Como ter uns cães obdientes?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nunomiguel
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: segunda abr 01, 2002 7:34 pm
Localização: SMASH (Cocker Spaniel); MATILDE (Retriever do Labrador); NINA (Europeu Comum)

quinta mai 09, 2002 4:49 pm

:? Tenho um Cocker com oito meses e uma Retriever do Labrador femea com três meses.
Gostava que tivessem treino de pelo menos de obdiência, para poder andar na rua a passea-los e não o contrário!
Como faço para o conseguir ou só será possivel através de um treinador especializado?
;) Agradecia que me ajudassem neste meu dilema....
mindbullet
Membro Veterano
Mensagens: 210
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
Localização: Nubi (Golden Retriever)

quinta mai 09, 2002 5:06 pm

Olá!

Uma vez que desconheço escolas na minha área comecei a treinar o Nubi por minha conta.
Investiguei na net sobre treino de cães e comprei livros.

Neste momento estou a utilizar o método Clicker Training e tenho tido resultados positivos.

É óbvio que se tiver oportunidade (tempo+$$$) de treinar os seus cães com um treinador profissional...

Já agora dê uma vista de olhos no tópicoTreinar, quais os sinais que se devam fazer?
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

sexta mai 10, 2002 8:28 am

Viva,

dica:

Se quer que o cão ande sempre por perto e quando o passear ande junto de si, não lhe dê independencia. Não confundir com liberdade.

As pessoas cometem frequentemente um erro na educação do cachorro.
Habituam-no a brincar sózinho e muitas vezes num espaço amplo.
É errado, na minha opinião e por experiencia pessoal, começar a mandar objectos para o cachorro ir buscar. Num primeira fase, é conveniente brincar com o cachorro junto a si. Pode utilizar uma bola, um trapo, etc.
Sente-se no chao, marque uma pequena circunferencia imaginária e brinque nesse espaço. Irá criar uma relação de cumplicidade.

Este método irá fazer o cão perceber que estar junto do dono é sinal de alegria e brincadeira. Há medida que se vai ganhando controle sobre o cão, aumenta-se o espaço da brincadeira. Vai ver que quando mandar alguma coisa o cão traz, porque sabe que vai brincar consigo. Nunca atire de novo sem brincar primeiro um pouco.

Sugestão:

Quanto ao andar junto quando o passeia à trela, faça correcções. Ligeiros puxões (diga: junto) quando se afasta. A ideia é incomodar o cão e não magoa-lo. Não puxe a trela de forma tensionada, pois o cão irá contrariar puxando também. Nunca brinque com o cão utilizando a trela. Mais tarde, ganham o hábito de a morder.
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

sexta mai 10, 2002 11:37 am

Oi

O ideal seria poder levar os seus cães a uma escola de treino. Para isso basta ver no site do CPC
http://www.cpc.pt/pt/index/index.htm

Ler livros em casa e aplicar os métodos também é uma boa ideia. Na dúvida contacte alguem para o ajudar.

Se decidir ir treinar numa escola, nem que de vez em quando, và ver uns quantos treinos dessa escola antes. Veja os resultados desse treino, os médotos utilisados, ect....

A violencia e as estranguladoras não são necessàrias!
Digo isto porque conheço diversas escolas que trabalham assim...
E todos os cães de todas as idades podem começar a treinar!
Apenas levam mais tempo a aprender.....
Quanto ao tempo que leva, pense neste sentido: mais vale demorar tempo e ficarem a saber fazer as coisas como deve de ser...

E os cães só sao adultos a nivel psicológico pelos 2 anos!

Espero que tudo corra bem!
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

sexta mai 10, 2002 1:57 pm

Falando na minha experiência pessoal em relação a treinar meus cães, resolvi frequentar uma escola de treino. Reparei que eu própria tambem "precisava de uns treinos" ;) . Para mim tem sido muito importante o contacto directo com o treinador. Aprendi maneiras de funcionar com os meus cães que desconhecia, e, para mim a prática e têr uma pessoa que me corrija ou aos meus cães na altura certa, dá mais resultado. Agora sinto-me um pouco mais á vontade, quando ando com eles na rua ou mesmo em casa, porque pequenas coisas podem tambem funcionar como treino, um treino levado na brincadeira, sem sêr forçado,e, é muito agradável quando começamos a vêr resultados. E, um dos meus cães começou só a treinar com 3 anos, mas adora (m) os treinos...
Acho o ambiente de uma escola muito saudável, tanto para os nossos caninos como para nós. Porque nós tambem temos muito a aprender!!!
Estou falando por mim :D
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

sexta mai 10, 2002 4:55 pm

Violencia ou castigo fisico, nunca deve ser aplicado num treino. Contudo, poderão ser necessárias medidas correctivas. O uso de uma estraguladora , de uma coleira de picos ou de um colar electrico, não são necessáriamente medidas violentas. Estes acessórios poderão ser usados pontualmente e com método.

A estranguladora é mais um método de contenção do que outra coisa qualquer. A mesma pode ser usada como uma coleira normal (em anel morto). Muitas pessoas não a sabem colocar, não obtendo resultados e sacrificando o cão.

O colar de picos, se usado com moderação e de forma ligeira, é excelente para correcções (Ex: Treinar o comando Fuss/Junto). O efeito que causa no cão, é “tal e qual”, como se estivesse a ser corrigido através de uma mordida. Não deve ser usado de forma corrente e no dia a dia. Os efeitos podem ser contrarios e estimular agressividade no cão. O seu uso de forma cuidada, não chega de perto, aos “danos” causados quando dois cães brincam em conjunto, simulando lutas.

O colar electrico (de qualidade), também deve ser usado unica e exclusivamente como medida correctiva. Para alem de uma descarga electrica minima, este colar também emite um som audivel para o cão. Este ultimo, em alguns casos é suficiente.

Para se obter resultados, com o número minimo de correcções é aconselhavel conhecer as técnicas de utilização. A sua eficiência é quase de 100% ao fim de duas três correcções. Em que situações se deve utilizar: Cães que fogem (caçadores), Agressividade, comportamentos “estranhos”.

Um conhecido meu tinha um amigo que possuia um cão que comia todo o tipo de fezes. Procurava-as e comia, incluido as que fazia. O dono andava de cabeça perdida, chegou a pensar abatê-lo. O cheiro era nauseabundo e o cão lambia toda gente, inclusivé os seus filhos.

Após diversas tentativas, sem sucesso recorreu-se ao colar electrico. Ao fim de duas vezes de utilização, estava resolvido. Hoje o cão em questão quando passa por fezes, nem para elas olha, chegando em alguns casos a encostar-se ao dono. Afinal, uma descarga de 5/6 volts, impediu que o cão fosse abatido. Este colar, pode ser colocado de forma folgada, fazendo com que o cão não leve a descarga, mas sinta uma impressão desagradavel. Este colares tem que ser de uso profissional, não sendo por isso baratos (cerca de 60 contos). Tem um raio de acção de 200 metros.

Estou a falar com experiencia propria e fico à disposição para quem quiser constatar a eficiência destes metodos, bem como demostrar que não são prejudiciais ou violentos.

Nota: Antes de utilizar estes metodos, aconselhei-me com profissionais. O colar de Picos e o colar electrico, são para medidas correctivas e nunca para uso corrente. Nas escolas de adestramento, nós também somos alunos. Da nossa aprendizagem depende a do nosso cão.

Por vezes existem técnicas simples que resolvem os problemas. As pessoas não as utilizam por pena dos cães. Por exemplo:

A minha cadela rafeira, tinha o habito de ladrar durante a noite. De manha quando aparecia para lhes dar de comer, para alem de se atirar contra as grades do canil, ladrava de forma descontrolada. Por respeito aos vizinhos, decidi resolver o problema.Hoje, tal não acontece. Como resolvi?. Durante duas noites, fiz “noitada”. Sempre que ladrava levava uma pequena mangueirada de agua. De manhâ a mesma coisa. Foi uma questão de paciencia e coragem. Digo coragem porque nunca é facil fazer “malandrices” aos nossos amigos. É com satisfação que a vejo de manhâ, com a mesma alegria à minha espera, e sem incomodar a vizinhança.
Responder

Voltar para “Cães”