Comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Malrac
Registado: quarta ago 22, 2007 11:00 am

quarta ago 22, 2007 11:09 am

Bom dia a todos.
Ontem fiquei muito triste com a minha cadela. É uma cocker e quando lhe ralhei ela rosnou-me, e dei-lhe uma palmada de leve e voltou a rosnar... :cry:
Tem 3 meses ainda é muito bebe mas muito activa só nos quer morder as mãos. Eu digo Não e ela faz de conta...
Alguém me pode ajudar na melhor maneira de ela me obedecer?
Eu moro num apartamento e como muita gente trabalho e ela fica sozinha cerca de 4 horas. Nos inicios não chorava mas agora fica aos gritos sempre que me venho embora...
Estou a ficar muito preocupada, pois não sei onde errei.... :(
Obrigada pela atenção.
redhairgirl
Registado: quinta dez 14, 2006 5:23 pm

quarta ago 22, 2007 11:43 am

A sua cadela ainda é muito pequenina.. Morde e rosna para brincar e tentar estabelecer limites.
Nunca fui muito apologista do bater, acho que basta dizer-lhes um não forte a mostrar desagrado e "dar-lhes as costas", para sentirem que o que fizeram nao teve piadinha nenhuma...
Mas, se não resultar, um jornal enrolado resulta sempre... Provoca um barulho irritante e não magoa o animal.
Mas, o mais provavel é que com idade perca "essas manias".

Já o chorar é porque se sente abandonada... Passa muitas horas fora?
Não têm com quem a deixar durante esse tempo?
Há algumas coisas que pode tentar fazer: deixa-la com alguém durante o dia, deixar a televisão ligada (assim sentem-se mais acompanhados e acham que a pessoa só se ausentou por um bocadinho), nunca sair e entrar pela mesma porta (isto se tiver porta das traseiras claro, o que num apartamento é difícil...), deixa-la sempre no sítio onde se sinta mais confortável, com os brinquedos todos e talvez com uma peça de roupa velha sua (para se sentir confortada com o cheiro), e em última análise arranjar-lhe um irmãozinho adoptivo.

Se tudo isto não resultar, bem... em qualquer dos casos deve consultar o seu vet, ele é a pessoa mais qualificada para lhe dizer como deve, ou não, lidar com a sua cachorrinha.

Lembre-se sempre que ela ainda é bebé e está-se a tentar ambientar, é uma aprendizagem para ela e para toda a família... Há casos mais difíceis do que outros, mas com paciência e carinho todos "chegam ao alvo"!

Espero que tenha ajudado!

Boa sorte
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quarta ago 22, 2007 12:47 pm

redhairgirl Escreveu:A sua cadela ainda é muito pequenina.. Morde e rosna para brincar e tentar estabelecer limites.

Desculpe que discorde, morder e rosnar não é em idade nenhuma comportamento dum animal que quer brincar. A sua cadela pequenina mostra desde já ter um carácter dominante e precisa e deverá ser contrariada.

Quanto ao perder essas manias com a idade, diz-me a experiência que tal não acontece nunca pelo crescimento para sim porque foram educados. A prova disso são os inúmeros donos com marcas de dentadas dos "fofinhos" dos seus Cockers. Pode não parecer mas os Cockers, como cães de caça, têm uns dentes que metem respeito e sim, fazem muitos estragos.

O meu conselho é que quando a sua cedelinha voltar a ter isse tipo de comportamentos a agarre firmemente pelo cachaço e abane (sem violência excessiva, ok?) ao mesmo tempo que diz em voz firme NÃO!!!!!!! Agressividade é o tipo de coisa que não deve, nunca, ser admitido num cão, seja qual fôr a idade. Lembre-se que ela vai crescer e que se hoje deixar passar amanhã poderá passar de rosnadela a dentada mesmo. Que me desculpem os mais sensíveis mas é daqueles casos em que uma boa palmada bem assente faz maravilhas, se tudo o resto falhar.

Cumprimentos
Helena
Jeanet
Registado: quarta ago 22, 2007 10:42 am

quarta ago 22, 2007 1:25 pm

Bom, eu estou com o mesmo problema, o meu labrador de 4 meses, faz-me o mesmo quando lhe digo "Não", ou quando lhe dou uma palmada. Vejo que tem uma personalidade muito dominante, quer as coisas à maneira dele, talvez por eu ser por vezes um pouco condescente e mimá-lo às vezes de mais quando devia mostrar-me chateada, penso eu. Ando a tentar mudar essa minha atitude, adoptei a técnica do jornalinho enrolado, se continuar a rosnar ou a tentar morder-me ponho-o de castigo fechado 5 minutos sozinho na cozinha e depois quando ele sai do castigo mostro-lhe indiferença, de modo a que ele perceba que estou realmente chateada ! vamos ver como é que as coisas correm agora, porque às vezes fico um bocado sem saber o que fazer, é terrivel quando lhe dá para fazer isto, espero que o consiga mudar. Se alguém mais tiver outra opinião ou sugestão acerca deste assunto gostaria de saber.
Em relação ao ficar sozinho em casa, eu quando saio levo sempre comigo um biscoito, quando chego a casa dou-lhe e faço-lhe uma grande festa, tem resultado até agora.

Com os melhores cumprimentos.
Malrac
Registado: quarta ago 22, 2007 11:00 am

quarta ago 22, 2007 1:27 pm

Obrigada desde já pelas respostas.
Ela fica sozinha durante mais ou menos 4 horas, não mais do que isso. Eu também receio é que se a deixar agora com companhia ela nunca mais se irá habituar a ficar sozinha!!
Ela lá esperta é qb, pois já faz as necessidades no lugar certo e percebe bem outras coisas. Mas o problema é que só quer morder. E já agora tem outro problema é que ladra quando não lhe fazem a vontade... :?
E só tem 3 meses... :( às vezes começo a desesperar!!
pitwoman
Membro
Registado: domingo ago 05, 2007 9:58 am

quinta ago 23, 2007 3:35 pm

Vamos ter calma!
Ela ainda é muito pequena daí que para ela tudo o que se faça é encarado como brincadeira.
Não precisa de ficar preocupado, é perfeitamente normal! :)
São como os miudos, passam por vários estágios até atingir a maturidade cognitiva.
Esse é um dos muitos que ainda estão para vir! :)

Portanto para suavisar o seu comportamento, pode optar por com suavidade impedir que ela morda as suas mãos ou as de outrém, em vez do "sacudir as moscas" pode usar o comando "NÃO!" acompanhado de um biscoitinho caso obedeca.
É importante a recompensa de uma boa acção nesta fase!
Decerto ela ( e todos os cães nesta fase), gostam imenso de roer...tem uma simples explicação, para além da vivacidade, estão a tentar coçar os dentinhos...daí que recomendo algo para roer apropriado para animais claro..
E em breve, notará uma mudança agradável! :D

Espero ter esclarecido! Disponha
Um abraço
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta ago 23, 2007 4:05 pm

zezere Escreveu:
redhairgirl Escreveu:A sua cadela ainda é muito pequenina.. Morde e rosna para brincar e tentar estabelecer limites.

Desculpe que discorde, morder e rosnar não é em idade nenhuma comportamento dum animal que quer brincar. A sua cadela pequenina mostra desde já ter um carácter dominante e precisa e deverá ser contrariada.

Quanto ao perder essas manias com a idade, diz-me a experiência que tal não acontece nunca pelo crescimento para sim porque foram educados. A prova disso são os inúmeros donos com marcas de dentadas dos "fofinhos" dos seus Cockers. Pode não parecer mas os Cockers, como cães de caça, têm uns dentes que metem respeito e sim, fazem muitos estragos.

O meu conselho é que quando a sua cedelinha voltar a ter isse tipo de comportamentos a agarre firmemente pelo cachaço e abane (sem violência excessiva, ok?) ao mesmo tempo que diz em voz firme NÃO!!!!!!! Agressividade é o tipo de coisa que não deve, nunca, ser admitido num cão, seja qual fôr a idade. Lembre-se que ela vai crescer e que se hoje deixar passar amanhã poderá passar de rosnadela a dentada mesmo. Que me desculpem os mais sensíveis mas é daqueles casos em que uma boa palmada bem assente faz maravilhas, se tudo o resto falhar.

Cumprimentos
Helena
Tomei a liberdade de colocar a negrito uma frase da zezere. Todas as atitudes que não tomar agora para corrigir a agressividade vai pagá-las mais tarde.

Faça o que disse a zezere e nada de biscoitos como lhe aconselharam, se o que ela disse não resultar umas valentes palmadonas no focinho em norma resultam.
Não vá na história do ainda é um cachorrinho, ou não se bate no cachorrinho, eles são pequenos mas não são parvos.

O mesmo conselho vale para o(a) Jeanet
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta ago 24, 2007 12:05 am

As membros zezere e kitten já disseram tudo e bem dito!!!!

Há comportamentos que não devem ser admitidos seja em que idade fôr e ponto final. E farto-me re reforçar isto (ainda mais) quando falo de Cockers!
Pela sã convivência entre todos não cedam aos olhinhos melosos de um Cocker cachorro e não cedam a exigências nem a demonstrações de dominância. Esse comportamento é perfeitamente normal em qualquer cachorro (são as diversas fases, tais como acontecem nas crianças), mas é por isso que cabe aos donos impôr e definir desde muito cedo os limites.
Porque com um cão não podemos fechar os olhos hoje e proibir amanhã. ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”