Convulsões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JMoreira
Mensagens: 1
Registado: domingo dez 24, 2006 12:41 am

terça jul 10, 2007 1:29 am

Oi!
Dos meus oito cães, tenho um que depois de ter esgana, foi-lhe diagnosticada epilepsia.
Há uns dias, o cão (que vai fazer 1 ano), fruto, talvez, dos foguetes das festas, tem andado bastante agitado, muito sensível, medroso, instável e, frequentemente gira sobre si (como quem procura o rabo), mas que me aperceba, não tem os ataques epilépticos, pelo menos nos moldes em que era habitual.
Está receitado por Luminetas (toma meia de manhã e uma há noite), mas tenho receio de lhe aumentar a dosagem.

Alguém me pode ajudar?


Cumprimentos
João Moreira
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jul 10, 2007 1:31 am

JMoreira Escreveu:
Está receitado por Luminetas (toma meia de manhã e uma há noite), mas tenho receio de lhe aumentar a dosagem.

Alguém me pode ajudar?


Cumprimentos
João Moreira
Desculpe a questão mas... porque não pergunta À unica pessoa que pode ajudar..o vet ou a vet que lho prescreveu ? :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
unsmil3
Membro
Mensagens: 74
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

terça jul 10, 2007 4:30 am

Realmente será a melhor ideia e a que me ocorreu logo também! :wink:

Consulte o seu veterinário... é para isso que ele serve, ok?! E ele melhor do que ninguem o pode aconselhar!

Por outro lado, esses ataques poderão ter outra causa! Muitas x já aconteceu em consultas dar um diagnóstico como definitivo e depois a causa não ser a aparente, o que em alguns casos poderá decidir a vida do animal. Assim, já o meu prof de semiologia diz que o diagnóstico definitivo consegue-se quando se conseguir provar que todos os outros não são causa! Assim, uma situação de hipotiroidismo, diabetes, hipoglicémia, doenças renais ou hepáticas, golpe de calor... intoxicação... poderá igualmente levar aos ataques, por exemplo! Mas claro que sim, acredito que será consequência da doença viral precedente que citou!

Quanto à medicação, nos casos de epilepsia idiopática... esta é muitas x insuficiente até para a prevenção e controle! Não que o animal se sinta assustado com foguetes ou assim, mas pode já sofrer de disturbios anatomo-fisiológicos inerentes ao estado! No entanto, todas as situações de stress devem ser evitadas de forma a não despoletarem os ataques. Um dos medicamentos que controla com sucesso as convulsões é o fenobarbital, cuja administração regular pode danificar as células hepáticas, pelo que deve ser associado com uma medicação hepatoprotectora.

Isto foi apenas uma iguaria para quem gosta de ler e de saber mais qq coisa! ;)

Quanto ao tópico em si, novamente confirmo a opinião da "CasadeAnaval"! Vá ao vet, ok?!

Abraço e saude ao bixo e a si ;)
Responder

Voltar para “Cães”