Ataques de caes: Como proceder?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quarta ago 08, 2007 11:03 am

gary Escreveu:
HSC Escreveu:meus caros..resultar resulta! :wink:

...não precisa ser mangueira basta garrafa de água o que interessa é entupir ao máximo as narinas...
Olá
Resulta? mas resulta mesmo?
Eu vou fazer a pergunta de outra maneira:

Já foram atacados por um cao? Ja testemunharam algum ataque a uma pessoa? Se sim, o que fizeram?
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
OLTERPIMO
Membro
Registado: terça jul 31, 2007 6:25 pm

quinta ago 09, 2007 12:24 pm

Já publiquei isto noutro forum mas publico aqui tb pq não gostava de ver este tópico morrer , sem ser "mais explorado":sabe-se pouco

Bem que gostava que houvesse alguém com uma resposta "técnica,ojectiva e universal e exequivel..."

Até agora pelo que li ,

1-preciso de uma mangueira enquanto sou atacada
2-Deito a mão a uma garrafa de água ( à falta de mangueira)..controlo a dor e faço pontaria às narinas
3-Tento esticar-me por cima do animal para lhe meter o dedo no anus?!?)
4-Escolho o sitio menos grave a morder ..e ofereço-lho.como alternativa ..
5-Meto 2 dedos na boca do cão para a abrir.....(mas ele já me está a morder eu ainda lhe vou meter a mão na boca?

Enfim, penso que será evidente que estou a brincar:) Mas o assunto é realmente sério e cada vez mais premente..pela quantidade de cães que vemos à solta...

Eu já fui mordida 1 vez e atacada outra..

1-O cão a atacou-me por trás , mordendo a barriga da perna , ainda agora não sei pq:) Era um pastor alemão e havia gente perto que controlou o animal.(não foi grave pq tinha bota alta de couro e ele só perfurou a bota:)

2-Mais grave e assustador mas, tb mais hilariante e, inesperado para mim e, acho que para os cães tb: Ia de mão dada com o meu filho , nessa altura cons uns 2 anos, numa rua do centro de Lisboa, e fomos rodeados de uma "matilha de cães ,(uns 7 ou 8 )..que começaram a rosnar em unissono e a apertar o cerco...Eu depois daquele episodio inicial (1)fiquei sempre com medo da irracionalidade dos cães...então, instintivamente (ou em pânico ) peguei no meu filho ao colo com um braço ...enquanto que girava à volta com a mala que tinha na mão , rodopiando...e..e.....olhem não sei o que me deu mas virei loba..acho que ladrei ou uivei com tanta raiva e mostrando os dentes...que acho que consegui assustar os cães...debandaram...enquanto eu sem forças e com a criança ao colo ainda me perguntava se aqueles uivos tinham sido meus:))) Veio gente à janela..mas´já só ouviram os cães a fugir e eu a rosnar e a uivar:))))

Conclusão:se os métodos acima não resultarem meus amigos ...mostrem os dentes com raiva ,rosnem e ladrem!!!!...para mim resultou:)

Continuarei a ler este tópico pq acho que há falta de conhecimento , no publico em geral , de como reagir..e gostava de aprender:)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 09, 2007 12:28 pm

Muito importante para evitar o minimo de danos possiveis e o acréscimo de raiva no atacante. Dentro do possivel e é possivel com esforço e controle, a vitima seja ela de que espécie for, deve-se tentar manter imóvel. Ou então alguém, deve lembrar-se de manter a vitima o mais imóvel possivel. Isto claro, quando a diferença de força, tamanho é nitida e a vitima não tem possibilidade de se defender com eficácia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
In35
Membro Veterano
Registado: segunda jul 30, 2007 3:38 pm

quinta ago 09, 2007 3:05 pm

Sim.. é verdade a água resulta mesmo. No domingo passado o pittbul da minha vizinha envolveu-se á dentada com outro cão. E uma garrafa de 1 litro na cabeça dos animais foi o quanto bastou para se soltarem.
Quanto ao ataque de cães em pessoas, fui mordida á uns tempos por um cão e o dono ao ver, meteu-lhe o dedo no ânus e o cão parou…Sei que é estranho mas.. foi assim que parou, eu optei pela garrafa de água quando vi os cães á luta e a dona a gritar por socorro.. Mas a outra técnica também parece resultar :?
HSC
Membro
Registado: quarta jan 17, 2007 10:08 am

quinta ago 09, 2007 3:58 pm

..como sempre os foruns são dados a uma certa mistura de ideias...aquilo a que me referi era um cão ataca outra pessoa o que eu devo fazer? uma hipótese que sugeri é a água nas narinas...

outra situaçao distinta é : o cão ataca-me o que devo fazer? e isso na minha opinião depende muito do contexto, do conhecimento do cão e da raça.

..qualquer face-to-face com um cão é uma questão de dominância, tal como quando eles lutam entre si..dai que possa resultar (nos salvar) a agressividade simbólica através da postura do corpo, da voz alta do barafustar, do mostrar que não se tem medo e se é superior...ou então de uma postura calma mas sólida não demostrando medo...

..ambas as técnicas já as utilizei..pois desde miudo nas féria grandes (na aldeia materna em trás-os-montes) convivo com cães pastores por ex. cão de gado transmontano até podengos de vários tamanhos.

..agora é preciso tb sensibilidade para se ler a postura do cão e nos adaptar-mos..."não há chapa 3" há sim contextos e eu já subi a árvores e postes de iluminação como já dei socos, pedradas e pauladas a cães que me queriam atacar...depende de muita coisa...por ex. o cão já vem em posição de ataque? só está a ameaçar? só ladra? só rosna? já te filou a perna ou o braço? são vários ou só um? tás sozinho ou acompanhado? tás no território dele ou não? é o que eu digo depende de muitas coisas..e a mim até hoje já me valeu o instinto e os ensinamentos de aldeões mais velhos...

isto é outro tópico!!!! combate corpo-a-corpo com um cão...

repito a água nas narinas é exequivel...se um cão fixa a modidada a pessoa atacada não se mexe (porque se o fizer é pior) é muito fácil mesmo mandar água nas narinas...só mesmo um tótó (sem ofender ninguém :wink: ) é que não consegue despejar a água nas narinas...óbviamente não é preciso cairem todas as gotinhas de água nas narinas...basta o suficiente para cortar temporariamente o abastecimento de oxigénio aos musculos do cão algo que é feito através da respiração...por outro lado há cães que se assustam e param pois é inesperado snifarem água...

qualquer técnica necessita de o minimo de coragem, sangue-frio e reflexos...mas tem de ser feito ou acham bonito um cão desfazer uma pessoa inocente?
OLTERPIMO
Membro
Registado: terça jul 31, 2007 6:25 pm

quinta ago 09, 2007 5:22 pm

HSC:excelente abordagem e de facto a distinção entre os varios casos é importantissima, como assinalou

1-Estamos sozinhos (jogging na praia , etc) ou acompanhados do nosso cão (que é uma de "raça pequena", e não há ninguem nas redondezas

2-Há gente à volta que pode ajudar..e nesses casos..água,dedo no anus , levantar patas trazeiras etc..

No caso 1 , que resumiu muito bem (ou seja :não há resumo possivel:), eu gostaria que me dissessem ,se os sprays para afastar cães funcionam..em caminhadas, jogging etc..quando corremos o risco de ataques?
HSC
Membro
Registado: quarta jan 17, 2007 10:08 am

sexta ago 10, 2007 7:52 am

..relativamente a sprays nunca experimentei..mas deduzo que se forem tão potentes como o Mace ou gás pimenta ou algo do género seja eficiente para intoxicar o cão..obrigando-o a largar...

esta história de arsenais/técnicas a utilizar perante ataques ás vezes tem coisas incriveis..até como o conhecido caso de um famoso (linhagens duras) pit-bull que após levar 3 tiros - pescoço, peito e junto ao chanfro/maxila continuou a morder o assaltante que atacara a sua dona nas imediações do seu bairro...por isso é como digo nas lutas por vezes acontecem coisas inesperadas...e reforço depende do cão e do contexto! pois o Pit.bull noutro contexto até com um tiro para o ar era capaz de fugir...
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda ago 13, 2007 3:11 pm

Olá

A esmagadora maioria dos cães temem o Homem. Somos nós que estamos no topo da cadeia.
Assimilando isto temos que considerar alguns factores que podem determinar a nossa acção:
1- cão é treinado?
2- está no seu território?
3- é grande ou pequeno?
4- características raciais.

Um cão treinado não teme o homem, sabe morder e daí tira prazer, o confronto desprotegido dá vantagem ao cão que fica hiper motivado para a defesa.
Que fazer? ( se há alguma coisa a fazer)
1º tomar todas as precauções para evitar o confronto com o animal.
2º imediatamente antes do contacto ser rápido(?) e fazer uma boneca com uma peça de roupa, dá-lo ao cão fazendo um pouco de tracção, mas apenas o suficiente para manter a atenção do cão sem danificar a peça .
3º dar um membro à morte e esperar ajuda
4º com um objecto pontiagudo tentar furar os olhos do animal, ou pelo menos causar-lhe grande dor.
5ºTentar manter uma postura passiva com o fim de desinteressar o cão.
6º-Se vier ajuda esta deve pegar o animal pelas patas traseiras e levantá-las. Os estragos no membro mordido podem aumentar mas é a única técnica que permite controlar o cão em segurança.
Se o dono estiver presente basta as ordem assimiladas, por ambos, para determinar a acção do cão
Bater, molhar ou fazer cagarim é absolutamente inócuo num cão com treinado.

Se não for treinado teme o Homem e não sabe morder, mesmo que seja violento.
1ºNão entrar
2ºsaír do território
3º.confrontar, exuberantemente, o animal gesticulando, berrando e indo para cima dele de preferencia com ferramentas, tudo serve, paus, agua, etc.

Mas isto é tudo treta pois basta apenas um pequeno "abucanhamento" para fazer enormes estragos como documentam estas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem
Fotos tiradas uma semana depois do "abucanhamento"
Um abra&ccedil;o
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 13, 2007 8:26 pm

Fui atacada 4 vezes, mordida 2 vezes.

Continuo a pensar que entrar em furia total, enfiar um punho fechado pela boca do cão adentro com toda a força, e ameaçar matá-lo é um bom sistema.

Com um cão treinado... bem, se está treinado, está treinado para alguma coisa. Logo o melhor mesmo é tomar cuidado e não lhe despoletar o ataque.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça ago 14, 2007 7:24 am

Boas!

...quando somos atacados é mais ou menos como o gary disse..ou seja isso das aguas...das pauladas ou seja lá o que for podem não funcionar..alias podem até contribuir para uma "defesa" mais ataque...existem n coisas que temos que pensar numa altura dessas..como por exemplo o tamanho do animal e a sua ferocidade, acreditem esses truques em cães de grande porte mais vale esquecer...a solução é exactamente a que o gary disse..."dar um membro pra morrer" ou seja..não havendo nada que possamos meter na boca do animal para ele morder ou se distrair teremos que obrigatoriamente dar um braço ou uma perna e aguardar ajuda...enquanto ele morde um braço e apesar das dores podemos sempre fazer algo com a outra mão ou com a boca...sempre evitando que o cão morda em outras zonas sem ser as que nós demos!?!?!...

Acreditem que quando damos um braço a morder a dor é "suportada" pelo nosso instinto de sobrivencia, quando era puto (quer dizer...nao era assim tão puto) tive um pequeno azar com um Pastor Alemão (por minha e exclusiva culpa) e ele apenas mordeu o braço e não mordeu mais porque quando "dei" o braço a morder tentei por o braço o mais possivel dentro da boca do cão impossibilitando que ele conseguisse fazer pressão no maxilar...mas falamos aqui de uma coisa chamada sorte pois eu nada sabia (e continuo a saber muito pouco) de cães..

Portanto a minha solução em caso de não haver hipotese de fuga e o confronto seja inevitavel...dêm um braço e espetem o braço todo dentro da boca do cão...ele não conseguirá morder como deve ser...

Arcanjo
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

terça ago 14, 2007 8:53 am

Também já fui mordida por um cão, mas nessa altura tinha uns 5 anos, fui para a aldeia dos meus avós e eles tinham um cão de guarda, um rafeiro, Parecia um cruzado de pastor alemão com collie, o meu avô soltou-o ele ta quase sempre preso la fora a beira da sua casota, mas foi solto e os meus avós foram para dentro de casa quando me tava a aproximar da porta, o cão saltou para cima de mim, só não cai pk fiquei encostada a porta da casa, comecei a dar lhe com as botas que tinha, na barriga mas parecia não resultar, o bicho mesmo assim conseguiu morder me na mão esquerda(ainda tenho as marcas), comecei a gritar e a chorar, o meu avô ouviu e foi la fora, ao primeiro grito do meu avô a cão largou me, pôs a cauda entre as pernas e olhem que não levou poucas, ele nem me magoou mt, eu ate tinha mais pena dela do que de mim, o meu avô não tava para brincadeiras! lol! :lol:

Se o dono do cão tiver la e se o cão tenha respeito e seja obediente não há nada a temer, como foi no meu caso!

E concordo plenamente, se o cão é mais forte e de grande porte mais vale deixar que ele lhe morda o braço, a perna ou a mão, e pedir ajuda, olhe que o cão ainda lhe morde outro sitio, e os ferimentos podem ser grave, se for na barriga, na cabeça,etc.. :?
jaffa
Membro
Registado: sexta fev 16, 2007 1:54 pm

terça ago 14, 2007 11:32 am

boas,o meu golden já por diversas vezes se envolveu em "pancadaria" c outros caes dominantes,d todas as vezes,e pq nao tinha água nenhuma á mao,apertei.lhe os testiculos de forma convicente...deve doer um bom bocado pois ele soltou logo o outro cao pa se virar a mim,mas como reconheceu-me logo nao tive qualquer problema c ele....tb já ouvi falar da hipotese do dedo no rabisosque e que resultou bem.
<p><strong><a href="http://www.trincatolinhas.blogspot.com">www.trincatolinhas.blogspot.com</a></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
TitoInes
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

terça ago 21, 2007 5:30 pm

boas
eu tenho 2 pitbulls iagora nao podem estar juntos pk nao se dao bem nao sei pk mas e o seginte eles andaram a briga i eu tava la e tentei meter um pau na boca para abir mas o pau partiu i a boca fikou fexada eu parti o peu em cima deles i nada eu mandei murros i pontapes i nada i mal meti agua no nariz eles pararam... por ixo a agua da resultado
Responder

Voltar para “Cães”