Pelo do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta set 13, 2007 5:54 pm

Isto é para todos os gostos! :wink:

http://whippetp.no.sapo.pt/Higiene.htm

Continúo a achar que não há necessidade de andar a chamar ninguém de porco.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quinta set 13, 2007 8:11 pm

LuMaria Escreveu:Isto é para todos os gostos! :wink:

http://whippetp.no.sapo.pt/Higiene.htm

Continúo a achar que não há necessidade de andar a chamar ninguém de porco.
A Lumaria é teimosa! :o Li esse artigo e só vem fundamentar aquilo que tenho dito até agora, qual é a parte que não percebeu? Além do mais, com o devido respeito pelo nel, ele não é nem veterinário, nem dermatologista nem profisional de nada que tenha a ver com pelo e pele, embora tenha feito um excelente trabalho com esse site.

Eu não a chamei porca, tenho muita pena que do que tenho dito até agora, que até poderia aprender qq coisita, só tenha prestado atenção a isso e mal, tenho mesmo pena.
Desde sempre se ouviu dizer que dar banho ao cão com frequência lhe é prejudicial à saúde e ao pêlo. Mas, modernamente, alguns veterinários contradizem esse conceito, considerando-o um mito.

Um dos argumentos está relacionado com a mais elevada temperatura do corpo do cão, consideravelmente mais elevada do que a dos humanos, ficando por isso mais vulnerável à criação de bactérias e ao consequente desenvolvimento de doenças cutâneas.
Assim, se os banhos forem dados com alguma frequência mas usando o champô em pequenas quantidades ou, nalguns casos, dando o banho apenas com água, essa frequência não é prejudicial e, muito pelo contrário, mantém o pêlo mais saudável e com muito melhor aspecto.

Se foi para tentar dar-me alguma "sabedoria", deu-se mal, até porque quando falo em livros de grooming, falo de livros de renome internacional, livros fundamentados e escritos por gente q sabe do que fala. Se quiser nomes tb lhos posso dar. :wink:
"Notes from the grooming table"-Melissa Verplank
Nos cães de pelo curto recomenda-se o banho entre 1 semana a 12 semanas, neste livrito que custa assim 100 euritos e a autora é só a directora de uma das melhores escolas de grooming do mundo. :wink: E dito isto, espero que fique exclarecida, agora se quiser continuar armada em canichinha béu béu, pica miolos, é lá consigo. Eu não lhe explico mais nada, detesto perder tempo com quem não quer aprender.

Passar bem. :P
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
LuMaria
Membro Veterano

sexta set 14, 2007 12:10 pm

Se bem li no texto, a autora também frisa a não necessiadade de mais que dois banhos anuais e aponta a importância da escovagem. Resumindo, o que ela diz, é que ainda não há consenso, como em tantas outras coisas e que ficará um pouco ao critério dos vários professionais. Pelo caminho já falei com duas tosquiadoras, não sei se são boas ou não, não preciso de tosquias, e ambas têm opiniões diferentes, sendo que uma delas, tem precisamente a mesma opinião que a IsabelNobre.

Não me leve a mal, porque parece que leva, mas não me convence. Ao que parece, ninguém convence ninguém, porque ninguém chega a um consenso unico.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
zecar21
Membro Júnior
Registado: quinta mar 22, 2007 4:15 pm

sexta set 14, 2007 12:52 pm

:o :o :o

toma!!! :lol:
IsabelNobre_
Membro Veterano
sexta set 14, 2007 3:35 pm

LuMaria Escreveu:Se bem li no texto, a autora também frisa a não necessiadade de mais que dois banhos anuais e aponta a importância da escovagem. Resumindo, o que ela diz, é que ainda não há consenso, como em tantas outras coisas e que ficará um pouco ao critério dos vários professionais. Pelo caminho já falei com duas tosquiadoras, não sei se são boas ou não, não preciso de tosquias, e ambas têm opiniões diferentes, sendo que uma delas, tem precisamente a mesma opinião que a IsabelNobre.

Não me leve a mal, porque parece que leva, mas não me convence. Ao que parece, ninguém convence ninguém, porque ninguém chega a um consenso unico.
Pronto assim já falamos melhor, assim já podemos conversar sobre o assunto.

Eu não a levei a mal até certo ponto, mas depois e dada a sua insistencia...eu nunca tive sangue de barata. (mea culpa)
Aqui não há muitos anos trás, se calhar até são muitos, o tempo passa tão depressa, 10 anos, qdo começei a trabalhar em grooming, e tirei o meu curso, era comum o pensamento de que o excesso de banhos em determinadas raças era prejudicial. O que hoje em dia já está provado ser um mito, até porque cada vez mais os animais vivem conosco, e é isto que tenho vindo a frisar até agora.
Com o desenvolvimento da industria cosmética animal, que neste momento se encontra ao mesmo nivel que a nossa, é possivel e até benéfico, os banhos regulares. Nunca susbtituindo a escovagem que se encontra incluida nos banhos, como é lógico.
Tal como os nossos bons shampôs, os caninos tb tem uma menor quantidade de detergentes, e têm na sua maioria uma grande quantidade de oleos e vitaminas, que diminuem a desidratação da pele e ment~em-na mais saudável.
Está também provado que o pó, a chuva, o sol, a água do mar, etc, contribuem para a desidratação do pelo, tornando-o seco e quabradiço, assim sendo mais uma vez só com o banho regular se consegue manter o pelo saudável e brilhante, como gostamos.

Como é lógico os shampos não fazem milagres, a alimentação é e continuará sempre a ser o mais importante.

Eu recomendo um banho mensal no caso de cães de pelo curto e banhos quinzenais ou até mesmo semanais nos cães de pelo comprido, variando o tipo de pelagem. Os dodots, para mim só limpam a superficie, nunca limpam como deve de ser, como disse é como meter o lixo debaixo do tapete. Para mim servem para limpar as pregas das orelhas, entre banhos.

Agora não estou a tentar teimar consigo, estou só a desenvolver a minha "tese". :wink:
Workshops para donos
Isabel
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 14, 2007 3:38 pm

Bem, eu vivo com 2 cães de porte grande e pelo curto em casa e dou-lhes banho mensalmente, de outra forma vejo que ganham sujidade e cheiro mesmo com as escovadelas que dou várias vezes por semana.

O meu velhote (devido a problemas de saúde) não tem tomado banho nos últimos meses e bem lhe noto o pêlo menos lustroso e um pouco "seboso"... :|
LuMaria
Membro Veterano

sexta set 14, 2007 5:22 pm

IsabelNobre_ Escreveu: Agora não estou a tentar teimar consigo, estou só a desenvolver a minha "tese". :wink:
E nunca foi minha intenção teimar consigo. Só me "irritou" o apelidanço de porca. E aposto 100 Euros em como lhe ponho uma cadela nas mãos e acredita piamente que mensalmente vai ao banho :wink:
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta set 14, 2007 5:32 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
sanxeri Escreveu:
A minha vizinha de cima lava o cao dela todas as semanas e o cao cheira sempre a cao, apesar dos banhos. sei lá... se calhar é pelas minhas terem quintal. Ou entao já é delas... mas nao cheiram! Um é uma pastora alemã e a outra é uma rafeirex de porte médio/grande. Lindas! E bem-cheirosas!
Não acredito, mais uma vez que as suas cadelas estejam bem cheirosas, se calhar para sí estão.

Em relação ao cão da sua vizinha, se calhar, como já disse acima, ela não o seca, o que faz com que o cão demore muito tempo a secar e faz com que cheire a mofo e isso sim faz com que o cão cheire sempre mal.

Olhe que as minhas cadelas nao cheiram mal. Têm um cheiro de cao muito fraquinho. E lhe garanto que ninguem diria que elas nao tomam banho! Sao frescas!

Editado poara corrigir uma frase da qual nada se percebia
Última edição por sanxeri em sexta set 14, 2007 5:34 pm, editado 1 vez no total.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
LuMaria
Membro Veterano

sexta set 14, 2007 5:33 pm

LLLLOOOLLLLLLLLL porcos ao ataque!
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 14, 2007 5:40 pm

O Triunfo dos Porcos? :?
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 14, 2007 5:51 pm

Nao... o triunfo do porco-cao!
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta set 14, 2007 6:51 pm

Vamos ver, acho que a sanxeri e a LuMaria ou não entenderam ou então pior, não querem entender.

Não sei se os vossos cães vivem dentro de casa ou se vivem em quintal e de vez em quando entram em casa, mas posso no entanto falar por mim, as minhas cadelas, excepto a whippet porque não tem pelo e a propria raça não deita cheiro tomam banhos com regularidade, a teckel mensalmente e as de pelo comprido de 15 em 15 dias.

Se assim não fosse acho que ninguém conseguia viver aqui em casa. Claro que estão no vosso direito de só dar banho no Natal, agora o que eu não acredito é que os cães não cheirem a cão. Eu também vejo alguns em quintais que tomam banho quando chove, agora que o pelo não tem o brilho que deveria isso não tem e que cheiram mal ah pois cheiram.

Esta cadela toma banho 2 vezes por mês.

Imagem

Acham que a pele tem aspecto de não estar saudável ou o pelo tem falta de brilho?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
IsabelNobre_
Membro Veterano
sexta set 14, 2007 8:32 pm

LuMaria Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu: Agora não estou a tentar teimar consigo, estou só a desenvolver a minha "tese". :wink:
E nunca foi minha intenção teimar consigo. Só me "irritou" o apelidanço de porca. E aposto 100 Euros em como lhe ponho uma cadela nas mãos e acredita piamente que mensalmente vai ao banho :wink:
Lumaria, agora quem começa a ficar "irritada" sou eu! Onde é que eu a chamei porca?

Eu até apostava consigo sem qualquer problema, mas quem me garante a mim que a Lumaria não lhe dá banho na véspera? :P
Mal de mim que não saiba identificar um cão que toma banho anual. :lol:
Sabe, agarre nesses 100 euritos, que me iria dar a mim e compre o livrito que lhe indiquei. :mrgreen:
Workshops para donos
Isabel
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 14, 2007 9:05 pm

As minhas cadelas vivem no quintal e na cozinha. nao têm acesso ao resto da casa... So à cozinha (onde passam a amaior parte do dia). Têm um quintal enorme onde escavam, rebolam, se divertem.

Tomam banho uma ou duas vezes por ano. Quando apanham chuva realmente cheiram mal... mas uma secadela na hora e aquilo passa. Desculpe kitten mas elas nao cheiram mal. :? Elas cheiram a cao, naturalmente... mas nao cheiram nada mal. Alias, eu ate gosto do cheiro... Assim como gosto do cheiro dos meus gatos.

Estas cadelas tomam banho duas vezes por ano:

Sheeva, 13 anos

Imagem

Sara, 4 anos e tal

Imagem
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta set 14, 2007 9:08 pm

IsabelNobre Escreveu:Com o desenvolvimento da industria cosmética animal, que neste momento se encontra ao mesmo nivel que a nossa, é possivel e até benéfico, os banhos regulares. Nunca susbtituindo a escovagem que se encontra incluida nos banhos, como é lógico.
Tal como os nossos bons shampôs, os caninos tb tem uma menor quantidade de detergentes, e têm na sua maioria uma grande quantidade de oleos e vitaminas, que diminuem a desidratação da pele e ment~em-na mais saudável.
Está também provado que o pó, a chuva, o sol, a água do mar, etc, contribuem para a desidratação do pelo, tornando-o seco e quabradiço, assim sendo mais uma vez só com o banho regular se consegue manter o pelo saudável e brilhante, como gostamos.

Não podia estar mais de acordo...por experiência própria, já verifiquei que a "história do banho anual", está ultrapassada; ou pelo menos não se deve adoptar como seja "verdade de La Palice".

É preciso antes de mais, procurar conhecer, junto de quem tem conhecimentos no assunto, que género de shampoo se deve usar...bons produtos produzem bons resultados. É o único senão nesta questão, as pessoas usarem produtos que não sejam realmente bons, na hora do banho.

E além disso há pessoas que ao darem banho ao cão, não lavam bem o cão...deixam resíduos de shampoo, não escovam em profundidade e usam "escovas" erradas para o tipo de pêlo.
Última edição por susanastrat em sexta set 14, 2007 9:15 pm, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”