Dálmata sem pintas...será pura?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tino_de_rans
Registado: domingo out 23, 2005 5:17 pm

terça ago 28, 2007 8:15 pm

Olá, há 2 meses ofereceram-me uma dálmata com 2 meses (tem 4 agora), quando a fui buscar disseram-me que era Dálmata, não souberam dizer se era pura pq tb lha tinham dado (caso de uma miúda que aceita um cão sem o poder ter) mas julgava que sim. Eu não estranhei ela só ter pintas nas orelhas, pq segundo li elas vão aparecendo com a idade. O que é certo é que já lá vão 4 meses e só apareceram mais umas pintinhas nas patas e todas castanhas...

Para mim pouco me interessa se é pura ou não, gosto dela na mesma e não é para andar em concursos de beleza, mas gostaria de saber um pouco mais sobre ela. A veterinária diz que tem todas as caracteristicas de uma dálmata (energia, porte, perfil). Aqui ficam as fotos para avaliarem:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Outra coisa, a cadela tem-se revelado muito enérgica, e ainda não vem a mim quando a chamo (não, não tá surda), só quando tou a comer alguma coisa e a chamo é que ela vem. Se abro a porta de casa ela foge pelo quintal fora e por vezes para a estrada (já andei no meio da estrada a mandar parar carros para que n a atropelassem) e nunca vem a mim a não ser que a chame e cora para casa, aí ela pensa que é brincadeira e corre atrás de mim. Como posso fazer para a educar? Durante o dia ela está quase sempre no quintal e à noite fica em casa, será que a devo ter mais tempo em casa para o convivio ser maior? Passeio-a quase todos os dias e recompenso com biscoitos quando se porta bem, mas tá dificil de controlar aquela energia toda. Felizmente as necessidades já chama para a levarem ao jardim, o que é um bom começo. Opinem sff[/img]
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça ago 28, 2007 8:19 pm

não vem com 4 meses? a d.carlota tem 7 anos e tb. não vem. desobediente. falta de educação :oops:
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

terça ago 28, 2007 8:20 pm

Dálmata não é! Eu já tive 1 dálmata e não tem nada a ver com essa cadela, mas não deixa de ser engraçada!!
Esse tipo de atitudes são normalíssimas, ainda é novinha.
Acho que deveria comprar um daqueles livritos que há nas lojas de animais "Como educar o seu cão" ou "Como treinar o seu cão" para ter uma ideia mais abrangente dos erros que comete e como contornar essa energia toda!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça ago 28, 2007 8:24 pm

para contornar a energia só conheço uma maneira. é cansá-los. nas férias, estes correm tanto, andam tanto, etc. que â noite, ninguém os vê :lol:
tino_de_rans

terça ago 28, 2007 8:35 pm

AnaPonei Escreveu:Dálmata não é! Eu já tive 1 dálmata e não tem nada a ver com essa cadela, mas não deixa de ser engraçada!!
Esse tipo de atitudes são normalíssimas, ainda é novinha.
Acho que deveria comprar um daqueles livritos que há nas lojas de animais "Como educar o seu cão" ou "Como treinar o seu cão" para ter uma ideia mais abrangente dos erros que comete e como contornar essa energia toda!
Eu comparando com fotos n axo assim tão diferente...
tino_de_rans

terça ago 28, 2007 8:39 pm

Imagem

Por exemplo este, tirando as pintas a forma do focinho é igual à minha...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 28, 2007 8:43 pm

Eu não percebo da raça em causa, mas de facto não se parece com nenhum dalmata que eu tenha visto. De qualquer das formas, se não tem registo para todos os efeitos é uma cadela sem raça definida.
Para mim pouco me interessa se é pura ou não, gosto dela na mesma e não é para andar em concursos de beleza, mas gostaria de saber um pouco mais sobre ela.

Para participar em concursos de beleza teria de ser registada no LOP ou noutro registo de pedegree oficialmente reconhecido, por isso nesse aspecto é indiferente que ela seja semelhante a um dalmata ou não ;) Se gosta dela tal como ela é, isso é que importa. Aproveite e disfrute, que ela é uma bela cadelinha.
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

terça ago 28, 2007 8:49 pm

Eu comparando com fotos n axo assim tão diferente...[/quote]

E pode ter semelhanças, na volta é fruto de um cruzamento com um dálmata, mas dálmata não é! E não é por ter pintas castanhas, porque também os há com essa cor... Não o quero desiludir, mas garanto-lhe que não é pura, diga a sua veterinária o que disser!! E os veterinários são óptimos a tratar os cães e péssimos a identificar raças! Leve-a a um criador de dálmatas e vai ver o que ele lhe diz! E o facto de não ser pura até pode ser benéfico, os dálmatas são, na maioria, um bocado burros... pode ser que ela até seja mais inteligente, e com outras características da raça, como o dinamismo...
Mas não deixa de ser gira e patusca :D
tino_de_rans

terça ago 28, 2007 8:55 pm

Como disse anteriormente isso de ser pura ou não é-me indiferente, eu gosto dela assim com as pintas que tem e sinceramente nem axo muita piada aos dálmatas todos cobertos de pintas. Mas para ler sobre a raça, para saber as suas características gostava de saber se é pura ou não. Também calculava que não, visto as pintas serem estranhas. Quanto à energia...é hiperactiva. Não pára quieta, felizmente nunca roeu nada em casa, pelo menos nada de valioso e as necessidades já faz no local certo, só a queria era mais calminha para poder estar a trabalhar com ela ao lado a fazer companhia. Mas se a trago para junto do pc ela só quer saltar pra cima da secretária...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça ago 28, 2007 9:30 pm

Se tem 4 meses e é feliz, só quer é brincar, claro! E até é bom sinal.

Se a quer mais calminha vai ter de esperar que ela se torne adulta. :wink:
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

terça ago 28, 2007 9:43 pm

Com uma coisinha doce como essa, a pureza é o menos importante!!
Eu adoro os meus rafeirosos todos, cães e gatos!!
Aproveite os miminhos dela!! Ela parece tão feliz!
Que fofura!!
internet
Membro Júnior
Registado: quarta jul 13, 2005 8:26 am

quarta ago 29, 2007 8:25 am

Olá
Tive um arraçado de dalmata, na altura li mta coisa sobre Dalmatas...
Posso dar-lhe uma informação , pura não é pois um dalmata puro as pintas sao pretas e uniformes....
podera ser arraçada de Dalmta...mas mesmo assim nao sei...
Ainda é pequenina, deia-lhe umas alinhas de obediencia, todos os dias um bocadinho, para se indo habituando.
Tem d ter mta paciencia pois nao deixa d ser um bebe :lol:
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

quarta ago 29, 2007 9:36 am

Olá!!! :)
Eu tenho uma Dálmata que tá quase a fazer 2 anos, veio para a minha casa tinha 3 e tinha e tem muita energia... No inicio também chamava por ela e ela não vinha... Mas com o passar do tempo, o habituar-se ao nome e ao ambiente familiar ela aprendeu que sempre que chamava era pra vir e agora não falha, vem sempre que a chamo!!!
Aconselho-a a comprar um dos livros que a "AnaPonei" disse pois são bastante uteis!!!

Quantos às pintas castanhas, é muito raro um Dálmata puro ter pintas castanhas e num bom criador esses (o de pintas castanhas) são os mais caros, pelo menos foi o que me disse o criador onde fui buscar a Becas!!!

Boa sorte!!!
MrSmith
Membro Júnior
Registado: sábado out 29, 2005 9:54 am

quarta ago 29, 2007 12:32 pm

Viva, eu discordo um pouco das opiniões que foram dadas; embora não tenha dúvidas que a sua cadela não é completamente pura, também não diria que não tem nada a ver com a raça.
Áparte das pintas a sua cadela assemelha-se em tudo aos dálmatas, forma da cabeça, postura, rabo arqueado, tamanho... é parece-me pelas fotos que tem umas pintas a cabeça côr figado embora claras.
Pelo que descreve das atitudes delas, aí sim ,não ficam dúvidas...:)
E também me parece que as pintas, embora tardias vão acabar por sobressair.
Deixe-me dizer-lhe para terminar que pura ou nao, tem uma belissima cadela... e original (afinal de contas nem todos nos podemos dar ao luxo de ter um dálmata completamente branco :)

Cumprimentos do Joka.
MrSmith
Membro Júnior
Registado: sábado out 29, 2005 9:54 am

quarta ago 29, 2007 12:36 pm

No que respeita a obediência, fazendo frente ao que todos dizem, os dálmatas aprendem com grande facilidade, o meu Joka http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=3030 fez treino de obediência e agora está a fazer agility, e posso dizer-lhe que faz tudo e com grande perfeição.
Requerem sim pulso firme, mas penso que isso é com todos os cães.
Aconselhava se calhar um treino básico de obediência, e terá uma excelente companheira para muitos e bons anos.

Tudo de bom.
Responder

Voltar para “Cães”