Regras/leis para andar de carro
Moderador: mcerqueira
Boa tarde!
Tenho um Basset com 1 ano chamado Kenshin.
A minha dúvida refere-se ao transporte em carros de passageiros. Já procurei e voltei a procurar por todos os sítios que me lembrei e nada me esclarece.
O meu problema prende-se com o seguinte: O meu cão viaja muito e tendo tudo em ordem seria muito chato apanhar uma multa por não o transportar conforme a lei exige.
Considero que as caixas não são para este cão e também não teria espaço no carro para uma.
A ideia do cinto de segurança próprio foi posta de lado, porque o Kenshin detesta andar de carro e a única coisa que o vai distraindo 1 bocadito é o passeio de janela a janela. Bem sei que seria o mais seguro,mas para compensar um pouco costumamos por uma almofada entre os bancos da frente.
Restou-me outra alternativa, que vi numa loja de animais, que consiste numa estrutura para dividir a parte da frente da parte de trás do carro. Além de ser 1 coisa enorme e pouco prática, também era 1 pouco para o cara.
Gostaria então de saber se há alguma lei que me obrigue a sujeitar-me a esta última hipótese.
Desde já muito obrigada.
A minha dúvida refere-se ao transporte em carros de passageiros. Já procurei e voltei a procurar por todos os sítios que me lembrei e nada me esclarece.
O meu problema prende-se com o seguinte: O meu cão viaja muito e tendo tudo em ordem seria muito chato apanhar uma multa por não o transportar conforme a lei exige.
Considero que as caixas não são para este cão e também não teria espaço no carro para uma.
A ideia do cinto de segurança próprio foi posta de lado, porque o Kenshin detesta andar de carro e a única coisa que o vai distraindo 1 bocadito é o passeio de janela a janela. Bem sei que seria o mais seguro,mas para compensar um pouco costumamos por uma almofada entre os bancos da frente.
Restou-me outra alternativa, que vi numa loja de animais, que consiste numa estrutura para dividir a parte da frente da parte de trás do carro. Além de ser 1 coisa enorme e pouco prática, também era 1 pouco para o cara.
Gostaria então de saber se há alguma lei que me obrigue a sujeitar-me a esta última hipótese.
Desde já muito obrigada.
Boa tarde,
Eu não sei se existe uma lei que determine a forma como transportamos os nossos canitos, o mais provável é haver.
Mas eu nas pequenas viagens que faço com eles de Sintra á Ericeira, ponho-lhes aquelas coleiras (não são as coleiras "normais" que põem no pescoço, aquelas de corpo que agora não me lembro do nome
), e tento ir sempe atrás com eles e agarro nas trelas, ou então "prendo" as trelas no cinto.
Mas não sei se é a forma mais correcta para o transportar, mas quando há uma paragem brusca, eles ficam bem presos.
Mas o melhor mesmo é esperar por um forista que tenha mais experiencia e mais conhecimento acerca deste assunto.
Boa viagem e boas férias,

Eu não sei se existe uma lei que determine a forma como transportamos os nossos canitos, o mais provável é haver.
Mas eu nas pequenas viagens que faço com eles de Sintra á Ericeira, ponho-lhes aquelas coleiras (não são as coleiras "normais" que põem no pescoço, aquelas de corpo que agora não me lembro do nome

Mas não sei se é a forma mais correcta para o transportar, mas quando há uma paragem brusca, eles ficam bem presos.
Mas o melhor mesmo é esperar por um forista que tenha mais experiencia e mais conhecimento acerca deste assunto.
Boa viagem e boas férias,

porque considera q as caixas não são para esse cão?
<p> </p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação ... ninguém precisará ensiná-lo a amar o seu semelhante!</p>
<p>Inês Santos Pereira</p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação ... ninguém precisará ensiná-lo a amar o seu semelhante!</p>
O Kenshin costuma viajar sozinho com a minha mãe, normalmente 1 vez por mês, de Lisboa até a Figueira da Foz. Ainda é 1 esticãozito.
De início chorava a viagem toda, até fazia pena. Agora tem-se vindo a adaptar, mas está longe de ser o ideal.
Em relação à caixa, acho que seria pior para ele, porque como disse a única coisa que o vai distraindo é o "passeio" entre janelas. O mesmo se aplica ao cinto de segurança. Além disto o Kenshin é 1 Basset Hound e o nosso carro não comporta 1 caixa de tamanho apropriado.
Para diminuir a falta de segurança comprámos 1 almofadão que entalamos entre os bancos da frente, para ele não se magoar em caso de travagem brusca.
Ele já vai associando a viagem a liberdade (praia ou jardim), por isso espero que com tempo ele não fique tão nervoso e possamos prendê-lo com o cinto.
Mas apesar de tudo isto, não encontro qualquer tipo de legislação para esta situação e pensei que por aqui talvez alguém soubesse.
Obrigada
De início chorava a viagem toda, até fazia pena. Agora tem-se vindo a adaptar, mas está longe de ser o ideal.
Em relação à caixa, acho que seria pior para ele, porque como disse a única coisa que o vai distraindo é o "passeio" entre janelas. O mesmo se aplica ao cinto de segurança. Além disto o Kenshin é 1 Basset Hound e o nosso carro não comporta 1 caixa de tamanho apropriado.
Para diminuir a falta de segurança comprámos 1 almofadão que entalamos entre os bancos da frente, para ele não se magoar em caso de travagem brusca.
Ele já vai associando a viagem a liberdade (praia ou jardim), por isso espero que com tempo ele não fique tão nervoso e possamos prendê-lo com o cinto.
Mas apesar de tudo isto, não encontro qualquer tipo de legislação para esta situação e pensei que por aqui talvez alguém soubesse.
Obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm
Olá Iammarta
Penso poder ajudá-la.
Em comboios: caes até 5kg podem viajar ao colo e sem pagar bilhete. Superior a 5kg pagam 1/2 bilhete e têm que vijar em caixas transportadoras, junto dos donos.: Na rodoviária tem que viajar em transportadora pagando tb 1/2 bilhete.: Taxis, depende se o motorista permite ou não. Em nossos carros devem de viajar com a máxima segurança para eles e para nós, de preferência ou nas transportadoras ou presos com o cinto no peitoral.
Cumprimentos
Céu
Penso poder ajudá-la.
Em comboios: caes até 5kg podem viajar ao colo e sem pagar bilhete. Superior a 5kg pagam 1/2 bilhete e têm que vijar em caixas transportadoras, junto dos donos.: Na rodoviária tem que viajar em transportadora pagando tb 1/2 bilhete.: Taxis, depende se o motorista permite ou não. Em nossos carros devem de viajar com a máxima segurança para eles e para nós, de preferência ou nas transportadoras ou presos com o cinto no peitoral.
Cumprimentos
Céu
Eles n devem mesmo comer antes de viajar, nem durante a viagem. penso q a maneira mais adequada é mesmo a caixa ou o cinto, mas para tal, teria mesmo q o habituar gradualmente, talvez tentando primeiro em casa a habituação à caixa, fazendo-o entrar gradualmente, através de recompensas. mas se não tem espaço no carro, deveria ponderar a hipótese do cinto, habituando-o em viagens pequenas e aumentando também gradualmente...para n o traumatizar. atenção às janelas, n viaje de forma a q ele vá com a cabeça de fora, com risco de apanhar otites ou algum problema nos olhos. boa sorte!!
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Em relação ao transporte, eles tem de ser "transportados como carga", ou seja, sem incomodar o condutor...nem oscilar de forma a tornar-se incómoda e nem pode reduzir a visibilidade do condutor.iammarta Escreveu:Boa tarde!
Desde já muito obrigada.
Em caso de acidente, um cão solto no banco de trás, pode provocar a morte dos passageiros....soltos não podem circular. As multas vão desde os 60 aos 600€, podendo a polícia determinar a imobilização do veículo.
As caixas transportadoras...uma crate, era o ideal. Mas não sendo possível, aconselhava o cinto próprio para os cães...não gosta, mas é seguro.
Existe uma rede em nylon, que divide, essa não serve para nada, a não ser impedir mal, que o cão passe para os bancos da frente. Em caso de acidente, não evita nada e o cão é cuspido para fora do carro.
Existe um artefacto, uma grade, em alumínio que serve para separar e não deixar o cão passar para os bancos da frente, é um pouco melhor... uns anos atrás também comprei uma. E dá resultado, mas tem umas ventosas; também não confio muito.
E todas estas alternativas são legais.
Agora muito cuidado com o transporte de cães, com estas temperaturas de verão...os golpes de calor, são muito frequentes.
<p>susana</p>
Apesar de ser 1 teimosão de 1ª mantém-se na parte de trás do carro. É 1 das poucas coisas que cumpre, mas nunca se sabe... Por isso pusemos a almofada. Como não gosta de andar no carro também nunca se empoleira, ou seja, não tapa a visão.
A estrutura que vi numa loja é essa de que fala e também eu fiquei na dúvida em relação às ventosas.
Vou então comprar um cinto e começar a po-lo em viagens mais curtas para ver como reage.
Obrigada a todos por todas as informações e sugestões.
A estrutura que vi numa loja é essa de que fala e também eu fiquei na dúvida em relação às ventosas.
Vou então comprar um cinto e começar a po-lo em viagens mais curtas para ver como reage.
Obrigada a todos por todas as informações e sugestões.
susanastrat Escreveu: Em relação ao transporte, eles tem de ser "transportados como carga", ou seja, sem incomodar o condutor...nem oscilar de forma a tornar-se incómoda e nem pode reduzir a visibilidade do condutor.
Em caso de acidente, um cão solto no banco de trás, pode provocar a morte dos passageiros....soltos não podem circular. As multas vão desde os 60 aos 600€, podendo a polícia determinar a imobilização do veículo.
As caixas transportadoras...uma crate, era o ideal. Mas não sendo possível, aconselhava o cinto próprio para os cães...não gosta, mas é seguro.
Existe uma rede em nylon, que divide, essa não serve para nada, a não ser impedir mal, que o cão passe para os bancos da frente. Em caso de acidente, não evita nada e o cão é cuspido para fora do carro.
Existe um artefacto, uma grade, em alumínio que serve para separar e não deixar o cão passar para os bancos da frente, é um pouco melhor... uns anos atrás também comprei uma. E dá resultado, mas tem umas ventosas; também não confio muito.
E todas estas alternativas são legais.
Agora muito cuidado com o transporte de cães, com estas temperaturas de verão...os golpes de calor, são muito frequentes.
Boas.
Eu tirei o código à coisa de ano e meio e lembro-me perfeitamente de nas aulas de código ter perguntado que medidas é que o código previa para o transporte de animais. Responderam-me que apenas seria tratado como carga, e mesmo assim, foi uma resposta que demorou alguns minutos a responder.
Ainda tentei saber se encontrava alguma coisa e por isso antes de ter ido a exame li o livro todo do código da estrada para a categoria B1 e não encontrei nenhuma referencia a este ponto. Nem tão pouco as multas a que estaria sujeito

Podia dizer aonde é que essa norma se encontra pf? Estou curioso em saber.
Obrigado.

-
- Membro Veterano
Migael Escreveu:Podia dizer aonde é que essa norma se encontra pf? Estou curioso em saber.
É o Artigo 56º, ponto 3.
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/novo_co ... a_2005.pdf
A explicação das alíneas
http://www.automotor.xl.pt/0706/17013.shtmO que diz a Lei
São as alíneas a) a d) do nº 3 do artigo 56º do Código da Estrada que se referem ao transporte de carga nos veículos. Dizem as referidas alíneas que, no transporte de cargas, deve estar devidamente assegurado: o equilíbrio do veículo, parado ou em marcha; que a carga não possa vir a cair sobre a via ou a oscilar por forma que torne perigoso ou incómodo o seu transporte ou provoque a projecção de detritos na via pública; que não reduza a visibilidade do condutor; e que a mesma não arraste pelo pavimento. Ou seja: o bom senso será suficiente para cumprir com o estabelecido!
<p>susana</p>
Já agora, caso seja possível, gostaria que me dessem mais uma informação.
Fui a uma loja de animais que me mostrou 3 tipos de cintos de segurança:
- de corpete
- de trela
- e cinto de segurança (não sei o que significa tal distinção neste caso).
Pelo que sei o de corpete não é apropriado para Basset,mas não é 1 certeza, por isso agradecia que me dissessem qual o mais adequado e seguro.
Mais uma vez obrigada
Marta
- de corpete
- de trela
Pelo que sei o de corpete não é apropriado para Basset,mas não é 1 certeza, por isso agradecia que me dissessem qual o mais adequado e seguro.
Mais uma vez obrigada
Marta
-
- Membro Veterano
O cinto de segurança, não era um corpete? No final acabam por ser um corpete. É mais seguro que se for preso pela coleira...em caso de acidente (salvo seja), o cão ía ter um grande impacto no pescoço. Eu no seu lugar, optava pelo cinto de segurança, em forma a que seja um corpete, depois sai para a rua pela coleira e fica o cinto de segurança no carro.iammarta Escreveu:Já agora, caso seja possível, gostaria que me dessem mais uma informação.
- de corpete
- de trela
Mais uma vez obrigada
Marta
Existe também um adaptator* para cintos de segurança (é um objecto metálico), para prender a trela (que está presa a uma coleira ou a um corpete) ao sítio onde se prende, no cinto de segurança.
ou este, que é quase igual...

Esta capa para os bancos, também dá jeito...protege os bancos e a limpeza fica muito facilitada, para eles parece mais confortável também.
http://www.greenfingers.com/images/supe ... 618D_l.jpg
* O adaptador que referi é só parte metálica, uma altura comprei:

O seu cão usando um peitoral, depois com algo deste género tipo trela...com encaixe é capaz de ser mais económico e faz as mesmas vezes.
<p>susana</p>
Uma pequena correcção: cães com mais de 5 kg pagam meio bilhete e podem viajar junto dos donos com trela e açaime em alternativa à transportadora. É assim que viajo com o meu e acho que em situação regular porque aparece sempre o revisor e até a fiscalização, que não deixa passar nada. Na bilheteira perguntam-me sempre (apesar de já ser conhecida) se levo o açaime.patanisca123 Escreveu:Em comboios: caes até 5kg podem viajar ao colo e sem pagar bilhete. Superior a 5kg pagam 1/2 bilhete e têm que vijar em caixas transportadoras, junto dos donos.