o meu cão só come comida de gato

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jaffa
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta fev 16, 2007 1:54 pm

sábado set 01, 2007 7:06 pm

Ups,sealords,contra factos nao há argumentos...mas fica-lhe bem na mesma defender q raçao de gato nao faz mal aos caes :lol:
Vou exprimentar uma latinha de friskies 8)
<p><strong><a href="http://www.trincatolinhas.blogspot.com">www.trincatolinhas.blogspot.com</a></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Prodanov
Membro
Mensagens: 146
Registado: quinta ago 04, 2005 10:47 pm
Localização: Pink, Neni, Pituca (cadelas) . Tatau e Miu ( gatas)

sábado set 01, 2007 10:07 pm

Não sei prá que fazem ração prá gato e cães em separado :roll: se uns podem comer a dos outros sem problemas :roll: :D
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 01, 2007 11:39 pm

leonildecarvalho Escreveu:
fang Escreveu: O problema é que os fabricantes cortam tanto nas "fontes" para tornar as rações baratas, que muitas rações para gato servem muito melhor para cães e muitas rações para cães servem muito melhor para... ???
Finalmente alguém vai ao encontro..., com algum senso :arrow: "porque...para as tornar baratas...” e “...que muitas rações para gato servem muito melhor para cães(...)” ... Porque, para as que sejam devidamente confeccionadas para gatos... (e lá voltamos ao inicio...) não se devem dar a cães!

Apesar da minha vontade não ser muita para palavreado, hoje acordei na disposição de dar uma olhada no forum dos cães da Arca de Noé e para meu espanto apercebo-me de mais guerra na capoeira... e de mais achas colocada numa delas.
Uma coisa é certa; o que me faz escrever é ainda o respeito que nutro por alguns mas, que me causa uma enorme confusão certas “directivas”, quiçá (mas que também não me interessa muito) indirectas à minha pessoa (?), uma vez que a guerrinha de capoeira, feita e continuada, iniciou-se aquando desta mínha resposta, agora em citação:
leonildecarvalho Escreveu:Faça tudo o que tiver que fazer mas não o deixe comer ração de gato. Se continuar a permitir... vai rebentar com o fígado do animal.
Leo
É que eu até posso ser leiga em muitas matérias da Medicina Veterinária mas estúpida com toda a certeza absoluta que não o sou como se faz querer transparecer...!
Só entendi alguma razão numa coisa: é muito feio o “sim só porque sim” que, vindo de leigos, como eu, ou de pessoas que não necessitem dos foruns para se exibirem e descarregarem a falta de chá, até é concebível mas, nunca e especialmente vindo de pessoas que apesar de serem funcionários ao abrigo de sectores da Medicina Veterinária, não são Veterinários activos ou no activo, trabalhando então em pesquisa, lab, etc, para ajuda complementar aos verdadeiros Veterinários no activo e de profissão, virem para foruns da internet colmatar o tempo livre, contrapondo as teorias da prática activa dos verdadeiros Veterinários!

Começando pela boa fé, sempre acreditei, no que de boa fé, os Veterinários com quem trato (vários) ou lido socialmente (vários) me transmitem, aconselham e ensinam. E, nessa boa fé, igualmente partilho com outros leigos, o que com eles (veterinários) vou questionando e aprendendo, tudo em prol dos animais.
É inconcebível, SIM além de pouco ético, trabalhando lado a lado com Veterinários, uma pessoa contradizer o que os verdadeiros Veterinários, de profissão activa, alertam contra a ingestão calorica das rações para gatos e, concebidas para a espécie, quando dadas a cães, podendo comprometer o sistema hepático do cão quando se sabe que a capacidade do sistema metabólico hepático de ambos tem diferenças substanciais!
Contrapor conselhos veterinários na net “porque sim” é simples. Mas, mais simples e medíocre é dizer-se de forma tão linear que ração para gato não faz mal a cão sem alertar que as calorias a mais num cão de, por exemplo, pequeno porte, ou um cão sedentário, ou de idade avançada, ou obeso, ou ainda com variadas patologias, muitas das vezes sem o próprio proprietário do animal saber da existência das mesmas, podem gravemente afectar o cão levando uma alimentação concebida para gato.
Não cabe aos leigos e ou “especialistas”, contradizerem os Veterinários, nem mesmo pela net sob identidades que nada atestam, com palpites contraditórios aos que os Veterinários (mais que muitos) aconselham os seus clientes pelo que estudaram, praticam e sabem.

Com conselhos do género e “piadas”, algumas até engraçadas, a atestarem os mesmos, pode cair-se no erro de induzir os leigos proprietários de bobis, que lêem este tipo de sugestões e conselhos de que : “alimentar o bobi lá de casa com ração para gato, faz-lhes bem, ou não lhes faz mal” só faltando dizer que “dá-lhes até energia e longevidade sem correrem o risco de virem a miar”
Num conselho “mal dado”, mal por mal, mais vale aconselhar a que não dê... que pelo menos o animal e donos não incorrem danos... a aconselhar a que dê...!

Por amor aos animais, haja senso!

Leo
Mas porquê Leo??
As rações para gatos pecam por norma (em relação aos cães) pelo baixo teor de gordura versus proteina (em percentagem). Esta é a principal razão que os veterinários com quem "trabalho", apontam. E é na gordura que estão a maior parte das calorias (nem sempre as rações para gatos são mais calóricas). Calorias essas (através da gordura) que os cães precisam mais que os gatos.
As proteinas "a mais" na ração dos gatos, não vão estourar o figado dos cães coisa nenhuma.
Quem utiliza BARF/RAW nas dietas dos bichos sabe bem disso.
Há quem utilize alimentação rica em proteina e os cães têm figado 5 estrelas. Isto porque os cães também são carnívoros!! E a carne é rica em proteinas!

Nunca nenhum veterinário me disse que os cães não podiam comer ração de gato. Sai é evidentemente mais caro e em muitos casos tem pouca gordura. Isto nas boas rações é pouco viável, mas nas rações de média/baixa gama, muitas vezes é preferível.

Leonilde, desculpe que lhe diga, mas existem mitos veterinários. E esses veterinários de que fala, aconselho-os a fazer uma reciclagem...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 01, 2007 11:44 pm

jaffa Escreveu:Ups,sealords,contra factos nao há argumentos...mas fica-lhe bem na mesma defender q raçao de gato nao faz mal aos caes :lol:
Vou exprimentar uma latinha de friskies 8)
Os seus neurónios não chegam para ler uma simples tabela analítica no saco da ração???
Bolas!!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo set 02, 2007 12:12 am

Prodanov Escreveu:Não sei prá que fazem ração prá gato e cães em separado :roll: se uns podem comer a dos outros sem problemas :roll: :D
Que parte é que não percebeu??
Que as rações para gatos não fazem mal aos cães?
Ou que nem sempre as rações de cães são saudáveis para gatos??

Ora bolas!! Estamos há um tempo do caraças a discutir este tema e ainda ninguem mostrou algo onde "proteinas a mais" fazem mal aos cães... (pudera... são carnívoros...).

Eu tenho uma raça de cães que originalmente se alimentavam de carne crua. Procuro sempre o maior indíce de proteinas versus gordura (dentro da qualidade/preço nas rações), e repito, algumas rações de gato eram ideais para os meus cães. O problema está na bolsa.

O que me interessa é a composição da dita ração. Quero lá saber se o rótulo diz que é para gatos ou para cães... (cheguei a alimentar adultos com ração de cachorro, por causa da proteina/gordura...).

Se estudassem um pouquinho a biologia das espécies que detêm, se calhar tinham maior percepção e sentido critico em relação ao que estamos a falar e não embarcavam em rótulos...
A boa fé não chega. É preciso conhecer os animais ( e a espécie a que pertencem )!!!!

PS: Alguém me sabe dizer para que serve uma ração de 20/6 ??? ou de 18/6???
Mas existe muito boa gente a comprar essas rações para cães!!
E depois dar ração de gato aos cães é que faz mal... :roll:

PS1: Eu posso não ser expert em rações para pets, mas tenho experiencia qb da dieta alimentar de cada espécie no estado selvagem. E as populações domesticas não viram novas espécies. :wink:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo set 02, 2007 8:06 am

leonildecarvalho Escreveu: (..) podendo comprometer o sistema hepático do cão quando se sabe que a capacidade do sistema metabólico hepático de ambos tem diferenças substanciais!

(...)dizer-se de forma tão linear que ração para gato não faz mal a cão sem alertar que as calorias a mais num cão de, por exemplo, pequeno porte, ou um cão sedentário, ou de idade avançada, ou obeso, ou ainda com variadas patologias, muitas das vezes sem o próprio proprietário do animal saber da existência das mesmas, podem gravemente afectar o cão levando uma alimentação concebida para gato.
Bom dia Fang.

Não vou responder mais neste tópico porque não quero de forma alguma ficar de cabeça quente com o efeito de rebanho que se faz sentir por TODOS estes sectores do site e nesse efeito vir (eu) a faltar ao respeito a alguém por quem eu ainda nutro esse respeito.
Como tal, como ainda vim ler o tópico, excepcionalmente, respondo-lhe pela última vez e esta será a minha última resposta em relação ao assunto em epígrafe... porque quanto ao tópico, nem cá ponho mais os pés. Nem para ler nem para responder. Para mim, é assunto encerrado já que apesar dos vets com quem lido serem todos uns “energúmenos” que não sabem o que dizem nos conselhos que me deram depois do que aconteceu a um cão de rua que tive ao meu cuidado e que não comia ração para cão.

O Fang tem cães de porte grande, não tem? Saudáveis, ou pelo menos aparentemente até provas em contrário, certo?
Ok. Já percebi a sua persistência em afirmar que "um cão pode fazer uma alimentação de gato sem consequências graves para a saúde do animal".
Contudo, experimente alimentá-los, por algum tempo (razoável), com ração para gato, SÓ! Depois da experiência, aí SIM, venha dizer-me os resultados.
Penso que não o irá fazer porque percebo e sempre percebi que sabe tratar dos seus cães e os estima bastante. Contudo, se quiser fazer a experiência... depois diga-me algo. Ok?

Bom Domingo,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

domingo set 02, 2007 8:33 am

Cara Leonilde,

Eu gosto pouco de fazer grandes discursos, por isso vou responder muito sucintamente

1 - a sua visão de que Médico de Clínica geral é que é o must e que os que trabalham em laboratório e em investigação são "auxiliares" é perfeitamente errada. O conhecimento é gerado pelos que trabalham em investigação e em laboratório, e os médicos de clínica mais não fazem que aplicar na prática aquilo que os primeiros determinam. Pessoalmente não conheço nenhum livro de texto escrito por clínicos nem acções de formação que sejam ministradas por clínicos, mas se a Leo souber de alguma coisa ...

2 - não conheço ninguém que tenha formação aprofundada em todas as áreas da veterinária. Nem tem que ter. Oproblema surge quando a falta de conhecimento é colmatada pela vox populi (um dos exemplos mais típicos é a história de que cão só deve tomar um banho por ano ...) ou socorrendo-se dos exemplos dados pela Medicina Humana. Dizer que gordura faz mal ao fígado ou que proteína a mais dá cabo dos rins é tipicamente conversa de Medicina Humana, e é mentira quando aplicada ao cão e ao gato.

3 - As "teorias da prática activa" enfermam de um grave problema: a falta de controlo. Quando o paciente sai do consultório, o médico não faz a mínima ideia do que se passa ao cão e ao gato. No que toca a alimentação, ninguém pode dizer que o cão não recebe, nem o que recebe, para além da ração, comida do miúdo, da avó ou da vizinha do lado, já para não dizer que as quantidades ingeridas (comida "normal"/suplementos) são normalmente desconhecidas.

4 - A ração de gato não é mais calórica que a ração do cão. No mercado, há rações para cão que vão das 3300 kcal/kg até às 4600 kcal EM/kg, mais coisa menos coisa, assim como há rações para gato que vão das 3300 às 4600 kcal/kg. Há rações para gato mais calóricas que rações de cão e há rações de cão mais calóricas que rações de gato (aliás, está um exemplo disso algumas páginas para trás). As rações mais calóricas que existem no mercado são, aliás, rações para cão, com energia da ordem das 4900 kcal/kg. Por isso, tudo tem que ser analisado caso a caso

5 - A obesidade nasce, como já foi dito atrás, de uma ingestão superior de calorias face às que são necessárias. E isso tanto pode acontecer com rações muito calóricas como com alimentos "light" (aliás, esta é a última moda a nível de alimentação humana, empanturrar-se com produtos "light", uma vez que "não engordam" ...). Por isso, qualquer alimentação/ração deve ser acompanhada da avaliação da condição corporal e fazer reajustes na quantidade de comida, para cima ou para baixo, se o animal mostrar estar a perder/ganhar peso.

6 - o sistema hepático do cão e do gato não tem tantas diferenças assim. Aliás, se for mesmo preciso ir mais longe, diria que gato é muito mais débil que cão nesse aspecto.

7 - em termos de gordura, o livro editado pelo NRC (um daqueles livros que é referência na área da nutrição mas que a maioria dos vets nem sabe que existe ...) estabelece máximos iguais para cão e gato. Esse máximo é da ordem dos 40% de gordura (perto do dobro das rações normais, quer de cão quer de gato). Quanto a proteína, nem sequer há máximos estabelecidos.

8 - Quanto ao que os vets estudam, praticam e sabem, bom ... o fang já disse, há alguns que precisariam de cursos de reciclagem. Digo-lhe mais, a grande maioria dos vets interessa-se muito pouco pelo animal saudável, gosta é de patologias, remédios e operações.

9 - Quanto a aconselhar as pessoas a não dar ração de gato a cão, acho lindamente, e não teria intervido se as coisas tivessem ficado por aí. Já disse lá atrás que, quem não souber o que está a fazer, "jogue pelas regras". Não contem comigo é para deixar ficar escritas coisas erradas e sem fundamento.

10 - Finalmente, já deveria saber há muito tempo que não digo "sim porque sim". Estou sempre disposta a trocar argumentos devidamente documentados - com pessoas que os tenham também, claro. Se quiser discutir gluconeogénese ou filtração glomerular, vamos nessa. E se há alguém que anda por aqui anónimo não sou eu de certeza.

Cumprimentos
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

domingo set 02, 2007 10:08 am

Gostei particularmente da ideia da Leo dos clínicos gerais serem o máximo e o pessoal da investigação ser inferior. Essa é uma ideia muito cultivada por médicos, nomeadamente os de clínica geral, aqueles que nunca se reciclam e se sentam confortavelmente na cadeirinha a ver bichinhos e tratar deles (às vezes tratam tão bem que até os matam). Engraçado que geralmente os especialistas (que fazem investigação) já pensam de uma maneira completamente diferente. Se não houvesse investigação a medicina hoje ainda andava pelas mézinhas que nós vemos por aí. Olha, do tipo "se o céu da boca do cão tiver manchas é de raça pura".

Grande post Sealords, e não estou a falar em termos de tamanho mas sim de qualidade. Até que enfim um bocado de sensibilidade!
Prodanov
Membro
Mensagens: 146
Registado: quinta ago 04, 2005 10:47 pm
Localização: Pink, Neni, Pituca (cadelas) . Tatau e Miu ( gatas)

segunda set 03, 2007 2:32 am

:twisted: :twisted: :twisted: :D :D :D :D
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

segunda set 03, 2007 7:07 am

De facto, há gente que acrescenta muito às discussões ... :roll:
jaffa
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta fev 16, 2007 1:54 pm

segunda set 03, 2007 9:46 am

fang Escreveu: Os seus neurónios não chegam para ler uma simples tabela analítica no saco da ração???
Bolas!!!
BOLAS Sr Fang para que partir pa ignorancia?eu dirigi-me ao senhor?ou foi á sealords?e mesmo a ela foi em ironia...pura brincadeira...agora fazendo minhas as palavras da LEO. começe a dar comida de gato aos seus caes e depois venha comprovar resultados concretos...o problema tá na bolsa?BOLAS pa quem nao gosta de raçoes de hiper pa dar o melhor aos caes n se devia queixar tanto...de-lhes o melhor,RAÇAO PA GATO.
O mais engraçado é q hje fui ao vet pa vacina e pus esta questao...nem partilho a resposta c voces,tb ele deve ser reciclado...BOLAS,estes vets sao uma cambada de burros...BOLAS,e pq nao dar raçao de aquicultura aos caes? vendo bem a tabela as diferenças nao sao muitas,em vez de carne tem peixe....mas nao há raçoes de salmao pa cao?? :lol:
<p><strong><a href="http://www.trincatolinhas.blogspot.com">www.trincatolinhas.blogspot.com</a></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

segunda set 03, 2007 10:13 am

Então e destas duas, qual é para cão e qual é para gato?...
Ingredients
Chicken Meal, Ground Rice, Corn Gluten Meal, Poultry Fat (preserved with mixed Tocopherols, a source of Vitamin E), Dried Plain Beet Pulp, Rice Flour, Natural Flavors, Rice Protein Concentrate, Herring Meal, Soybean Oil, Sunflower Oil (preserved with mixed Tocopherols, a source of Vitamin E), Dried Vegetable Fiber (Carrots, Celery, Beets, Parsley, Lettuce, Water Cress, Spinach), Yeast Culture, Potassium Chloride, Menhaden Fish Oil (preserved with mixed Tocopherols, a source of Vitamin E), Choline Chloride, Dried Egg Product, Taurine, DL-Methionine, Vitamin E Supplement, Zinc Sulfate, Ferrous Sulfate, Inositol, Dried Bacillus licheniformis Fermentation Extract, Dried Bacillus subtilis Fermentation Extract, Ascorbic Acid (source of Vitamin C), Dried Chicory Root, Cranberry Powder, Niacin, Copper Sulfate, Manganous Oxide, Biotin, Riboflavin Supplement (source of Vitamin B2), Calcium Iodate, Vitamin A Supplement, Calcium Pantothenate, Sodium Selenite, Pyridoxine Hydrochloride (source of Vitamin B6), Vitamin B12 Supplement, Thiamine Mononitrate (source of Vitamin B1), Vitamin D3 Supplement, Menadione Sodium Bisulfite Complex (source of Vitamin K activity), Folic Acid.


Guaranteed Analysis
Crude Protein (minimum) 33.00%
Crude Fat (minimum) 19.00%
Crude Fiber (maximum) 4.00%
Moisture (maximum) 10.00%
Ash (maximum) 6.75%
Linoleic Acid (minimum) 4.00%
Arachidonic Acid (ARA) (minimum) 0.05%
Magnesium (maximum) 0.088%
Ingredients
Chicken Meal, Ground Rice, Corn Gluten Meal, Poultry Fat (preserved with mixed Tocopherols, a source of Vitamin E), Dried Beet Pulp, Rice Bran, Rice Flour, Lamb Meal, Natural Flavors, Soybean Oil, Sunflower Oil (preserved with mixed Tocopherols, a source of Vitamin E), Potassium Chloride, Monosodium Phosphate, Choline Chloride, Dried Kelp, Dried Egg Product, Vitamin E Supplement, Taurine, Ferrous Sulfate, Zinc Sulfate, Zinc Proteinate, Biotin, Ascorbic Acid (source of Vitamin C), Manganese Proteinate, Glucosamine Hydrochloride, Niacin Supplement, Chondroitin Sulfate, Manganous Oxide, Calcium Pantothenate, Copper Sulfate, Vitamin B12 Supplement, Copper Proteinate, Sodium Selenite, Riboflavin (source of Vitamin B2), Vitamin A Supplement, Pyridoxine Hydrochloride, Thiamine Mononitrate (source of Vitamin B1), Garlic, Vitamin D3 Supplement, Menadione Sodium Bisulfite Complex (source of Vitamin K activity), Calcium Iodate, Folic Acid.


Guaranteed Analysis
Crude Protein (minimum) 30.00%
Crude Fat (minimum) 20.00%
Crude Fiber (maximum) 4.00%
Moisture (maximum) 10.00%
Linoleic Acid (minimum) 4.00%
Magnesium (minimum) 0.10%
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda set 03, 2007 10:22 am

leonildecarvalho Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: (..) podendo comprometer o sistema hepático do cão quando se sabe que a capacidade do sistema metabólico hepático de ambos tem diferenças substanciais!

(...)dizer-se de forma tão linear que ração para gato não faz mal a cão sem alertar que as calorias a mais num cão de, por exemplo, pequeno porte, ou um cão sedentário, ou de idade avançada, ou obeso, ou ainda com variadas patologias, muitas das vezes sem o próprio proprietário do animal saber da existência das mesmas, podem gravemente afectar o cão levando uma alimentação concebida para gato.
Bom dia Fang.

Não vou responder mais neste tópico porque não quero de forma alguma ficar de cabeça quente com o efeito de rebanho que se faz sentir por TODOS estes sectores do site e nesse efeito vir (eu) a faltar ao respeito a alguém por quem eu ainda nutro esse respeito.
Como tal, como ainda vim ler o tópico, excepcionalmente, respondo-lhe pela última vez e esta será a minha última resposta em relação ao assunto em epígrafe... porque quanto ao tópico, nem cá ponho mais os pés. Nem para ler nem para responder. Para mim, é assunto encerrado já que apesar dos vets com quem lido serem todos uns “energúmenos” que não sabem o que dizem nos conselhos que me deram depois do que aconteceu a um cão de rua que tive ao meu cuidado e que não comia ração para cão.

O Fang tem cães de porte grande, não tem? Saudáveis, ou pelo menos aparentemente até provas em contrário, certo?
Ok. Já percebi a sua persistência em afirmar que "um cão pode fazer uma alimentação de gato sem consequências graves para a saúde do animal".
Contudo, experimente alimentá-los, por algum tempo (razoável), com ração para gato, SÓ! Depois da experiência, aí SIM, venha dizer-me os resultados.
Penso que não o irá fazer porque percebo e sempre percebi que sabe tratar dos seus cães e os estima bastante. Contudo, se quiser fazer a experiência... depois diga-me algo. Ok?

Bom Domingo,

Leo
Xii Leo... vamo-nos chatear por termos opiniões contrárias?? :roll:

Não me parece...

O que tem vindo a ser discutido aqui, não me parece que seja fruto de qualquer efeito de rebanho, mas sim com base no sentido crítico. Não vejo razão para ter receio de vir a faltar ao respeito a quem quem quer que seja... nem vejo razão para abandonar a discussão...
Isto de discutir assuntos pela internet, tem destas coisas... não é a mesma coisa que estar a conversar á mesa de um café onde olhamos nos olhos e percebemos as emoções de cada frase... logo dá azo a más interpretações na forma como muita coisa é escrita.

Eu não chamei “energúmenos” aos veterinários com que lida. Um veterinário pode ser um bom profissional mesmo não sendo expert e nutrição (aliás, a formação base da maioria dos veterinários, bem como a sua experiencia, é no diagnóstico e tratamento de doenças, não têm que ser todos experts em nutrição (como não o são em raças)). Quando falei em reciclaegem, referia-me como é lógico ao campo da nutrição, porque um vet que diz que proteinas a mais dão cabo do fígado dos cães, enfim... acho (na minha humilde opinião) que precisa...
Eu, como deve calcular, falo com vários veterinários (tanto no meu ambito profissional, como por causa dosaes) e sempre tive bastante espírito critico, gostando sempre que me fossem dadas as fundamentações técnico-científicas para cada caso.

Quanto ao caso do "seu" cão que não comia ração para cão, creio que se tratava de um animal com algum problema que exigia especificidades alimentares (e eu estava a referir-me a animais saudáveis). De qualquer modo, isso é válido quer para rações de cão como de gato (depende da sua formulação). Poderia ter acontecido a mesmissima coisa com ração para cão (que como estamos fartos de saber existem n fórmulas diferentes, e cada caso é um caso).

Quanto a dar rações para gato aos meus cães, não dou simplesmente porque não é uma alternativa economicamente viável e não por receio que lhes faça mal. E continuo a afirmar que há por aí algumas rações para gato que lhe assentavam muito bem.
Mas convivi muitos anos com este cão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ight=robin que sempre comeu ração de gato durante 10 anos. E o que acabou por lhe dar cabo dos rins e fígado, foi a leishmaniose.

Quem sabe, quando estiver melhor de finanças, não faça a experiencia... e divulgue os resultados :wink:
Se estiver errado, sou o primeiro a dar a mão à palmatória. Entretanto, o mesmo se aplica a quem me provar (com fontes fidedignas) que rações para gato dão cabo dos cães.

PS: Por favor Leonilde, não leve estes comentários para presumiveis "ataques pessoais", como pareceu transparecer no seu ultimo post. São apenas discussões sobre um tema e cada um dá a sua opinião, tendo por base mais ou menos conhecimento sobre o mesmo mesmo.

PS2: Depois do post da Sealords, creio que não há mais a acrescentar...
E como também eu faço trabalho de investigação (embora noutros campos completamente diferentes), acho injusto que quem dá o couro a recolher informação para que os outros se sirvam dela, seja menosprezado.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda set 03, 2007 10:28 am

jaffa Escreveu:
fang Escreveu: Os seus neurónios não chegam para ler uma simples tabela analítica no saco da ração???
Bolas!!!
BOLAS Sr Fang para que partir pa ignorancia?eu dirigi-me ao senhor?ou foi á sealords?e mesmo a ela foi em ironia...pura brincadeira...agora fazendo minhas as palavras da LEO. começe a dar comida de gato aos seus caes e depois venha comprovar resultados concretos...o problema tá na bolsa?BOLAS pa quem nao gosta de raçoes de hiper pa dar o melhor aos caes n se devia queixar tanto...de-lhes o melhor,RAÇAO PA GATO.
O mais engraçado é q hje fui ao vet pa vacina e pus esta questao...nem partilho a resposta c voces,tb ele deve ser reciclado...BOLAS,estes vets sao uma cambada de burros...BOLAS,e pq nao dar raçao de aquicultura aos caes? vendo bem a tabela as diferenças nao sao muitas,em vez de carne tem peixe....mas nao há raçoes de salmao pa cao?? :lol:
:lol: Quem disse que as rações de hiper saiem mais baratas?

E que tal expor o que o seu vet disse sobre o assunto, sem ironias? Se calhar dava melhor rumo à discussão...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
rimbila
Membro
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 10, 2007 4:30 am

segunda set 03, 2007 10:30 am

SeaLords Escreveu: 1 - a sua visão de que Médico de Clínica geral é que é o must e que os que trabalham em laboratório e em investigação são "auxiliares" é perfeitamente errada. O conhecimento é gerado pelos que trabalham em investigação e em laboratório, e os médicos de clínica mais não fazem que aplicar na prática aquilo que os primeiros determinam. Pessoalmente não conheço nenhum livro de texto escrito por clínicos nem acções de formação que sejam ministradas por clínicos, mas se a Leo souber de alguma coisa ...
Cara Sealords,

Concordo em parte com o que foi acima situado.

Normalmente,na vida de um recém licenciado em Medicina,é raro o que opta por uma área de investigação sem ter primeiro experimentado a clínica médica,quando refiro em clínica/prática mádica,não me refiro propriamente ao médico de clínica geral,mas sim a todos os que tiram uma especialidade(médica ou cirurgica),apesar de nos nossos tempos a clínica geral ser uma especialidade médica com 3anos de duração.

Muitas vezes é a prática médica,o passar diáriamente com doentes,que provoca ao médico o desejo de aprofundar mais os conhecimentos que tem sobre certa doença da sua área,daí a investigação,a publicação de teses/artigos cientificos sobre o assunto para que futuramente possa elucidar novos clínicos.

Nem todo o novo conhecimento médico é gerado em laboratório,porque é fundamental o estudo de caso em vários doentes,a observação do desenvolvimento da patologia,o aparecimento de nova sintomalogia e a reacção do doente ao tratamento.

Pode se dizer que a investigação científica médica é a base para a descoberta de novos tratamentos e para o aprofundamento de certa patologia,bem com a sua génese,desenvolvimento e reacções a factores intrínsecos e extrínsecos.

Não esquecer que é o clínico que faz o diagnóstico,não o que investiga novas doenças,diferentes e novas estirpes/variantes de patologias,etc..

Clínicos e investigadores não são dispensáveis para a evolução da prática médica e da saúde em geral,cada qual com o seu papel/função.

Em relaçao a livros e acções(cursos médicos,mestrados,pós graduações,doutoramentos) a maior parte deles são escritos e ministrados por médicos especialistas,que deram o seu contributo na área da investigaçao,depois de muitas horas passadas a estudar doentes.

A título de exemplo, a licenciatura em medicina é ministrada por professores doutores,no activo da prática médica ou jubilados,alguns podem fazer investigação em determinada área.
A biblia médica"Harrison:Medicina Interna",é escrito por 3 médicos especialistas(Dennis L. Kasper & Eugene Braunwald & Anthony S. Fauci) que ao longo da sua prática médica deram o seu contributo científico em áreas de investigação referentes a sua especialidade.
Obvio que tambem há livros,artigos,téses escritos somente por investigadores,de forma de transmitir todo o conhecimento obtido nos suas pesquisas,experiências,etc.

Acçõs(como lhes chama),cursos,palestras,sao dados por ambos,dependendo do tema/assunto do curso em si.
Não é um investigador que vai dar um curso/palestra sobre anorexia nervosa,obesidade,diabetes,etc.Do mesmo modo que não é um clínico geral que vai dar uma palestra sobre o efeito de certa hormona,enzima sobre determinada célula,orgão,etc.

Espero ter dado o meu contríbuto,não no que diz respeito ao tema em questao,porque nao sou especializada em alimentação animal,mas ao que foi aqui abordado.

Sara Pinto
Responder

Voltar para “Cães”