Gostaria que me ajudassem a interpretar e alterar esta situação: tenho uma cadelinha com sensivelmente 9 meses (foi adoptada da rua tinha uns 2 meses); é pequena, rafeira parecida com um podengo (aliás, todos referem ser óptima cadela de caça), corre imenso e é a mascote da casa, pelo que é um tanto mimada. Contudo, tendo ser firme nas regras mas aborrece-me ter de dizer tantas vezes "não", "quieta", "senta"... sobretudo quando estamos a comer e ela ronda-nos com ar de esfomeada...
Notei que + ou - aos 5, 6 meses começou a ganhar mais confiança e a rosnar-nos quando tentavamos tirar-lhe, por ex., um osso. Com o resto da comida é menos raro mas também acontece. Ultimamente esse comportamento (rosnar e ameaçar morder, mostrando os dentes, abocalhando e guinchando) tem-se generalizado um pouco; há uns dias, p.ex., vomitou algo e queria comer (!), tirei-a do sítio e ela virou-se contra mim, não me mordendo mas ameaçando-me como raramente; outro dia, escapuliu-se para a nossa cama a meio da noite e ao tentar tirá-la de lá para a pôr na cama dela, voltou a ameaçar-me com dentadas...
Cheguei a ter receio dela, mas permaneci firme, ordenando-lhe que saisse. Acabou por sair com o rabo entre as pernas (literalmente) e as orelhas e cabeça cabisbaixa...
Acontece que começo a recear o seu comportamento... No resto, ela é muito, muito meiguinha e ternurenta, dá-se bastante ao mimo e sei que me adora... mas talvez esteja mimada demais ou à conquista do seu espaço até ver aonde vai...
Como devo proceder para que este comportamento não se generalize e eu possa confiar no seu comportamento?
Obrigado