Pakika Escreveu:
(Nel, desculpa o plágio do título do teu tópico - A planta que eles comem - mas achei que era o mais indicado.
Olá Pakika
Em primeiro lugar não é plágio porque o tema é distinto. E mesmo que fosse, desde que o novo tópico viesse contribuir para dar mais luz ao assunto, tudo bem.
Eu em tempos, há uns bons meses atrás, criei um tópico com este tema com o título: "Sobremesa: lixo". E usei este título não propriamente para fazer humor, mas porque é irritante dar-lhes de comer em casa, às vezes não comem mesmo tudo, deixam umas bolinhas de ração e logo a seguir na rua metem tudo o que é porcaria na boca.
Eu julgo que é vício. Ou então são resquícios de instinto de sobrevivência, em que a procura da comida lhes dá uma satisfação não tanto pelo sabor do que metem à boca mas pelo facto de a terem descoberto. Ou então é mesmo um sabor ou aroma diferentes que os estimulam.
Eu ainda compreenderia esse comportamento se eles fossem poucas vezes à rua. Às vezes parecem mesmo esfomeados e, claro, assim magrinhos, esqueléticos, chamam a atenção e já fui alvo de reparos engraçados, que já aqui contei e não vou repetir.
O meu veterinário desde sempre que me aconselhou usar açaimos. Eu nunca me dispus a isso, talvez por estupidez minha. Vou pensando assim empiricamente: é da forma que vão ganhando resistências...".
Como já são adultos, nem me preocupo que eles ingiram objectos estapafúrdios como os que a Pakika refere. Normalmente são porcarias mesmo nojentas que infelizmente se vão encontrando nos espaços públicos. As praias então, nesta altura do ano e enquanto não há serviços de limpeza, são um autêntico festival de porcaria. É um espectáculo todos os dias. Eu a reprimir um e o outro atrás a meter coisas à boca.
Já não sei o que fazer.
Não adianta empanturrá-los em casa. Ná, com aquelas sobremesas tão boas lá fora...
Nas praias há que ter muita atenção aos anzóis. Aparecem anzóis ensarilhados à mistura com fios, trapos e outros objectos, formando um rolo que até é chamativo para a brincadeira deles. Eu vou logo a correr inspeccionar se esses rolhões têm anzóis e, de facto, já encontrei uma série deles. É um perigo, porque normalmente são anzóis grandes usados na pesca profissional, que dão à costa.
Conheço um caso de uma cadela (doberman) ter sido operada para extracção de um anzol.