Antes de mais desculpem-me por estar a abrir um novo tópico e não seguir o já existente, mas esta pareceu-me a atitude mais correcta e em maior consonância com o meu objectivo.
O tópico acima mencionado já foi aberto há bastante tempo e ainda hoje se arrasta devido, talvez, à polémica a ele inerente que leva a que cada um defenda os seus pontos de vista, por vezes, de forma (no meu entender) demasiado excessiva. Como este tópico, existem muitos mais que provocam a mesma celeuma entre os "foristas".
Mas a razão que me leva a abrir um novo tópico é a seguinte:
Como em qualquer questão, existem vários pontos de vista pessoais, mais ou menos defensáveis, dependendo de vários factores como a lógica da questão em si, até à capacidade de argumentação de cada um.
O que aqui vos faço é um apelo, para que talvez todos nos possamos dar um pouco melhor e evitar algumas situações menos "agradáveis" que aqui ocorrem.
Há vários membros deste fórum que são criadores, ou melhor, que são bons criadores, que demonstram profundo conhecimento de causa e a quem, pelos menos eu, tenho a agradecer várias intervenções que em muito me esclareceram em algumas dúvidas, pequenas curiosidades e até em assuntos sobre os quais eu, pura e simplesmente não estava sequer atento ou alertado.
No entanto, por vezes, questões que por vos parecem descabidas e até mesmo estúpidas são prontamente "atacadas" de um modo muito agressivo que, a meu ver, será um tanto ao quanto desnecessário e evitável em certas situações.
Eu próprio, por vezes, fiz (e faço) aquilo para o qual agora alerto.

Relativamente à questão da compra de cães em lojas, e das "puppy-mills", esse assunto não é do conhecimento generalizado das pessoas. Muitos dos membros deste fórum não são criadores ou especialistas em cães, desconhecem vários assuntos por completo (tal como eu) e podem achar que comprar animais numa loja pode ser a melhor solução.
Acho eu (na minha humilde opinião) que compete a todos nós, membros do fórum, e se calhar mais ainda a vós, membros veteranos que são criadores, esclarecer esses membros mais recente e/ou inexperientes.
Eu sei que vos deve ser frustrante e irritante algumas mensagens que aqui lêem, mas por vezes isso deve-se ao desconhecimento total, nada mais.
Penso que seria possível evitar alguns autêntico "ataques" que aqui vemos. Que poderiam ser um pouco mais condescendentes na forma como se dirigem às pessoas quando verificam que se tratam do membro junior que pode estar totalmente confuso e equivocado. Penso que a verdadeira razão de ser deste fórum é precisamente a troca de ideias de forma a esclarecer essas dúvidas e confusões.
Não vou personalizar esta mensagem porque ela não se dirige especificamente a A, B, ou C, mas sim é para o geral, para novos, menos novos, antigos ou mais antigos membros.
Vou unicamente personalizar o exemplo demonstrado por um membro, o PauloC, que talvez seja quem melhor consegue esclarecer de uma forma objectiva, sem ataques a ninguém, as dúvidas que aqui vão surgindo.
Acho que deveria ser um exemplo a seguir por todos, incluíndo eu.
Um abraço a todos, e desculpem-me a minha "ousadia"

Bullie & Gaspar