luta em casa
Moderador: mcerqueira
Boas,venho até está comunidade pedir alguns conselhos sobre um problema que me surgiu recentemente.
que abreviando é o seguinte;tenho dois cães em casa que sempre se deram muito bem.o mais velho é macho e a mais nova é femea,ambos tem cruzamento de sangue o primeiro com (doberman) o segundo com (pitbull). á cerca de um mes aconteceu o primeiro incidente a causa foi um osso,esse incidente não foi muito sério pois eu estava presente e com a ajuda da minha esposa conseguimos resolver a situação sem danos fisicos para qualquer um dos animais, ou para nos próprios.ontem aconteceu algo pior pois eu não estava presente mas sim a minha esposa e os dois envolveram-se numa luta bastante feroz (sem razão aparente) que resultou em sérios danos para ambos. que não foram mais graves devido a intervenção da minha esposa, que se aleijou gravemente pois foi mordida por um deles quando os tentava separar.resta acrescentar que o cão mais velho vive em nossa casa desde os 2 meses e tem 6 anos e a cadela veio para junto de nós já com dois anos e tem 4 anos.solicito da vossa parte por favor que me sugiram conselhos de modo a tenta resolver está situação.pois não queria de forma alguma desfazer-me de qualquer um dos animais.o cão foi castrado aos 4 anos e a cadela esterelizada ao 2.
Bem Hajam.
que abreviando é o seguinte;tenho dois cães em casa que sempre se deram muito bem.o mais velho é macho e a mais nova é femea,ambos tem cruzamento de sangue o primeiro com (doberman) o segundo com (pitbull). á cerca de um mes aconteceu o primeiro incidente a causa foi um osso,esse incidente não foi muito sério pois eu estava presente e com a ajuda da minha esposa conseguimos resolver a situação sem danos fisicos para qualquer um dos animais, ou para nos próprios.ontem aconteceu algo pior pois eu não estava presente mas sim a minha esposa e os dois envolveram-se numa luta bastante feroz (sem razão aparente) que resultou em sérios danos para ambos. que não foram mais graves devido a intervenção da minha esposa, que se aleijou gravemente pois foi mordida por um deles quando os tentava separar.resta acrescentar que o cão mais velho vive em nossa casa desde os 2 meses e tem 6 anos e a cadela veio para junto de nós já com dois anos e tem 4 anos.solicito da vossa parte por favor que me sugiram conselhos de modo a tenta resolver está situação.pois não queria de forma alguma desfazer-me de qualquer um dos animais.o cão foi castrado aos 4 anos e a cadela esterelizada ao 2.
Bem Hajam.
Olá.
Não sei se te posso ajudar, mas estou na mesma situação que tu.
Tenho 2 machos em casa que já se pegaram vezes sem conta e por 2 vezes houve danos físicos para ambos. Até agora não consigo arranjar solução para este problema. Já nem sequer posso levá-los a passear soltos, pois com a excitação começam logo a lutar.
Falei com a veterinária que me disse que talvez não tenha solução, apenas posso tentar evitar que aconteça. Ela disse que os cães nunca se esquecem das lutas que tiveram, e a primeira luta é a primeira de muitas, principalmente quando há danos físicos.
Tens que tentar perceber o porquê da luta. Normalmente é por ciúmes. Os meus cães só lutam na minha presença ou do meu parceiro, e parece que lutam para disputar a nossa atenção.
Já pensámos em castrar os dois, mas foi-nos dito que pode resultar ou não, por isso ainda estamos a ponderar se vale a pena o dinheiro e o sofrimento.
Deixo-te aqui um link para um artigo sobre este assunto. Espero que ajude.
http://pt.vivapets.com/article.php?id=186
Cump,
Telma
Não sei se te posso ajudar, mas estou na mesma situação que tu.
Tenho 2 machos em casa que já se pegaram vezes sem conta e por 2 vezes houve danos físicos para ambos. Até agora não consigo arranjar solução para este problema. Já nem sequer posso levá-los a passear soltos, pois com a excitação começam logo a lutar.
Falei com a veterinária que me disse que talvez não tenha solução, apenas posso tentar evitar que aconteça. Ela disse que os cães nunca se esquecem das lutas que tiveram, e a primeira luta é a primeira de muitas, principalmente quando há danos físicos.
Tens que tentar perceber o porquê da luta. Normalmente é por ciúmes. Os meus cães só lutam na minha presença ou do meu parceiro, e parece que lutam para disputar a nossa atenção.
Já pensámos em castrar os dois, mas foi-nos dito que pode resultar ou não, por isso ainda estamos a ponderar se vale a pena o dinheiro e o sofrimento.
Deixo-te aqui um link para um artigo sobre este assunto. Espero que ajude.
http://pt.vivapets.com/article.php?id=186
Cump,
Telma
Boa tarde,
Sem bem o que está a passar, pois já passei pelo mesmo e é uma situação muito complicada.
uma vez que ainda não obteve nenhuma resposta aconselho-o a ler as mensagens que eu obtive, quando tive o mesmo problema nos seguintes endereços:
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... ht=#476528
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... ht=#366220
Pode ser que consiga tirar umas ideias, embora no meu caso a solução tenha passado por dar a minha pastora alemã
Boa sorte, e vá dando notícias
Sem bem o que está a passar, pois já passei pelo mesmo e é uma situação muito complicada.
uma vez que ainda não obteve nenhuma resposta aconselho-o a ler as mensagens que eu obtive, quando tive o mesmo problema nos seguintes endereços:
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... ht=#476528
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic. ... ht=#366220
Pode ser que consiga tirar umas ideias, embora no meu caso a solução tenha passado por dar a minha pastora alemã

Boa sorte, e vá dando notícias
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Eu nunca soube de problemas graves entre machos e fêmeas...não sei mesmo que deve fazer, uma vez que essas brigas são muito violentas. É que pela descrição parece uma briga entre animais do mesmo sexo.
Por norma as cadelas têm brigas mais violentas, entre elas comparando com os machos... Os cães da mesma matilha em princípio não se deviam digladiar-se de forma tão agressiva e extrema, porque isso constitui uma perda e enfraquecimento da matilha. É por isso que quando há pequenas brigas não se deve interferir, pode ser que resolvam entre eles; mas não penso que tenha sido apenas uma briga pequena.
Evite o contacto entre eles na hora de comerem... de eles os dois, tente saber qual é o alfa; o alfa é que deverá receber os carinhos primeiro a ele e só depois ao outro, tudo o que seja mimos, comida, brinquedos deve ser o alfa a receber primeiro...isto para evitar que ele/ela necessite de afirmar a hierarquia e consequentemente haja outra luta.
O melhor era procurar ajuda profissional, procure uma escola de treino e explique o problema...até lá o melhor era manter os dois separados, uma vez que têm dificuldades em separa-los.
E queria acrescentar como devem separar os cães caso volte a haver mais problemas
Segure os cães pelas pernas traseiras levantado-as do solo, desta forma o cão perde o apoio e não terá condições de sacudir a cabeça ou aumentar a pressão;
Puxe a coleira (no caso de ser estranguladora é mais fácil) o suficiente até o cão abrir a boca...assim podem afasta-los imediatamente.
Se a coleira for normal...

Por norma as cadelas têm brigas mais violentas, entre elas comparando com os machos... Os cães da mesma matilha em princípio não se deviam digladiar-se de forma tão agressiva e extrema, porque isso constitui uma perda e enfraquecimento da matilha. É por isso que quando há pequenas brigas não se deve interferir, pode ser que resolvam entre eles; mas não penso que tenha sido apenas uma briga pequena.
Evite o contacto entre eles na hora de comerem... de eles os dois, tente saber qual é o alfa; o alfa é que deverá receber os carinhos primeiro a ele e só depois ao outro, tudo o que seja mimos, comida, brinquedos deve ser o alfa a receber primeiro...isto para evitar que ele/ela necessite de afirmar a hierarquia e consequentemente haja outra luta.
O melhor era procurar ajuda profissional, procure uma escola de treino e explique o problema...até lá o melhor era manter os dois separados, uma vez que têm dificuldades em separa-los.
E queria acrescentar como devem separar os cães caso volte a haver mais problemas
Segure os cães pelas pernas traseiras levantado-as do solo, desta forma o cão perde o apoio e não terá condições de sacudir a cabeça ou aumentar a pressão;
Puxe a coleira (no caso de ser estranguladora é mais fácil) o suficiente até o cão abrir a boca...assim podem afasta-los imediatamente.
Se a coleira for normal...
A briga
Se o nosso cão for atacado por outro, há que estar preparado para os separar. O ideal seria ter à mão um bastão, introduzindo o cabo na coleira do atacante e retorcendo-o, de modo a que a coleira faça pressão sobre a garganta. Consegue-se, assim, que o cão agressor abandone a sua presa e, além disso, obtem-se o seu controlo. Quando tivermos que utilizar as mãos, todo o cuidado é pouco, para não sermos mordidos durante a luta.
<p>susana</p>
Boas em 1º lugar queria agradecer ás respostas ao tópico por mim aberto, por parte dos membros: pitucas,Leila e susanastrat o meu Muito Obrigado a voces.
consultei os links por voces fornecidos e de facto aprendi muita coisa que não sabia!
sobre os conselhos do membro susanastrat
gostaria de colocar uma questão, se me permite:como sei qual dos cães é o dominante?
Mais uma vez Muito Obrigado pela ajuda.
Cumps.
consultei os links por voces fornecidos e de facto aprendi muita coisa que não sabia!
sobre os conselhos do membro susanastrat
gostaria de colocar uma questão, se me permite:como sei qual dos cães é o dominante?
Mais uma vez Muito Obrigado pela ajuda.
Cumps.
Só se deve interferir numa luta (desde que seja uma luta normal de hierarquia) em casos extremos. Se abortou a luta eles vão lutar sempre para concluir aquilo que ficou a meio – o estabelecimento da hierarquia.
É estranho isto estar a acontecer entre cães de sexos diferentes, mas como há sangue de raças de luta pelo meio é compreensível.
Deve tratar o cão dominante sempre como sendo o cão dominante e respeitar essa hierarquia.
É estranho isto estar a acontecer entre cães de sexos diferentes, mas como há sangue de raças de luta pelo meio é compreensível.
Deve tratar o cão dominante sempre como sendo o cão dominante e respeitar essa hierarquia.
Só uma questão, havendo uma fémea a lutar com um macho e sendo as fémeas nestas questões extremamente agressivas, será que ela pára?FBC Escreveu:Só se deve interferir numa luta (desde que seja uma luta normal de hierarquia) em casos extremos. Se abortou a luta eles vão lutar sempre para concluir aquilo que ficou a meio – o estabelecimento da hierarquia.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
jimmypt Escreveu: (...)como sei qual dos cães é o dominante?
Qual dos cães inicia a luta?
Qual deles é que na brincadeira com algum objecto, fica detentor do objecto...?
Qual dos dois passou a ocupar ou tenha ocupado a cama do outro...?
Qual dos dois rouba a comida(ossos) ao outro...?
Qual dos dois come primeiro...?
(quando vai dar um biscoito aos dois, qual dos deles, se coloca em posição de receber primeiro? Muitas vezes nota-se haver um mais ansioso por receber que outro...)
Qual dos dois "obriga" o outro a brincar, quando ele mostra que não está interessado?
É verdade que a interferência humana pode prejudicar, os cães da mesma matilha não querem matar o outro elemento, só se algum deles tiver algum problema e ser anormal, ou porque tenha havido grande interferência dos donos. Ao existir uma mudança de comportamento é porque algo mudou, para que eles estejam agressivos...não se deve interferir porque os cães comunicam entre si, quando se interrompe essa comunicação, pode passar a existir a luta como forma única de comunicação.
Experimente a deixa-los coabitar normalmente...se houver uma luta rápida, não interfira, se for uma luta demorada tem de interromper mas sem bater...deixe o cão que inicia a luta 1 min afastado do resto da família, só uns segundos, não deve deixar mais que breves momentos, porque ao ficar preso e condicionado, só aumenta a irritabilidade e aumenta o problema.
Tente proporcionar-lhe bastantes passeios, onde eles possam correr...ajuda a que os animais estejam menos nervosos, stressados ...etc.
FBC Escreveu:É estranho isto estar a acontecer entre cães de sexos diferentes, mas como há sangue de raças de luta pelo meio é compreensível.
Também pensei nisso...
Um outro possível motivo (posso estar a dizer asneira), o facto de serem esterilizados, não pode influenciar este comportamento, como se fossem animais do mesmo sexo...? (Estou errada e não se passa nada disso...)
jimmypt Escreveu:o cão foi castrado aos 4 anos e a cadela esterelizada ao 2.
<p>susana</p>
Pois, realmente não sei, será que pode haver uma confusão de sexos por causa da castração’ não faço ideia e sou radicalmente contra a castração de cães.FBC escreveu:
Também pensei nisso...
Um outro possível motivo (posso estar a dizer asneira), o facto de serem esterilizados, não pode influenciar este comportamento, como se fossem animais do mesmo sexo...? (Estou errada e não se passa nada disso.
Realmente pode não parar, ainda por cima com sangue de Pitbull. Em situações deste género eu penso que se deve tentar deixar ir a briga até ao fim. O dono deve mater sempre calma absoluta e, caso a “coisa” fique feia deve-se intervir de forma muito calma e autoritária, deve tentar perceber o porque ê da luta e se for por hierarquia nunca deve premiar o cão que estava a perder, o que acontece muitas vezes. Os donos têm a mania de ir acariciar o “coitadinho” que perdeu e repreender o “bruto” que ganhou. Os cães não têm este tipo de moralismo e isto apenas serve para encorajar o mais fraco a tentar novamente liderar visto o dono o estar a tratar como líder.FBC escreveu:
Só se deve interferir numa luta (desde que seja uma luta normal de hierarquia) em casos extremos. Se abortou a luta eles vão lutar sempre para concluir aquilo que ficou a meio – o estabelecimento da hierarquia.
Só uma questão, havendo uma fémea a lutar com um macho e sendo as fémeas nestas questões extremamente agressivas, será que ela pára?
Neste tópico, também pode encontrar conselhos úteis sobre lutas de cães:
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic.php?t=43886
Principalmente sobre o que NÃO FAZER quando eles lutarem, que é usar as mãos para os separar. Tem de avisar a sua mulher disto e a seguir os conselhos das cadeiras, portas e outros que tais.
http://pt.vivapets.com/forum/viewtopic.php?t=43886
Principalmente sobre o que NÃO FAZER quando eles lutarem, que é usar as mãos para os separar. Tem de avisar a sua mulher disto e a seguir os conselhos das cadeiras, portas e outros que tais.
Animais: Lómë e Mélita.
Boas, venho novamente agradecer a esta comunidade o apoio demonstrado!mais uma vez Obrigado
quanto aos meus animais já os juntei novamente e parece estar tudo bem!
apenas os separá-mos quando não está ninguém em casa (não vá ter algum desgosto).
teve de acontecer está situação infeliz para ter conhecimento deste site, no qual já aprendi muita coisa que não tinha conhecimento!fico muito feliz por saber que há tanta gente que ama os seus animais tanto quanto eu.
Cumps.
P.S. Desculpem não ter dado noticias tive um problema no pc.
quanto aos meus animais já os juntei novamente e parece estar tudo bem!
apenas os separá-mos quando não está ninguém em casa (não vá ter algum desgosto).
teve de acontecer está situação infeliz para ter conhecimento deste site, no qual já aprendi muita coisa que não tinha conhecimento!fico muito feliz por saber que há tanta gente que ama os seus animais tanto quanto eu.
Cumps.
susanastrat Escreveu:
Qual dos cães inicia a luta?
Resp: na 1ª vez foi a Femea está ultima que referi não sabemos.
Resp: Femea
dormem juntos
Resp: a Femea
Resp: qualquer um deles, pois tem sempre comida a disposição
(quando vai dar um biscoito aos dois, qual dos deles, se coloca em posição de receber primeiro? Muitas vezes nota-se haver um mais ansioso por receber que outro...)
Resp: Macho
Qual dos dois "obriga" o outro a brincar, quando ele mostra que não está interessado
P.S. Desculpem não ter dado noticias tive um problema no pc.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Hmmm...pois, parece que são os dois dominantesjimmypt Escreveu: Qual dos cães inicia a luta?
Resp: na 1ª vez foi a Femea está ultima que referi não sabemos.
Resp: Femea
dormem juntos
Resp: a Femea
Resp: qualquer um deles, pois tem sempre comida a disposição
Qual dos dois "obriga" o outro a brincar, quando ele mostra que não está interessado

Só uma coisa, não lhes deixe comida à descrição! Dê duas refeições diárias e veja como de comportam no primeiro dia. Só comem quando você manda. Manda-os sentar e, quando estiverem calmos, manda-os comer ao mesmo tempo. Ponha as tigelas separadas mas na mesma parede e observe. Se houver algum tipo de disputa, ou se a fêmea tentar impedir o macho de comer ou for a correr comer primeiro deve ser ela o dominante. Depois trate-a como dominate, mandando-a ir primeiro comer, dar-lhe primeiro as festinhas, brinquedos, biscoitos, ossos, etc. Isso deve apaziguar os ânimos

Agora é uma questão de observar muitíssimo bem os seus cães: num passeio quem vai à frente (ok, deve ser o dono

Vá dando notícias
Boas,Muito Obrigado pelas dicas!sportinguista Escreveu:
Hmmm...pois, parece que são os dois dominantes![]()
Só uma coisa, não lhes deixe comida à descrição! Dê duas refeições diárias e veja como de comportam no primeiro dia. Só comem quando você manda. Manda-os sentar e, quando estiverem calmos, manda-os comer ao mesmo tempo. Ponha as tigelas separadas mas na mesma parede e observe. Se houver algum tipo de disputa, ou se a fêmea tentar impedir o macho de comer ou for a correr comer primeiro deve ser ela o dominante. Depois trate-a como dominate, mandando-a ir primeiro comer, dar-lhe primeiro as festinhas, brinquedos, biscoitos, ossos, etc. Isso deve apaziguar os ânimos![]()
Agora é uma questão de observar muitíssimo bem os seus cães: num passeio quem vai à frente (ok, deve ser o donomas deles), quem apanha primeiro o brinquedo que atira, quem fica por cima nas brincadeiras (se as houver) quem se desvia para o outro passar ou até beber água. Quem for o dominante deve ser tratado como tal, sabendo, é claro, que o dono manda em todos sem discussão
![]()
Vá dando notícias
esqueci-me de referir que só existe um comedouro para os animais.
será que estou a proceder mal?
e mais uma questão: sempre levei o Macho em 1º lugar a passear será que devo alterar essa situação?
fico imensamente agradecido a todas ás pessoas que me tem ajudado.
Cumps.