Quero esterilizar a minha cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuCristo
Membro Júnior
Registado: terça jan 04, 2005 4:50 pm

segunda ago 27, 2007 12:38 pm

Olá, :)

Gostaria de obter várias opiniões relativamente à esterilização de cadelas, a minha cadela tem neste momento 2 anos e 5 meses, está com o quarto cio. Cada cio torna-se pior do que o anterior, nos anteriores ela fez sempre gravidez psicológica, este ainda está a decorrer.
Cheguei à conclusão que talvez a melhor solução seja a esterilização, pois os cios dela tornam-se num pesadelo para nós e para ela. Para ela porque é algo natural no animal e é normal ela tentar procurar outros cães e tentar engravidar.
Para nós, uma vez que não queremos ser avós :roll: , é uma dor de cabeça porque quando a levamos à rua temos os cães todos do bairro à porta e ela não consegue fazer o que é necessário. Obtamos por andar alguns kilómetros de carro para a levar à mata, onde é raro encontrar alguém e ela pode correr à vontade.
Mas o comportamento dela altera-se, não consegue controlar o chichi e faz em casa, depois anda assustada porque sabe que é proíbido, para além disso está deprimida por não ter um namorado.

Será que posso obter algumas opiniões acerca de alguns de vós que já tenham obtado por esta solução?

Obrigada :D

Lu
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

segunda ago 27, 2007 1:34 pm

Olá! Eu estou na mesma situação, a minha cadela está com o primeiro cio e eu acho inconcebível não esterilizar já a seguir... :roll: Os passeios tornaram-se caóticos, ela só quer correr atrás dos cães e eles atrás dela, há xixis e cocós em casa (e ela estava ainda a aprender os hábitos básicos de higiene) e noto que isto não lhe faz nada de bom. Como tenho alguma experiência com gatos e sou 100% a favor da esterilização e da castração, nunca tive dúvidas em esterilizar a cadela. Mas se dúvidas houvesse, nesta altura teria a decisão tomada de certeza!
Da experiência que tenho com as minhas gatas (tenho 3), a operação e a recuperação são bastante pacíficas. É um dia a recuperar da anestesia e cerca de uma semana com pontos... e nunca mais se chateiam com cios!

Aconselho-a a visitar este site: http://www.esteriliza-me.org/
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
LuCristo
Membro Júnior

segunda ago 27, 2007 1:57 pm

Pois, eu acho que vou levar a ideia para a frente, se tiver que estirilizar a sua, visto estar no 1º cio, eu li que deveremos fazê-lo até aos 2 anos, porque previne muito mais o aparecimentos de quistos mamários e tumores.

:)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda ago 27, 2007 5:54 pm

Boa tarde

Na minha modesta opinião que vale o que vale, a esterilização é a melhor coisa que podemos fazer ás nossas cadelas. Não só pelo inconveniente dos cios, como para bem da saude delas e tb pelo panorama dramatico de tantos abandonos e ninhadas a nascer por todo o lado. parabens pela sua decisão
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 27, 2007 6:03 pm

Parabéns pela ideia sensata, faço minhas as palavras da Siioux e da Everblue.
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

segunda ago 27, 2007 6:31 pm

LuCristo Escreveu:Pois, eu acho que vou levar a ideia para a frente, se tiver que estirilizar a sua, visto estar no 1º cio, eu li que deveremos fazê-lo até aos 2 anos, porque previne muito mais o aparecimentos de quistos mamários e tumores.

:)
As opiniões são muito divergentes... há muita gente que defende que se deve esterilizar até antes do primeiro cio. O meu vet por acaso aconselhou esperar o primeiro passar. Mas quanto mais cedo melhor, se bem que em qualquer altura é uma óptima decisão. Ainda hoje ouvi a notícia de que este Verão é o pior de sempre em questão de abandono de animais... não permito que seja a minha cadela (também nascida de uma cadela de rua...) venha a contribuir para o número assustador de animais em canis... porque até se pode arranjar dono para uma ninhada inteira, mas essa ninhada pode vir a gerar outras e eventualmente algum vai ser abandonado, atropelado, maltratado...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Gon_Cardoso
Membro
Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm

segunda ago 27, 2007 9:39 pm

A meu ver esta e' a ideia mais sensata. 8)
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
LuCristo
Membro Júnior

terça ago 28, 2007 9:38 am

Agradeço-vos as vossas opiniões, já está decidido e marcado...

Imagem

Mas é claro que os passeios no Ludo continuam 8) ...Ela adora :lol:
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

terça ago 28, 2007 4:44 pm

A minha cadela foi esterilizada aos 8 meses, ou seja antes do primeiro cio. A Gucci ficou algo diferente, o que era uma cadela medrosa ficou uma cadela mais confiante e que começou a ladrar ao sinal de barulho.

Por todos os motivos e mais alguns, para quem não quer fazer criação as cadelas deveriam de ser esterilizadas, e os cães - caso não participem em Shows - castrados.

Um dos receios é que os cães engordem. Para evitar esta situação basta dar a ração diaria aconselhada. Nem mais, nem menos!

A esterilização e castração não só é uma questão de saúde, como é também uma questão do bem estar do animal.

Um abraço
Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
LuCristo
Membro Júnior

quarta ago 29, 2007 5:00 pm

Druiel Escreveu:A Gucci ficou algo diferente, o que era uma cadela medrosa ficou uma cadela mais confiante e que começou a ladrar ao sinal de barulho.

Um dos receios é que os cães engordem. Para evitar esta situação basta dar a ração diaria aconselhada. Nem mais, nem menos!

Druiel
Concordo com o Druiel quando diz que há o receio dos cães engordarem, mas muitas vezes as pessoas fazem uma alimentação errada para os cães.
Uma cadela com 42 Kg como a minha deve ter uma alimentação cuidada e deve "mexer-se"...e nisso temos muito cuidado com a Kali, ela está bem musculada... :wink:
Responder

Voltar para “Cães”