sugestões de brincadeiras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nokitas22
Membro
Registado: sexta abr 20, 2007 12:35 pm

terça jul 10, 2007 12:18 pm

olá a todos os foristas!!! :D
Alguem me pode dar dicas de brincadeiras k posso ter com o meu canito k tem quase 3 meses??......as minhas ideias são escassas..lol....costumo brincar c ele a atirar uma garrafa plastico vazia k ele adora andar a correr atras dela...tb gosta k lhe atire um boneco pra ele ir buscar e trazer po pé de mim....ms tirando isto...n tenho mais ideias :oops: .......ele tb gosta de puxar uma fita k eu tenho po cabelo (agr ja deixou de ser po cabelo...loool)...ms ja li algures k n devia fazer isso porque era tar a medir forças...!! :?:
obrigada por kk dica k me derem.

bjos***
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça jul 10, 2007 5:39 pm

Garrafa de plastico VAZIA nunca, basta uma trinca mais forte e la engole o canito um bocado de plastico, depois sangue nas fezes, depois corrida para o vet etc... acho que não vale a pena continuar com o filme.

Há tanto brinquedo no mercado para cachorro, desde bolas, churros, bonecos que chiam quando se aperta a barriga, arco de borracha, Ossos... etc... haja é imaginação. :wink:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Nokitas22
Membro

terça jul 10, 2007 8:24 pm

xi..obrigada por me avisar...nunca me tinha ocorrido a ideia de k isso podesse acontecer!! :?
ele tem vários brinquedos desses das lojas dos animais mas ele depressa se farta...lol

mto obrigada pelo aviso...garrafas de plastico NUNCA MAIS!!! :wink:
Luamaria
Membro Júnior
Registado: sábado jun 16, 2007 4:53 pm

terça jul 10, 2007 8:31 pm

ele tem vários brinquedos desses das lojas dos animais mas ele depressa se farta...lol

Boa tarde!

Farta-se dos brinquedos porque deve te-los sempre disponiveis.O máximo de brinquedos que deve ter á sua disposição são 2.Os outros deve guardá-los e so pode brincar quando voçe brincar com ele.
Melhores cumprimentos

Os animais são o melhor amigo do homem.Se têem dúvidas não tenham cães.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jul 10, 2007 8:42 pm

E evite que ele aprenda a brincar com paus...aquela máxima de apanhar um pau no chão e jogar-lhe, pode correr bem, mas também pode correr muito mal.

E já surgiu aqui um caso de uma pessoa que com essas brincadeiras o pau, espetou-se no cão e teve de ser assistido no vet, por sorte não morreu.

Entretanto, brincadeiras...

Uma brincadeira gira, é:

Quando ele estiver distraído...chame-o quando você estiver escondida.
Quando ele a encontrar faça-lhe muitas festas ou até pode dar um petisco.

Há uns tempos havia uns túneis em poliéster, muito giros... era giro convencê-lo a passar pelos túneis e depois mostre o seu agrado.

E nessa fase, pode ensinar devagarinho aos comandos mais básicos...senta, deita, fica, aqui...essas coisas mais básicas de obediência. E nunca esquecer de ir ensinando a saber andar de trela.

Mas sem stress...tudo a brincar.

Brinquedos, além dos sugeridos, existe o Kong...que quando estiver sozinho pode ser útil para o manter entretido.

Umas calças velhas de ganga, tirando tudo o que tiver metal, dando dois nós nas pontas ficam um excelente brinquedo.
<p>susana</p>
Nokitas22
Membro

terça jul 10, 2007 11:57 pm

:D ...obrigada...ja fikei com umas ideias giras pa brincar com o meu canito!!...e tb fiquei a saber umas coisas k n sabia...cm a de deixar apenas uns 2 bonecos disponiveis p ele brincar!.. :wink:
Mto obrigada a todos :D
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

quarta jul 11, 2007 5:29 pm

Olá.
Eu costumo fazer várias brincadeiras com o meu, mas a que ele mais gosta é a seguinte:

- eu agarro num brinquedo dele, dou-lho a cheirar, e abalo a fugir. ele vem atras de mim. quando me apanha, dou-lhe o brinquedo e ele abala a fugir, e eu atrás dele. pela casa e quintal... (se fosse no meio da rua valha-me Deus :lol: cansava-me ao fim de 10 minutos a correr e nao o apanhava... eh eh)

cumprimentos

:wink:
susanastrat
Membro Veterano

quarta jul 11, 2007 7:51 pm

luckey Escreveu:Olá.
Eu costumo fazer várias brincadeiras com o meu, mas a que ele mais gosta é a seguinte:

- eu agarro num brinquedo dele, dou-lho a cheirar, e abalo a fugir. ele vem atras de mim. quando me apanha, dou-lhe o brinquedo e ele abala a fugir, e eu atrás dele. pela casa e quintal... (se fosse no meio da rua valha-me Deus :lol: cansava-me ao fim de 10 minutos a correr e nao o apanhava... eh eh)

cumprimentos

Mas essa brincadeira...apesar de até poder ser gira e é inocente, não a considero muito positiva. Isto porque se estimula o cão a correr atrás de pessoas, pode não ser muito bom... E ele foge porque não quer largar o brinquedo, o ideal era o dono, brincando estimular o cão a dar o objectivo...

O ideal é que o cão, brinque abocanhando sempre coisas...brinquedos etc. Não o dono.

Eu gosto por exemplo de jogar uma bola contra uma parede...de forma a que a bola não vá na direcção do cão e o magoe, ele com a alteração de trajectória fica ainda mais dificultada a tarefa, desta forma canaliza bem os instintos próprios de presa, que todos os cães têm, uns mais que outros.

Um cão bebé, jogue a bola e ensine-o a vir trazer a bola...premiando-o seja com mimos ou com petiscos numas primeiras vezes, depois basta um mimo verbal ou uma festa. E volte a mandar a bola, interrompa sempre as brincadeiras um pouco antes dele mostrar sinais de cansaço, para que assim esteja sempre estimulado a brincar e aprender melhor.

E é assim que se vai ensinando o cão a conhecer regras e como agradar ao dono...ao líder.
<p>susana</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta jul 11, 2007 8:04 pm

Nokitas22 Escreveu:ele tb gosta de puxar uma fita k eu tenho po cabelo (agr ja deixou de ser po cabelo...loool)...ms ja li algures k n devia fazer isso porque era tar a medir forças...!!
Isso chama-se brincar de tracção e até há brinquedos à venda para esse efeito.

Eu sinceramente não vejo mal nenhum nesta brincadeira, antes pelo contrário, sempre brinquei assim com os meus cães e nunca tive problemas. E eles adoram.

A única questão é: você é que tem de ganhar sempre! Ou seja, não larga o brinquedo, o cão é que tem de o largar.
susanastrat
Membro Veterano

quarta jul 11, 2007 8:11 pm

Sinceramente, já brinquei assim, também não tive problemas. Mas foi o conselho do treinador e como é uma pessoa muito experiente, acabei por tomar certas precauções...
<p>susana</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta jul 11, 2007 8:57 pm

susanastrat Escreveu:Sinceramente, já brinquei assim, também não tive problemas. Mas foi o conselho do treinador e como é uma pessoa muito experiente, acabei por tomar certas precauções...
Se virmos bem, esta é efectivamente uma brincadeira que implica "medição de força". Os cachorros fazem-na uns com os outros e até com as mães. E a brincar, a brincar, se vai estabelecendo a hierarquia dentro da matilha.

Por isso eu acho que esta brincadeira até é útil desde que sejamos sempre nós a "ganhar a batalha" e a conservar o brinquedo. E se o cachorro não quiser largar e nós já estivermos fartos da brincadeira, então dá-se-lhe um correctivo e tira-se-lhe o brinquedo. Ajudará a que o cachorro perceba que somos nós quem tem mais força, e/ou que quem manda somos nós.

Eu faço-o frequentemente, até com os cães adultos.
maggi
Registado: quarta jun 23, 2004 2:51 pm

quinta jul 12, 2007 9:56 am

A minha cadela adora brincar ao "puxa" em que ela puxa de um lado e eu do outro mas, como já li aqui temos que ser sempre nós a ganhar e a terminar a brincadeira; adora que eu lhe atire a bola para qq canto da casa e brincar ao "tá" que é às escondidas. Quando estou escondida grito "tá" e ela dispara à minha procura mas esta brincadeira funciona melhor na rua porque em casa o nosso cheiro está em todo o lado e ela fica um bocado baralhada mas na rua ela vai direitinha ao sítio onde estou escondida. Também quando temos visitas em casa ela vai buscar todos os brinquedos que tem espalhados pela casa (babados e tudo) e tenta levar tudo na boca ao mesmo tempo para ver se tem sorte que alguém brinque com ela. O importante é eles não se aborrecerem, já basta o tempo que passam sozinhos!
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

quinta jul 12, 2007 10:16 am

susanastrat Escreveu:
luckey Escreveu:Olá.

cumprimentos

Mas essa brincadeira...apesar de até poder ser gira e é inocente, não a considero muito positiva. Isto porque se estimula o cão a correr atrás de pessoas, pode não ser muito bom... E ele foge porque não quer largar o brinquedo, o ideal era o dono, brincando estimular o cão a dar o objectivo...

O ideal é que o cão, brinque abocanhando sempre coisas...brinquedos etc. Não o dono.

Eu gosto por exemplo de jogar uma bola contra uma parede...de forma a que a bola não vá na direcção do cão e o magoe, ele com a alteração de trajectória fica ainda mais dificultada a tarefa, desta forma canaliza bem os instintos próprios de presa, que todos os cães têm, uns mais que outros.

Um cão bebé, jogue a bola e ensine-o a vir trazer a bola...premiando-o seja com mimos ou com petiscos numas primeiras vezes, depois basta um mimo verbal ou uma festa. E volte a mandar a bola, interrompa sempre as brincadeiras um pouco antes dele mostrar sinais de cansaço, para que assim esteja sempre estimulado a brincar e aprender melhor.

E é assim que se vai ensinando o cão a conhecer regras e como agradar ao dono...ao líder.

hummm ... por acaso não me tinha ocorrido que poderia não ser positiva esta brincadeira. :oops:

Vou modificar o esquema, como me aconselhou. :wink:
O que vale é que estamos sempre a aprender! :)

Muito obrigada pelas suas dicas susanastrat.

cumprimentos

susanastrat
Membro Veterano

quinta jul 12, 2007 10:21 am

Musky Escreveu:
susanastrat Escreveu:Sinceramente, já brinquei assim, também não tive problemas. Mas foi o conselho do treinador e como é uma pessoa muito experiente, acabei por tomar certas precauções...
Se virmos bem, esta é efectivamente uma brincadeira que implica "medição de força". Os cachorros fazem-na uns com os outros e até com as mães. E a brincar, a brincar, se vai estabelecendo a hierarquia dentro da matilha.

Por isso eu acho que esta brincadeira até é útil desde que sejamos sempre nós a "ganhar a batalha" e a conservar o brinquedo. E se o cachorro não quiser largar e nós já estivermos fartos da brincadeira, então dá-se-lhe um correctivo e tira-se-lhe o brinquedo. Ajudará a que o cachorro perceba que somos nós quem tem mais força, e/ou que quem manda somos nós.

Eu faço-o frequentemente, até com os cães adultos.

Mas essa não tem problema.
A que me foi indicada como sendo prejudicial, foi a do dono por-se em fuga, para que o cão o persiga...dono quando apanhado pelo cão, dá-lhe o objecto e o papel inverter-se, fugindo ele, com o brinquedo e o dono atrás dele.

É a esta que me referi em cima.
<p>susana</p>
Luamaria
Membro Júnior
Registado: sábado jun 16, 2007 4:53 pm

sexta jul 13, 2007 8:24 am

Musky Escreveu:
Nokitas22 Escreveu:ele tb gosta de puxar uma fita k eu tenho po cabelo (agr ja deixou de ser po cabelo...loool)...ms ja li algures k n devia fazer isso porque era tar a medir forças...!!
Isso chama-se brincar de tracção e até há brinquedos à venda para esse efeito.

Eu sinceramente não vejo mal nenhum nesta brincadeira, antes pelo contrário, sempre brinquei assim com os meus cães e nunca tive problemas. E eles adoram.

A única questão é: você é que tem de ganhar sempre! Ou seja, não larga o brinquedo, o cão é que tem de o largar.

Eu cheguei a ler num livro de uma criadora de rottweiler s e ela diz que não se deve sempre sempre ganhar no jogo de tracção.
Uma das razões é que o cão pode desinteressar se pelo jogo porque fica desiludido ou frustrado,por nunca conseguir ganhar.Também faço esse jogo com as minhas cadelas e elas também ganham "ás vezes".Fundamental é só ganharem quando já aprenderam a largar.Porque ai sim eles sabem que quem manda na brincadeira somos nós.Deixe o ganhar algumas vezes porque senão não tem muita piada.Muitas atenção ao atirar as bolas para ele correr atrás delas.É totalmente desaconselhado atirar bolas a cães com idades inferiores a um ano "de porte médio grande".Mesmo os de raça pequena deve-se evitar esse jogo porque estão em fase de crescimento e não é saudável para as patinhas.Atire devagar para ele não ter aqueles arranques que as pessoas gostam de ver e muita atençao aos pisos.Aqueles que atiram as bolas para pisos escorragadios para ve-los patinar estão a fazer mal aos caes...
Boas brincadeiras.
Melhores cumprimentos

os caes sao o melhor amigo do homem.se teem duvidas nao tenham caes.
Responder

Voltar para “Cães”