Yorkie - Alguém me pode ajudar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Coralia
Membro Júnior
Registado: sexta fev 03, 2006 2:38 pm

quinta jun 07, 2007 11:39 am

Depois de mais de vinte anos sem ter cães decidi comprar um Yorkie.
Confesso que comprar animais é contra os meus princípios, havendo tantos abandonados a precisar de ajuda, mas visto que tenho duas gatas precisava de arranjar um cão bebé. Por outro lado queria garantir que fosse pequenino o que implicava um cão de raça visto que o tamanho final dos rafeiros é sempre um tiro no escuro.

A Bit (a minha cadelinha) é um amor, simpática, sociável, bem comportada, muitíssimo inteligente...
Acontece que estou a dar completamente em louca relativamente à limpeza.
Fez ontem quatro meses (veio para cá com mês e meio) e continua a fazer xixi e cócó por todo o lado.

A ideia sempre foi ela fazer as necessidades em casa.
Comprei-lhe uma casa de banho para cães, visto que tenho uma vida irregular e seria difícil para mim leva-la à rua a horas certas.
A dita casa de banho não é mais do que uma espécie de tabuleiro onde se colocam umas fraldas absorventes. Eu até tenho colocado jornais em vez disso, visto que aparentemente eles preferem. Ponho sempre lá um ligeiramente molhado com o xixi dela para que o cheiro a atraia.
Li imenso sobre o assunto, e conheço inclusivamente várias pessoas que o fazem com os cães deles, sei portanto que é possível. Mas com esta nada parece resultar.

Paciência tenho tido muita.
Esta tem no entanto limites e é desesperante passar todo o santo dia a limpar porcaria do chão.
O método que tenho utilizado para a educar é o seguinte:
- Nos primeiros tempos, quando não estava com ela, fechava-a num sítio pequeno (o que os Ingleses chamam "crate training") visto que em geral não gostam de sujar o sítio onde dormem. Isto para a ensinar a aguentar-se. Foi a única coisa que resultou até agora. Durante a noite fecho-a na casa de banho e de manhã está limpo. Quando não estou em casa deixo-a à solta no corredor e cozinha e regra geral também não faz nada.
- De resto, quando estou presente deixo-a obviamente à solta. Não me parece fazer qualquer sentido ter um animal fechado o dia inteiro. E é aqui que a porca torce o rabo...
Quando a apanho "em flagrante" ralho com ela, e levo-a para o sítio onde é suposta fazê-lo. Não lhe bato, não lhe ponho o focinho no xixi.
Se por acaso o faz no sítio certo (o que é raríssimo) louvo-a imenso.

Ando à dois meses e meio nisto e não vejo qualquer evolução. Não escolhe nenhum sítio em particular, faz onde calha, onde está nesse momento, na pedra, na madeira, nos tapetes...

Li que os Yorkies são particularmente difíceis de ensinar, mais do que as outras raças, mas há de haver solução... Alguém me pode dar uma ajuda?
Gpsc
Membro
Registado: domingo mai 21, 2006 11:05 am

quinta jun 07, 2007 11:54 am

Olá...
Porque é que não tenta quando está em casa ir com ela á rua? Eu quando a minha cadela ainda era pequena tmb fazia as suas necessidades por toda a casa mas com o tempo ela foi percebendo que devia fazer as necessidades na rua e começou a aguentar-se mais. E smpr que ela faça no citio desejado ou na rua compense sempre a cadela para eles começarem assimilar que o facto de fazerem as necessidades no local correcto é algo de bom. Não sei se está 100% correcto o que disse mas é o que penso.

Cmps: Gpsc
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta jun 07, 2007 1:28 pm

Quantos passeios ela faz no exterior, por dia?
<p>susana</p>
Angel_patty
Registado: domingo fev 26, 2006 11:03 pm

quinta jun 07, 2007 1:50 pm

todos nos temos vidas complicadas no dia a dia,sao poucos os que se dao ao luxo de estar todo o dia com os nossos animais pois a vida que se leva nao o permite.
mas devemos fazer um esforco para os educar e dar atencao quando estao ao nosso lado.
hj em dia moro numa moradia cm dois caes e vao sempre a rua fazer as necessidades,pois muita gente acha que um quintal e suficente para eles...
mas quando o meu 1º menino veio viver comigo morava num andar,e tambem la fez as suas necessidades chateava me com ele fazia o ver que era algo que nao gostava...mas o que deu resultado foi....ir com ele a rua quando acordava,a seguir a comer,e antes de ir pa caminha.
ele acabou por perceber que na rua e que tem de fazer necessidades....temos que nos sacrificar mesmo que isso signifique acordar 30 minutos mais cedo para ir dar uma volta com eles...vai ver que resulta...
acho estranho e ela nao fazer quando esta sozinha e depois consigo em casa o faca,tambem pode ser por ir poucas vezes para as outras divisoes ainda nao associou que tambem nao pode fazer assim como na cozinha.....
e so uma ajuda talvez resulte....e uma vez que ja ta a tanto tempo a tentar...axo que nao custa tentar desta vez a rua como sulocao!
com os melhores cumprimentos e sorte!
Coralia
Membro Júnior

quinta jun 07, 2007 4:26 pm

Agradeço as vossas respostas mas acho que não devem ter dado atenção à parte mais importante do meu post: a ideia não é ela habituar-se a ir á rua.
Tenho uma vida demasiado irregular.

Os cães de raça pequena, tal e qual como os gatos, podem muito bem ser habituados a ter uma casa de banho, e a usa-la tal como nós o fazemos. O ir à rua fazer as necessidades não é de modo algum obrigatório. Os meus irmãos têm uma Whippet que funciona nestes moldes, os meus vizinhos uma Beagle.
Não me podem no entanto ajudar porque elas foram lá para casa com dois meses e uma semana depois já eram espontâneamente limpas, não tiveram portanto de fazer qualquer tipo de esforço para as treinar.

A minha pergunta era mais para quem tenha este tipo de experiência, cães que usem casa de banho em casa. O que fazer quando isso não acontece naturalmente.
Paciência, espírito de sacrifício e amor pelos animais eu tenho.
Já tive verdadeiros jardins zoológicos em casa (pássaros, peixes, hamsters, coelhos, macacos, tartarugas)...
Neste momento tenho (para além da Bit) duas gatas e uma cobra. Todas dão trabalho e ocupam tempo.

Só que nunca tinha tido um cão tão difícil de treinar, precisava de alguma ajuda de quem tenha tido uma experiência parecida e tenha conseguido dar a volta à situação.
susanastrat
Membro Veterano

quinta jun 07, 2007 5:20 pm

Eu percebi perfeitamente qual a pergunta, porém um cão não é um animal solitário, precisa de companhia, eles formam matilhas. É um animal que precisa de exercício e, ficar em casa não é de todo saudável.
Mesmo que tenha um artefacto improvisado para o efeito, nunca deve deixar que o animal esteja sempre em casa, sem ser socializada e ter uns momentos de exercício físico no exterior. Mas penso que deve saber isso e, caso não o faça terá um animal, cheio de psicoses e com taras comportamentais.

Agora respondendo à sua pergunta em concreto.

O melhor artefacto é aquele que tenha relva natural...não há cão que resista à relva. Não é assim tão díficil de fazer...ou comprar, claro.

http://www.petapotty.com/home.html

http://ww1.prweb.com/prfiles/2006/01/13 ... ainage.jpg
<p>susana</p>
LadyBlume
Membro Júnior
Registado: domingo nov 26, 2006 1:31 am

quinta jun 07, 2007 6:16 pm

Olá Coralia

Tenho uma Yorkshire com 1 ano (feitos agora em Maio).

Também sempre tinha lido que eram dificeis de ensinar e até "porquinhos", mas a minha foi excepção.

Aprendeu tudo muito rápido e ODIAVA jornais, só mesmo os resguardos no tabuleiro como tu referiste.

Quanto aos passeios na rua, só a deixei passear no jardim quando o tempo frio abrandou e quando a levo a passear, o problema é ela fazer sem resguardo!!

É muito limpinha, felizmente.

Pelo que tenho lido de outras pessoas com yorkshires (faço parte de alguns foruns estrangeiros especificos da raça) é normal demorarem mais tempo, mas acabam por aprender.

No entanto, isto dito pelo veterinário dos meus cães, esta é a raça que se parece mais com as crianças, por isso, enquanto não tiver a atenção que acha que merece, fará de tudo para a ter.
Desde manhas que está terrivelmente doente (como a minha fazia no inicio) ao xixi e coco por todo lado.

Acho que o segredo é paciência e muita atenção.

Beijinhos e boa sorte!
Coralia
Membro Júnior

quinta jun 07, 2007 8:51 pm

Também eu participo em alguns foruns estrangeiros específicos da raça, nomeadamente o Yorkietalk que acho bastante bom.
Infelizmente a ajuda deles não tem servido de muito neste caso.
Estou consciente de que é uma questão de tempo e de paciência mas se houver "truques" que se possam utilizar para ajudar à tarefa dá jeito.
De qualquer maneira não há como trocar impressões com pessoas que têm ou tiveram o mesmo "problema".

Queria também referir que a minha cadela é tudo menos solitária. Nunca está sozinha, mesmo quando a deixo em casa tem a companhia das minhas gatas. Para além disso anda muito comigo, levo-a sempre que isso é possível e a partir do fim da tarde estou sempre em casa.
É extremamente sociável, tanto com os humanos como com outros animais e não me parece que corra grandes riscos de adquirir psicoses.
Quanto ao exercício, tenho um jardim, onde corre todos os dias na brincadeira com as gatas, não vejo também problemas nesse sentido.
De qualquer maneira agradeço a dica da relva que irei investigar já de seguida.
arranhada
Membro Júnior
Registado: domingo mar 20, 2005 1:39 pm

quinta jun 07, 2007 11:11 pm

Eu também tenho uma york com quatro meses e meio, veio cá para casa há cerca de quinze dias, e tenho conseguido educá-la em fazer as suas necessidades num sítio certo. Não sei qual a tipo de alimentação que está dando a sua cachorra mas eu a minha só dou ração. Não deve deixar a comida a sua disposição todo o dia. Deve de ensiná-la a fazer refeições. Agora como é pequenina dá-lhe três vezes ao dia (manha, meio dia e tarde) Desta forma e mais fácil calcular quando ela vai fazer as suas necessidades. Com a minha faço assim, a primeira coisa que façoquando me levanto é colocá-la num espaço limitado onde tenho o tabuleiro das necessidades...aí ela faz logo xixi e por vezes também cócó. seguidamente dou-lhe a ração do pequeno almoço (só mesmo a quantidade certa que sei que ela precisa). Ela come, se ainda não fez, faz a seguir á comida, ao almoço e jantar a mesma coisa. Mesmo eu tenho a preocupaçao quando estou em casa de reparar no comportamento dela e quando a vejo muito de nariz no chão cheirando por vezes nos cantos, coloco-a de vez em quando no tabuleiro e insisto com ela. Eu só deixo a minha andar pela casa toda mesmo logo após ela ter feito as suas necessidades. De resto á medida que eu vejo que ha já algum tempo que não faz xixi ou quando vai beber água, sou eu própria que a estimulo colocando-a constantemente no tabuleiro, não a deixo dispersar-se para muito longe. Com os cócos já sabe, todo o cão algum tempo após comer faz as necessidades´e nesse espaço de tempo deixe a o mais perto possivel do tabuleiro. A noite a minha janta por volta das 20 horas e eu já sei que antes de me deitar vou colocá-la no tabuleiro para ela fazer, insisto ali um pouquinho com ela e ela faz. Espero que dê certo consigo e felicidades
susanastrat
Membro Veterano

sexta jun 08, 2007 8:11 am

Coralia Escreveu: Queria também referir que a minha cadela é tudo menos solitária. Nunca está sozinha, mesmo quando a deixo em casa tem a companhia das minhas gatas. Para além disso anda muito comigo, levo-a sempre que isso é possível e a partir do fim da tarde estou sempre em casa.
É extremamente sociável, tanto com os humanos como com outros animais e não me parece que corra grandes riscos de adquirir psicoses.
Quanto ao exercício, tenho um jardim, onde corre todos os dias na brincadeira com as gatas, não vejo também problemas nesse sentido.
De qualquer maneira agradeço a dica da relva que irei investigar já de seguida.
Ainda bem, é uma felizarda. :P
<p>susana</p>
vashco
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 4:34 pm

sexta jun 08, 2007 10:05 am

Pergunto-me como é possivel esta alminha ir comprar um cao,e sublinho comprar,nao tendo como a propria diz "uma vida regular",pensar em que o pobre desgraçado tenha sempre que fazer as necessidades no dito sitio que ela escolheu e ainda confessar aqui ,onde todos a partida adoram caes (ou animais no geral),que a paciencia tem limites e a dela esta a chegar ao fim.
Em primeiro lugar deixe-me que lhe pergunte se nao tem uma vida regular (e pouco esta em casa),o que significa que nao lhes pode dedicar quase tempo nenhum,se é que dedica algum,porque é que tem ja dois gatos e ainda foi comprar um cao? Pretende abrir um canil de auto-regime em que os animais tratam de si proprios?Nao vejo o objectivo!
Depois em segundo lugar,gostaria que me esclarecesse outra questao,ja ensinou o cao a fazer as necessidades onde pretende? É que nao basta colocar la as fraldas ou os jornais e esta feito! Eles nao fazem a minima ideia onde devem fazer se nunca forem educados para tal.A unica coisa que eles sabem é que chegando a hora tem que fazer as necessidades ,como qualquer ser vivo,e se nao houver um sitio em concreto farao onde melhor lhes aprouver.O chato é que por azar nao é onde a senhora determinou que haveria de ser.Depois ainda gostaria de chamar a sua atençao para o facto de que alem de ser muito novinho nao lhe esta a proporcionar uma vida saudavel em todos os niveis.Um cao tem que aprender a estar com outros caes e com mais pessoas.Eu falo por mim,que tenho um cao,e ca em casa todos temos emprego.Ou seja durante um determinado periodo de tempo nao estamos em casa,o que faz com que a tenhamos que compensar quando ca estamos.E assim fazemos,seja com passeios habituais ou nao,com idas a praia(mesmo no inverno),com brincadeiras,com brinquedos,etc.
Recordo-me agora ainda de outro ponto chave,se nao esta em casa a horas regulares para lhe proporcionar alguns passeios como faz com a comida? Deixa resmas e resmas de comida e ele que va comendo conforme lhe apeteça? Ou da-lhe so de comer quando chega a casa,seja la a que horas for?
E por ultimo: UM CAO SEJA QUE RAÇA FOR OU MESMO RAFEIRO TEM QUE IR A RUA.NAO BASTA O QUINTAL COM UM ESPAÇO XPTO.ABRA A PESTANA POR FAVOR.SEJA O CAO PEQUENINO,GRANDE,MAGRO,GORDO,BIBELOT OU GIGANTE.
Ja acrescentei "N" coisas a este post porque cada vez que leio e releio o seu topico,surgem-me novas conclusoes ou mesmo questoes inquietantes? DURANTE A NOITE FECHA-A NA CASA DE BANHO??? DURANTE O DIA DEIXA-A LIVRE NO CORREDOR???
Coralia
Membro Júnior

sexta jun 08, 2007 10:52 am

vashco Escreveu:Pergunto-me como é possivel esta alminha ir comprar um cao,e sublinho comprar,nao tendo como a propria diz "uma vida regular",pensar em que o pobre desgraçado tenha sempre que fazer as necessidades no dito sitio que ela escolheu e ainda confessar aqui ,onde todos a partida adoram caes (ou animais no geral),que a paciencia tem limites e a dela esta a chegar ao fim.

Acho uma certa graça às pessoas que vêm aos forums para "cascar" em vez de ajudar... é extremamente produtivo...
Sobretudo acho graça a quem lê as mensagens na diagonal, deixando passar metade da informação, e depois responde completamente ao lado...
Questões "inquietantes"?? Fecha-la na casa de banho durante a noite ou não lhe dar acesso à casa toda quando não estou presente??
E alguém disse que a minha cadela não ia à rua, à praia, ao campo ou que não estava com outros cães?
Não ter uma vida "regular" quer dizer "nunca" estar em casa?
É algum crime de lesa-magestade aspirar a que ela faça as necessidades num sítio específico?
Não lhe estou a proporcionar uma vida saudável???
No maximo dos maximos está três/quatro horas por dia sosinha, tem outros animais para lhe fazer companhia quando é o caso, tem um jardim para brincar, anda comigo sempre que me é possível leva-la, só come ração (três vezes por dia, em quantidade e horas controladas e da melhor que há no mercado) tem uma criança para brincar todos os dias a partir das cinco e meia da tarde... Está "preocupado" com a minha cadela porquê?

E quanto ao assunto que me levou a escrever este post, acha que se não estivesse à dois meses e meio a tentar afincadamente educa-la sem resultado me dava ao trabalho de vir aqui pedir ajuda? Deve achar que sou completamente idiota com certeza... que estou à espera que a cadela se auto-eduque por obra e graça do espírito santo e que venho aqui pôr uma velinha...

Para finalizar devo dizer que duvido muito que goste mais de animais ou tenha mais respeito e consideração pelos mesmos do que eu. Sempre tive animais saudáveis e felizes e foi exactamente por isso que cá vim pedir ajuda relativamente a esta questão.
susanastrat
Membro Veterano

sexta jun 08, 2007 11:09 am

vashco,

Acho que exagerou. O primeiro post, ainda podia parecer um cenário do género, ainda que sem dados que fossem objectivos nesse sentido. No entanto, nos outros posts seguintes, não deixam margem para dúvidas.

Não vejo qual o stress da cadelita ficar umas horas num corredor e cozinha... aliás, o cenário é aliás muito favorável a ter uma cadela saudável.
<p>susana</p>
Coralia
Membro Júnior

sexta jun 08, 2007 11:30 am

Obrigada pelo seu apoio Susana!
A ideia dos fórums é de facto a entre-ajuda...
Não me parece que pessoas que se estejam nas tintas para os animais se dêm ao trabalho de cá vir pedir ajuda ou procurar respostas.
Mas há sempre quem esteja disposto a "mandar abaixo" mesmo assim.

Tenho por habito, quando não estou a conseguir resolver alguma coisa sozinha, pesquisar, ler e pedir ajuda a quem tenha o mesmo tipo de experiência.
Tenho passado horas e horas na net a tentar resolver este assunto da melhor maneira. Nos fórums estrangeiros (nos portugueses não encontrei nada específico dos Yorkies), assim como em artigos sobre o tema, todos dizem que eles são especialmente difíceis de treinar em termos de limpeza. Ainda não consegui foi perceber porquê... Há muita gente desesperada como eu, alguns com Yorkies de quase um ano, teoricamente a fazer tudo como deve de ser e sem conseguir resolver o assunto. Claro que há sortudos que resolvem o assunto num instantinho :wink: Cada caso é um caso...
Só queria ver se não chegava a esse extremo, um ano a limpar porcaria é de dar em louca e paciência tem limites, sim... Ás vezes há "truques" que resultam, pode ser que alguém saiba de algum.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jun 08, 2007 11:38 am

De facto, limpar a porcaria de uma coisita com 2 kg (desculpem-me os que gostam da raça, mas um cão ser mais pequeno que um gato é coisa que não me entra na cabeça...) deve dar um desespero ... :roll:

Já experimentou colocar várias casas de banho pela casa?
Responder

Voltar para “Cães”