Quisto na mama

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

quinta set 20, 2007 11:04 am

:? É delicado o assunto mas gostava de vos pedir opinião para não me sentir totalmente desamparada antes de tomar uma decisão.

A minha Estrela Maria tem 14 anos, está velhinha. os musculos já não são os mesmos, a visão também não e os anos já pesam no dia-a-dia. Tem um quisto na mama desde os 12 anos que tem sido acompanhado e sempre se manteve no mesmo tamanho (cerca de 1cm de diametro), acontece que de há 2 meses para cá aumentou para os 2cm. Entretanto aproveitámos a ida a VET para umas vacinas e trocamos algumas ideias. A Dra. deu-nos a conhecer alguns prós e os contras da situação mas a verdade é que não tenho nenhuma ideia do que será melhor para a Estrela.

Dada a existência de epilépsia (mesmo que espaçada, cerca de 1 ataque de 3 em 3 meses quando não mais espaçado) e a idade, existem riscos (segundo a dra) de não aguentar a operação, isto porque também já fez uma limpeza à boca com anestesia geral.

Entretanto soube e li relatos de historias de cadelinhas que não foram operadas cujo quisto rebentou, criaram-se infecções, uma visão dolorosa e um recuperação nada simpática (sei mesmo de alguns caso cujo o problema foi fatal).

A verdade é que não quero ver a Estrela a sofrer e quero fazer o que é melhor para ela. Resta saber o que é.. Corro o risco de a operar a e ao tentar tirar o quisto ela ir de vez por todos os factores que mencionei lá atras ou aguardo e corremos o risco de a ver (fazer) sofrer com uma situação que se pode tornar dolorosa para ela e sobre a qual poderia ter evitado que acontecesse operando :?:

Qualquer opinião :idea: que queiram dar, ficar-vos-ia bastante grata.

Obrigado
V.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 20, 2007 11:59 am

Olá.

Sem sombra de dúvida operava. Hoje em dia as anestesias são seguras e os cirurgiões sabem o que fazem.

Cumprimentos.
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

quinta set 20, 2007 12:15 pm

É uma decisão dificil e apenas posso partilhar a história da Irna, k passou recentemente por uma situação semelhante, mas é lógico k cada caso é um caso!
Como disse, a Irna passou por uma situação identica e acabamos por decidir operar... a verdade é k a qualidade de vida dela melhorou mt e até parce mais nova! :D
Espero k corra td bem com a sua cadelinha :)
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta set 20, 2007 12:20 pm

dinodane Escreveu:Olá.

Sem sombra de dúvida operava. Hoje em dia as anestesias são seguras e os cirurgiões sabem o que fazem.

Cumprimentos.
Concordo. A morte é certa, seja durante a cirurgia ou daqui a uns meses com o evoluir da doença. Se há uma esperança ainda, é agarrá-la a 100%.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

quinta set 20, 2007 7:09 pm

Se fosse a minha Pupi tambem ficava completamente desamparada...
O que é que a vet recomendou? a fazer ou a não fazer a cirurgia?
<p><u></u></p>
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

sexta set 21, 2007 10:01 am

kim_haha Escreveu:Se fosse a minha Pupi tambem ficava completamente desamparada...
O que é que a vet recomendou? a fazer ou a não fazer a cirurgia?
A Vet apenas nos mostrou o caminho dos prós e dos contras e disse que a decisão teria de ser sempre nossa. Compreendo o lado dela, seria dificil como profissional que é, arriscar num conselho e depois ter de levar com as culpas se algo não corresse bem.

Verdade seja dita que há pessoas capazes de justificar a dor com tudo o que lhe apareça a frente... e a VET não ia ser excepção.

Compreende-se.

Cada vez mais aponto para a operar, não suporto pensar que pode sofrer amanhã se aquilo rebentar. Neste momento não tem dores e isso por si só já me leva a pensar que arriscar a operação seria a resposta mais racional...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 21, 2007 1:16 pm

Olá novamente,

Deixo-lhe aqui um link para um tópico recente também sobre quistos nas mamas e a dúvida operar ou não...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Cumprimentos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 21, 2007 1:34 pm

Boa tarde, VCRC.

Não existem anestesias seguras (por alguma razão ainda hoje se assinam os termos de responsabilidade antes de qualquer acto cirurgico) mas sim anestesias com um menor risco comparadamente com as de alguns Anos atrás. Todas as anestesias comportam risco, por muito pequeno que seja, dependendo de muitos factores patológicos no animal. Umas mais que outras mas, se o caso fosse comigo, eu arriscava. Antes um animal ficar-se numa cirurgia (que não tem que forçosamente acontecer apesar do que expliquei...) que ter a certeza que morreria em sofrimento, mais tarde, sem nessa altura haver uma hipótese de qualquer chance cirurgica, nem mesmo correndo os tais, eventuais, riscos...?!

Boa sorte na sua decisão e que tudo corra pelo melhor,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gimli
Membro Júnior
Registado: sábado nov 04, 2006 2:22 am
Localização: alaska malamute, rafeirinha, chinchila e falsa coral

sexta set 21, 2007 3:43 pm

Nestes casos é muito díficil tomar uma decisão, também tenho animais e sei o que isso custa, nunca tive numa situação destas mas infelizmente já passei por outras com um alto grau de gravidade. Optei sempre por operar, para além de ficar com a consciência tranquila, por ter feito tudo o que estava ao meu alcance, penso que desta forma os animais não sofrem tanto. Aqui fica o meu apoio, seja qual for a decisão que tomar, pois será a pensar no melhor para o seu animal. Boa sorte!!
lalanda33
Membro Júnior
Registado: sexta fev 02, 2007 7:28 pm

sexta set 21, 2007 7:00 pm

Boa noite VCRC

Tal como já disse noutro tópico, já passei por essa experiência com a minha cadelinha caniche que faleceu em janeiro passado com 14 anos.
Aos 12 anos foi-lhe diagnosticado diabetes tornando-se a partir de então insulinodependente, ficou cega devido ás cataratas e apesar de tudo adaptou-se a toda essa situação mostrando sempre uma grande força de continuar a fazer a sua vida normal apesar das limitações. Para juntar a este quadro apareceu-lhe um quisto mamário que inicialmente decidimos não operar para a " poupar " a uma anestesia, ( pensávamos nós que a estavamos a poupar... ) Acontece, lamentávelmente, que esse quisto cresceu e rebentou! Idas e mais idas ao veterinário, tratamento e desinfecções diárias em casa e o " buraco " que se formou, tornou-se cada vez maior, um odor insuportável e o risco de infecção... era doloroso vê-la assim, tratar dela sabendo que tudo aquilo era em vão, pois a ferida piorava dia para dia e tudo isto porque tinhamos medo que ela não acordasse da operação... As pessoas diziam-nos - " que horror, 13 anos, insulinodependente, cega e com um tumor em carne viva mais vale mandar abater!" Com muito amor e esperança decidimos operá-la, chorei o tempo todo... - A Jessie acordou da operação muito bem disposta, a enfermeira improvisou um vestidinho côr de rosa, com laçarotes a todo o comprimento para proteger o local, estava linda!!! Apesar de diabética o corte cicatrizou em + ou - 15 dias e ela voltou a ter qualidade de vida. Contra tudo e contra todos, lutou e provou que merecia o amor dos donos e viveu com dignidade os meses que se seguiram... Hoje, só lamento, não a ter operado mais cedo porque pensava que a estava a proteger.
Peço desculpa pelo longo testamento, apenas lhe quero dizer que confie e siga em frente! Infelizmente eles não são eternos mas nós temos o dever de lhes proporcionar uma vida saudável e um final digno, seja ele qual fôr...

Cumprimentos

Sandra Gaspar
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 21, 2007 7:05 pm

lalanda33 Escreveu: (...)apenas lhe quero dizer que confie e siga em frente! Infelizmente eles não são eternos mas nós temos o dever de lhes proporcionar uma vida saudável e um final digno, seja ele qual fôr...

Cumprimentos

Sandra Gaspar
100% de acordo :wink:

...Essa cadelinha foi uma lutadora e uma sortuda com os donos que teve, apesar da demora na decisão... :wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

terça set 25, 2007 8:20 pm

Qualquer que seja a sua decisão só posso desejar boa sorte e que corra tudo pelo melhor :wink:
<p><u></u></p>
Responder

Voltar para “Cães”