostaria de realçar o comentario do VascoV. De futuro não deixe o seu canito pasear sozinho. Nunca se sabe o que pode acontecer. Se estiver com ele e ainda por cima de trela é garantido quase a 100% que está seguro.

Abraço
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta mar 28, 2003 10:49 am

Olá a todos!
Seja bem vindo Carlos!
Conforme já todos disseram o seu cão pode ter levado um susto tão grande que o levou a afastar-se assim do local onde habitualmente anda para fazer as suas necessidades, no entanto se, como disse, também estava na rua com ele, é muito estranho que sem causa aparente se tenha afastado dessa maneira. Mas ele não é maluco e algo aconteceu para alterar o seu comportamento. Se fosse comigo, teria logo ligado ao vet e ia imediatamente ver o que se passava com a ajuda, a meu ver, sempre imprescindível de quem realmente pode observar o cão e melhor do qualquer um de nós ver se algo de errado se passa com ele. Acho muito acertada a sua decisão de o levar ao vet que o ajudará a acalma-lo e a tratar dessa alteração de comportamento. De qualquer forma assegure-se e não volte a lavar o seu amigo à rua sem trela. É apenas a minha opinião.
Gostava que desse notícias para saber-mos como vai o seu canito.
adlucem
Contacto:

sexta mar 28, 2003 9:37 pm

Viva!
O Leo está muito melhor hoje. Foi ao vet. e os exames feitos não acusaram nada, pelo que a opinião do vet é a mesma dos amigos (as) que me responderam neste forum: Foi apenas um susto causado pela estranheza da situação em que se viu. De qualquer forma "aprendi" a lição e não voltará a andar sem trela fora de casa.

Já agora, será que terá sido o sexo oposto a faze-lo desaparecer assim?
Quando o encontrei estava sozinho.
É que ele vai fazer em Julho 3 anos e nunca teve qualquer experiência desse tipo. Seria aconselhavel arranjar-lhe uma companheira? Ele não tem aqueles comportamentos que vejo às vezes noutros cães "agarrados" às pernas dos donos, contudo confesso que não sei se ele deve "obrigatoriamente" conhecer uma cadelinha ou se há uma "altura certa". Fico a aguardar as v/ dicas e conselhos.

Carlos
adlucem
Contacto:

sexta mar 28, 2003 9:38 pm

Viva!
O Leo está muito melhor hoje. Foi ao vet. e os exames feitos não acusaram nada, pelo que a opinião do vet é a mesma dos amigos (as) que me responderam neste forum: Foi apenas um susto causado pela estranheza da situação em que se viu. De qualquer forma "aprendi" a lição e não voltará a andar sem trela fora de casa.

Já agora, será que terá sido o sexo oposto a faze-lo desaparecer assim?
Quando o encontrei estava sozinho.
É que ele vai fazer em Julho 3 anos e nunca teve qualquer experiência desse tipo. Seria aconselhavel arranjar-lhe uma companheira? Ele não tem aqueles comportamentos que vejo às vezes noutros cães "agarrados" às pernas dos donos, contudo confesso que não sei se ele deve "obrigatoriamente" conhecer uma cadelinha ou se há uma "altura certa". Fico a aguardar as v/ dicas e conselhos.

Carlos
Responder

Voltar para “Cães”