Olá Kurika,
Vou dar a minha opinião a cada um dos tópicos:
1) Esse tal esquema já existe: O microchip. A única forma de implementá-lo é de facto obrigando os criadores a colocá-lo nos seus cahorros antes de os vender, caso contrário não os pode registar. Depois se neste crivo passar, existe o Veterinário, que é obrigado a verificar se o cão têm chip quando ele vai para a consulta ou vacina. Se não tiver, das duas uma, ou o dono coloca ou é denunciado e obrigado por lei a colocar. Se é um rafeiro á antiga que nunca viu um veterinário na vida, fazem-se campanhas de fiscalização surpresa e colocam-se mais uns chips. Cães abandonados sem chip, se forem adoptados, têm que colocar chip, etc...
Aos poucos a população de cães sem chip estará a extinguir-se. Nunca acabará, pois existe o mercado negro e os usos ilegais de cães de luta, mas só com muita vontade politica e muito rigor é que vamos lá. Para estas pessoas chega de brancos costumes!!!
2) Bem isso aí é que eu já não concordo. Quem é que me vai dizer que eu devo ou não ter determinado cão? Estamos no tempo do Fascismo ou quê? Não há liberdade de escolha? Quem é que disse que eu não posso controlar um cão? quem é que disse que eu só me vou dar bem com um minorca possessivo e não com um cão grande, calmo e estável?????
Então e os cegos? Tem que ser guiados por lulus ou caniches toy????
E os de cadeiras de rodas? Não têm direito a ter um cão que os ajude? Será que nos estamos a esquecer da função do nosso melhor amigo???
E as famílias com crianças? As crianças não podem-se chegar ao pé do "cão grande e forte e mau" que o pai têm? E as pessoas deprimidas que precisam desesperadamente de uma companhia não podem sequer ter um cão? E as mulheres não podem ter cães grandes??? Essa é boa de facto. Se isso fosse para a frente era o maior atentado á dignidade das pessoas que já se viu neste século dito civilizado. Mas está tudo paranoico agora? O cão não é o nosso pior inimigo ou já se esqueceram?
As únicas pessoas que eu no máximo fiscalizava ( nunca lhes retirava para sempre o direito de ter um cão) era pessoas com antecedentes criminais. Nunca privava uma pessoa de ter um animal. Todos cometemos erros e merecemos que nos perdoem e que nos dêm uma 2ª oportunidade e todos merecemos o amor incondicional de um animal, ora essa. Aquelas com antecedentes de maus tratos a animais, criava uma policia especial, á semelhança da Inglaterra, para lhes retirar os animais ou pregar-lhes com multas elevadas ou até pena de prisão. Mas após a pena cumprida não vejo porque não possam vir a redimir-se e voltar a ter um animal, sob fiscalização pelo menos.
3)Achas mesmo que isso resulta? Podes ver o belo exemplo da tolerância zero nas estradas... diminuiu a sinistralidade??? Acho que não!
Repressão não leva a nada, agora educação sim, essa consegue milagres! Temos de ser policias de nós proprios. Achas que a policia já anda desocupada demais para estar em cada equina a mandar parar os cãezinhos das pessoas. Por favor...
As pessoas hoje em dia não têm tempo para passar a vida nas câmaras municipais, que cumprem os horários da funcão pública, para tirar uma lincença para o cãozinho todos os anos ou para perderem o seu tempo todos os anos a fazer testes psicotécnicos por causa do cão ou um para cada cão que tiver. Mais burocracia, mais repressão, mais impostos, mais tachos e mais corrupção... é isso mesmo que Portugal precisa.
uma medida dessas faria as ruas de Portugal entupir de tantos cães abandonados! Ter cão só ia dar chatisses e desilusões. íamos viver todos com medo, aterrorizados de nos tirarem a licença e mandarem a abater o cão.. sim porque o estado têm que se responsabilizar pelas medidas que toma, se tira o cão, fica com ele e isso significa morte para o cão. E isto tudo porque alguém se esqueceu de tirar a licença ou não pagou o imposto ou marimbou-se nisso e quis um cão na mesma mesmo sendo deficiente.
Tenham CALMA senhores....