Nem maisfang Escreveu:Sim, sobretudo se o cão tiver temperamento dominante e não nos veja como alpha ou super-alpha.Gon_Cardoso Escreveu:Corrijam-me se estiver enganado, mas ao nos por-mos ao mesmo nivel que o cao, o cao nos perde o "respeito" e tenta nos impor a sua dominancia.
A juntar a isto, o facto de os cães entenderem como um desafio, a atitude de os fitar nos olhos, são 2 comportamentos (muito vulgares em quase toda a gente) que em conjunto, podem ser explosivos.
Os cães geralmente mostram sinais (expressão do olhar, postura do corpo...) antes de passar ao "aviso" físico. O problema é por vezes interpretar esses sinais, ou melhor, ter tempo de os interpretar...

Subscrevo inteiramente.zezere Escreveu:Boa tarde,
Sinto muito o que lhe aconteceu, sei bem o susto que é. Mas permita-me que a corrija, os cães atacam a cara sim e a garganta, atacam qualquer ponto vulnerável que lhes permita neutralizar o "adversário" com o mínimo de risco fisíco para si. Os cães de pequeno porte como é lógico atacam onde podem e lhe garanto que se tiver a cara à frente dum caniche (só um exemplo, ok?) é aí mesmo que ele vai morder. Na situação que lhe aconteceu, a cadela não lhe mordeu, segundo julgo perceber, apenas lhe deu um "chega para lá". se ela não suporta fêmeas é natural que tendo em si o odor das suas cadelas ela a encarasse como possível adversária. Quanto às suas cadelas atacarem ou não, acredito que são uns doces e que estão bem educadas mas............. nunca diga desta água não beberei.
Tudo isto não impede que o seu conhecido não tenha uma cadela dominante a quem não sabe dar educação e que, pelos vistos, não o encara como líder. E isso é perigoso, muito perigoso. Infelizmente, mais uma "potêncial" candidata a aparecer nas notícias da TVI .
As melhoras.
Helena
Se o dono já sabe que "ela está assim" e "não aceita festas de ninguém", então já tinha obrigação de tomar as devidas precauções, quanto mais não fosse avisar as pessoas para não fazerem festas.
D.