Cão e Agressividade (Dúvida)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alpinho
Registado: domingo out 14, 2007 5:14 am

domingo out 14, 2007 5:26 am

Olá,

Gostaria que me ajudassem a interpretar e alterar esta situação: tenho uma cadelinha com sensivelmente 9 meses (foi adoptada da rua tinha uns 2 meses); é pequena, rafeira parecida com um podengo (aliás, todos referem ser óptima cadela de caça), corre imenso e é a mascote da casa, pelo que é um tanto mimada. Contudo, tendo ser firme nas regras mas aborrece-me ter de dizer tantas vezes "não", "quieta", "senta"... sobretudo quando estamos a comer e ela ronda-nos com ar de esfomeada...

Notei que + ou - aos 5, 6 meses começou a ganhar mais confiança e a rosnar-nos quando tentavamos tirar-lhe, por ex., um osso. Com o resto da comida é menos raro mas também acontece. Ultimamente esse comportamento (rosnar e ameaçar morder, mostrando os dentes, abocalhando e guinchando) tem-se generalizado um pouco; há uns dias, p.ex., vomitou algo e queria comer (!), tirei-a do sítio e ela virou-se contra mim, não me mordendo mas ameaçando-me como raramente; outro dia, escapuliu-se para a nossa cama a meio da noite e ao tentar tirá-la de lá para a pôr na cama dela, voltou a ameaçar-me com dentadas...

Cheguei a ter receio dela, mas permaneci firme, ordenando-lhe que saisse. Acabou por sair com o rabo entre as pernas (literalmente) e as orelhas e cabeça cabisbaixa...

Acontece que começo a recear o seu comportamento... No resto, ela é muito, muito meiguinha e ternurenta, dá-se bastante ao mimo e sei que me adora... mas talvez esteja mimada demais ou à conquista do seu espaço até ver aonde vai...

Como devo proceder para que este comportamento não se generalize e eu possa confiar no seu comportamento?

Obrigado :wink:
poispois
Membro Júnior
Registado: terça out 02, 2007 10:20 am

domingo out 14, 2007 7:38 am

Slogan "pois pois" protegido por copyright
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo out 14, 2007 11:01 am

Tem MESMO de ser firme com ela. Nao a deixe abusar se nao um dia ela torna-se dominadora. Quando esta a comer tenha um jornal à mao e se ela ousar rosnar de-lhe com o jornal. Nao doi, mas assusta!

E se vê que ela rosna quando tem um osso... entao tire-lhe o osso de todas as vezes. Até ela perceber que VOCE manda.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

segunda out 15, 2007 11:16 am

Isso é o inicio do tipico comportamento "vamos ver quem manda cá em casa".
Ela começa a querer medir forças com os donos e voces ai de casa teram que ser duros com ela...
Concordo com o que a sanxeri disse,mas acrescento que se não resolver a historia do jornal na hora exata uma valente palmada faz milagres nesses casos (atenção que não sou a favor de bater nos animais).
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda out 15, 2007 2:50 pm

Cada cão é um cão e não podemos usar da mesma técnica com todos eles, especialmente quando falamos de cães adoptados em que não sabemos que tipo de vida tiveram ou por que situações passaram.

Antes de tudo temos que analisar o seu comportamento e se houver agressividade perceber se é por medo ou por dominância.

Os mimos não devem ser dados em exagero, e não deixar fazer tudo o que lhes apetece sem levarem uma reprimenda.

No que toca às rosnadelas, muitas vezes o castigo físico vai desencadear mais agressividade , e muitas vezes o jornal nada representa em cães que não têm medo de nada!

Aconteceu isso com o meu Igor!

Consigo tirar os objectos da boca do meu cão só com o tom de voz enérgico, demorando algumas vezes algum tempo, sem alterar o tom de voz, sem movimentos bruscos que representem perigo para ele. Ao fim de algum tempo ele acaba por abrir a boca e dar-me.

Com ele não adianta, bater ou berrar ou fazer o pino! Apenas autoridade!

É muito complicado, eu própria nunca pensei, ter situações de verdadeira tensão principalmente com o Igor, mas em caso algum podemos ter medo e muito menos que eles percebam isso.

Tem sido difícil, mas com o Rafa está resolvida a situação e com o Igor ainda agora vamos no princípio, mas a melhorar dia a dia! :)

Não desista! Por que o que muitas vezes leva ao abandono é as pessoas não saberem lidar com situações dificeis e quando o medo entra no meio da história, não há nada a fazer!

Boa sorte! :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Isaana
Registado: sexta out 05, 2007 3:47 pm

segunda out 15, 2007 2:57 pm

Eu sei o q é ñ conseguir dizer ñ e "ralhar" com o animal... Ms há que ver que o animal pensa que é nosso dono... Há que ralhar sempre que possivel, experimente borrifa la com uma pistola de agua sempre que ela se porta mal... Kd ela perceber que é que você que manda, até lhe vai conseguir tirar a comida da boca sem ela fazer nada...
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

terça out 16, 2007 9:14 am

Tenho a certeza que se aplicar as soluções deste livro resolve o problema:

"A encantadora de cães" de JAN FENNELL

é muito fácil de ler.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 16, 2007 1:17 pm

Ou "A Paixão de Cesar" de Cesar Millan. :wink:
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça out 16, 2007 2:34 pm

Tenho 2 cães que adoptei na UZ à 4 meses mais ou menos: a Bia, que tinha 2,5 anos e o Rafa que tinha 4 meses.
A 1ª vez que dei um biscoito à Bia e o Rafa estava apenas ao lado mostrou-lhe logo os dentes. Os comedouros estão lado a lado e ela fazia a mesma coisa ao Rafa quando estava a comer. A nós também nos mostrou os dentes... uma única vez! Rondavam a mesa quando jantávamos, etc, etc...
De todas as vezes a Bia levou um valente raspanete e obrigava-a a esperar que o Rafa comesse primeiro. Logo a seguir dava-lhe a comida a ela, para perceber que havia para "todos"...
Quando me mostrou os dentes não aguentei e ... dei-lhe uma palmada (atenção, nada de especial), apenas uma palmadinha, acompanhada de um raspanete.
Sei apenas que ao fim de, talvez nem da 1ª semana, a Bia já deixava que lhe fizessemos tudo. Come lado a lado com o Rafa, por norma até espera que ele termine para depois lá ir ela. Quando lhes dou biscoitos, sempre aos dois, sentam-se à minha frente e dou um a cada um... e cada um espera a sua vez.
Confesso que até excederam as minhas previsões: já tinha 2 gatos e tanto a Bia como o Rafa, deixam que eles comam dos seus comedouros sem problema nenhum.
Quanto a rondarem a mesa... 2, talvez 3 vezes que o fizeram e em que nós lhes ralhámos a sério e pronto: sentamo-nos para comer e eles deitam-se no chão ao pé de nós. Também já sabem que no final da refeição se se portarem bem, ganham uma fatia de pão cada um...
É preciso ser firme com eles... Esles testam-nos a ver até onde podem ir...
Responder

Voltar para “Cães”