Gravidez psicologica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

sábado jun 30, 2007 9:19 pm

Hoje fui ao vet com a minha cadela para lhe fazer uma ecografia e foi-me dito que ela está com uma gravidez psicológica! :(
Já alguém teve uma cadela com esse problema?
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado jun 30, 2007 9:31 pm

Ao que parece é mais ou menos frequente em cadelas que não são dominantes...pelo menos foi o que me lembro de ter lido sobre isso.
<p>susana</p>
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

sábado jun 30, 2007 9:40 pm

Quando se dá a ovulação libertando-se o óvulo, fica uma pequena cicatriz no ovário que depois dá origem a uma estrutura designada "corpo amarelo". A função desta estrutura é produzir hormonas que preparam o organismo para receber os embriões. Se houver gravidez, o corpo amarelo mantém-se até que o próprio embrião comece a produzir hormonas. Se não houver fecundação o corpo amarelo regride.

Nas cadelas, o corpo amarelo dura bastante mais tempo que, por exemplo, nas mulheres, pelo que é frequente as cadelas fazerem gravidezes psicológicas, com alteração de comportamento (podem adoptar um boneco, fazer ninho, etc) e inclusivamente podem ganhar leite.

Não sei se acontece mais frequentemente nas cadelas não dominantes, mas que é frequente, é.
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sábado jun 30, 2007 11:08 pm

A minha cadela todos os anos na altura do cio, adopta um boneco, esconde-se com ele debaixo do guarda-fatos e de la nao sai... nem para comer... :o

Isto acontece todos os anos... Mas nunca tive curiosidade de perguntar ao vet o que era, pois pensei que ela estivesse a brincar, mas parece que afinal a minha cadela ja teve dezenas de gravideses psicologicas... :D
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado jun 30, 2007 11:23 pm

Boa Noite

Gravidezes psicologicas sucessivas não dá bom resultado, aconselhe-se com o vet para dps daqui a uns tempos não vir dizer que a cadela tem tumores e afins.

Boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sábado jun 30, 2007 11:29 pm

Eu nao sei se sao mesmo gravideses psicologicas, mas quando falaram que a cadela adoptava um boneco como se fosse seu filho, eu lembrei-me que a minha cadela na altura do cio (+/-), faz sempre isso...

Mas obrigado pela dica... Quando tiver hipotese falo desse caso no vet... :D
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
lalanda33
Membro Júnior
Registado: sexta fev 02, 2007 7:28 pm

domingo jul 01, 2007 12:21 am

A minha cadelinha caniche teve várias gravidezes psicológicas. Na altura achávamos imensa graça pois ela andava com os bonequinhos como se fossem bébes, lambia-os e chegou até a ter leite nas maminhas!
O problema é que na velhice teve uma mamite e teve que ser operada a um tumor que fez com que perdesse todas as maminhas do lado direito.
Não sei até que ponto a gravidez psicológica é prejudicial para a sáude das cadelas. O melhor é informar-se com o médico veterinário.
setanimais
Membro Júnior
Registado: domingo out 15, 2006 9:03 am

domingo jul 01, 2007 12:20 pm

Pelo k tenho ouvido acho que essa situação é bastante normal nas cadelas que nunca tiveram filhos nem nunca acasalaram. :?

Conheço duas pessoas que têm cadelas com o mesmo problema e comportam-se da seguinte forma: passadas algumas semanas depois do cio andam sempre com os bonequinhos atrás (como se fossem os filhos) e nascem-lhes leite. :)

Mas acho que agora existe uns tratamentos para lhes secar o leite materno :wink:

Boa sorte
pirilaska
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 12:31 am

domingo jul 01, 2007 1:34 pm

Uma das minhas cadelas teve 2 ou 3, até ter a primeira (e única) ninhada. Na altura o veterinário aconselhou-me a juntar salsa à ração para secar o leite, mas tb existem medicamentos próprios para o efeito, apesar de, o efeito n ser mt diferente...
<p>&nbsp;</p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o ... ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante!</p>
<p>In&ecirc;s Santos Pereira</p>
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

domingo jul 01, 2007 6:00 pm

Muito obrigada pela ajuda!
No caso da minha Emma, o cio durou 16 dias e ela apresentou-se sempre receptiva ao macho, o qual já deu provas de ser um bom reprodutor! Ao 10º dia de cio, a gld. mamária desenvolveu bastante! E hoje k já passou um mês do aparecimento do cio, se lhe apalpar a barriga, sinto o útero desenvolvido, o que aliás se confirmou na ecografia! O k não percebo é pq foi desenvolver uma gravidez psicologica e não uma verdadeira e como é k desenvolveu uma gravidez psicologica ainda em cio, pois foi nos últimos dias de cio, que o cão demonstrou mais interesse!?
A minha dúvida agora era se fazia algum tratamento como sugeriu o vet, ou se espere passar algum tempo a ver se passa por sim, e caso não passe faço-lhe daqueles tratamentos naturais e só em último caso recorro aos tratamentos do vet, k na mh opinião podem ser mais agressivos para a Emma? Estou mais inclinada para a segunda hipotese, mas tenho medo que isto vá influênciar na possibilidade de uma posterior gravidez não psicologica, pois gostava de pelo menos uma vez, ter cachorrinhos da minha Emma! :?
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
pompie
Registado: segunda fev 26, 2007 10:17 pm

domingo jul 01, 2007 7:57 pm

PrincesaEmmaJules Escreveu:Hoje fui ao vet com a minha cadela para lhe fazer uma ecografia e foi-me dito que ela está com uma gravidez psicológica! :(
Já alguém teve uma cadela com esse problema?
elecktra
Membro Veterano
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

terça jul 03, 2007 12:41 am

PrincesaEmmaJules Escreveu: pois gostava de pelo menos uma vez, ter cachorrinhos da minha Emma! :?
E por acaso a sua cadela tem algum gene que mereça ser preservado ou alguma caracteristica ÚNICA que façam essa ninhada vir ao mundo com algum sentido? Ou quer que ela tenha uma ninhada apenas porque quer ser "avó" e porque é muito giro ter bebes? Se for esse o caso então eu espero que já tenha donos para todos os bebes e que consiga estar atenta aos cerca de 15 anos de vida de cada "bebe" para ver se não lhes acontece o mesmo que acontece a milhares de outros..o Abandono!
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça jul 03, 2007 1:00 am

A minha mãe tem uma pastora alemã e à cerca de dois anos aconteceu-lhe o mesmo. A Niki (a cadela da minha mãe), tinha um brinquedo que era um limão com uma cara e que quando se aperta chia.
Pois bem, ela andava sempre com o boneco na boca, levava-o para todo lado e lambia-o. Quando uma de nós pegava no brinquedo ela ficava muito aflita, isto durou cerca de 1 mês. A dada altura a minha mãe reparou que as maminhas da Niki começaram a ficar inchadas, levou-a ao vet e o vet disse que ela estava a criar leite e que era uma gravidez imaginária, talvez devido ao boneco. :lol:
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça jul 03, 2007 9:45 am

o caso da minha Emma, o cio durou 16 dias e ela apresentou-se sempre receptiva ao macho, o qual já deu provas de ser um bom reprodutor!
Desculpe, voce deixou a cadela com o cio à beira de um macho?
O k não percebo é pq foi desenvolver uma gravidez psicologica e não uma verdadeira
:o
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça jul 03, 2007 9:49 am

Esta deve é a Emma e o macho... que são da mesma raça e tudo...

Imagem

Esta foto estava no petsite :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Responder

Voltar para “Cães”