Olá Vanlua.
Por favor note que eu não sou criadora de cães mas não posso deixar de dizer que o seu comentário
Quanto aos criadores... é verdade o que diz... mas nem sempre infelizmente. E não deixa de ser um negócio com vidas. Vender um cão a 2.000€... nem que fossem 100.. mas o problemas é quem os compra.
é muito infeliz, por diversas razões, tais como:
- Os verdadeiros criadores (não as pessoas que têm uma cadela e entendem reproduzi-la com um cão qualquer) são pessoas que dedicaram a sua vida a uma determinada raça, ao seu melhoramento, ao seu aperfeiçoamento. Graças a eles hoje podemos escolher entre centenas qual a raça mais adequada ao nosso estilo de vida e, porque não, qual a raça que mais nos apela visualmente ou em termos de temperamento. São animais que são transaccionados comercialmente, é certo, mas o trabalho e dedicação dessas pessoas paga-se.
- Sou proprietária de 2 cães da raça que eu elegi como minha predilecta e ambos foram comprados a 2 bons criadores. Não me foram dados nem os andei a pedinchar por não ter dinheiro para os comprar. Dizer que "o negócio de vidas é lamentável e quem tem a culpa disso é quem os compra é terrivelmente redutor e errado. Na minha opinião, a criação de vão de escada e os "canicheiros" é que promovem um negócio de vidas lamentável que alimenta os canis e as associações de animais que ninguém quer, uns porque acham fofo o seu cão deixar descendência entre outras razões fúteis e desnecessárias, outros porque viram nos cães um furo e trafulham meio mundo que nada percebe de cães (ao venderem cães rafeiros por cães de raça aos incautos, ao venderem "cães ao kilo" por tuta e meia, ao despacharem cachorros com 4 semanas para não darem mais despesa, ao terem cadelas a parir de 6 em 6 meses, etc).
- Deixo duas pergunta para pensar a que não precisa de responder. Se a sua cadela não fosse de raça tinha-a adoptado? Se não houvessem criadores da raça Husky, acha que ocorreriam cachorros husky na "natureza"?
Cumprimentos.