Dermatite atópica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
claudb
Membro Júnior
Registado: sexta jul 13, 2007 12:24 am

quinta ago 09, 2007 8:26 pm

Foi diagnosticada dermatite atópica ao setter irlandês cá de casa. O veterinário tem sido incansável, já se tentaram vários tratamentos, mas infelizmente nenhum conseguiu prevenir a sua cegueira. Procuro casos semelhantes, para trocarmos opiniões e alternativas
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 10, 2007 9:16 am

Não estive a ler os casos que pesquisei neste site mas se fizer uma pesquisa por "dermatite", deve encontrar algo... :wink:

Contudo, aqui lhe deixo algo em que se falou em dermatites... e vá a uma segunda opinião noutro vet!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... =dermatite

Boa sorte e as melhoras do canito,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
macnia
Membro Júnior
Registado: quinta mai 03, 2007 5:32 pm

sexta ago 10, 2007 10:48 am

Olá! O Tomás também é atópico, é alérgico aos ácaros do pó.
O tratamento prescrito foi e é sempre que se justifica:
Antibiótico à base de cefalosporinas;
Cortisona em situação de emergência.

Para além destes fármacos toma banho com champô antiséptico (clorhexidina), no mínimo, uma vez por semana.
Fez uma dieta hipoalergénica e neste momento está a comer uma ração rica em ácidos gordos, omegas 3 e 6.

Comprámos um aspirador específico - elevada potência e com filtro hepa.

Ainda vamos comprar uma cama anti ácaros para cães e um desumidificador.

Poderíamos também tentar a vacina, mas os preços avançados são para já proibitivos.

Sabe qual é causa da atopia do Siddartha?

- link útil
http://www.hospvetporto.pt/servicos/are ... e/138.html
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

sexta ago 10, 2007 12:39 pm

Olá a todos,

Tenho um Basset Hound que desde pequeno tem imensas comichões, anda sempre com a pele vermelha, e Às vezes faz feridas de tanto se coçar. Inicialmente os veterinários achavam que a comichão se devia ao facto de ele ser muito gordinho e de ter algumas pregas na pele. De qualquer maneira, tenhop outra Basset que também tem pregas e não tem comichões. Continuei a procurar uma resposta, e a última que me deram foi que ele era alérgico ao ambiente. Tomou medicaçao à base de cortisona e melhorou logo no 2º dia... já brincava mais, saía para o jardim, não se coçava... mas logo que a parei a medicação voltou tudo ao mesmo: comichão, apatia, ...

Falaram-me num teste que se faz em Espanha, mas que custa à volta de 400 euros. Alguem já ouviu falar nisto? Não há nenhum, teste que se faça em Portugal, mais barato? Outra forma de especificar o porquê da alergia?
macnia
Membro Júnior

sexta ago 10, 2007 1:09 pm

lua1 Escreveu:Falaram-me num teste que se faz em Espanha, mas que custa à volta de 400 euros. Alguem já ouviu falar nisto? Não há nenhum, teste que se faça em Portugal, mais barato? Outra forma de especificar o porquê da alergia?
O meu bichinho realizou testes alérgicos sorológicos para doseamento de IgE relativamente aos alergenos ambientais mais comuns, ou seja, recolheram sangue para desvendar qual o alergeno causador da alergia. Esse sangue foi enviado para a UNIVET em Barcelona onde foi analisado.

O teste, painel alérgico UNIVET, custou 280 €. Penso que é a este teste que se refere.
Pelo que sei é a única forma de descobrir qual o alergeno ambiental responsável.
claudb
Membro Júnior

sábado ago 11, 2007 1:54 pm

O grande problema é q o siddartha nunca apresentou melhorias com corticosteróides. O único fármaco que conduziu a resultados foi a ciclosporina; fez-lhe recuperar em certa parte a visão, melhorou significativamente a pele, mas com o passar do tratamento o siddartha foi piorando lentamente até q acabou por cegar, segundo o veterinário irreversívelmente. Actualmente utilizamos uma pomada oftalmica de ciclosporina, sempre parece melhorar um pouco o aspecto da vista, mas já nada mais parece fazer efeito!
fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

terça ago 14, 2007 4:44 pm

Olá, o Berg é alérgico a gramíneas.. A comichão, borbulhas, feridas (provocadas pelas unhas dele a coçar) começaram +/- em setembro. Desde aí as idas à vet foram-se sucedendo e foram-se pondo em cima da mesa "n" possibilidades. O Berg respondia muito bem aos corticóides mas quando se parava o tratamento começava tudo outra vez.

Decidimos fazer a análise para saber se era alérgico a algum componente alimentar ou ambiental (120€). Depois, quando ficámos a saber que era alérgico a um alergéneo ambiental quisemos saber ao que era (90€) e foi aí que ficamos a saber que é alérgico a gramíneas.

Depois disso, e como existe vacina decidimos começar o tratamento (120€ +/-) que ainda está a fazer. Este tratamento consiste em vacinação semanal. Devo dizer que já se notam os resultados (e ainda só fez 6 doses - ou seja - 6 semanas)...

O laboratório onde estas análises foram realizadas situa-se em Espanha, mas já existe um em Portugal (segundo o que a vet me disse), mas como ela já trabalha com o de Espanha há muito tempo e não conhece a forma de trabalhar do Português decidiu não arriscar.

Espero, de alguma forma, vos ter ajudado em relação aos preços... se quiserem questionar acerca do tratamento estão à vontade... Aconselho-o a quem o poder pagar... Vale mesmo a pena... (pelo menos pela experiência que tenho...).

Beijinhos,
Joana
macnia
Membro Júnior

terça ago 14, 2007 7:06 pm

fuega Escreveu:Espero, de alguma forma, vos ter ajudado em relação aos preços...
A mim ajudou-me e muito... o "orçamento" que me foi apresentado rondava os 300€ por vacina.

Se for a 120€/vacina já poderemos experimentar as vacinas no Tomás.

Beijinhos,
Sónia
claudb
Membro Júnior

terça ago 14, 2007 7:46 pm

fuega Escreveu:
O laboratório onde estas análises foram realizadas situa-se em Espanha, mas já existe um em Portugal (segundo o que a vet me disse), mas como ela já trabalha com o de Espanha há muito tempo e não conhece a forma de trabalhar do Português decidiu não arriscar.
Obrigada Joana, foi realmente mto útil. Se me conseguisse fornecer o contacto da clínica em espanha e da portuguesa ficaria muito grata. Vou falar com o veterinário sobre o assunto. Nem que seja para confirmar realmente o diagnóstico porque acho os sintomas do siddartha ligeiramente diferentes dos outros animais atópicos, assim como a sua reacção aos diferentes tratamentos que foi experimentando.
fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

quarta ago 15, 2007 11:16 am

claudb, mandei-lhe uma mp.

Espero realmente ter ajudado...

Beijinhos,
Joana.
Responder

Voltar para “Cães”