sábado jun 02, 2007 5:13 pm
Não, não dou químicos aos meus cães preventivamente, tal como não os daria às minhas crianças. Os cães apanham parasitas quando:
1) Têm pulgas
2) Andam soltos e a cheirar e lamber os cócós dos outros
2) Não têm uma alimentação adequada, que previna os parasitas de se fixarem no organismo
Muitas vezes até têm parasitas - como a giardia, veja o que disse o Fang num outro fórum - e isso não lhes faz mal nenhum. Tudo tem a ver com o estado de saúde dos cães e com a força do seu sistema imunitário.
Quando, eventualmente, acontece um dos meus cães ter algum problema com parasitas, dou-lhes o Drontal Plus ou o Panacur. Por vezes, até resolvo o problema de giardia só com extracto de alho fresco. Acho que dei desparasitantes aos meus cães adultos em média duas vezes a cada um durante toda a vida (sem contar com o tempo de crescimento até aos 6 mêses). Até aos seis mêses, naturalmente, devem ser desparasitados todos os mêses, aí sim, preventivamente, para não terem problemas de crescimento.
E quando dou desparasitantes, dou iogurte natural com lactobacilus durante uma semana, para repôr a flora intestinal.
Não aconselho a dar iogurte se os cães não estiveram habituados, pois podem ter diarreia. Cães que só comem ração, só comem ração.
Animais: Lómë e Mélita.