Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AlbertoMag
Registado: sexta jul 20, 2007 10:53 pm

sexta jul 20, 2007 11:02 pm

Boa noite queria pedir a vossa ajuda para saber o tratamento sobre esta doença...

Obrigado!
Chocolatero
Membro Júnior
Registado: quarta jul 11, 2007 1:47 am

sábado jul 21, 2007 12:24 am

Creio que não há tratamento. No entanto informa-te melhor no Veterinário.
Aqui no Algarve há muito e tenho um vizinho que já perdeu 3 cães á conta disso. Ele disse que a única forma é prevenir. Eu dou aos meus PULVEX que comprei no Veterinário. Põe-se uma vez por mês e dou sempre nos meses em que aparecem os mosquitos. O meu vizinho ficou tão traumatizado que agora recolhe os cães ao fim da tarde para evitar a exposição ao mosquito.
Nem sei se precisava de usar PULVEX porque em Espanha o veterinário deu-lhes uma injecção que dura um ano para o gusano do coração e acho que também os defende disso mas na dúvida dei-lhes pois o tempo está quente e não quero arriscar.
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

sábado jul 21, 2007 12:32 am

Devia dar uma vista de olhos neste site, pode ser k o ajude:
http://www.mundodosanimais.com/portal/d ... anina.html

Mas se algum dos seus animais tem essa doença tem mesmo de ir ao vet, pois ele é k o poderá esclarecer e ajudar a fazer o k for possivel ,tendo em conta k é uma doença crónica! :(

Boa sorte!
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 24, 2007 9:51 am

Olá
Há tratamento o que não há é cura.

A melhor solução é abate-lo
Um abra&ccedil;o
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça jul 24, 2007 10:26 am

gary Escreveu: A melhor solução é abate-lo

Depende do estado evolutivo da doença...
megabittos
Membro Júnior
Registado: segunda jul 08, 2002 10:23 am

terça jul 24, 2007 11:04 am

Dependendo do desenvolvimento, existe tratamento. Não existe é cura. O melhor mesmo é procurar um veterinário o quanto antes. Infelizmente a doença pode avançar muito depressa.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jul 24, 2007 1:20 pm

Olá

Como já foi dito existe um tratamento o que NÃO existe é cura. Conheço animais que viveram ainda mtos anos com leishmaniose, com o tratamento correcto eles fazem a sua vida sem qq tipo de problema, mas este tratamento é constante não pense que se dá umas "picas" uma semana e que não precisa levar mais.
Para fazer tratamento tem que ser um potencial candidato a ele caso contrario e para evitar quadros tristes o melhor é começar a pensar em eutanasia. Mas como lhe disse 1º o vet tem que fazer analises e ver como está o animal para perceber se um tratamento vai adiantar ou não. Este tratamento tb é dispendioso é preciso ter essa noção para saber se tem "pernas" para acompanhar a conta de vet que vai aparecer.
Boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nakote
Membro Júnior
Registado: domingo out 05, 2003 5:44 pm

terça jul 24, 2007 2:58 pm

Siioux Escreveu:Olá

Como já foi dito existe um tratamento o que NÃO existe é cura. Conheço animais que viveram ainda mtos anos com leishmaniose, com o tratamento correcto eles fazem a sua vida sem qq tipo de problema, mas este tratamento é constante não pense que se dá umas "picas" uma semana e que não precisa levar mais.
Para fazer tratamento tem que ser um potencial candidato a ele caso contrario e para evitar quadros tristes o melhor é começar a pensar em eutanasia. Mas como lhe disse 1º o vet tem que fazer analises e ver como está o animal para perceber se um tratamento vai adiantar ou não. Este tratamento tb é dispendioso é preciso ter essa noção para saber se tem "pernas" para acompanhar a conta de vet que vai aparecer.
Boa sorte
Sem duvida...
Ao longo da minha vida, todos os meus Serras tiveram que ser abatidos...outros tempos, antes de mais, em que a medicina animal não estava tão desenvolvida.

Poderia relatar aqui a luta que tivemos durante longos meses para os manter junto de nós, com a maior qualidade possivel de vida até que nada mais os ajudou...aí sim baixei os braços e fui sempre a unica que ficou junto deles até ao derradeiro olhar...

Agora aguardo que o meu perdigueiro perca tb ele qualidade de vida (multiplas hérnias discais ) para o mandar abater.

Se há algo positivo nisto tudo...é que com os nossos amigos animais ainda podemos exercer o direito da " Eutanasia" .

((((( ))))
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 24, 2007 4:26 pm

MDogster Escreveu:

Olá
Bom eu defendo o abate.
Para o meio é pouco importante se a doença está pouco ou muito desenvolvida. Enquanto não os abatemos continuam a ser mais um foco infeccioso para os outros.

Fui egoista quando tive um Dober 8 anos com a doença , era de facto um cão extraordinário, agora tenho um PA com 2 anos, é uma máquina, está infectado e tenho protelado o abate em consideração a uma amiga muito especial. mas na próxima sexta-feira vou, "definitivamente" , abatê-lo.
Um abra&ccedil;o
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jul 24, 2007 4:42 pm

gary Escreveu: Bom eu defendo o abate.
Para o meio é pouco importante se a doença está pouco ou muito desenvolvida. Enquanto não os abatemos continuam a ser mais um foco infeccioso para os outros.
É claro que a decisão é sua, mas não é verdade que sejam um foco infeccioso para os outros, só:

''Um cão só infecta novos mosquitos (e estes por sua vez infectarão novos cães) se estiver na fase activa e visivel da doença, ou seja, na fase terminal, com chagas na pele, as quais estão infectadas com leishmanias.

O cão tratado com medicamentos é portador mas NÃO é infectante para os mosquitos! Pode ter uma vida normal sem qualquer sintoma e sem infectar novos mosquitos.

Os grandes disseminadores da leishmania acabam por ser os animais selvagens, os roedores e muitos dos animais abandonados, pois estes não estão sujeitos a tratamento como os nossos cães e estão completamente á mercê dos mosquitos. ''
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
sestevao
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 1:30 am

terça jul 24, 2007 5:00 pm

Um animal com leishmaniose após o tratamento não é fonte de contágio para outros animais. Se pretende manter o animal sem ser tratado mais vale abater, se se preocupa com o animal e o trata não tem qualquer problema porque a doença deixa de ser transmissível.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça jul 24, 2007 5:05 pm

gary Escreveu:
MDogster Escreveu:

Olá
Bom eu defendo o abate.
Tal como a imarcelo já aí descreveu, só há possibilidade de contágio numa fase avançada da doença, nomeadamente quando existem chagas "à vista".
A não ser assim e estando o animal a ser submetido a tratamento, não representa perigo para ninguém, nem a sua qualidade de vida é afectada.
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

terça jul 24, 2007 5:36 pm

Boa tarde

No final de Abril recolhi uma cadela Dogue Alemã (pura ou arraçada não sei porque não tenho papeis dela).
A Daisy tem aproximadamente 4 anos e dos 43kgs com que veio já pesa agora 62kgs.
Entre vários problemas foi-lhe diagnosticada Leishmaniose.

Optei por a tratar e, tal como aqui foi dito, não está a sair barato.
O veterinario receitou-lhe dois medicamentos para a doença e um dos quais é para toda a vida.
Um deles foi bastante dispendioso, o outro é bastante acessivel.

O veterinário explicou-me que a doença não tem cura, mas que uma vez tratada e controlada a doença, a cadela já não é um foco de infecção para outros cães pois já não existem Leishmanias no sangue e estas ficam recolhidas.
Desculpem a explicação ser tão parca, mas não sendo veterinaria torna-se complicado explicar o que me explicaram sem correr o risco de escrever aqui alguma barbaridade.

De qualquer das formas o veterinário recomendou-me que lhe colocasse uma pipeta mensalmente como forma de repelir os mosquitos e evitar que a minha cadela os infectasse a eles. Isto porque durante o tratamento a minha cadela estava infectante e eu tinha de a levar à rua para fazer as necessidades e passear.
Agora só uso a pipeta mensalmente, mas durante a fase que o veterinario chamou de infectante, a Daisy usava pipeta e uma coleira repelente.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

quarta jul 25, 2007 12:45 pm

Bolota2006 Escreveu:Boa tarde

No final de Abril recolhi uma cadela Dogue Alemã (pura ou arraçada não sei porque não tenho papeis dela).
A Daisy tem aproximadamente 4 anos e dos 43kgs com que veio já pesa agora 62kgs.
Entre vários problemas foi-lhe diagnosticada Leishmaniose.

Optei por a tratar e, tal como aqui foi dito, não está a sair barato.
O veterinario receitou-lhe dois medicamentos para a doença e um dos quais é para toda a vida.
Um deles foi bastante dispendioso, o outro é bastante acessivel.

O veterinário explicou-me que a doença não tem cura, mas que uma vez tratada e controlada a doença, a cadela já não é um foco de infecção para outros cães pois já não existem Leishmanias no sangue e estas ficam recolhidas.
Desculpem a explicação ser tão parca, mas não sendo veterinaria torna-se complicado explicar o que me explicaram sem correr o risco de escrever aqui alguma barbaridade.

De qualquer das formas o veterinário recomendou-me que lhe colocasse uma pipeta mensalmente como forma de repelir os mosquitos e evitar que a minha cadela os infectasse a eles. Isto porque durante o tratamento a minha cadela estava infectante e eu tinha de a levar à rua para fazer as necessidades e passear.
Agora só uso a pipeta mensalmente, mas durante a fase que o veterinario chamou de infectante, a Daisy usava pipeta e uma coleira repelente.
Ora nem mais..... :wink: :wink: :wink: :wink:

Eu também ajudei uma cadela de rua que lhe foi diagnosticada a Leishmaniose....... tinha muitas fridas, peladas, estava magra e tinha os rins atacados pela doença.....

Com a ajuda de pessoas aqui deste forum e contra outras pessoas que sugeriam o abate imediato da cadela, foi-lhe iniciado o tratamento da doença, começou a comer a ração especifica para os rins, foi a uma campanha de adopção no ano passado alusiva ao dia do animal na expo e arronjou donos 5 estrelas que a tratam que nem uma princesa :wink: :wink: :wink: :wink: hoje já está esterilizada e toma um comprimido diário de Alopurinol para a Leishmaniose..... e claro continuará para sempre com a ração renal e o dito comprimido..... é uma cadela feliz e "saudável" :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
"Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem..... mais Amo os Animais!"
Joon
Membro
Registado: quinta dez 28, 2006 11:49 am

quarta jul 25, 2007 2:23 pm

Olá,

O meu Ruga, que foi adoptado por nós em Janeiro deste ano, também tem leishmaniose...

O princípio, antes do diagnóstico, foi complicado... Não comia quase nada, tinha muitas tremuras (pensavamos nós que eram mimos) por causa da febre, teve uma hemorragia brutal do nariz...

A partir do momento em que a doença lhe foi diganosticada e que o Ruga passou a ser medicado, tudo se alterou. O início do tratamento também foi um pouco complicado, porque o Ruguinha, ao fim de uma semana, só de ver a agulha gania desalmadamente... Agora, que a fase das injecções passou, o Ruga está medicado com o comprimido diário de Aluporinol e com três cápsulas de Imunoferon, para fortalecer o seu sistema imunitário.

Durante a fase de recuperação também só comia ração para os rins mas agora, visto que o seu caso, não estava muito avançado, já come ração normal. A única preocupação que o veterinário dos disse para termos foi a de arranjar uma ração com proteínas de elevada qualidade...

Agora está óptimo! Corre, salta, brinca muito... Come TUDO, especialmente aquilo que não deve...
Responder

Voltar para “Cães”