INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA - URGENTE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
luisbarcelos
Membro
Registado: quinta fev 10, 2005 5:05 pm

sábado ago 25, 2007 12:01 pm

Agradecia que me enviassem algumas informações sobre esta doença. Trata-se duma cadelinha com cerca de 4/5 meses que foi adoptada num canil. A doença começou a manifestar-se à cerca de uma semana. Tem vómitos, diarreia e a barriguita incha pois o liquido acumula-se nessa zona. Esta a tomar diuréticos para tentar expelir os liquidos acumulados na barriga. Segunda feira vai fazer uma ecografia para se observar o tamanho da lesão no figado mas a veterinária diz que o prognóstico é muito reservado e que corre risco de vida.
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

sábado ago 25, 2007 12:27 pm

A insuficiência hepática pode ser (e provavelmente será) consequência de outra condição, não foram feitos outros exames (sangue?). A eco parece-me boa opção mas deveria ter sido feita de urgência, pelo menos para ver o estadio da lesão hepática... (quer dizer, é a minha opinião e vale o que vale...)

Os diuréticos que a bichinha está a fazer são apenas um tratamento sintomático para diminuir a retenção de fluidos.

Espero que a sua cadelita recupere, mas como a vet lhe disse, o prognóstico deverá ser reservado, até porque o animal é muito novo. :|
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo ago 26, 2007 12:48 pm

´Diuréticos?? Por vezes ainda aumentam as ascites (acumulação de líquido no abdómen). Para isso estar a acontecer é porque alguma veia (a cava ou a hepática) está com a circulação condicionada devido ao inchaço verificado no fígado. Pode ser causado por um tumor, por ingestão prolongada de substâncias tóxicas, por parasitas e até mesmo cálculos. Aconselho fazerem hemogramas para verificar níveis enzimáticos, para bilirrubina, para albumina e proteínas coagulantes. Deste modo se saberá se é um processo crónico ou agudo, o que é muito importante, e claro, como já foi dito, fazer uma eco, pois é importante verificar a existência de massas tumorais.
luisbarcelos
Membro

domingo ago 26, 2007 12:48 pm

Antes de mais obrigado pela sua resposta. Foram feitas análises ao sangue e à urina. A veterinária pensa tratar-se de uma má formação. A cadelinha continua a fazer dois diuréticos diferentes (de 12 em 12 horas)para tentar libertar os liquidos acumulados e está também a fazer antibiótico. Não pode levar soro porque ainda se acumulam mais liquidos na barriga. Não come quase nada e as análises revelaram uma anemia. Já quase não se levanta :( Pedi uma opinião a outra veterinária que me disse que se após a ecografia se relevasse, de facto, uma má formação e que se o figado não estive de todo a funcionar o melhor era eutanasiar a cadelita. Não sei mais o que fazer :( Ainda por cima a cadelinha não é minha mas sim da minha mãe, que se apegou a ela de uma maneira incrivel.
A minha mãe adoptou a cadelinha após o falecimento da minha avó e a cadelinha tem se revelado uma ajuda bastante grande. Eu sei que podem haver pessoas que não compreendam mas, de facto, a cadelinha foi uma ajuda bastante grande para a minha mãe ultrapassar a morte da minha avó. Não sei mesmo o que fazer?! :( :(
Artemysa
Membro Veterano

domingo ago 26, 2007 5:09 pm

Quanto aos diuréticos, não tenha dúvidas que são adequados nas ascites. Por vezes são acompanhados de soluções hipertónicas, mas a medicação em causa é adequada.

Quanto ao facto do animal ser usado como forma de auxílio na perda de um ente querido, compreendo perfeitamente a situação, mas é melhor preparar a sua mãe para o pior. Em tão tenra idade uma insuficiência hepática é muito grave (na realidade, já é grave em adultos) e, a não ser que haja uma causa muito específica que possa ser tratada (por exemplo, uma hepatite apanhada a tempo pode ser debelada), o prognóstico não é nada favorável. Se for um problema congénico, então o melhor mesmo é adormecer o animal.

Em todo caso, espero que seja uma solução resolúvel...
luisbarcelos
Membro

domingo ago 26, 2007 8:21 pm

A cadelinha está muito mesmo muito mal :cry: :cry: Não recebe os antibióticos nem os diuréticos.Não come nada e está cada vez a ficar mais magrinha. Já foi vista por vários veterinários e todos dizem que já não há nada a fazer mas querem esperar pelo ecografia para tomarem uma decisão. :( :( :( Mas todos dizem que muito provavelmente vamos ter que optar pela eutanásia.
A minha mãe está de rastos e, de facto, não sei como lidar com esta situação. :( :(
Obrigado a todos pelas respostas.
luisbarcelos
Membro

segunda ago 27, 2007 7:06 pm

Infelizmente a cadelinha não resistiu e morreu esta manhã, no colo da dona. Já não havia nada a fazer :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Artemysa
Membro Veterano

segunda ago 27, 2007 7:09 pm

Lamento mto...
CROCAS
Registado: sexta ago 24, 2007 6:04 pm

segunda ago 27, 2007 9:07 pm

Já passei por uma situação idêntica e sei bem o que estão a passar. Aqui vai a minha solidariedade.
Responder

Voltar para “Cães”