PIT BULL UM CAO PERIGOSO??? nao me parece.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pit bull e perigoso?? nao, nao e, votem, digam-nos a sua opiniao e expliquem-na defendam-na!

O pit bull e um cao perigoso!!!
8
9%
O pit bull nao e um cao perigoso!!!
58
65%
Por umas razoes acho que o pit bull e perigoso mas por outras nao.
23
26%

Total de votos: 89
Gon_Cardoso
Membro
Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm

terça out 02, 2007 12:47 pm

goodangel Escreveu:perigosos sao os donos....
os animais nao tem culpa da educaçao que levam, engraçado que o meu max so tem 3.5 meses e sempre que vou ao vet ele testa o comportamento dele com outros caes e pessoas, nao sei se os vet em portugal tem a mesma atitude (se tem estao de parabens) se nao tem deviam de ter.
Mas um cao com 3 meses nao esta completamente formado socialmente e psicologicamente, a verdadeira personalidade de um cao comecara a aparecer quando chegar a adolescencia, ai ira notar que algumas titudes do cao irao se alterar.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
Gon_Cardoso
Membro

terça out 02, 2007 1:07 pm

Os pit bull sao perigosos, claramente que sim, sao perigosos pelas suas caracteristicas fisiologicas e psicologicas, assim como outros caes.

O grande problema do PP nao e' o cao, nao e' o dono, mas sim a conjugacao de dois factores independentes uma raca com grande potencialidades fisicas com um dono que nao tem conhecimentos de como lidar, educar e controlar o cao.

Muitos aqui dizem que os donos nao educam, mas quantos aqui tem a real nocao que tipo de educao estao a dar ao cao? Quantos aqui percebem as alteracoes temperamentais que o cao tem com o seu crescimento e amadurecimento e quantos sao aqueles que procuram ajuda profissional para educar os seus caes?

Educar um PP nao se limita a fazer com que o cao nao faca chichi no tapete e evite de se deitar no sofa. A lei que regulamenta os PP falha nisso mesmo, eu posso ser uma pessoa seria, sem problemas psiquicos e sem registro criminal, cumpro todas as regras impostas pela lei e nada evita que por falta de conhecimento quanto a educar e treinar um cao PP criar um cao que venha a atacar alguem ou outros animais.
<p>&nbsp;<strong>Animal que urina para tr&aacute;s, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

terça out 02, 2007 1:14 pm

Gon_Cardoso Escreveu: Muitos aqui dizem que os donos nao educam, mas quantos aqui tem a real nocao que tipo de educao estao a dar ao cao? Quantos aqui percebem as alteracoes temperamentais que o cao tem com o seu crescimento e amadurecimento e quantos sao aqueles que procuram ajuda profissional para educar os seus caes?
Eu tenho, percebo, já procurei, já tirei um curso de treino para Weimaraner e vou começar um curso cinotecnico.
E só digo isto para que não pense que o meu post anterior foi para paternalizar.
Existem aqui muitas pessoas que poderiam dizer ... Tenho, percebo e procurei ou procuro.

Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça out 02, 2007 3:57 pm

É preciso é reconhecer e tomar consciência que que não se sabe educar um cão "destes", dito perigosos. Nós queriamos um Rot, mas não sabiamos bem como educá-lo. Nunca tinhamos tido um cão destes e como tal tudo era novo. Como alguém aqui disse, um cão destes não é educá-lo a fazer xixi na rua e a não sentar no sofá! Já tinhamos tido alguns canitos, portanto até experiência com cães tinhamos. No entanto, optámos por o pôr numa escola. Começou aos 4 meses e andei com ele lá até aos 3 anos. No fundo tomei-lhe o gosto e acabei por ser convencido a ir com ele a provas de obediência... Foi muito importante, aprendi coisas novas e acima de tudo aprendi a lidar com um cão com este tamanho e temperamento. O facto de ter ido à "escola" e ter convivido com outros cães também ajudou a torná-lo sociável com outros animais de 4 patas.
A prova disso é que hoje se dá bem com os meus outros rafeiritos, a Bia e o Rafa e ... com os meus gatos, a Mafalda e o Gastão. Quando foram "apresentados já o Rot (Joshua) tinha 5 anos e ... não foi preciso grande coisa... apenas tomar cuidado porque ele é um bocado bruto. Nada que não seja normal num Rot...
Quanto a mim, cada cão depende da educação que se lhe dá e acima de tudo da consciência do dono em saber o animal que tem na mão e se tem capacidade ou não para o ter!
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça out 02, 2007 4:11 pm

Esqueci de uma coisa.
O Joshua (o meu Rot) faz em Dezembro 7 anos e desde o dia em que foi lá para casa, com 2,5 meses, que tem seguro, chip e está registado na Junta de Freguesia. Não foi preciso uma Lei qualquer a obrigar-me a isso. Fi-lo porque o veterinário e o criador me aconselharam e eu achei que era muito bom fazê-lo. Passeia com trela curta e por norma sempre com açaimo. Sempre o fiz, também. Não é por ele, que até confio nele (apesar de ser um animal e ninguém poderá saber o que lhe passará pela cabeça e ainda ter ... dentes), mas pelas pessoas que possam ficar assustadas com ele solto e sem açaime. Não há necessidade disso! Mas, também o passeio solto, sem açaimo, todos os dias num "bosque" que há ao pé de mim e durante mais de 1 hora.
Dados oficiais: em 100 cães dito perigosos, há 1% deles em que o dono cumpre a Lei em vigor. E as coimas aplicadas não vão álém dos 0,01%. O problema é que fazem-se Leis - justas ou injustas - mas ninguém as cumpre ou fiscaliza!
Katypit
Membro
Registado: domingo set 09, 2007 12:53 pm

terça out 02, 2007 4:57 pm

Druiel Gostei mto do teu comentario aki....os meus parabens.....ainda bem k há gente assim como tu e eu e mais uns kuantos k pensam desta maneira....mto obrigado....... :wink: :P :D
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

terça out 02, 2007 6:25 pm

Gon_Cardoso Escreveu:
goodangel Escreveu:perigosos sao os donos....
os animais nao tem culpa da educaçao que levam, engraçado que o meu max so tem 3.5 meses e sempre que vou ao vet ele testa o comportamento dele com outros caes e pessoas, nao sei se os vet em portugal tem a mesma atitude (se tem estao de parabens) se nao tem deviam de ter.
Mas um cao com 3 meses nao esta completamente formado socialmente e psicologicamente, a verdadeira personalidade de um cao comecara a aparecer quando chegar a adolescencia, ai ira notar que algumas titudes do cao irao se alterar.

tambem sei isso pois o vet ja me informou e por isso que ele vai para a escola e alem disso ja estou a sociabilizar o max com outros caes e pessoas em especial crianças sempre com maxima atençao, pois para mim um pa tambem e um cao dito perigoso sao todos para isso como ja foi dito basta terem dentes, alis ja fui mordida varias vezes por caes pequenos e nunca por um grande.
aqui na suiça e em frança infelizmente nestes ultimos 2 a 3 anos ouve inumeros casos super graves com pitts e rotwailers a culpa foi dos caes, nao, nao foi e se quizerem relato os casos e depois de certeza que me vao dar razao.
mais, agora em geneve e obrigatorio o uso de açaimes em todos os caes ate em pinchas, e verdade, pois se ha para uns tem de haver para os outros. mas pronto, estou de acordo que sao caes dificeis de controlar mas nao perigosos...
e sao lindos...
:D
Druiel
Membro

quarta out 03, 2007 8:12 am

Só um ponto que não referi mas que acho pertinente sobre o tema:

Já repararam que ao longo dos tempos muitas têm sido as raças consideradas perigosas, mas que depois deixaram de o ser?
Tenho 35 anos e lembro-me de ser mais nova e os Pastores Alemão serem considerados perigosos, depois passou a ser o Dobberman, depois o Dogue Alemão, depois o Rot e actualmente o Pit leva a cruz.

Amanhã, não ficarei suprendida de ver os Weimaraner nessa lista. Porque - repito - o problema não é uma determinada raça, mas sim as pessoas. Os donos inresponsaveis e esses sim perigosos, irão sempre procurar uma raça para estimular a agressividade num cão.

Druiel
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
<p>&nbsp;</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta out 03, 2007 8:31 am

Druiel Escreveu:Só um ponto que não referi mas que acho pertinente sobre o tema:

Já repararam que ao longo dos tempos muitas têm sido as raças consideradas perigosas, mas que depois deixaram de o ser?
Tenho 35 anos e lembro-me de ser mais nova e os Pastores Alemão serem considerados perigosos, depois passou a ser o Dobberman, depois o Dogue Alemão, depois o Rot e actualmente o Pit leva a cruz.

Amanhã, não ficarei suprendida de ver os Weimaraner nessa lista. Porque - repito - o problema não é uma determinada raça, mas sim as pessoas. Os donos inresponsaveis e esses sim perigosos, irão sempre procurar uma raça para estimular a agressividade num cão.

Druiel
Exactamente! Eu acho que é mais por ai... Os cães perigosos "fazem-se" em grande parte pela moda e fama que eles ganham... Hoje são os rots e os pits, mas no passado eram os pastores alemães e os dobermans. Hoje em dia já quase não se ouve falar de "casos" das ultimas 2 raças. E diminuiram significativamente o numero... Já as 2 primeiras...

Ora a criação descontrolada e em grande numero, normalmente em vão d e escada, só porque vende e dá dinheiro, e a compra sem conhecimento de causa só porque é o cão da moda, é uma mistura explosiva e perigosa, juntando fracos representantes da raça com donos sem capacidades para os ter!

Se eles podem ser perigosos? Podem, tem uma estrutura capaz disso.. Mas um dogue alemão também não pode? Ou um São Bernardo? E um Labrador?

Até o meu Samoiedo é muito territorial e no entanto olham para ele e não têm essa sensação.. Se não tivesse uma boa educação não duvido que se poderia tornar um cão "perigoso"...

Acho que há uma grande barreira psicológica quanto aos pits, a mesma que existiu há tempos com o dob

Pedro
RickG
Membro Júnior
Registado: segunda out 01, 2007 10:00 am

quarta out 03, 2007 9:11 am

Como poderáo ver em outro tópico tenho (espero ainda assim puder dizer q se chama Oscar e q está desaparecido) que é um SBT com 10 anos. O Oscar não é o meu 1º tive o meu primeiro SBT tinha eu 7 anos na Africa do Sul que veio comigo para Portugal e q já faleceu com 16 anos. Eu presentemente tenho 35 anos e tenho uma filha de 3, acabei de adquirir uma SBT fêmea a um criador e posso dizer q ambos dormem dentro de casa entre o meu quarto e o da minha filha. Só para dizer q conheco muito bem a raça q tenho, uma raça q em Portugal tb é considerada por lei potencialmente perigosa. Ora de facto geneticamente estes cães têm caracteristicas q necessitam de cuidados especiais. A lei a meu ver é necessária mas incorrecta e por isso errada. 1º estes cães têm q ser bem criados e por isso apenas criadores especializados deveriam ser autorizados e responsabilizados por isso e pela sua posterior venda e registo o q faria com q sem falta todos os animais estariam devidamente registados e os donos bem "escolhidos" pois este tipo de cão não é para todos e por vezes quem os quer não os conhece verdadeiramente apenas os querem por razões estéticas ou de moda. Embora seja um amante desta raça não querendo outra sou o q se poderá dizer um amante dos animais especialmente de cães sou forçado a dizer que os Pits e outros são de facto potencialmente perigosos pelas suas caracteristicas, quanto à tão falada lei posso dizer q é como se não existisse pois quase ninguem liga ... o Oscar está desaparecido e ninguem informou as autoridades q viu um animal destes na rua sozinho sem coleira ou acaime ... Eu embora conheço o cão q tenho, q adora pessoas especialmente crianças e q até tolera cães machos desconhecidos no seu território cumpro a lei regirosamente até com a placa estupida á porta de casa ... (que dá muito jeito para quem quer roubar este tipo de cães). Em resumo o animal mais perigoso que existe é de facto o homem e por isso temos que de facto selecionar muito bem quem tem acesso a estas raças para que de facto elas não sejam perigosas. Apenas uma curiosidade como é que uma raça como a SBT que quase não existe em Portugal (não devem existir 50 em Portugal) e existe apenas 1 criador que apenas fez a 1 criação pode ser incluida como raça perigosa?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 03, 2007 9:17 am

RickG Escreveu: Só para dizer q conheco muito bem a raça q tenho, uma raça q em Portugal tb é considerada por lei potencialmente perigosa. Ora de facto geneticamente estes cães têm caracteristicas q necessitam de cuidados especiais. A lei a meu ver é necessária mas incorrecta e por isso errada. 1º estes cães têm q ser bem criados e por isso apenas criadores especializados deveriam ser autorizados e responsabilizados por isso e pela sua posterior venda e registo o q faria com q sem falta todos os animais estariam devidamente registados e os donos bem "escolhidos" pois este tipo de cão não é para todos e por vezes quem os quer não os conhece verdadeiramente apenas os querem por razões estéticas ou de moda. Embora seja um amante desta raça não querendo outra sou o q se poderá dizer um amante dos animais especialmente de cães sou forçado a dizer que os Pits e outros são de facto potencialmente perigosos pelas suas caracteristicas, quanto à tão falada lei posso dizer q é como se não existisse pois quase ninguem liga ...
Concordo.

Se SBT há poucos em Portugal, que dizer então do Tosa Inu? Eu nunca vi nenhum, só nos livros...
RickG
Membro Júnior

quarta out 03, 2007 9:37 am

Apenas mais uma questão aquando da minha busca junto dos canis que têm (ou deviam ter mas essa é outra questão) a missão de recolher animais ... para meu espanto disseram que por terem os canis cheios se for visto um animal deste tipo não é recolhido!!!??? a não ser que haja algo de grave!!!!!!!!!!!!!!!! Como é possivel??????? Em 1º lugar todos os animais deveriam ser recolhidos por diversas razões mas e estes se são por lei considerados potencialmente perigosos, pelas autoridades competentes (C. M. e policia) não são consideradas potencialmente perigosos pois podem andar à vontade na rua!!!!! Quer dizer que um animal como o meu que forcosamente estará desorientado com fome e quem sabe até ferido para ser recolhido tem que 1º ser perigoso tipo morder outro animal ou pessoa ai sim é recolhido para então aparecer nas noticias e ser abatido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu sei que por exemplo as forças das autoridades têm outras perioridades que não encontrar um cão perdido mas acho que nestes casos devia haver outra atenção ... então são potencialmente perigosos ou não ... em que ficamos???? parece q apenas são perigosos depois de morder alguem!!!!!!!!!!!!!!
Druiel
Membro

quarta out 03, 2007 9:54 am

Sinceramente!!

Por vezes dá nojo viver neste pais.
RickyG, é por essas e por outras que o meu respeito à autoridade é muito ténue!!
Onde está a congruência?
<p>&nbsp;</p>
RickG
Membro Júnior

quarta out 03, 2007 10:06 am

Infelizmente não se passa apenas em Portugal, por vezes o que sinto é VERGONHA por ser HUMANO!!! Atenção que a minha critica às autoridades não é nada de pessoal, até tenho amigos e familia que pertencem às mesmas mas sim ao SISTEMA e às pessoas em geral especialmente em Portugal pois em Inglaterra pais aonde tb já vivi algum tempo embora seja um pais com mais crime, etc... e eu prefira viver em Portugal pelos ditos brandos costumes em Inglaterra respeita-se muito mais os animais, nunca vi um cão abandonado mas se calhar pq se responsabiliza mais os HUMANOS com multas etc... É o sistema, os brandos costumes têm destas coisas, não se quer saber do que se passa ao nosso lado, não conhecemos os nossos vizinhos ... se virmos alguem a ser agredido mudamos de passeio, etc... , se sabemos de maus tratos a crianças, idosos, etc... não fazemos nada, então que importância podem ter os animais no meio disto tudo!!! O ser HUMANO é que é de facto potencialmente perigoso ...
Gon_Cardoso
Membro

quarta out 03, 2007 10:23 am

Druiel Escreveu:
Gon_Cardoso Escreveu: Muitos aqui dizem que os donos nao educam, mas quantos aqui tem a real nocao que tipo de educao estao a dar ao cao? Quantos aqui percebem as alteracoes temperamentais que o cao tem com o seu crescimento e amadurecimento e quantos sao aqueles que procuram ajuda profissional para educar os seus caes?
Eu tenho, percebo, já procurei, já tirei um curso de treino para Weimaraner e vou começar um curso cinotecnico.
E só digo isto para que não pense que o meu post anterior foi para paternalizar.
Existem aqui muitas pessoas que poderiam dizer ... Tenho, percebo e procurei ou procuro.

Druiel
Longe de mim em pensar que estavas a paternalizar, apenas quis alertar que muitos falam de boca cheia em que culpa e' do dono, que nao educam o cao, mas poucos sao os que realmente sabem como faze-lo, e por mim falo!
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”