coprofagia!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

antonio77
Registado: terça mai 08, 2007 5:56 pm

quinta jun 21, 2007 4:49 pm

Bolas que todos os cães que me passaram pelas
mãos gostam de comer m.. digo fezes.

Alguns até são cachorros mas quando nos apanham
distraídos, isto é quando estão à vontade, lá vão
eles comer os seus presentes.

Parece que é uma coisa normal e que não devemos
ligar muito mas não deixa de ser desagradável.

A minha dúvida é, será que todos os cães ou
cachorros o fazem, ou se pelo menos a maioria deles
o faz.

Desculpem o desabafo, às vezes penso que sou eu que
tenho azar, e a coprofagia vem ter comigo sabe-se lá
porque. Enfim.
Alentejanitos
Membro Júnior
Registado: segunda dez 02, 2002 10:17 pm

quinta jun 21, 2007 5:23 pm

Boas!!!

As minhas cadelas nunca fizeram isso, contudo tenho conhecimento de cães que o fazem. Será alguma carência alimentar????

Como o alimenta????

Cumprimentos
Maraisa
Membro
Registado: quinta abr 19, 2007 12:26 pm

quinta jun 21, 2007 5:34 pm

A minha Kyarinha, infelizmente, anda com essa mania agora!!!! 1º Começou a tentar comer os dos outros canitos, agora de há dois dias para cá , comeu o dela! Isto pq ainda faz em casa qd não estamos e qd chegamos reparei em vestigios de cócó, mas o cócó não estava lá! Já fez isso 2 vezes! Já tive a ler sobre isso, realmente falam em falta de absorção do organismo de proteina e como depois vem nas fezes, eles comem-nas... mas eu dou uma boa ração á minha! Não sei se é por ai... Tb dizem que pode ser de os repreendermos e eles comem o cócozito para esconder a prova do crime... Bem sinceramente, não sei quais serão os motivos dela... eu nunca lhe bati, só lhe ralho. Por isso, acho que tb não é por ai... Bem, não sei! Espero que com a idade passe! :?
magsimpson
Membro Veterano
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

quinta jun 21, 2007 5:41 pm

Causas metabólicas
Os Cães que comem fezes de outras espécies animais podem fazê-lo por que estas podem ser nutritivas, palatáveis e, por causarem poucos problemas, representarem um petisco apreciado pelo cão. Comer fezes pode não ser repugnante para o cão e pode representar uma fonte de alimento a mais ou ser apetitosa para o cão.

Fome causada por má nutrição do animal, encontrando-se associada nas fêmeas a uma alimentação insuficiente para nutrir as crias..

Recurso a uma dieta excessivamente ricas em hidratos de carbono e fibras.

Deficiência de enzimas digestivas (enzimas pancreáticas).

Parasitoses

Pancreatite crónica.

As situações acima referidas são diagnosticadas no seu medico veterinario assistente

Causas comportamentais
As cadelas que tiveram crias consomem as fezes dos filhotes por carência alimentar de forma a suprir as faltas derivadas de uma alimentação incorrecta.

Ansiedade devido a conflito ambiental. Stress ambiental pode contribuir com vários comportamentos redirecionados incluindo coprofagia.)

O cão pode ter sido condicionado a ingerir fezes para receber atenção do dono. O comportamento pode ter sido reforçado pela reacção emocional deste e que significou ganho de atenção.

Ansiedade de separação. Cães deixados em casa sem companhia por um longo período de tempo acabam por exibir este comportamento.Siga a ligação a seguir para saber mais sobre ansiedade por separação

Hábito criado por razões comportamentais. Cães confinados em espaços fechado ou submetidos por trela são mais aptos a desenvolverem coprofagia do que aqueles que estão em companhia humana na maior parte do tempo.

Deverá sempre contactar o seu médico-veterinário assistente para a resolução da stuação.
<strong>SHIKAKEDOKUME</strong>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta jun 21, 2007 5:53 pm

Boa tarde,

Normalmente os cães comem as fezes por dois motivos: para as "esconder", reagindo assim a um anterior castigo por defecarem em locais que o dono não gostou, ou para compensar uma carência nutricional. O cão pode tentar retirar das fezes o que lhe falta na alimentação caso o organismo não esteja a conseguir absorver os nutrientes contidos na comida. Nesses casos ainda ficam nutrientes nas fezes.
Pergunte ao seu veterinário. Se colocar a palavra "copofragia" no motor de busca na net encontra muita informação :wink:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jun 21, 2007 6:05 pm

Olá António, consulte o seu veterinário. Se for questão de má nutrição, não existe ninguém mais competente que ele para o ajudar. ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Maraisa
Membro

quinta jun 21, 2007 9:13 pm

Pois... eu hoje fui ao Veterinário com a minha cadelita para levar a vacina anti-rabica e falei-lhe nisso, ele perguntou-me logo se ela ficava fechada num espaço muito pequeno? Não fica... depois disse-me que é difícil de determinar as causas dela fazer isso. Má nutrição disse que em principio não era, uma vez que a ração que ela come é boa. Aconselhou a não ralhar qd faz o cócó em casa, p eu ignorar :| Então como eu a ensino a não fazer? Ela já só faz qd não estamos... qd chego só lhe perguntava: QM É QUE FEZ ISTO? FEIA! E ela foge logo para a caminha dela e fica lá enquanto lavo o chão. Mas pronto, vou seguir o conselho, chego e não lhe digo nada. De qq das formas, ele receitou-me Viterra Terapêutica, são vitaminas. Mandou-lhe dar uma por dia. Diz que não garanta que resulte, mas para tentarmos... Amanhã já vou comprar! Vamos lá ver!
O Vet. diz que pode-lhe passar, que pode ser só enquanto é cachorra, mas que pode tb nunca mais passar e comer fezes para sempre! :? Espero que não!!! :|
pirilaska
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 12:31 am

quinta jun 21, 2007 10:00 pm

Dois dos meus três cães fazem isso. gostam imenso de comer e nunca estão saciados. ..como tenho 1 terraço onde eles fazem as necessidades, acabam por comer aquelas fezes q eu n vou a tempo de apanhar!mas só o fazem em casa, qd vão passear, nunca comem das q encontram na rua!
mas pode ser só 1 fase passageira, alguns cachorros têm esse hábito mas acabam por o perder. boa sorte!!!!
<p>&nbsp;</p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o ... ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante!</p>
<p>In&ecirc;s Santos Pereira</p>
zauza
Registado: segunda jun 18, 2007 12:07 am

sexta jun 22, 2007 2:33 am

olá. aconselho a nunca ralhar a não ser que veja o cachorro a fazer a asneira.Se chegar e o facto estiver consumado o melhor a fazer é retirar o cachorro do local( alguem o levar para outra divisão por exp.) limpar e fazer de conta que não houve nada.Porque o animal pode ficar simplesmente com medo de fazer as necessidades, ou as come, ou começa a fazer em sitios que não o pretendido.Só se deve ralhar quando estamos presentes e deve ser com firmeza mas sem" agressividade".O cachorro dez minutos a meia hora depois de comer faz as suas necessidades e depois de brincar ou aseguir ao banho, tudo isso serve de estimulante!! sempre que estejam em casa com o animal devem prestar atenção a essas situações e encaminha-lo suavemente e sem confusão para o local onde querem que faça!!
tamura
Membro Júnior
Registado: quinta jun 21, 2007 4:29 pm

sexta jun 22, 2007 6:54 am

alguns cães podem ter esse hábito por problemas comportamentais, parasitoses ou deficiencias nutricionais, mas sao casos raros. Na maioria dos casos, eles fazem isso por mania mesmo, pricipalmente se comerem uma raçao com alto teor de proteínas que pode fazer com q as fezes tenham alguma apetencia. Ha quem defenda q pode ser hereditário. Já ouvi falar num medicamento veterinário q faz com q as fezes saiam pouco apeteciveis, para tentar evitar q eles as comam. Ou pode-se recolher as fezes assim q eles fizerem, também para q eles nao as comam e percam esse hábito
Maraisa
Membro

sexta jun 22, 2007 9:54 am

zauza Escreveu:olá. aconselho a nunca ralhar a não ser que veja o cachorro a fazer a asneira.Se chegar e o facto estiver consumado o melhor a fazer é retirar o cachorro do local( alguem o levar para outra divisão por exp.) limpar e fazer de conta que não houve nada.Porque o animal pode ficar simplesmente com medo de fazer as necessidades, ou as come, ou começa a fazer em sitios que não o pretendido.Só se deve ralhar quando estamos presentes e deve ser com firmeza mas sem" agressividade".O cachorro dez minutos a meia hora depois de comer faz as suas necessidades e depois de brincar ou aseguir ao banho, tudo isso serve de estimulante!! sempre que estejam em casa com o animal devem prestar atenção a essas situações e encaminha-lo suavemente e sem confusão para o local onde querem que faça!!

Olá Zauza.

Ela quando nós estamos em casa, já nunca faz. Só faz na rua. Isto só acontece qd não estamos. Chegamos e ela ás vezes, fez as necessidades. Eu nem lhe costumo ralhar muito nessas ocasiões, só lhe costumo perguntar: Quem é que fez isto? Feia! E ela foge logo p a caminha e fica lá á espera que eu limpe. Bem, mas mesmo assim vou ignorar. Não lhe vou dizer nada, para ver se resulta. :| Espero que sim!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 22, 2007 11:03 am

Olá.

O meu dogue mais novo também tinha esse vício e, aparentemente, nada tinha a ver com questões nutricionais, ele comia porque gostava... o wc da gata também teve de ser substituido um par de vezes, porque ele arrombava aquilo... Por volta dos 7 meses desistiu do hábito, foi uma fase passageira.

Cumprimentos a todos.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta jun 22, 2007 7:39 pm

O Fluffy fez isso uma vez quando tinha 4 meses. Eu entrei em pânico, porque nunca tinha ouvido falar e fartei-me de ralhar com ele. Mas fui-me informar à net e de facto encontrei imensa informação sobre este assunto. A vet disse-me que era bastante comum em cachorros que estão em fase de descoberta de cheiros e sabores.
MAYAeSNOOPY
Registado: terça jun 19, 2007 10:53 am

sábado jun 23, 2007 2:16 pm

:D Olá.
Dê uma olhadela na revista Cães & Companhia de Abril ou Maio, vem lá um artigo sobre essa situação. referem que uma pequena adição de ananás na alimentação do cão lhe retira esse hábito porque as fezes ficam com um cheiro que lhes é muito desagradável. De qualquer forma a minha cadela tambem teve esse hábito entre os dois e os cinco meses e agora já está a perdê-lo sem eu ter feito nada de especial. Na maioria dos cachorros essa situação é transitória.
veracruz
Membro Júnior
Registado: terça ago 22, 2006 5:20 pm

sábado jun 23, 2007 3:09 pm

8) Boa Tarde,

A minha Denny tambem passou por essa fase,durante a minha gravidez, altura em q não lhe podia dar muita atenção,logo na minha opinião também poderá ser uma maneira de lhe chamar atnção. Pois a minha assim q o bebe nasceu e eu decidi q queria q ela estive mais tempo conosco para se abituar a ideia de um novo menbro na familia ela deixou de o fazer...

Agora tudo depende de si,ver realmente qual das situações você acha que se enquadra melhor no seu animal...

Boa Sorte!
Responder

Voltar para “Cães”