cauda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 27, 2003 8:05 pm

Olá,
Pois é, acontece ;)
Eu gosto muito da raça Rottweiler, e mesmo que tivesse todas as condições e empenho que penso serem indispensáveis para criar, ia faltar uma muito importante: A confiança na selecção dos futuros donos. É verdade.....com este modismo da raça, vemos Rottweilers nas mãos das pessoas menos adequadas para tal, e as consequências estão à vista! Como quem vê caras não vê corações, e como o dinheiro não é garantia de nada, eu ia-me ver grego para confiar os cachorros aos compradores! :oops:
Por isso prefiro ficar a admirar quem sabe fazer as coisas como deve ser e a lutar contra aqueles que não o fazem.
Quando os meus cães morrerem (espero que daqui a muito tempo), eu não nego que no fundo não tenho aquela ambição de ter um filhote deles! Mas como o meu amor à raça é mais forte, e eu sei exactamente onde fica o Canil onde os comprei, quando eles morrerem se quiser um cão como eles provavelmente vou buscá-lo ao mesmo sitio onde os fui buscar!
Além disso, daqui a uns tempinhos não vou mesmo poder 'mudar de ideias', porque a Mara vai ser esterilizada!

Abraços
Paulo C.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta mar 27, 2003 8:17 pm

Como eu o compreendo PauloC. De cada vez que um amigo parte fico com pena de não ter ficado com um filhote. O grave é que quando procuro o criador tenho a notícia de que deixaram de criar pastores alemães.
Maria João
misty03
Membro Júnior
Registado: segunda fev 24, 2003 9:34 pm

segunda mar 31, 2003 4:01 pm

Então a castração/esterilização também não os modifica relativamente ao que eram quando nasceram??!?

Concordo consigo quando diz isto mas o problema é que um animal inteiro seja ele macho ou fêmea está sempre a desejar o sexo oposto quando por vezes é impossivel satisfazê los e eles ficam tristes por não poderem satisfazer esse desejo e penso que castrando os animais eles não ficariam tristes, corrijam m se estiver enganad :roll
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 31, 2003 4:36 pm

Olá Misty03,
Oarece que a questão não é bem essa! É que eu também nunca vi um cão triste por não ter cauda!! A questão é se é válido ou não sujeitar um cão/cadela a uma intervenção cirurgica e em função de que justificações. O que o cão "sente", fisicamente ou psicológicamente, após completa convalescença das operações, seja um cão com cauda inteira ou cortada, é de igual felicidade!

Cumprimentos
Paulo C.
misty03
Membro Júnior

segunda mar 31, 2003 5:10 pm

[quote=CindelP]
[quote]

O seu cão alguma vez lhe disse que andava infeliz por X ou Y fêmea ?

Por amor de Deus, não diga asneiras nem vá contra a natureza.

Fala do corte das orelhas e cauda (que pelos vistos não percebe corno) mas é a favor de retirar um orgão perfeitamente saudavel de um cão só para ele não ficar infeliz ...

E antes de me acusarem, não não sou contra a esterilização !
[/quote]

Primeiro sim eu já vi o nosso cão muito triste por causa de uma cadela com cio, ele não parava quieto e só chorava e os cães dos meus vizinhos tambem, sera bom deixá-lo assim a sofrer de cada vez que sente uma cadela com cio?
segundo castrar um animal pode ser ir contra a natureza mas evitamos que nasçam caezinhos ou gatinhos indesejados e que ou serão afogados ou irão parar ao canil.
E quanto aos cortes das orelhas sou contra totalmente contra, só o faria em ultimo caso como por exemplo um tumor
misty03
Membro Júnior

segunda mar 31, 2003 5:21 pm

[quote=PauloC]
Olá Misty03,
Oarece que a questão não é bem essa! É que eu também nunca vi um cão triste por não ter cauda!! A questão é se é válido ou não sujeitar um cão/cadela a uma intervenção cirurgica e em função de que justificações. O que o cão "sente", fisicamente ou psicológicamente, após completa convalescença das operações, seja um cão com cauda inteira ou cortada, é de igual felicidade!

Cumprimentos
Paulo C.
[/quote]

olá, eu quando referi a tristeza ñ estava a falar dos cortes de cauda/orelhas estava a falar de um cão desejar uma cadela ou ao contrário. Aqui na rua houve recentemente uma cadela com cio e o nosso cão ficou muito triste só chorava e não conseguia parar quieto e os cães dos vizinhos também faziam a mesma coisa por isso eu penso sinceramento que ele estava triste:roll:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 31, 2003 5:35 pm

Olá de novo,
Eu concordo com a esterilização, por diversas razões. Quando as pessoas aqui comparam a esterilização ao corte de orelhas ou cauda não me parece que o que se pretenda equivaler sejam os efeitos das operações, mas sim as causas!
O que eu quero com isto dizer, é que independentemente das razões de cada um ( que uns acharão mais válidas, outros menos válidas e outros ainda sem validade nenhuma) o que está em causa muitas vezes são razões meramente egoistas do dono. Excepção aos casos de esteriização de cadelas ou castração de cães de rua em que se trata de efectuar o controlo populacional e evitar nascimentos incontrolados! Quem tem um cão ou cadela em casa poderia ou deveria ter os meios de controlá-lo nos cios sem que tivesse de sujeitar o animal a qualquer operação 'contra-natura' ( como alguns chamam)! Quem tem esse meios, pode perfeitamente separar os cães das cadelas ou contê-los em espaços seguros para que nos cios não haja gravidez indesejada. Quem não tem estas condições, então simplesmente não tem cãe e cadelas juntos.
Esta seria a visão não egoista da questão! Mas como nós gostamos de ter vários cães, e nem sempre temos paciência ou condições para separá-los, a esteriização é o meio mais fácil e comodo de resolver o assunto. Não é no interesse dos cães, é no NOSSO interesse.
Atenção que, eu volto a referir, NÂO SOU CONTRA A ESTERILIZAÇÂO, antes pelo contrário! Gostava apenas que se assumissem as coisas tal como elas são e não com falsos moralismos legitimadores de algumas acções e condenadores de outras.

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 31, 2003 7:25 pm

Vamos lá a ver !
Aqui as pessoas gostam dos seus cães.
Por isso é que se levantam estas questões.
Porque para as pessoas comuns que, como sabemos, olham para os cães como uma espécie de objecto, tirar caudas, orelhas, castrar ou esterilizar são assuntos de mera conviniência e é só o que são.
Fazer moral aqui é perda de tempo.
Não acredito que haja aqui um único dono que fizesse sofrer o seu animal por motivos de lana caprina.
Para um dono daqui mandar castrar, cortar ou qualquer outra coisa no animal é porque medindo o benefício (que, sim, até pode ser só da vaidade dele) e comparando-o com o sofrimento (que pode ser minorado radicalmente, graças aos processos modernos) do animal, acha que vale a pena.
Não creio que as pessoas que se pretende atingir andem por aqui.
Estamos pois a falar para as paredes.

Agora só para o Paulo C :
porquê esterelizar a cadela e não castrar o cão ?
Parece que castrar o cão é mais fácil e menos perigoso.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 31, 2003 7:40 pm

Olá,
Para mim é indiferente a esterilização da cadela ou a castração do cão, em termos psicológicos ( se é aí que queria chegar).
Mas no meu caso vou esterilizar a minha cadela e não o cão por uma razão muito simples: A castração/esterilização tem consequências a nível hormonal (*) que no caso particular dos meus cães ( atendendendo ao comportamento de cada um) eu prefiro que afectem a cadela e não o cão. De facto, a minha Mara já é um "tapete"....um doce que passa a vida deitada e que só vai ver o que se passa se não puder mesmo evitar ( o Furst que vá, debe lá ela pensar)!. Assim, se a esterilização a "amolecer" eu já não vou estranhar nada porque mais mole e doce é impossível. O Furst por seu lado tem um comportamento enérgico e vivo que eu gostaria de manter por muitos anos ainda ( bem me basta quando a idade o impedir de se movimentar).

Abraços
Paulo C.

(*) Dos casos que conheço é mais comum estas consequências afectarem de forma mais perceptível os machos que as cadelas.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 31, 2003 7:41 pm

Primeiro sim eu já vi o nosso cão muito triste por causa de uma cadela com cio, ele não parava quieto e só chorava e os cães dos meus vizinhos tambem, sera bom deixá-lo assim a sofrer de cada vez que sente uma cadela com cio?
segundo castrar um animal pode ser ir contra a natureza mas evitamos que nasçam caezinhos ou gatinhos indesejados e que ou serão afogados ou irão parar ao canil.
E quanto aos cortes das orelhas sou contra totalmente contra, só o faria em ultimo caso como por exemplo um tumor
Citando "ya ya ya ...."

Castrar evita o nascimento de indesejados ? Evita sim senhor, mas há outras maneiras de evitar. Como sabe é possivel separar o macho da femea, quando esta está receptiva ...

Quer queira quer não, a castração é retirar um orgão perfeitamente normal de um cão !

Muito triste .... é tão engraçado falar do que pouco se sabe. E já viu o cão aos pulos no muro enquanto passou uma pessoa. Já imaginou o stress que o cão deve sofrer para proteger a casa. Por amor de Deus, não seja ridicula ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mar 31, 2003 8:57 pm

Cara misty, não será por castrar o seu cão que ele deixará de andar maluco quando cheira as cadelas.Quanto à parte da tristezxa, um dos maiore sproblemas que existe na nossa sociedade é a humanização excessiva dos animais que lhes traz problemas de comportamento.Não será tristeza mas excitação para atingir a cadela....
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 31, 2003 11:44 pm

Porque é que o Rottweiler existe? Porque é que o Pastor Alemão existe? Porque é que o Labrador existe? Porque é que o boxer existe?
A resposta: Geografia, história, funcionalidade, estética, vaidade.... quem se lembra de mais para enumerar aqui?
Se formos a ver, eliminadas as barreiras geográficas que já há centenas de anos não fazem sentido, e se tivermos em conta que a historia hoje em dia é mais do que nunca uma historia comum, quais razões sobrariam para que tantas das raças que gostamos tenham chegado até nós tal como são? Porque razão ainda temos tantas raças ( alguma criadas apenas há anos)?
Bem...sendo radicalmente contra os cortes eu teria de ser contra os cães de raça e os estalões e as pessoas que fazem criação selectiva!
Exemplo: Será que um Doberman não é o Dobermann que um dia um certo senhor alemão com este mesmo nome decidiu criar com determinada função e porte? Será o Dobermann um cão com orelhas caídas, cauda fina e pendurada...um genero de "perdigueiro"! Meu amigos...quem sabe se até vou aprender a gostar deste 'novo' cão, de orelhas caídas e de cauda...mas o que será daqui a uns anos do Dobermann imponente e nobre a que estávamos habituados! O que será do cão que apaixonou tanta gente ao longo de anos e trouxe a raça até nós!! É quase como se fosse extinto..perdoem-me! ( ainda para mais se em função de um certo "porte de cauda" ou de 'posição de orelhas" se vier a perder tanto material genético de qualidade).

Já outras raças como o Rottweiler com cauda não me faz qualquer confusão! Acho que esta impressão da 'nova imagem' varia de cão para cão, mas certamente é sempre algo subjectivo.

Consigo ver montes de p´rós e contras os cortes....mas se numa situação ( como e exemplo do Dobermann) eu me vejo inclinado a ter de aceitar que o cão com cauda ou orelhas inteiras não é 'o mesmo' cão, então por uma questão de congruência não posso adoptar uma posição pessoal absolutamente contra.

Para quem as raças não importam mesmo e é indiferente se o cão tem a cauda para cima ou para baixo, um olho castanho e outro verde, bem....neste caso parece-me injusto que intervenham nesta discussão! Mal comparado, é quase como se fossem abstémios e estivesse a querer criticar tipos de vinhos! ( e viva o Pias ó Gary!).

Abraços
Paulo C.
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

terça abr 01, 2003 1:22 am

O ponto aqui posto pelo PauloC tem toda a lógica...no entanto acho que há um pormenor que temos de ter em conta: é que independentemente dos aspectos inerentes a cada raça, algumas EXIGEM alguns procedimentos cirúgicos - que muitas vezes nem merecem esse nome - para que o animal fique em conformidade com o estalao - nomeadamente os tais cortes de caudas e de orelhas.

Penso que esse é o aspecto mais importante.

Mais interessante é a discussão sobre até que ponto podemos nós defender certas raças como os Bulldog que decididamente foram seleccionadas para não respirar... ou os Basset-Hounds para terem os ossos todos tortos e darem cabo da cabeça aos pobres vets que querem interpretar um RX...ou os Shar-Pei com as suas dermatites crónicas devido às rugas...ou os Chow-Chows com os seus partos distócicos...enfim.

A lista continuaria...no fundo só agora é que nos estamos a aperceber das aberrações que fomos criando ao longo de décadas/séculos...

Mas o que é que podemos fazer? Acabar com as raças? Muito polémico...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 01, 2003 7:44 am

é indiferente a esterilização da cadela ou a castração do cão, em termos psicológicos ( se é aí que queria chegar).
Pois era, Paulo !
Eu pergunto logo quando fico com dúvidas.
Para quê alimentar equívocos ?
Espero que não se tenha ofendido.A sua resposta foi o que eu esperava (bem, na verdade, dizem que castrar cães altera muito a sua personalidade e que nas cadelas isso não acontece com a esterilização) e não podia ser mais satisfatória.
Além de que também dizem que a esterilização de cadelas diminui muito o perigo de contrairem cancros.

No nosso caso, ainda vamos falar com o vet sobre esse assunto.
À partida somos contra cortar seja o que fôr na nossa cadela.Gostamos dela assim, como é e não vemos motivos para mudar.
Mas vamos pensar nisso com todo o cuidado (por causa das doenças), visto que já decidimos que não vai procriar, por conviniência nossa.
misty03
Membro Júnior

quinta abr 03, 2003 1:39 am

Aceito que possa ter cometido um erro no que diz respeito a castração mas eu não sou vet mas já tinha pensado nisso porque o nosso cão estava triste porque a cadela de uma vizinha estava com o cio e ele sentia o cheiro dela de cad vez que ia à rua mas como o tenho há pouco tempo ainda não percebo muito sobre cães. Desculpem não queria ofender ninguem mas sei que isto já se faz lá fora.
Fiquem bem
Responder

Voltar para “Cães”