Cadela com cio mas sem período

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amczinha
Membro Júnior
Registado: terça mai 29, 2007 3:40 pm

sexta jul 06, 2007 3:30 am

Possuo uma pinscher de 8 anos e segundo consegui apurar as cadelas não têm menopausa.

O que sucede é que a minha cadela costuma ter o cio pelo menos o seu comportamento muda usando os seus cobertores para reproduzir o acto sexual em si e quando sai a rua e se encontra com algum cão conhecido torna-se mais receptiva a aproximação o que não é usual noutras epocas no entanto, a minha cadela ja não tem período já há algum tempo.

Será isto alarme para algum problema de saúde?

A cadela nunca cruzou e nunca teve problemas de saúde.

Se calhar estou a ser bastante absurda com esta questão mas espero respostas :P

P.s. - Editei o post para acrescentar que a cadela irá ainda esta semana ao veterinário para consulta e para a vacinação periódica só que no entanto gostaria que me ajudassem a perceber se existe algum risco da minha pequenina estar doente :(
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

sexta jul 06, 2007 6:59 am

Olá minha amiga...

Posso tentar ajudar no que sei!

A cadela é sim uma fêmea monoéstrica, com uma ou duas ovulaçoes/cios por ano, durante toda a vida do animal (embora a prolificidade diminua).
O ciclo reprodutivo comporta as 4 fases normais de proestro, estro, metaestro e anestro. A edemaciação da vulva, enrugamento, arredondamento e espessamento das pregas e das paredes da vagina e corrimento hemorrágico ou sanguinolento, marcam o início da fase de proestro, durando esta de 3 a 15 dias, dependente da espécie e de animal para animal, e terminando com a aceitação do macho que marca o início da fase de estro. Assim, uma fase de corrimento ocorreria antes de ter notado algum tipo de aceitação de um macho pela cadelinha. Seria bom efectuar uma citologia nesta fase de forma a verificar o tipo de células mas também não sei até que ponto deseja gastar dinheiro com a cadelinha! Claro que a sua saúde é sempre a mais importante, mas digo isto pois técnicas alternativas e métodos secundários de comprovar um diagnóstico não faltam e efectuar todos levaria um cliente à falência! Assim, poderá confirmar isso melhor com o veterinário! Fala com ele, o que perde é muito pouco mas eu esperaria por um novo cio e tentaria estar atento para verificar se existe corrimento ou não, que muitas vezes não chega a ser muito sanguinulento e é mais seroso! Provavelmente notará diferença no tamanho da vulva também e na posterior aceitação do macho.

No entanto, o que disse foi meramente informativo e opinativo! Para ter toda a certeza... Vet com o bixito, ok?!

Depois dê novidades ;)

Beijinho...

Bruno Rodrigues
amczinha
Membro Júnior
Registado: terça mai 29, 2007 3:40 pm

sexta jul 06, 2007 2:54 pm

Obrigada Bruno =)

A saúde da cadelita está claro em primeiro lugar e tomarei todas as providencias para a ter sempre saudável até porque cá em casa somos todos babados com ela :P

Dentro em breve darei novidades depois da passagem pelo Vet =)

Mais uma vez obrigada,
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”