luckey Escreveu:Olá.
Eu costumo fazer várias brincadeiras com o meu, mas a que ele mais gosta é a seguinte:
- eu agarro num brinquedo dele, dou-lho a cheirar, e abalo a fugir. ele vem atras de mim. quando me apanha, dou-lhe o brinquedo e ele abala a fugir, e eu atrás dele. pela casa e quintal... (se fosse no meio da rua valha-me Deus

cansava-me ao fim de 10 minutos a correr e nao o apanhava... eh eh)
cumprimentos

Mas essa brincadeira...apesar de até poder ser gira e é inocente, não a considero muito positiva. Isto porque se estimula o cão a correr atrás de pessoas, pode não ser muito bom... E ele foge porque não quer largar o brinquedo, o ideal era o dono, brincando estimular o cão a dar o objectivo...
O ideal é que o cão, brinque abocanhando sempre coisas...brinquedos etc. Não o dono.
Eu gosto por exemplo de jogar uma bola contra uma parede...de forma a que a bola não vá na direcção do cão e o magoe, ele com a alteração de trajectória fica ainda mais dificultada a tarefa, desta forma canaliza bem os instintos próprios de presa, que todos os cães têm, uns mais que outros.
Um cão bebé, jogue a bola e ensine-o a vir trazer a bola...premiando-o seja com mimos ou com petiscos numas primeiras vezes, depois basta um mimo verbal ou uma festa. E volte a mandar a bola, interrompa sempre as brincadeiras um pouco antes dele mostrar sinais de cansaço, para que assim esteja sempre estimulado a brincar e aprender melhor.
E é assim que se vai ensinando o cão a conhecer regras e como agradar ao dono...ao líder.