LOP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ASBatista
Registado: sábado ago 04, 2007 1:03 am

quinta ago 09, 2007 10:51 pm

ola a todos...
desde ja peço desculpa pela minha falta de informação.

O contexto é o seguinte: adquiri à cerca de 11 meses um Retriever do Labrador com cerca de 4 meses (informação segundo a veterinaria) num canil. foi um acaso, andava à procura e no dia que fui ao canil tinham 18 labradores (todos aparentados) que tinham sido abandonados na casa da dona - senhora idosa que faleceu e nao tinha qualquer parente.
Foi-me dito pela veterinaria responsavel que os caes eram todos puros, descententes de um casal apenas, ou seja, a senhora tinha adquirido 1 casal que se reproduziu e os descendentes iam-se reproduzindo entre eles, até serem os 18 caes.
A veterinaria esclareceu ainda que estes caes nao poderiam ser cruzados mais entre si por probabilidade de problemas geneticos.

A questão é a seguinte: li aqui num topico* do forum que o lop pode ser adquirido e custa cerca de 40 euros. Sera que alguem me pode esclarecer se posso realmente registar o Apolo no Livro de Origens Português (Lop) e como faze-lo.

uma vez que tenho o Apolo vacinado, registado (registo da Junta de Freguesia) e seguro, se fosse possivel ter LOP, faria tudo para isso.

* o topico é o seguinte: no forum cães (acho que se chama assim) no topico "Preço com ou sem LOP" e trata-se da 3 resposta - autor "kidibha".

Nota: so adquiri alguma informação e conselhos aqui no forum, pelo que se cometi alguma gafe :oops: ... desde ja peço desculpa...

grata pela atenção prestada :D
pirilaska
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 12:31 am

quinta ago 09, 2007 11:27 pm

boa noite,

só o criador é que pode requisitar o LOP, tendo para isso prazos legais e várias etapas, q também já terão sido ultrapassados...para saber mais sobre o LOP, pode consultar o site do Clube Português de Canicultura: www.cpc.pt

a sua veterinária tem toda a razão, se realmente foi esse o caso, de os cães se reproduzirem sempre entre si, de forma alguma ele deve cruzar...

espero ter ajudado!
<p>&nbsp;</p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o ... ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante!</p>
<p>In&ecirc;s Santos Pereira</p>
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

sexta ago 10, 2007 12:08 am

O que foi dito foram os preços do registo da ninhada no LOP, declaração da ninhada e registo individual dos cachorros, pois muitos "criadeiros" inflacionam muito o preço ou vendem com ou sem LOP com diferenças exageradas de preço, argumentando ah e tal o LOP, e foi para mostrar que essa diferença não faz sentido e é apenas paleio de venda.
O LOP não pode ser adquirido à parte :wink:

Pode ler aqui o regulamento que deve esclarecer o resto
http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 10, 2007 6:23 am

pirilaska Escreveu:boa noite,
a sua veterinária tem toda a razão, se realmente foi esse o caso, de os cães se reproduzirem sempre entre si, de forma alguma ele deve cruzar...
Não percebo porquê...

O que a vet disse e com razão, é que deve já existir um índice de consanguinidade muito elevado, já fruto de pelo menos 2 gerações de inbreeding ao calhas (e criar cães não é o mesmo que reproduzir ratos de laboratório) e que não era aconselhado estes cães reproduzirem mais entre si. Isto não implica que não possa cruzar em outcross.

Mas também concordo que não deva cruzar. Labradores maus e mediocres, já chegam os que pupulam por aí. Qualquer dia ainda ultrapassam a densidade populacional das ratazanas... 8)

Quanto à questão do LOP... nada feito.

Apenas podem ser aceites RIs (Registos Iiciais) para exemplares de raças Portuguesas (que não é o caso), como pode verificar pelo link que o Ivo Pereira deixou.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Gon_Cardoso
Membro
Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm

sexta ago 10, 2007 8:15 am

Bem, se nao esta nos teus planos fazer criacao, e queres um cao para companhia, nao te preocupes com o LOP.
E' apenas um pedaco de papel que em nada intervem no bem estar do Apolo e nao lhe trara nenhuma desvantagem em nao o ter.
Ate recomendaria, em castrar o cao, de forma a evitar ninhadas indesejadas.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
pirilaska
Membro

sexta ago 10, 2007 10:16 am

Fang,

eu disse isso no sentido em q a criação deve ser feita por criadores responsáveis, seja ela inbreeding ou outcross. de facto, n precisamos mesmo de mais cães cruzados indiscriminadamente...
<p>&nbsp;</p>
<p>Quando o homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o ... ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante!</p>
ASBatista
Registado: sábado ago 04, 2007 1:03 am

terça ago 14, 2007 9:27 pm

Labradores maus e mediocres, já chegam os que pupulam por aí. Qualquer dia ainda ultrapassam a densidade populacional das ratazanas...

olha eu descordo do que tas a dizer. sabes o meu cão nao é de maneira nenhuma mau ou mediocre. acho que se algum o é, não é por culpa do cão mas sim por culpa do dono...

sei que o meu cão tinha risco de ter um problema de consaguinidade (o que não quer dizer que seja obrigatoriamente no feitio do cão), o que não se manifestou. pois consultei mais dois veterinarios para observarem o Apolo e todos têm a mesma posição. O Apolo é um Labrador normal e saudavel.

Apesar da veterinaria do canil ter recomendado nao cruzar o cão, o veterinario actual do Apolo não vê qualquer impedimento nisso.

Também posso dizer-lhe que nao o pretendo fazer neste momento porque ter um cão dá despezas, e não posso ter mais nenhum neste momento, quanto mais uma minhada...

Por outro lado, obrigado a todos pelos esclarecimentos sobre este assunto
:D
pirilaska
Membro

quarta ago 15, 2007 1:23 am

ninguém disse q o seu cão era mau ou medíocre...mas, para que conste, dentro dos problemas de consaguinidade PODEM estar incluídos (ou seja, podem-se manifestar) problemas comportamentais...

como já disse e repito, a criação, haja consanguinidade ou não, deve ser feito por pessoas responsáveis q estudem os cães e respectivas linhas de sangue,eventuais problemas genéticos e muitas outras questões q passam despercebidas a muita gente...n basta juntar um cão com uma cadela!!isso n vai contribuir em nada para a raça...existem sim por aí, muitos labradores com diversos problemas por causa de cruzamentos indiscriminados!!!
<p>&nbsp;</p>
Gon_Cardoso
Membro
Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm

quarta ago 15, 2007 11:34 am

ASBatista Escreveu:
Labradores maus e mediocres, já chegam os que pupulam por aí. Qualquer dia ainda ultrapassam a densidade populacional das ratazanas...

olha eu descordo do que tas a dizer. sabes o meu cão nao é de maneira nenhuma mau ou mediocre. acho que se algum o é, não é por culpa do cão mas sim por culpa do dono...
Calma, nao foi uma declaracao directa ao seu cao!

O que se quer alertar e' que cruzamentos indiscriminados, poderao vir a produzir caes maus e mediocres, morfologicamente falando.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”