Vizinhos Simpáticos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

martynha
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

quinta jul 26, 2007 11:31 am

Bom dia
O que vou escrever é mais um desabafo e ja agora se alguem tiver ideias de como resolver o problema, as opiniões são bem-vindas!!
Eu tenho um Dogue Alemão (Tosh) e duas cockers, e há uns 3 anos mudei para uma vivenda, acontece que na altura os meus vizinhos do lado acharam o maximo os cães, especialmente o Tosh, por ser grande e assim assustar possíveis ladrões (não fosse ele um mariquinhas), acontece que um dos filho dele ( que está na chamada "idade do armário")começou a implicar com o cão e a picá-lo, e a mandar coisas para o nosso terreno, resultado, o cão não pode com ele e quando o vê apoia-se no muro a ladrar, não faz mal, nem rosna, só ladra, mas suja o muro com as patas e os meus vizinhos resolveram pintá-lo, até aí tudo bem, não fosse o meu lindo carro novo ter ficado todo sarapintado com tinta.
Quando fomos falar com eles, por causa do que tinha acontecido, disseram que não se responsabilizavam porque tinham pintado o muro por causa do cão.
Isto sendo o muro deles e nós já nos tendo oferecido para pôr chapa ao longo deste, para evitar que o cão não pusesse as patas no muro, o que eles não aceitaram e até levaram a mal.

Passados uns tempos, aparece uma carta da advogada a pedir uma reunião, para nos dizer que os nossos vizinhos queriam que nos resolvêssemos a situação. Ora, se não querem que ponhamos a chapa no muro a nosso encargo, se não podemos fazer muro porque depois ficamos sem espaço legal para o carro, não podemos fazer nada. E a advogada deu-nos razão.
Assunto resolvido, pensámos nós :!:

Pensámos..
Porque há uns dias apareceu-nos a GNR á porta, para ver as licenças e o boletim de vacinas dos cães, porque receberam uma queixa dos vizinhos, que têm medo do cão e que este suja o muro, acham normal?? E disseram que ou fechávamos o cão ou arranjávamos solução,e que não queriam ter que lá passar a 2ª vez. Eles podem fazer isto? Isto não será coacção, uma vez que são amigos dos nossos vizinhos e fizeram um favor?

O que é que fizemos?? Pusemos cedros ao longo do muro, mas com vizinhos destes o que podemos esperar mais?
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

quinta jul 26, 2007 11:40 am

:o :o é mesmo uma situação complicada...

Não sei se é legal exigirem que vocês prendam o cão... :?

Afinal de contas o terreno onde o cão está é vosso...
O forista Fang é que está "dentro" das leis, vamos esperar que dê uma voltinha por aqui... Agora também fico curiosa sobre isto! :?

há vizinhos que enfim... :roll:
fjoni
Registado: quinta jul 19, 2007 6:36 pm

quinta jul 26, 2007 11:57 am

Houve uma altura que o meu cão descobriu que se saltasse para o lado da vizinha conseguia sair pelo portão (não sei como) e todas as noites, depois do pessoal estar a dormir, lá ia ele. Só demos conta porque ele de manhã estava todo sujo e a vizinha começou a ver pegadas nos canteiros. Então nós pusemos uma rede encostada ao muro da vizinha para ele não conseguir saltar. Tivemos de pedir autorização para encostar ao muro mas se ela não desse punhamos as vigas uns centímetros para dentro do nosso terreno e punhamos a rede na mesma...
Em relação à polícia e se vocês resolverem o problema do muro, eles não podem fazer nada. Mas não facilitem... ao passear o cão levem sempre trela pois com vizinhos assim bem são capazes de chamar logo a polícia mesmo que o cão seja uma meiguice...
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

quinta jul 26, 2007 11:58 am

Sugestão,

Existe uma rede, como as usadas nas obras, que voçês apoiam em calços de cimento. Podem revestir a seguir, a rede com rede sombra para não sêr vizivel através dela.

O cão não salta o muro, ela é removivel e nem sequer lhes toca o muro !

Cump
martynha
Membro

quinta jul 26, 2007 12:03 pm

O cão nunca saltou o muro, o problema deles é ele apoiar as patas nele e sujar, mais nenhum. Espero que agora com os cedros, o problema se resolva!! E que eles fiquem á sombra, porque os cedros que comprámos já sã bem altos!!
Até já pensámos em comprar outro Dogue, já andavámos a querer outro há algum tempo, se calhar vem mais cedo.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta jul 26, 2007 12:09 pm

martynha Escreveu:O cão nunca saltou o muro, o problema deles é ele apoiar as patas nele e sujar, mais nenhum. Espero que agora com os cedros, o problema se resolva!! E que eles fiquem á sombra, porque os cedros que comprámos já sã bem altos!!
Até já pensámos em comprar outro Dogue, já andavámos a querer outro há algum tempo, se calhar vem mais cedo.

Que horror de gente...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta jul 26, 2007 12:17 pm

Não existe base legal para prender o cão!
A vivenda é vossa e logo o terreno que a circunda até aos muros também!
O cão tem boletim de vacinas e tudo o resto, portanto a GNR nada pode fazer. Nem sequer precisa de açaime quando vem à rua: não é "raça potencialmente perigosa"...
O vosso cão nem sequer salta para o outro lado, limita-se a ladrar no muro...
Não tenha dúvidas que a GNR foi mesmo lá por ser conhecida deles.
Eu, o que fazia, era ir à GNR (de onde são esses guardas) e pedia cópia da queixa que ali foi apresentada. A confirmar-se que foi um favorzinho, não haverá queixa e logo apresente você uma reclamação contra os guardas que lá foram em horário de serviço sem que nada o justificasse...
E mais... fazia um pedido de indemnização pela pintura do carro...
E ainda mais: arranjava um cavalo que todos os dias espreitasse por cima do muro! :):):)
Isto tudo se não houver possibilidade nenhuma de reconciliação: é que não é fácil viver com vizinhos "inimigos".
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta jul 26, 2007 12:36 pm

É de uma pessoa se passar...
Tem de haver maneira de colocar uma rede, ou qualquer coisa do género!! Querem que o cão não suje, mas também não vos permitem tomar medidas! É mesmo caso para dizer: "preso por ter cão, preso por não ter"!
Parece uma vizinha da minha casa de Viseu que dizia que não se sentia segura por ter um Dobermann solto no MEU jardim!! Quer dizer, era o que mais faltava, não poder ter o cão solto dentro da minha propriedade! Também começou a insinuar que o cão podia saltar o muro, quando este é bem alto. Não tenho nenhuma cabra do monte!! Há pessoal mesmo anormal!!
Boa sorte!!
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 26, 2007 3:04 pm

Coloque posts de aluminio encostados ao muro deles, e nesses posts mande um serralheiro cravar chapa da que agora se usa para vedação de propriedades. São de metal com revestimento plastificado à prova de ferrugem. Se o muro deles tiver 1 metro de altura, coloque-as com 2. Se tiver 2, coloque-as com 3 :wink:
Ou, melhor ainda, encoste outro muro ao deles, com um metro acima da medida do deles. Estou certa que por muito pouco espaço que tenha livre, um muro com uma só fileira de tijolo de 15cm mais o reboco de milímetros, não é que lhe vá roubar/retirar grande espaço ao pouco que seja existente?!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
martynha
Membro

quinta jul 26, 2007 3:17 pm

Agora pusemos os cedros com 2.5mts de altura!! Em principio eles n se queixaram, mas nunca se sabe!!
In35
Membro Veterano
Registado: segunda jul 30, 2007 3:38 pm

terça jul 31, 2007 4:33 pm

Há vizinhos para tudo, eu vivo num apartamento e a minha vizinha de baixo dizia que o meu boxer fazia barulho a andar com as patas... eu disse á senhora que lhe ia comprar umas asas mas depois podia lhe secar a roupa do estendal com o vento. Foi se embora furiosa, até que recebi uma carta de um advogado a dizer que o cão deu um salto e mandou um candeiro de cristal ao chão.
Pois claro que era para pagar...pois claro que conseguio provar aquilo :wink: ... God ha com cada um!!
tuning_dragon
Registado: quarta jul 19, 2006 9:45 pm

terça jul 31, 2007 7:48 pm

É assim problemas do genero ja eu tive e tenho... Os cães são todos de raça pura?? E têm os papeis em dia?? Se sim não se preocupe com nada :). Nem a policia lhe pode tirar os animais. Têm so queter cuidado não vão eles morder algum dos vizinhos pelo muro, ou vice-versa :D. Sério eu tive problemas do gênero e foi policia, SPA, etc... Uma das coisas que disseram foi "o cão e de raça pura e têm tudo em dia... Não podemos fazer nada contra isso." :)

Cumps Nuno Afonso
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jul 31, 2007 8:45 pm

tuning_dragon Escreveu:Os cães são todos de raça pura?? o
E se fossem rafeiros, assim já tinham problemas? Por favor...

Se os seus cães têm licença e vacinas em dia em princípio tudo estará bem. Não são de raça considerada pp, portanto não carecem sequer de seguro, embora eu ache que todos os cães de porte grande devam ter.
Este regulamento nada tem a ver com a pureza da raça...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 31, 2007 9:22 pm

leonildecarvalho Escreveu:Coloque posts de aluminio encostados ao muro deles, e nesses posts mande um serralheiro cravar chapa da que agora se usa para vedação de propriedades. São de metal com revestimento plastificado à prova de ferrugem. Se o muro deles tiver 1 metro de altura, coloque-as com 2. Se tiver 2, coloque-as com 3 :wink:
Ou, melhor ainda, encoste outro muro ao deles, com um metro acima da medida do deles. Estou certa que por muito pouco espaço que tenha livre, um muro com uma só fileira de tijolo de 15cm mais o reboco de milímetros, não é que lhe vá roubar/retirar grande espaço ao pouco que seja existente?!

Boa sorte,

Leo
Cuidado com estas "soluções". Existem regulamentos para altimetria de muros em moradias, bem como qualquer obra poder ser considerada alteração ao projecto inicial e consequentemente carecer de licença camarária que poderá não ser aprovada. Não prever isso, pode dar em embargo e demolição.

Segundo percebi, o muro é a divisão da propriedade, portanto pertença de ambos. Para se realizar qualquer alteração, é necessário comum acordo.
No entanto, na sua propriedade poderá colocar qualquer obstáculo que impeça o cão de chegar ao muro. Uns paineis de rede, como já foi sugerido, são uma boa opção, estando afastados uns 10cm do muro e desde que não excedam muito a altimetria do mesmo.
A sebe de cupressus (cedros) também parece outra boa opção (embora vá roubar mais espaço), se bem que toda a parte vegetativa das árvores que cresça para alem da zona de extrema, poderá ser cortada pelos vizinhos legalmente, podendo-se refletir na saude das mesmas.

Eu optaria pelas 2 soluções em conjunto. Sebe de cupressus protegida por paineis de rede verde lacada (evitando que o cão danifique as plantas), a uma altura igual ou um pouco superior ao muro.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
tuning_dragon
Registado: quarta jul 19, 2006 9:45 pm

terça jul 31, 2007 9:41 pm

dinodane

Com caes SRD nao sei como se passa mas sei que disseram isso do meu...
Responder

Voltar para “Cães”