2 caes...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tamura
Membro Júnior
Registado: quinta jun 21, 2007 4:29 pm

domingo set 23, 2007 12:33 am

qq dia os cães e os gatos tb deixam de andar de 4 patas como na ilha do dr. mureau... :roll:
akita, muito mais que um cão!!!!!
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

domingo set 23, 2007 10:45 am

CindelP Escreveu:
everblue Escreveu: Parece-lhe agradável passar 3 semanas de 6 em 6 meses com corrimentos vaginais, com machos atrás a toda a hora, a sentir necessidade física de acasalar e não ser possível? Em que é que isso beneficia a cadela?
Se me parece agradavel? Não sei ... não sou cadela. Mas se fosse, acredite que comecaria a preocupar-me primeiro pelo facto de estar cheio de pêlo do que pelo cio :roll:

As tantas o problema de hoje em dia, é esse mesmo, querer que os cães (cadelas) sejam o que não. Se os respeitassem pelo que são, talvez todos saissem a ganhar?

Mas já agora, qual o beneficio de esterelizar uma cadela?
Cada um sabe de si, como em tudo neste mundo. Se vamos por deixar a Natureza ser como é, então vamos deixar acasalar as cadelas em todos os cios... isso tb não é uma chatice só para os donos? Há donos responsáveis neste país? Claro que sim... devem ser um em cada 50 e estou a ser optimista... e mesmo esses têm acidentes de percurso. Lido há vários anos com demasiados casos e recebo apelos diários de abandonos e de ninhadas de cachorros e gatos recém-nascidos deitados muitas vezes no caixote do lixo, quando não são afogados ou enterrados vivos. Mas para que não seja apenas a minha opinião, aqui fica um site bastante bem feito:

in www.esteriliza-me.org

Vantagens da Esterilização

Para além de ser a melhor e mais eficaz arma contra a reprodução indiscriminada e consequente sobrepopulação de cães e gatos, a esterilização proporciona outras vantagens. Quanto mais jovem o animal for esterilizado, melhor para a sua saúde.

A esterilização das fêmeas elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero, tipos de cancro comuns em fêmeas não esterilizadas. Ainda nas fêmeas, outra vantagem da esterilização consiste na prevenção da piometra, um processo inflamatório do útero que, se não for tratado a tempo (o tratamento inclui a esterilização), poderá conduzir à morte do animal. Também evitada com a esterilização é a pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas.

Além disso, as fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio (aproximadamente aos seis/sete meses) têm um risco praticamente nulo de desenvolver tumores mamários. Infelizmente, o cancro mamário é, de longe, o mais frequente nas cadelas maduras e não esterilizadas; aproximadamente 50% a 60% dos tumores mamários caninos e 90% dos tumores mamários felinos são malignos. À medida que os cios vão ocorrendo, os riscos de a fêmea vir a contrair cancro mamário vão aumentando.

Quanto aos machos, é um facto que a esterilização pode contribuir para diminuir a agressividade para com outros machos e a briga por fêmeas. O ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes tendem também a diminuir, bem como a ansiedade e o hábito de fugir ou de montar noutros animais e pessoas ou até na mobília. No entanto, convém salientar que a esterilização não muda nada em relação à defesa territorial e agressividade por medo, ou seja, a esterilização não deixa o cão menos ou mais medroso, nem interfere no seu instinto de guarda. A personalidade do animal não muda.

Sob outro aspecto, a esterilização também poupa ao animal algumas reacções instintivas relacionadas com o sistema reprodutor. Por exemplo, os machos ficam muito mais tranquilos, pois a produção de hormonas sexuais é suprimida ou praticamente reduzida com a esterilização. Estas hormonas são responsáveis por inquietações decorrentes da impossibilidade de acasalar.

Uma outra vantagem ainda consiste no facto de os animais esterilizados terem menos tendência a fugir, levando uma vida mais segura, longe dos inúmeros perigos da rua. Diminui assim o risco de contraírem doenças venéreas transmitidas pelo acto sexual ou ainda doenças transmitidas por mordidas de outros animais. Diminui assim também o risco de atropelamento, que tão frequentemente leva à morte dos animais.

A esterilização não causa nenhum mal físico nem psicológico aos animais. Muito longe de ser uma mutilação, ela favorece a saúde e ajuda a evitar a reprodução descontrolada de animais que acabam por sofrer verdadeiras atrocidades nas ruas.

Convém frisar que estes argumentos são factos cientificamente comprovados, não se tratando apenas de meras opiniões.
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 23, 2007 12:06 pm

everblue Escreveu: Cada um sabe de si, como em tudo neste mundo. Se vamos por deixar a Natureza ser como é, então vamos deixar acasalar as cadelas em todos os cios... isso tb não é uma chatice só para os donos? Há donos responsáveis neste país? Claro que sim... devem ser um em cada 50 e estou a ser optimista... e mesmo esses têm acidentes de percurso. Lido há vários anos com demasiados casos e recebo apelos diários de abandonos e de ninhadas de cachorros e gatos recém-nascidos deitados muitas vezes no caixote do lixo, quando não são afogados ou enterrados vivos. Mas para que não seja apenas a minha opinião, aqui fica um site bastante bem feito:
Vamos la que hoje até é domingo, dia de santos:

Evita reproduções descontroladas? Ah, lá isso evita. Mas que eu saiba os donos têm que ser responsaveis pelos seus cães. Se não os conseguem manter em casa, então que não os tenham. As simple as that! E se não os conseguem manter em casa, sinceramente o risco da cadela engravidar é o minimo quando comparado com o facto de poder ser atropelada, roubada, perder-se ...

Sobre patologias, quando colocar sites tenha cuidado para não se basear em sites tendenciosos.

Deixo-lhe aqui um excerto, de um artigo escrito porque percebe do assunto (Katz Team, MS, Rugter Vet University):

"An objective reading of the veterinary medical literature reveals a complex situation with respect to the long-term health impacts of spay/neuter in dogs. The evidence shows that spay/neuter correlates with both positive and adverse health effects in dogs. It also suggests how much we really do not yet understand about this subject.
On balance, it appears that no compelling case can be made for neutering most male dogs, especially immature male dogs, in order to prevent future health problems. The number of health problems associated with neutering may exceed the associated health benefits in most cases.

On the positive side, neutering male dogs * eliminates the small risk (probably <1%) of dying from testicular cancer
* reduces the risk of non-cancerous prostate disorders
* reduces the risk of perianal fistulas
* may possibly reduce the risk of diabetes (data inconclusive)

On the negative side, neutering male dogs
* if done before maturity, increases the risk of osteosarcoma (bone cancer) by a factor of 3.8; this is a common cancer in medium/large and larger breeds with a poor prognosis
* increases the risk of cardiac hemangiosarcoma by a factor of 1.6; this is a common cancer and major cause of death in some breeds
* triples the risk of hypothyroidism
* increases the risk of geriatric cognitive impairment
* triples the risk of obesity, and with it many of the associated health problems
* quadruples the small risk (<0.6%) of prostate cancer
* doubles the small risk (<1%) of urinary tract cancers
* increases the risk of orthopedic disorders
* increases the risk of adverse reactions to vaccinations

For female dogs, the situation is more complex. While the number of health benefits associated with spaying also do not exceed the associated health problems. On balance, whether spaying improves the odds of overall good health or degrades them probably depends on the age of the female dog and the relative risk of various diseases in the different breeds.

On the positive side, spaying female dogs* if done before 2.5 years of age, greatly reduces the risk of mammary tumors, the most common tumors in female dogs
* nearly eliminates the risk of pyometra, which otherwise would infect about 23% of intact female dogs; pyometra kills about 1% of intact female dogs
* reduces the risk of perianal fistulas
* removes the very small risk (<0.5%) from uterine, cervical, and ovarian tumors

On the negative side, spaying female dogs
* if done before maturity, increases the risk of osteosarcoma by a factor of 3.1; this is a common cancer in larger breeds with a poor prognosis
* increases the risk of splenic hemangiosarcoma by a factor of 2.2 and cardiac hemangiosarcoma by a factor of more than 5; this is a common cancer and major cause of death in some breeds
* triples the risk of hypothyroidism
* increases the risk of obesity by a factor of 1.6 - 2, and with it the many associated health problems
* causes urinary spay incontinence in 4-20% of female dogs
* increases the risk of persistent or recurring urinary tract infections by a factor of 3-4
* increases the risk of recessed vulva, vaginal dermatitis, and vaginitis, especially for female dogs spayed before puberty
* doubles the small risk (<1%) of urinary tract tumors
* increases the risk of orthopedic disorders
* increases the risk of adverse reactions to vaccinations
* tumours of intact females are generally very easily treated

One thing is clear -- much of the spay/neuter information that is available to the public is unbalanced and contains claims that are exaggerated or unsupported by evidence. Rather than helping to educate pet owners, much of this has contributed to common misunderstandings about the long-term health impacts of spay/neuter in dogs.
The traditional spay/neuter age of six months as well as the modern practice of pediatric spay/neuter appear to predispose dogs to health risks that could otherwise be avoided by waiting until the dog is physically mature, or (perhaps in the case of many male dogs) foregoing it altogether unless medically
necessary.
The balance of long-term health risks and benefits of spay/neuter will vary from one dog to the next. Across-the-board assertions that spay/neuter will improve the health of all pet dogs do not appear to be supportable from findings in the veterinary medical literature. This is especially true of spay/neuter before physical maturity."

Se quiser numeros, avise! Mas olhe que não vão favorecer a sua causa, antes pelo contrario!

Por, longe está o dia em que a esterelização é necessario para uma cadela ter qualidade de vida. Alias, a propria esterelização, o retirar de um orgão perfeitamente natural e saudavel, o retirer de hormonas que se reflete numa castração psicologia do animal só lhes retira é qualidade de vida! Isto sem falar que é uma cirurgia de barriga aberta ...

Nanci
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 23, 2007 8:30 pm

CindelP, olá.

Pois esse artigo é esclarecedor, de fonte idónea e não tendencioso. Afinal a esterilização não é tão benéfica para a saúde dos animais como parecia, existem "efeitos colaterais". Assim seja.
Mas, pergunto, os efeitos colaterais superam os benefícios?
E quais são os benefícios? Pois para mim a razão última e definitiva para esterilizar animais será o controlo de ninhadas indesejadas e por acréscimo, limitar o abandono.
O user que abriu o tópico vai ter um cão e uma cadela juntos. A meu ver o melhor conselho que lhe podemos dar é esterilizar a fêmea.

Cumprimentos.
nmrq
Membro
Registado: quinta set 20, 2007 1:09 pm

domingo set 23, 2007 8:53 pm

sim, dinodane, a minha grande questao é essa, esterlizar ou nao, e cadela ou cao, nao estou decidido a nada, mas uma coisa é certa, o controlo da cadela e do cao vai ser mto apertado
nmrq
Membro

domingo set 23, 2007 8:58 pm

isso bem que como so vou ter a cadela la pa janeiro ou fevereiro ainda me vai dar mto tempo para decidir, e sem duvida conto com todos voces para vir a tomar a melhor decisao possivel ;)
aofi
Membro
Registado: domingo ago 19, 2007 4:21 pm

domingo set 23, 2007 9:38 pm

nmrq Escreveu:isso bem que como so vou ter a cadela la pa janeiro ou fevereiro ainda me vai dar mto tempo para decidir, e sem duvida conto com todos voces para vir a tomar a melhor decisao possivel ;)

Sinceramente, não percebi nada do que pretende, quer uma opinião séria ou brincar ás perguntas e respostas....Desculpe mas não entendo!
Qualquer opinião válida, responde sempre com "e se", não acha que já chega...
Antes de "lançar" o tópico pense bem naquilo que pretende! Para ter respostas concretas de pessoas que estão neste "site" e que sabem do assunto, para o qual pretende um conselho.
Passe bem....
aofi
Membro

domingo set 23, 2007 9:46 pm

ElMariachi Escreveu:Pessoalmente, nunca conheci um ataque de um cão adulto a um cachorrinho. O contrario (ele sentir-se no dever de o proteger e o adoptar) já me é bastante comum.

Pedro
Tenho um amigo meu que na Serra da Estrela, com uma cachorra York, um rafeiro da Serra levou-a na boca até hoje, desapareceu serra abaixo nunca mais o viram, no entanto estavam a brincar amigavelmente....!
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo set 23, 2007 9:58 pm

:o
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo set 23, 2007 9:59 pm

:o
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
nmrq
Membro

domingo set 23, 2007 10:07 pm

aofi olhe eu estou a tentar informar-me o melhor possivel e abri um topico e voltava abrir porque adquirir um cao nao é nenhuma brincadeira para mim, é sim algo mto serio.
eu estou mto grato as pessoas que me estao a ajudar com informaçoes, quanto a si aofi se nao tiver nada a informar-me e a ajudar-me pura e simplesmente nao entre neste topico.
passe bem tambem
aofi
Membro

domingo set 23, 2007 10:37 pm

nmrq Escreveu:aofi olhe eu estou a tentar informar-me o melhor possivel e abri um topico e voltava abrir porque adquirir um cao nao é nenhuma brincadeira para mim, é sim algo mto serio.
eu estou mto grato as pessoas que me estao a ajudar com informaçoes, quanto a si aofi se nao tiver nada a informar-me e a ajudar-me pura e simplesmente nao entre neste topico.
passe bem tambem
Escusava de ter editado a mensagem, porque eu li a 1ª via ok.
Eu não ofendi, e agradecia que fizesse o mesmo não vamos partir para a ofensa, continuo a dizer que não percebi nem percebo o que quer, ok
Já agora não é por trás de um computador,...entendeu ou quer um desenho, e não vá por ai, porque nessa zona está muito trânsito....pode ter algum problema pelo caminho.
E repito não brinque aos cãezinhos e cadelinhas, tenha respeito, pelas pessoas e neste caso pelos animais, ou compre um de porcelana que já não tem problemas, daqueles que abanam a cabeça.....
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda set 24, 2007 9:00 am

Tanta agressividade.. não percebo porquê. :o
Se o nmrq tem duvidas acerca a adquirir um cachorro e seus futuros problemas e incompatibilidades, e quer uma opinião e quem lhe responda a algumas perguntas, penso que em foruns de animais é uma das boas vias a tomar...

Mais vale assim do que adquirir o cachorrinho e depois abandon-lo porque " Não sabia que..."

Por isso da minha parte pergunte á vontade que no que souber responder ajudo-lhe! :wink:

Quanto ao caso que conheceu do Serra da Estrela... eu deixei bem claro que pessoalmente não conhecia nenhum caso, não disse que os mesmos nã existiam.
Também existe casos de ataques de cães a pessoas, o mesmo não quer dizer que seja normal e regra geral, que é o que a nossa sociedade carimba logo em algumas raças.
O mesmo penso acontecer com o ataque de cães adultos a cachorrinhos.
Acredito que devem existir casos, mas concorda comigo que o mesmo não é normal, e o normal é o adulto até proteger ao maximo o pequenote :wink:

Pedro
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 24, 2007 9:14 am

The traditional spay/neuter age of six months as well as the modern practice of pediatric spay/neuter appear to predispose dogs to health risks that could otherwise be avoided by waiting until the dog is physically mature, or (perhaps in the case of many male dogs) foregoing it altogether unless medical necessary
Apesar dos riscos ao castrar-se canídeos e felinos acho que a citação acima, retirada do artigo colocado... diz tudo: :wink:
Diminuem-se os riscos ao castrar-se o animal só depois de ter atingido a maturidade física ou não castrar, de todo, a menos que, por doença, seja necessário :wink:

De qualquer forma as medicações que tomamos diariamente e não só (até alguns alimentos), acarretam alguns riscos e tomamo-las. A pílula antigamente acarretava riscos e, não eram pequenos, as mulheres tomavam-na para controle de natalidade. Já dizia um tio meu que era médico "o melhor comprimido é aquele que não se toma" :wink: :P Mas... por vezes há a necessidade de se ter que fazer opções em beneficio do bem estar, nos humanos, em detrimento de se conseguir um controle de natalidade nos animais para que não venham a sofrer dos GRAVES RISCOS de doenças genéticas pela desenfreada procriação e do abandono!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 24, 2007 9:39 am

leonildecarvalho Escreveu:
Diminuem-se os riscos ao castrar-se o animal só depois de ter atingido a maturidade física ou não castrar, de todo, a menos que, por doença, seja necessário
E qual é o beneficio ao esterelizar um cadela aos 3 anos?
Responder

Voltar para “Cães”