Eu também tinha a ideia de que era obrigatório o registo de todos os cães (e foi o que me disseram na semana passada na Junta de Freguesia)... mas não tenho a certeza. No que diz respeito à quantia que se paga penso que varia de Junta de Freguesia para Junta (eu paguei apenas 2€ +/- - já n me recordo exactamente mas anda à volta disso).
Tenham em atenção no que diz respeito ao microchip. O Berg ainda não tinha e na semana passada aproveitei uma ida à vet para lhe pôr o chip. A vet disse-me que deveria ir à junta de freguesia para o nº do chip ser inserido na base de dados nacional. Quando cheguei à junta ninguém sabia de nada ("isso tem de ser a veterinária. Nós temos aqui outros cães com chip e nunca fizemos nada disso"). Depois lá consegui resolver o problema e fazer com que eles se informassem e o caso foi resolvido. Isto para vos dizer que se devem sempre certificar se realmente o nº do chip é introduzido na dita base de dados se não é inútil...
Beijinhos,
Joana.
Registo na junta de freguesia
Moderador: mcerqueira
A portaria nº 421/2004 de 24 de Abril regulamenta o registo, classificação e licenciamento de cães e gatos.
http://www.lordelo.net/docs/portaria421_e_422_2004.pdf
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Deram-lhe informação incorrecta. É obrigatório para todos os cães e só assim se controla (deveria ser mas não...) o número populacional de canídeos em Portugal bem como só assim se controla a obrigatoriedade de inoculação contra a Raiva...Druiel Escreveu:Acabei de ligar para a minha junta de freguesia e ainda não parei de rir!
Ok, informação prestada pela JF de Santa Iria da Azóia:
O registo só é obrigatório para Raças consideradas perigosas ou para cães que acompanham os donos na caça.
Todos os cães, incluindo os de Companhia e Guarda.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Amigos, estive a esclarecer isto agora com a minha vet e o meu post anterior foi bem pertinente.fuega Escreveu:Tenham em atenção no que diz respeito ao microchip. O Berg ainda não tinha e na semana passada aproveitei uma ida à vet para lhe pôr o chip. A vet disse-me que deveria ir à junta de freguesia para o nº do chip ser inserido na base de dados nacional.
No caso de cães chipados se não for feito o registo na junta o chip não vale absolutamente nada porque os veterinários não passam os dados para a base de dados, por isso se um cão se perder e for achado e não tiver licença, o SIRA não tem qualquer info sobre aquele número, logo não se pode localizar o proprietário. Agora os cpc pede o nº de chip para enviar o LOP mas eles também não comunicam os dados.
E pergunto-me, será que as juntas comunicam sempre com o SIRA, já que ficaram incumbidas de actualizar essa informação?
Caso para dizer, este país é uma rebaldaria total.
Ok... vou fazer o registo dos meus.
Mas, a minha Vet. enviou uma das cópias do triplicado de cada registo para a SIRA.
Druiel
Mas, a minha Vet. enviou uma das cópias do triplicado de cada registo para a SIRA.
Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p> </p>
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p> </p>
Gimli, se tivesse de juntar dinheiro para pagar o registo na junta de freguesia, nem uma mosca tinha como animal de estimação
!
Estive a ver o decreto lei (obrigado macnia) e como diz a leonildecarvalho, destina-se a controlar o número de canídeos e de evitar a propagação de zoonoses (raiva...?).
Sendo obrigatório, lá terá que ser, mas mesmo assim, penso que é muito dinheiro só para "meter um carimbo"!...enfim...PAGA E CALA-TE...Como já é hábito com tantas taxas, impostos e o raio c'os parta!
Obrigado a todos.

Estive a ver o decreto lei (obrigado macnia) e como diz a leonildecarvalho, destina-se a controlar o número de canídeos e de evitar a propagação de zoonoses (raiva...?).
Sendo obrigatório, lá terá que ser, mas mesmo assim, penso que é muito dinheiro só para "meter um carimbo"!...enfim...PAGA E CALA-TE...Como já é hábito com tantas taxas, impostos e o raio c'os parta!
Obrigado a todos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Aqui é que a porca torce o rabo porque, por enquanto, só é obrigatório o registo de gatos, numa Junta de Freguesia se os gatos forem para reprodução/criação e ou exposição! Fora isso fica ao critério dos Proprietários de felinos, querer registá-los na Junta, ou não?!macnia Escreveu:A portaria nº 421/2004 de 24 de Abril regulamenta o registo, classificação e licenciamento de cães e gatos.
Isto sei de fonte limpa já que estive envolvida num caso em que informação EXACTA era extremamente importante para actuar em conformidade!
E, a provar, lê-se no referido Diploma:
A menos que hajam Leis Gerais diferentes para Freguesias diferentes o que, neste caso, não é possível.REGULAMENTO DE REGISTO, CLASSIFICAÇÃO E LICENCIAMENTO
DE CÃES E GATOS
Artigo 2.o
Obrigatoriedade do registo e licenciamento
2 — Os detentores de gatos entre 3 e 6 meses de
idade para os quais seja obrigatória a identificação electrónica
são obrigados a proceder ao seu registo na junta
de freguesia da área do seu domicílio ou sede.
Artigo 3.o
Quando começou a haver o SIRA e o SICAF, não havia nada em comum entre Junta de Freguesia e os mencionados e ainda ponho as minhas dúvidas se tem que existir um cruzamento de dados para se poder identificar um animal, pela Junta..., que se perca?dinodane Escreveu:Amigos, estive a esclarecer isto agora com a minha vet e o meu post anterior foi bem pertinente.fuega Escreveu:Tenham em atenção no que diz respeito ao microchip. O Berg ainda não tinha e na semana passada aproveitei uma ida à vet para lhe pôr o chip. A vet disse-me que deveria ir à junta de freguesia para o nº do chip ser inserido na base de dados nacional.
No caso de cães chipados se não for feito o registo na junta o chip não vale absolutamente nada porque os veterinários não passam os dados para a base de dados, por isso se um cão se perder e for achado e não tiver licença, o SIRA não tem qualquer info sobre aquele número, logo não se pode localizar o proprietário. Agora os cpc pede o nº de chip para enviar o LOP mas eles também não comunicam os dados.
E pergunto-me, será que as juntas comunicam sempre com o SIRA, já que ficaram incumbidas de actualizar essa informação?
Caso para dizer, este país é uma rebaldaria total.
Nas clínicas Veterinárias, depois de devidamente preenchido o boletim do chip e, o animal já com ele colocado, esse dito boletim era enviado pelo Vet ou pelo Proprietário (opcional) do animal para o SIRA ou para O SICAF com a finalidade de toda a informação do Proprietário e animal, constante no Boletim, ser processado para a base de dados do SIRA e/ou do SICAF sem ter nada a ver com Juntas...
Mas, em contrapartida, há algo em comum SIM para quem queira cumprir a Lei registando os cães e ou gatos na Junta de Freguesia mas que para o efeito (aqui é que vem o factor Junta...)de registo na Junta, já o animal tem que estar chipado. Logo, a informação constante do Boletim do Chip é também fornecida à Junta de Freguesia! E, assim sendo passam a existir duas entidades oficiais com informação do animal e proprietário mas que uma nada tem em comum com a outra.
Uma, o SIRA e/ou SICAF são mesmo para o efeito de registos de dados para na eventualidade um animal se perder ou que seja roubado (identificação de animal/dono) e a outra, Junta de Freguesia, é mesmo só para efeito de Registo obrigatório da posse de animais.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Concordo plenamente, é muito mais "objectivo" dar os 10 euros a uma instituição de animais do que à junta de freguesiaDruiel Escreveu:Pedro,
Não digo que não tenha razão, mas registar por registar?
€10 por €10?
Ok, deve de estar a escarpar-me algo, mas não entendo porque tenho o dever de o registar. Não me vai trazer nem a mim, nem aos meus cães nenhuma mais-valia e não sendo obrigatório, acho que é mais uma burocracia e uma forma de a Administração local ganhar dinheiro. Como já pago os meus impostos e taxas municipais, compreende a minha renitência em o fazer.
Amigo, não se trata do valor, sim são só €10 ... ou seja 20 cafés ... mas €10 por €10 acho muito mais proveitoso doar esse valor a uma Instituição de apoio aos animais ... SOS Animal, LPDA, ... etc etc etc
um abraço
Druiel
Sim o registo é obrigatório para todos os cães,sejam eles perigosos ou não.uanto ao preço que as juntas ou Camaras levam tem tambem tudo haver se a zona de residencia do titular do animal é da Jurisdição da PsP ou GNR se for da PSP a Liçença é mais barata que da GNR
O SIRA e o SICAFE são bases de dados independentes. O SIRA é da responsabilidade do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários, o SICAFE é da Direcção Geral de Veterinária.
O envio da informação para o SIRA é da responsabilidade dos médicos veterinários.
A introdução da informação no SICAFE é da responsabilidade das Juntas de Freguesia.
O SICAFE tem neste momento online uma lista de cães perdidos / achados durante o mês de Agosto de 2007.
Os cães com mais de 6 meses de idade que circulam na via pública já são obrigados a ter chip e a estarem registados nas juntas de freguesia da área de residência oficial do proprietário.
O custo do registo (feito uma única vez) e o custo da licença (anual) varia de freguesia para freguesia.
Caso haja problemas, a ausência desta documentação já dá direito a multa, tal como a ausência do uso da trela.
A partir de 1 de Julho de 2008 esta obrigatoriedade estender-se-á a todos os canídeos.
O envio da informação para o SIRA é da responsabilidade dos médicos veterinários.
A introdução da informação no SICAFE é da responsabilidade das Juntas de Freguesia.
O SICAFE tem neste momento online uma lista de cães perdidos / achados durante o mês de Agosto de 2007.
Os cães com mais de 6 meses de idade que circulam na via pública já são obrigados a ter chip e a estarem registados nas juntas de freguesia da área de residência oficial do proprietário.
O custo do registo (feito uma única vez) e o custo da licença (anual) varia de freguesia para freguesia.
Caso haja problemas, a ausência desta documentação já dá direito a multa, tal como a ausência do uso da trela.
A partir de 1 de Julho de 2008 esta obrigatoriedade estender-se-á a todos os canídeos.