sexta mai 10, 2002 4:55 pm
Violencia ou castigo fisico, nunca deve ser aplicado num treino. Contudo, poderão ser necessárias medidas correctivas. O uso de uma estraguladora , de uma coleira de picos ou de um colar electrico, não são necessáriamente medidas violentas. Estes acessórios poderão ser usados pontualmente e com método.
A estranguladora é mais um método de contenção do que outra coisa qualquer. A mesma pode ser usada como uma coleira normal (em anel morto). Muitas pessoas não a sabem colocar, não obtendo resultados e sacrificando o cão.
O colar de picos, se usado com moderação e de forma ligeira, é excelente para correcções (Ex: Treinar o comando Fuss/Junto). O efeito que causa no cão, é “tal e qual”, como se estivesse a ser corrigido através de uma mordida. Não deve ser usado de forma corrente e no dia a dia. Os efeitos podem ser contrarios e estimular agressividade no cão. O seu uso de forma cuidada, não chega de perto, aos “danos” causados quando dois cães brincam em conjunto, simulando lutas.
O colar electrico (de qualidade), também deve ser usado unica e exclusivamente como medida correctiva. Para alem de uma descarga electrica minima, este colar também emite um som audivel para o cão. Este ultimo, em alguns casos é suficiente.
Para se obter resultados, com o número minimo de correcções é aconselhavel conhecer as técnicas de utilização. A sua eficiência é quase de 100% ao fim de duas três correcções. Em que situações se deve utilizar: Cães que fogem (caçadores), Agressividade, comportamentos “estranhos”.
Um conhecido meu tinha um amigo que possuia um cão que comia todo o tipo de fezes. Procurava-as e comia, incluido as que fazia. O dono andava de cabeça perdida, chegou a pensar abatê-lo. O cheiro era nauseabundo e o cão lambia toda gente, inclusivé os seus filhos.
Após diversas tentativas, sem sucesso recorreu-se ao colar electrico. Ao fim de duas vezes de utilização, estava resolvido. Hoje o cão em questão quando passa por fezes, nem para elas olha, chegando em alguns casos a encostar-se ao dono. Afinal, uma descarga de 5/6 volts, impediu que o cão fosse abatido. Este colar, pode ser colocado de forma folgada, fazendo com que o cão não leve a descarga, mas sinta uma impressão desagradavel. Este colares tem que ser de uso profissional, não sendo por isso baratos (cerca de 60 contos). Tem um raio de acção de 200 metros.
Estou a falar com experiencia propria e fico à disposição para quem quiser constatar a eficiência destes metodos, bem como demostrar que não são prejudiciais ou violentos.
Nota: Antes de utilizar estes metodos, aconselhei-me com profissionais. O colar de Picos e o colar electrico, são para medidas correctivas e nunca para uso corrente. Nas escolas de adestramento, nós também somos alunos. Da nossa aprendizagem depende a do nosso cão.
Por vezes existem técnicas simples que resolvem os problemas. As pessoas não as utilizam por pena dos cães. Por exemplo:
A minha cadela rafeira, tinha o habito de ladrar durante a noite. De manha quando aparecia para lhes dar de comer, para alem de se atirar contra as grades do canil, ladrava de forma descontrolada. Por respeito aos vizinhos, decidi resolver o problema.Hoje, tal não acontece. Como resolvi?. Durante duas noites, fiz “noitada”. Sempre que ladrava levava uma pequena mangueirada de agua. De manhâ a mesma coisa. Foi uma questão de paciencia e coragem. Digo coragem porque nunca é facil fazer “malandrices” aos nossos amigos. É com satisfação que a vejo de manhâ, com a mesma alegria à minha espera, e sem incomodar a vizinhança.