não gostei do que vi!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta abr 11, 2003 8:50 am

Esta mensagem arrepiou-me.

Existem, no comércio, diversos "métodos" para "ajudar" os donos a educar os seus cães, como por exemplo:

1. coleiras que dão um pequeno choque eléctrico ao cão de cada vez que este ladra;

2. dummys para treino de cães de caça com interior de metal, para ensinar o cão a não morder na peça de caça;

3. coleiras que dão um pequeno choque eléctrico ao cão de cada vez que este ultrapassa uma certa barreira;

4. O famoso "dazzer": este é um aparelhometro que as pessoas com medo de cães trazem no bolso. Carrega-se num botão e o aparelho transmite um som que afugenta qualquer cão.

O que me arrepia é que estes métodos e "artigos" sejam tão fáceis de obter e tão facilmente aceites pela sociedade! A meu ver, apenas treinadores com muita experiência deveriam ter acesso a estes artigos, tal como à tal coleira com os picos metidos para dentro!

Não discuto que uma tal coleira possa ser utilizada por um bom treinador uma ou duas vezes para corrigir um determinado comportamento. Mas utilizar contantemente essa coleira? Isso é tortura! A única coisa que o cão aprende é que ir à rua é uma experiência dolorosa!

Podem também imaginar um cão que leva um choque eléctrico de cada vez que ladra?????? Se utilizada constantemente, garanto que estas coleiras põem qualquer cão doido!

Um bom treinador saberá como usar estes métodos de treino: Bastará associa-los com um forte NÃO da parte do dono, para que o cão aprenda muito rapidamente que um determinado comportamento deve ser imediatamente parado se houver um NÃO.

Nem todos os donos sabem dizer NÃO e nem todos os treinadores sabem ver quando um dono não sabe dizer NÃO. Primeiro o treinador terá de ensinar o dono a dizer NÃO. Depois, e com muito cuidado pode ensinar-se o cão. Agora, tais métodos de ensino a venda livremente e para todos????? Pelo amor de Deus!!!!!!
Última edição por Nanico em sexta abr 11, 2003 9:12 am, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta abr 11, 2003 8:57 am

Minha cara Sandrinha,
Ninguém aqui disse que GOSTAVA de usar essas coleiras, da mesma forma que ninguém que goste de animais fica contente por repreendê-los, dar-lhes um puxão de estranguladora ou mesmo uma palmada (que certamente já deste aos teus)!
Estas coleiras são usadas com um fim específico e só devem ser usadas por quem sabe o que está a fazer. Eu GOSTAR, não gosto de estranguladoras e nem sequer de coleira nenhuma! Se pudesse andava sempre com os meus cães soltos na rua e sem qualquer tipo de trela, coleira ou peitoral !
Mas deves saber que existem cães problemáticos que têm de ser treinados, e este é um dos metodos que pode ajudar em alguns casos. Nota que a alternativa, se não se conseguirem treinar certos cães, é mandá-los abater ou abandoná-los!
Gostar dos cães é uma coisa, humanizá-los é outra! Lógico que estas coleiras magoam, senão também não surtiam efeito! Lógico que deve ser procurado evitar o respectivo uso! Lógico que se gostas dos teus cães, não gostes de o que quer que seja que lhes provoque dor! Já não será tão lógico, no meu ponto de vista, que se condene todos que as usam, porque muitos fazem-no da mesma forma que o lider de uma matilha: para assegurar a ordem, a boa convivência em sociedade e a própria sobrevivência e segurança ( do animal e daqueles que o rodeiam).

Abraços
Paulo C.
Sioux
Membro Júnior
Registado: quarta mar 19, 2003 8:37 pm

sexta abr 11, 2003 9:01 am

Olá Paulinho

Na não me consegues fazer mudar de opinião. Tenho no canil um cão que foi o portador de uam coleira dessas, tenho um amigo que treina cães com quem já discuti o uso dessas coleiras e não há mas nem meio mas eu prefiro humanizar até pq os meus cães talvez por isso mm podem andar soltos na rua.

Sandra Albuquerque
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 11, 2003 9:16 am

Olá de novo,

Nanico,
As facas também são de venda livre, e tanto podem ser usadas para cortar o bife no prato como para cortar o pescoço a alguém! O uso que as pessoas fazem das coisas e o seu bom senso ou falta dele é que ditam o que é bom ou o que é mau! Não é a coleira que é má, mas sim o uso indevido que alguns fazem dela.

Sandrinha,
É normal que os teus cães 'possam' andar na rua porque a maioria deles ( senão todos!) foram recolhidos da rua! Mas nem todos são assim. Estás a ver um "certo cão" que costumas passear a andar solto na rua? A Mara lembra-se bem dele ;) Pois é...nem todos são iguais! Não é necesário nos teus cães usares esta coleira, optimo! Nos meus, felizmente, também não!

Abraços
Paulo C.
Última edição por PauloC em sexta abr 11, 2003 9:18 am, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta abr 11, 2003 9:16 am

nel Escreveu:
... que essas coleiras são usadas por donos experimentados ou por treinadores especialmente com cães que não tiveram enquanto cachorros um treino ou uma educação adequados e só quando as coleiras normais por estrangulação não resultam.

Era bom que assim fosse... :( O mal é que elas estão em venda nas lojas para quem as quizer comprar... sendo assim, podem ser postas em uso por qlq pessoa inexperiente ou mal intencionada :evil: e quem paga as " favas", como sempre, são os cães :evil:

Leonilde
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 11, 2003 9:20 am

Era bom que assim fosse... O mal é que elas estão em venda nas lojas para quem as quizer comprar... sendo assim, podem ser postas em uso por qlq pessoa inexperiente ou mal intencionada.....
As facas de cozinha também ;)
Andre_Brito
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2003 4:09 pm

sexta abr 11, 2003 9:56 am

Caro/a Nanico:
Que mal têm os diversos dispositivos que referiu? Quando BEM utilizados podem ser bastante salutares.

A coleira/peitoral que dá um pequeno choque eléctrico tem um fim “medicinal”. Há cães que ladram constantemente e que esta coleira pode ser um mal necessário para ensinar o cão. Há que referir que o cão não fica electrocutado, trata-se de uma pequena descarga!
Claro que não é para uso constante e nem a longo prazo! E para que fique a informação existe também uma coleira de “comportamento” semelhante mas que borrifa água.

Quanto a dummy’s para treino de caça: desde que a placa de metal não fira a boca do cão! Acho que ninguém ter um cão de caça que devido a um mau treino tem a boca ferida e por isso não é capaz de fazer o cobro da peça....

Coleiras que “agem como barreira invisível” ... já tinha lido algo num site americano sobre isto ... não me vou pronunciar pois não tenho dados suficientes, mas prefiro pensar que terá um uso semelhante ao da “coleira eléctrica”, é só para casos extremos.

E o “dazzer” ... quem me dera eu ter tido um desses aparelhos das 2 vezes que fui atacado por cães!!!!!! Certamente teria sido bem menos ... “stressante” ...

Sobre estarem disponíveis só a treinadores, quem lhe garante que eu ou qualquer outra pessoa interessada não seja capaz de utilizar estas “ferramentas” de igual modo que alguns treinadores? Afinal eu não utilizo violência no trato com animais, e ainda existem treinadores batem nos seus cães como forma de tratamento. Em qual dos 2 casos estarão melhor entregues estes dispositivos? :?:
Última edição por Andre_Brito em sexta abr 11, 2003 10:44 am, editado 1 vez no total.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta abr 11, 2003 10:30 am

Andre,

Evidentemente, todos os métodos e instrumentos que referi, quando bem utilizados só trazem vantagens.

O meu problema é que estes instrumentos são vendidos como "solução milagrosa" a pessoas que não sabem que a utilização não cuidaddosa destes métodos pode trazer perigos para a estabilidade psicológica do cão ou a pessoas que são demasiado perguiçosas para treinar o cão e depois se deitam à sombra da bananeira (Se o gajo ladra FZZZZZZTTTT hehehehe!!!!!).

Paulo,

Se as facas de cozinha fossem vendidas como "solução milagre" contra pessoas de quem não gostamos, eu também teria um problema com elas. Se as coleiras metálicas com os bicos metidos para dentro fossem vendidas com indicações claras de que não devem ser utilizadas sem apoio de um treinador, eu não teria problemas quanto a venda livre destas.
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

sexta abr 11, 2003 11:02 am

"Editada"

Aqui poderão saber mais qualquer coisa sobre estas coleiras. Em Portugal não se usam muito. Já vi cães com elas mas estavam mal aplicadas. Isto é, com as pontas para fora. Uma atitude que é um misto de ignorância com vaidosice.

http://www.cobankopegi.com/prong.html

Um abraço a todos,
Última edição por dogsdamour em sexta abr 11, 2003 2:31 pm, editado 2 vezes no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 11, 2003 11:46 am

Facas, carros, armas de fogo, coleiras, cães, etc. podem ser usados como armas de agressão ou de mera crueldade para com outrém.

E voltamos à questão básica do uso e porte de armas :
o perigo que um objecto ou animal pode constituir é anulável pela proibição desse objecto ou animal ou pela punição severa do utilizador mal intencionado ?

Eu, pessoalmente, acho que : proibições só as estritamente necessárias.
Devem,isso sim, existir punições muito severas para os utilizadores mal intencionados !

Do meu ponto de vista o ser humano têm obrigação de ser racional e usar de autocontrolo.

Ser pessoa não é só ter direitos e previlégios, é também ter deveres e responsabilidades.
E assumir o custo dos seus actos e opções !

Vou falar como um "velho do Restelo" :
estou farta da sistemética desculpalização das pessoas tornando-as vtimas de qualquer coisa :
é jovem...foram os maus pais
é criminoso... nasceu no bairro errado
é uma vítima do 'stress', do desemprego, da cor da pele, da sociedade, dos pais, do mundo, da realidade...
é uma vítima de ter o instrumento do crime à mão...

Ora adeus !!!
Até uma pedra pode servir para matar e para magoar !
O que é que não pode ?

É para quem usa e com que finalidade que temos de olhar, não para o instrumento que usa !

Na minha opinião !
Acho eu de que...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 11, 2003 1:32 pm

Na minha opinião !
Acho eu de que...
E acha muito bem !! :)
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sexta abr 11, 2003 3:30 pm

Aisd, com a devida vénia

Velho do Restelo. Personagem de Os Lusíadas que constitui uma espécie
de defensor da antítese à tese expansionista.

Ou seja, de um modo mais lato, todo aquele que se opõe à mudança. à novidade e invoca razões para isso.

Vou falar como um "velho do Restelo" :
estou farta da sistemética desculpalização das pessoas tornando-as vtimas de qualquer coisa :
é jovem...foram os maus pais
é criminoso... nasceu no bairro errado
é uma vítima do 'stress', do desemprego, da cor da pele, da sociedade, dos pais, do mundo, da realidade...
é uma vítima de ter o instrumento do crime à mão...
Não vai, não senhora, vai falar como uma pessoa que não se compadece das desculpas fáceis para os problemas difíceis. E aí estou de acordo consigo, e não é por ser velho nem por ter vivido muitos anos no Restelo, é porque realmente é mesmo assim.

Agora essa da desculpa de ser jovem por se ter tido maus pais...

Nel
E, ao contrário, quando a pessoa é "repreendida" por ter dito uma asneirada ou por ter formulado um juizo de valor de forma precipitada, normalmente fica inibida de participar e prefere ficar na sombra à espera duma oportunidade em que não meta a pata na poça assim de qualquer maneira. Sinceramente, acho que o fórum perde com isso.
Sinceramente fiquei estupefacto, mas o ralhete acima parece ser unica e simplesmente dirigida à minha primeira "intervenção". Dado que a)posso estar enganado e/ou b) está completamente fora do meu feitio e do meu modo de estar aqui, agradecia que fosses mais específico para poder, se for caso disso, passar às explicações públicas.

Cumprimentos

JoseLuis
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta abr 11, 2003 3:47 pm

Penso que a coleira de que falam é esta:

Imagem

Pois bem, as explicações que o Paulo C. e a Cindel deram são suficientes e correctas, não vou repetir.

Apenas reforçar que, como podem ver, os 'picos' não são afiados, estas coleiras só devem ser usados para treino e mais nada por alguém que saiba o que está a fazer.

A intenção da coleira não é perfurar o pescoço do cão, mas sim provocar uma sensação de beliscão, ou como disse o Paulo, de mordidela, pois a verdadeira acção da coleira não está nos picos, está no encadeamento dos elos que a compõem, que beliscam o pescoço do cão quando este puxa. Mais, há quem defenda que em cães muito problemáticos (que puxam muito, por exemplo) este tipo de coleiras são muito menos agressivas para o pescoço do animal (especialmente para as vértebras da coluna) do que as estranguladoras.

Na Alemanha foi feito um estudo com 100 pastores alemães, 50 usaram estranguladoras, outros 50 usaram estas coleiras. Depois dos cães morrerem (de velhos, atenção) foram feitas as autópsia e os resultados foram:

- Dos 50 cães que usaram as estranguladores, 48 tinham lesões no pescoço, traqueia e costas. Dois deles por questões genéticas, os outros 46 por trauma causado pela coleira.

- Dos 50 cães que usaram as coleiras de picos, 2 tinham lesões no pescoço, sendo que um deles por questões genéticas e o outro por trauma.

Significativo...

O engraçado é que maior parte das vezes que vi cães com estas coleiras, estavam ao contrário, ou seja, com os picos para fora... deve ser para dar o aspecto de fera... :?
Última edição por Kurika_ em sexta abr 11, 2003 3:58 pm, editado 3 vezes no total.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta abr 11, 2003 3:52 pm

Kurika_ Escreveu: O engraçado é que maior parte das vezes que vi cães com estas coleiras, estavam ao contrário, ou seja, com os picos para fora... deve ser para dar o aspecto de fera... :?
Qdo a Riskas foi roubada, ao ser recuperada vinha com uma coleira destas....e realmente estava ao contrário...ora ela está mesmo mto longe de ser uma fera e a coleira era um bocado agressiva, ou seja, para mim foi um choque..pensei logo que lha tinham posto para lhe atiçarem outros cães...não sei... :( Só sei que deitei a coleira fora para não trazer más recordações...
Lencarnacao
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm

sexta abr 11, 2003 4:08 pm

Eu já usei na Lara , um dia no treino em que ela estava particularmente desobediente e distraida segundo a orientação do treinador , e funcionou ás mil maravilhas a coleira ao contrario do que se possa pensar não fere o cão pois os "bicos" têem as pontas arredondadas e ao contrario da coleira estranguladora é semi-estranguladora, não permite puxar em demasia e os cães tambem não são parvos pois ao fim do segundo toque de trela passou a obedecer á primeira é de referir que este acessorio não é para usar continuamente senão perde o seu efeito "surpresa" .
Tambem já vi á venda no El Corte Inglês e algumas tinham uns picoletes em borracha nas pontas.
Responder

Voltar para “Cães”