Será um quisto?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
veracoelho
Registado: domingo abr 22, 2007 9:56 pm

segunda jul 09, 2007 10:22 pm

Boa noite!
Há uns tempos, o meu cão teve uma espécie de bolha grande e rija na cauda. Sem saber do que se tratava, curavamos todos os dias com betadine, até que esta começou a secar e rebentou (sem que dessemos por isso) e ficou curado. Pelo menos era o que eu pensava... porque há uns dias, a "bolha" voltou a aparecer e teima em crescer, apesar de a continuarmos a curar. Será um quisto? Um tumor? Irei levá-lo ao veterinário quando este regressar de férias, mas tenho receio que tenha de ser operado, uma vez que já é um cão com 10 anos de idade. Podem ajudar-me?
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

terça jul 10, 2007 4:02 am

Olá vera...

Quanto a problemas de cirurgia, penso que não existirão... Primeiro porque é muito provável que não seja necessário, e segundo porque se for, levará um bloqueio de campo que insensibilizará apenas a cauda do bixo.

Quanto à etiologia e patogenia em si, é-me impossível dar opiniões pois sem ver... É como comer arroz com pausinhos e olhos vendados! No entanto, poderá ser um simples quisto como diz, poderá ter origem tumoral, pode ser uma calosidade óssea das coxígeas,... poderá ser um calo dérmico na camada córna ou queratinosa da pele derivado do local onde dorme...

No entanto, como disse que rebentava e secava, poderá bem ser um quisto ou acumulação de líquido local, resolvida simplesmente lancetando e secando, ok?!

Beijo e conte novidades...

Aproveite ainda para efectuar a apresentação na área devida, ok?! ;)

Bruno Rodrigues
Responder

Voltar para “Cães”