Para repreender quando, pe, o apanha a roer algo é um não firme (não grito). Se não surtir efeito da próxima vez que o apanhar dê-lhe uma palmada leve ou com o jornal enrolado (não magoa, faz barulho) e diga não. Depois diga só não.
Quanto às brincadeiras à bruta, já respondi noutro tópico

Se ele reage pouco às pessoas pode ainda não estar habituado a receber carinho

Quanto à questão de entrar em casa, é mais complicado... ele se calhar ainda não a reconhece como a sua casa. Eu uso a ordem "casa" quando chegou ao portão para que o Ruby saiba que não vai continuar o passeio ou ir brincar para o quintal vizinho.
Aqui acho que ele ainda não vos vê como líderes... como se porta ele durante o passeio? Vai ao lado, puxa muito, anda de cauda erguida ou ao nível do dorso? Estes sinais são importantes para saber se o cão se porta como líder ou não

Pode aliciá-lo com um biscoito e ordenar casa e quando ele entrar felicitar, mais tarde retirar o biscoito.
Pode também arranjar uma trela mais comprida e entrarem todos em casa deixando o cão na rua, mas preso. A trela vai sempre na mão do dono que vai de costas para o cão se segue a sua vida. O portão fica abeto, mas tenham sempre atenção para que o cão não fique ao alcance dos carros e não se afastem muito para o acudirem se necessário

Este truque tem a ver com o facto de que o cão tem tendência para seguir o líder. E nas brincadeiras se corrermos atrás dele ele corre ainda mais, mas se fugirmos ele vem atrás de nós, aqui é o instinto de presa e dá jeito quando o cão foge. pode adoptar a brincadeira e vir a correr à frente do cão até casa, estando já o portão aberto por outra pessoa, e continuar a brincadeira (cabo-de-guerra, apanhar a bola...) em casa fazendo o cão associar o regresso a casa a algo positivo.
Mais alguma dúvida disponha.
(ena, hoje estou inspirada