Como se faz quando um cao se engasga?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

sábado jul 07, 2007 12:20 am

sanxeri Escreveu:eles comem com tanta pressa... nao admira que se engasguem. A minha Sheeva, arraçada de labradora, come uma malga grande em dois ou tres minutos.
divida a refeição por dois ou dê-lhe pequenas quantidades de 10 em 10 min, por exemplo. Com a torção de estômago não se brinca e quando eles comem depressa têm tendência a comer mais porque não se sentem logo saciados :wink: o mesmo se passa com as pessoas.

Eu tenho imensa sorte com o meu, não me preocupo. Ele a comer agarra nuns grãos, afasta-se do prato e come. Volta ao prato e repete depois pára e vai ladrar a um gato e volta ao mesmo :roll: às vezes de manhã ainda lá tem comida :roll:
sanxeri
Membro Veterano
Mensagens: 2891
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Localização: Caes, gatos, hamsters...
Contacto:

sábado jul 07, 2007 12:22 am

pois so que a minhya velhota parece estar sempre esfomeada... a mais nova come com calma. A velhota desdentada come como uma dezalmada.

obrigada!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
unsmil3
Membro
Mensagens: 74
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

domingo jul 08, 2007 3:57 pm

Olá...

Realmente um dos problemas mais graves dos que se podem apresentar à consulta é um caso com quadro de dilatação/torção gástrica!

Uma dilatação define-se como o aumento do volume do estômago do animal, associado a uma rotação no seu eixo mesentérico. O estômago sofre uma rotação em torno do esófago, no sentido dos ponteiros do relógio, visto no sentido caudo-cranial. Como consequência, o duodeno rodeia o esófago e o piloro desloca-se para a esquerda, ocluindo juntamente com o cárdia. O baço desloca-se para a direita surgindo em posição central e podendo se encontrar comprimido contra o diafragma. É um quadro extremamente complicado, considerado muito grave e de emergência, com entrada directa para cirurgia.
Ocorre ou tem maior incidência em cães de maior porte e com maior altura de peito e a fragilidade dos meios de fixação do estômago e ligamentos freno-gástrico e hepato-gástrico, favorecem a dita torção!
Para agravar o quadro, poderá ocorrer o que se chama de choque hipovolémico, com retenção de fluidos no estômago, a diminuição do retorno venoso devido à compressão das veias porta e cava caudal pela distensão gástrica e a diminuição do débito cardíaco, da pressão arterial e da perfusão tissular! Depois ainda ocorre um grande desiquilíbro metabólico e ácido-base, com ocorrência de acidose metabólica, diminuição dos níveis séricos de potássio, endotoxémia, hipotensão, choque endotóxico e CID ou coagulaçao intravascular disseminada, arritmias cardíacas devido a isquémia e hipóxia do miocárdio (com baixa perfusão em O2 e nutrientes do músculo).

Enfim, uma porção de palavrões para definir um estado ou uma ocorrência de extrema gravidade... Quem já teve um animal que tenha passado pelo mesmo poderá o confirmar!

Mas que tem isto a ver com o engasgar?! Por vezes nada! :) Mas, como alguém falou da torção gástrica... :p No entanto, é bem saber não como resolver mas, como em todas as situações problemáticas deste mundo, como as prevenir! Dessa forma, a sportinguista (pena o cariz clubístico ser um pouco esverdeado :P ) teve plena razão ao dizer que se deve seriar a alimentação do animal... Isto não só em animais de maior porte, mas nestes é de extrema importância, como fora referido! Dessa forma, os animais comem menos de cada vez e com menos gula, digamos assim (claro que nem todos.. há animais que adquiriram digamos como que uma polifagia comportamental e têm sempre gula pois habituaram-se a comer assim, quer por serem alimentados na companhia de outros e comerem rápido para comerem mais, algo que se tornou comportamento adquirido, quer por outra qualquer razão)! Assim, alimentação 2x ao dia já é bastante equilibrado e ñ nada que complique a vida de ninguem em termos de tempo e disponibilidade! Por outro lado, nada de grandes exercícios a seguir à ingestão, nada de grandes quantidades de água (claro que o animal não deve ser privado de água, mas por x pode ser em demasia e deverá ser dada seriada também por um pequeno período),... Enfim, papoca e descanso :)

Quanto ao engasgar, este é um acto reflexo básico de quando se passa algo no tracto respiratório superior, nomeadamente, a entrada de alimento na traqueia! No entanto, quando o esófago fica obstruido com um osso, por exemplo, também podemos ter este reflexo! Assim, mais uma vez a seriação das alimentações previne a ocorrência. Devemos sempre, como já fora referido, habituar os animais a comerem em locais próprios, do tipo 4 cãem em sítios diferentes do pátio :) Isto porquê!? É algo que não é muito complicado de ensinar... Basta habituar o animal a determinada taça e local, por exemplo, e diminui o comportamento inato da competição pela comida e o comer rápido para comer mais. Assim, evita-se que esse comer rápido se transforme de inato a adquirido, crónico e que se verifique em quaisquer alturas em que o animal coma.

Depois, e respeitando finalmente o tópico, se o animal se engasgar, temos realmente, como fora referido, a manobra de Heimlich que é aquela que se vê nos anúncios da tv quando alguém fica engasgado, com vista a causar uma tosse artificial e a desobstrução! No entanto, poderá não resultar tão bem como na tv :lol: ... E se o engasgar for pouco e o animal conseguir respirar, não se justifica nem é assim tão praticável!! Mas se for grave, nada se perde em tentar. No entanto, o engasgar é o estado fisiológico que melhor resulta para a desobstrução! Podemos sempre massajar um pouco a zona da traqueia e do esófago, na porção ventral do pescoço e verificar se existe alguma obstrução ou alteração da simetria! Caso exista, tentar massajar essa zona também e tentar fazer com que esta obstrução progrida, quer cranialmente quer para jusante! Caso tal não for possível, VET com o bixo :)

Resumindo, temos é de compreender sempre a relação causa/consequência da coisa... o animal come rápido e desvairadamente, mastiga mal e inspira enquanto come. Assim, vai alimento para o tracto respiratório e ele engasga-se como método fisiológico para a desobstrução da via! Assim, que fazer?! controlar a alimentação :) Tudo passa por aí!

Espero ter ajudado e peço desculpa por ser extenso mas gosto de explicar a coisa com o pouco que ainda sei... ;)

Abraços e kisss a todos...

Bruno Rodrigues
unsmil3
Membro
Mensagens: 74
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

domingo jul 08, 2007 4:09 pm

Ahh, é verdade...
A sportiguista falou noutra coisa que me esqueci de comentar... Que os animais quando comem mais rápido, sentem-se menos saciados e comem mais... não poderia estar mais de acordo!

Isto porquê?! Porque a fome não é regulada apenas pelos níveis de glucose circulante mas também pela própria ingestão, por receptores barométricos de pressão existentes no estômago e ligados ao sistema nervoso central! Estes receptores, transmitem a informação de "estômago cheio", digamos assim (se os meus profs vissem isto :lol: ) e que irá reduzir a vontade de ingerir mais alimento... ainda mais nos animais do que em nós, pois o ser humano ainda considera os sabores dos alimentos, o ser fino e chique, o ser caro pois podemos ir comer uma lagosta e por ser cara comemos até ao último niquinho... enfim, por exemplo uma galinha... milho é milho! aquilo engolido na tem sabor! Tão como controlam elas o q comem?! ;)

E podemos considerar ainda o facto dos nutricionistas recomendarem o beber um copo de água antes das refeições, ou o colocar de uma banda gástrica para conseguir maior tensão nesses receptores com menos alimento e não sentir mais a fome, e até o estar com muita sede e experimentar beber um copo de água bem devagar em x de 3 depressa! Aqui entram outros factores em conta mas o princípio é semelhante...

Abraços...

Bruno Rodrigues
Mariana_Teixeira
Mensagens: 6
Registado: sábado jul 10, 2004 2:34 pm

domingo jul 15, 2007 7:53 pm

Muito obrigado pelo esclarecimentos.
Voces sao impecaveis
Fikem bem
Responder

Voltar para “Cães”